Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo sobre a aprendizagem da língua espanhola na idade infantil

De Fernanda, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Como ensinar espanhol a crianças?

Ah, a Espanha, com o seu belo litoral, as faixas brancas de areia, os tesouros culturais da arquitetura à pintura, a saborosa gastronomia, os sons cheios de vida…

Tantos argumentos para fazer você querer abrir as portas deste belo país para seus filhos e fazê-los começar a estudar o espanhol!

Sem falar na diversidade cultural e natural presente nos nossos queridos países vizinhos… Um universo de possibilidades profissionais e pessoais!

Além disso sabemos que o maior objetivo dos pais é preparar os filhos para enfrentarem um mercado de trabalho extremamente competitivo no futuro.

Por acaso você quer que seus filhos aprendam bem o espanhol, sem problemas, antes dos 4 anos?

Pois bem, saiba que existem etapas de assimilação de uma língua estrangeira (e espanhola) para as crianças. Em geral, o aprendizado passa por várias fases. Primeiro, há um período sem expressão oral, em que ela ouve, mas ainda não consegue articular nenhuma palavra em espanhol. Depois, a criança mistura as duas línguas, usando uma fala estilo “telegráfica”. Por fim, aos poucos, consegue elaborar uma conversa com frases no outro idioma.

Neste artigo trazemos métodos diversificados, desde aulas particulares até a exploração da riqueza familiar, de modo que, desde pequenos seus filhos se familiarizem com o idioma dos churros.

¡ Allá vamos ! (Vamos lá!)

E sim, aprender espanhol é fácil!

Saiba também onde encontrar um bom curso de espanhol no Rio de Janeiro e redondezas!

Ensine espanhol para crianças com um tablet

As crianças hoje sabem exatamente como manusear ​​as telas sensíveis ao toque, especialmente os tablets. Ao invés de proibir o uso ou ofertar outro brinquedo, você pode aproveitar esse super recurso como um verdadeiro aliado no ensino da língua espanhola, e de um jeito bem divertido.

Por exemplo, o aplicativo Fun Spanish, destinado a crianças de 3 a 10 anos, oferece jogos de aprendizagem do espanhol, com exercícios para aprender a ler, soletrar e escrever palavras no idioma. Atenção, pois cada lição é paga.

Claro, não esqueça de acessar o Babbel, que oferece aulas e jogos para crianças de todas as idades que desejam aprender espanhol.

 

Diversão e ensino da língua espanhola para crianças. Aprenda espanhol no tablet do papai!

Os pais também podem ler este artigo específico sobre o uso de aplicativos para aprender espanhol. Graças a esses aplicativos, a partir de que idade podemos ensinar o espanhol para uma criança?

Ensine espanhol para crianças graças aos desenhos animados

Não tenha medo nem evite os desenhos animados! Na verdade, cabe aos pais definir momentos específicos e limitados em tempo para esse lazer. Além disso é preciso monitorar e direcionar corretamente os conteúdos.

Assistir a desenhos espanhóis é uma ótima maneira de cativar seu filho e familiarizá-lo com o vocabulário. A vantagem é que os termos estarão diretamente associados às imagens, e isso ajuda no treino do ouvido ao mesmo tempo.

Aqui estão algumas idéias de cartoons para assistir em curso de espanhol com seus filhos:

  • Les Zumbers
  • Rascual
  • Bob el tren
  • Pocoyo, o menino sapeca cheio de amigos.
  • Caillou, o menino de 4 anos com grande imaginação.

Todos esses desenhos estão disponíveis em versões castelhanas.

É verdade, só os desenhos animados para crianças não são suficientes para aprender, mas representam um primeiro contato com o idioma que é muito útil! Cabe a você oferecer meios complementares para que o espanhol se torne um idioma da vida cotidiana.

Será que os desenhos serão suficientes para fazê-los sonhar em espanhol?

Livros infantis em espanhol

Todas as crianças adoram contação de histórias, isso é sucesso garantido. Sobretudo antes de dormir. Com o auxílio das ilustrações, o aprendizado do espanhol será critivo e lúdico, e seus sonhos poderão acontecer na língua de Violetta (ela mesma, essa série argentina com a garotinha que canta o tempo todo, ídolo de todas as meninas).

Se o seu filho, menina ou menino, literalmente devora qualquer história, por que não lhe oferecer pequenos livros em espanhol de fácil acesso?

Você pode optar por títulos inteiramente em espanhol ou por livros bilíngues (que são recomendados para crianças a partir de 6 anos, quando já estão em processo de alfabetização). Aliás, quanto tempo leva para se tornar bilíngue em espanhol?

Aqui estão alguns títulos de obras em castelhano para as crianças lerem antes de dormir:

  • Buenas noches Gorila (Quando a hora de dormir chega em um zoológico…)
  • Alice prepara une sorpresa (Na hora de fazer o bolo algo dá errado…)
  • ¡Guau, guau! (Ou uma história de uma refeição entre um bebê e um cachorro, ótimo para famílias com cachorro).
  • Conejo y sombrero (uma história em verso divertida com um coelho como personagem principal, ideal para ler em voz alta!)
  • Clave de Sol da editora “En clave ELE” ( 10 a 13 anos)
  • Un. dos, tres, ¡ya! da editora “En clave ELE” ( 7 a 10 anos)
  • Recreo da editora “Santanilla” (6 a 12 anos)
  • ¡Vamos al circo! da editora “Difusión” (6 a 10 anos)
  •  A la una, a las dos, a las tres da editora “Difusión” (8 a 11 anos)

Aprendendo castelhano com livros. Que tal uma aventura em espanhol para embalar o sono de seu filho?

Outra dica: você pode comprar a versão em espanhol de uma das histórias favoritas de seu filho, como por exemplo O mundo de Nemo.

Será uma oportunidade para aprender de cor muitas palavras, um exercício muito útil para a escola e para o desenvolvimento do cérebro!

Ensine espanhol para crianças com um professor

Para crianças altamente motivadas, com sede de conhecimento, e em especial pela língua espanhola, é possível oferecer aulas particulares de espanhol com um professor.

Existem escolas de idiomas que oferecem aula de espanhol para crianças e adolescentes, em pequenos grupos ou em sessões individuais. As vantagens das aulas em grupo são muitas: fazer novos amigos, compartilhar risos, aprender com a diversidade, não se deixar impressionar apenas por um professor.

Existem várias opções em todo o Brasil.

Por exemplo, em Porto Alegre e Brasília, o Instituto Cervantes oferece aula de espanhol para iniciantes (crianças e adolescentes de 7 a 13 anos). Em Salvador, o mesmo instituto oferece a modalidade para os pequenos a partir de 4 anos.

O método é simples: aprender espanhol a partir de jogos, prática oral, oficinas criativas e muita música!

Para crianças menores, entre dois e quatro anos, é recomendável trabalhar em coletivo, por isso evite atividades individuais, prefira metodologias que valorizem a repetição, os gestos e os tons de voz.

Aqui estão alguns argumentos a favor de um professor particular de espanhol, caso você ainda tenha dúvidas!

Ter uma família hispanófona

Ter um pai espanhol, ter uma mãe argentina… Que chique!

Em famílias com origens hispanofalantes, muitas vezes o pai, a mãe ou os avós nascem no país estrangeiro. Ambos os pais podem ter origem estrangeira e se comunicarem de forma equilibrada em português e espanhol.

Estudos no ensino de línguas confirmaram que não é necessário adquirir uma língua materna para aprender uma segunda língua. Portanto, é possível aprender espanhol desde cedo, juntamente com as aulas de língua portuguesa da escola (ou em casa com os pais).

Se você ainda não está convencido, aprenda neste artigo que você pode aprender espanhol desde muito cedo!

De dia e de noite a criança ouve espanhol e português, e pode interagir em ambas as línguas com bastante naturalidade.

Isso faz com que ela fique à vontade com a segunda língua, o que certamente vai ser uma grande vantagem para seus estudos mais tarde (no turismo, no comércio internacional, na tradução, na educação, etc.).

Aprender espanhol desde cedo graças aos avós hispanofalantes

Quando uma família tem a chance de ter raízes latinas, isso pode render muitas férias em terras estrangeiras.

O que acontece frequentemente é que os avós não moram no Brasil, e isso significa uma ótima oportunidade de passar ótimas e inesquecíveis férias na Argentina, no Chile, no Peru… Seja na cidade, no litoral ou no campo. Nada mais fácil do que aprender espanhol desde pequeno com amigos na praia, na piscina ou no futebol, não é mesmo?

Durante as férias de seus filhos em outro país, você pode completar os estudos do idioma em casa com aulas particulares.

É uma maneira eficaz de aproveitar a experiência de imersão total, ao mesmo tempo que incentiva a aprendizagem de regras de gramática e ortografia, conteúdos que podem fazer falta quando você pratica apenas a linguagem oral.

Caso esteja procurando por um bom curso de espanhol em Fortaleza e arredores, está no lugar certo!

Sites de ensino da língua espanhola para crianças

Direcionados para pais que curtem alta tecnologia e crianças que gostam de usar tablets e smartphones, existem hoje em dia vários sites especializados no ensino de castelhano para crianças.

Por exemplo, o Petralíngua oferece 21 lições para aprender o básico do espanhol, mas também uma dúzia de músicas, 80 vídeos educativos, 140 exercícios, um mini dicionário de palavras básicas para saber em espanhol e muitas outras atividades lúdicas e divertidas.

O site também oferece kits de aprendizagem de espanhol para crianças, composto de folhetos e cd para aprender calmamente, em seu próprio ritmo e em seu quarto.

Uma fórmula que funciona? Cabe a você nos contar!

Já o Dinolingo.com oferece livros, dvds e aulas de espanhol on-line para crianças com dinossauros divertidos como grandes protagonistas. Um sarro!

Este pacote de aprendizagem de espanhol para crianças (de 2 a 7 anos) é composto por 5 dvds, 150 cartões, bem como cartazes que podem decorar a sala.

O objetivo é permitir que as crianças conheçam o vocabulário básico do cotidiano e compreendam frases simples em castelhano.

Fico feliz em aprender castelhano mesmo! Ao praticar o espanhol por meio de recursos digitais, os alunos podem rever o que aprenderam com seu professor de espanhol.

Há uma multiplicidade de maneiras de ensinar o idioma às crianças. Aprender a língua espanhola em casa e em família é uma ótima oportunidade e uma vantagem sobre outras metodologias.

Não hesite em consultar nossas dicas para aprender a falar espanhol.

Para aqueles que não têm hispanofalantes em casa, o mais importante é saber motivar os pequenos, seja pelo jogo ou pela recompensa, e sempre se lembrar de manter um ambiente lúdico e divertido durante os momentos de aprendizagem: por meio de brincadeiras, música, vídeos e outras atividades criativas.

E qual é o seu método favorito de ensinar espanhol à geração mais nova? Quando estamos velhos demais para estudar espanhol?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar