Canto: você tem que se jogar, dar o máximo dos pulmões, braços, alma e coração, com apenas uma garantia que é ter certeza de nada

Jean Ferrat

A prática de cantar é universalmente difundida como um grande talento, e muitas vezes ajuda a criar laços sociais, além de tornar o indivíduo mais alegre e disciplinado. Porque sim, muitas celebridades fizeram da técnica vocal seu principal instrumento de trabalho. No entanto, a maioria das pessoas concorda que cantar vale a pena em quaisquer circunstâncias, ainda que de forma amadora.

Há quem cante apenas durante o banho; outros se arriscam em festas de amigos; e há ainda os que fazem apresentações em pequenos bares, na vida noturna. Em resumo, todo mundo canta e, às vezes e, independentemente de qual fase desse processo você se encontre, conhecer seu alcance e dominar sua articulação pode ser uma ferramenta útil, até mesmo necessária.

Mas precisamente, quais são as classificações distintas de vozes que há no mundo? Preparamos abaixo um rápido tour sobre o que nossa laringe é capaz! Acompanhe e saiba tudo sobre os tipos de vozes!

Tipos de voz Gênero Classificação Características sonoras Exemplos de cantores
Soprano Feminino Aguda Penetrante e brilhante Maria Callas
Mezzo-soprano Feminino Médio Encorpada e aveludada Teresa Berganza
Contralto Feminino Grave Profunda e escura Marian Anderson
Tenor Masculino Aguda Brilhante e heróico Luciano Pavarotti
Barítono Masculino Médio Quente e versátil Bryn Terfel
Baixo Masculino Grave Imponente e profundo Boris Christoff
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Quais são os tipos de vozes femininas?

O modelo vocal não é o mesmo para ambos os sexos. E por uma boa razão, diferentes tessituras coexistem e nos fazem perceber que, entre uma voz em falsete e um tom vocal mais grave, existe, na verdade, um abismo.

Como lembrete, podemos dizer que o intervalo é o conjunto de notas, da mais alta à mais baixa, que cada um é capaz de reproduzir uma canção, sem forçar ou intervir no desenvolvimento adequado das cordas vocais e de cada apoio necessário para a prática vocal.

E entre as mulheres, existem quatro principais classificações femininas, todas muito distintas. Além dessas variações principais, também existem os subtipos de vozes femininas. No total, podemos afirmar o seguinte quanto às vozes femininas:

Existem
9

tipos de vozes femininas

Entre os tipos e subtipos, temos a divisão do soprano, que se subdivide em soprano ligeiro, soprano lírico, soprano dramático e soprano spinto. Quanto aos mezzo-sopranos, tem-se o mezzo lírico, o mezzo coloratura e o mezzo dramático. Por fim, quanto ao contralto, temos o contralto puro e o contralto dramático.

Soprano ligeiro

A soprano ligeiro é uma voz que tem uma melhor capacidade de realizar passagens rápidas e ornamentações. Esse tipo de voz apresenta coloratura, ou seja, uma agilidade melismática. Esse tipo de voz é cristalina e ágil.

Extensão vocal: Dó4 a Ré6

Tessitura vocal: Alta

Soprano lírico

O soprano lírico é um tipo de voz que se destaca em linhas melódicas que necessitam de uma intensa expressão. Os cantos que necessitam de doçura emocional e lirismo são, geralmente, interpretados por uma pessoa que tem voz soprano lírico. Esse tipo de voz é suave.

Extensão vocal: Dó4 a Dó6

Tessitura vocal: Média a alta

Soprano dramático

O soprano dramático apresenta uma extensa capacidade de projeção. Esse tipo de voz consegue expressar as emoções - em especial, o drama - com alta intensidade. Essa voz se destaca por ser densa e volumosa.

Extensão vocal: Dó3 a Dó5

Tessitura vocal: Média

Soprano spinto

O soprano spinto é uma voz encorpada, sendo uma combinação da expressão dramática com o lirismo. Por isso, essa voz consegue ser tanto intensa quanto suave. Essa voz costuma ser usada em canções que contam com clímax expressivo e "momentos" de tensão.

Extensão vocal: Dó3 a Dó5

Tessitura vocal: Média

Mezzo lírico

Esse tipo de voz é mais sensível, e menos ágil. Além disso, essa voz é bastante expressiva e, ao mesmo tempo, suave. As canções se voltam à compaixão e nobreza, geralmente, são interpretadas por pessoas que tem uma voz mezzo lírico.

Extensão vocal: Lá3 a Lá5

Tessitura vocal: Média

Mezzo coloratura

Essa voz se destaca pela sua agilidade, apresentando alta capacidade de realização de passagens ornamentadas e rápidas. As articulações da mezzo coloratura conseguem ser bem claras, junto com um timbre vivo.

Extensão vocal: Ampla

Tessitura vocal: Média a aguda

Mezzo dramático

O mezzo dramático se destaca por ser uma vez com característica encorpada, e que apresenta uma alta potência. Geralmente, as pessoas com esse tipo de voz interpretam uma vilã ou uma mulher madura. Os papeis fortes e emocionalmente intensos são excelentes para as vozes mezzo dramáticas.

Extensão vocal: Sol3 a Sol5

Tessitura vocal: Média a grave

Contralto puro

É uma voz feminina mais rara, uma vez que é mais grave. O seu timbre é extremamente encorpado, além de profundo e aveludado. A sua extensão vocal é bastante homogênea, e a sua capacidade de alcançar notas baixas é admirável.

Extensão vocal: Fá3 a Fá5

Tessitura vocal: Grave

Contralto dramático

Sabe aquele tipo de voz poderosa e volumosa, que ressoa aos quatro cantos? Essa é a contralto dramático, que apresenta um timbre escuro e consegue alcançar notas médias e graves com facilidade. Esse tipo de voz consegue interpretar papeis que exigem uma expressão vocal imponente.

Extensão vocal: Fá3 a Fá5

Tessitura vocal: Grave

Entre as graves, encontramos os contraltos, bastante raros, que são representados por uma tonalidade muito envolvente, há quem o defina como "apaixonante". Entre os mais famosos, encontramos Jocelyne Taillon ou Nathalie Stutzmann. Esse tipo de voz ajuda a iniciar registros, às vezes mais lânguidos, outras mais lentos.

Sempre nas vozes profundas, a voz da viola é a categoria logo abaixo, e acaba sendo o equivalente feminino ao contra-tenor masculino. Frequentemente comparada à voz "natural", é muito melódica - e, claro, muito bonita.

Entre as mais agudas, há também a voz mezzo soprano, bastante comum entre os grupos de voz feminina. Essas técnicas vocais têm a vantagem de se adaptar a muitas canções e são incorporadas por vozes como Cecilia Bartoli, Marilyn Horne ou Brigitte Fassbaender.

Finalmente, a voz soprano é o tipo mais comum de voz para mulheres e crianças. Esta é a classificação mais nítida, que permitirá reproduzir muitas criações artísticas, sejam elas atuais ou não. O exemplo mais comum é a voz de Maria Callas, cuja a tessitura vocal é reconhecível entre mil.

Há também três subcategorias de vozes de mulher, o que nos permitirá classificar na melhor das hipóteses a tessitura:

  • As vozes leves, mais confortáveis ​​nos agudos;
  • As líricas;
  • As dramáticas, mais adequadas para o oposto.

Conhecer o seu tipo de voz permite, por exemplo, candidatar-se ao papel certo para um musical. Então pense nisso!

Quais são as classificações de voz masculina no canto?

No mesmo princípio que para as mulheres, os tipos de voz de homem na música são em algumas categorias.

  • As vozes mais graves;
  • O barítono, que corresponde à voz falada naturalmente, moderadamente grave;
  • O tenor, mais agudo, o qual Luciano Pavarotti personifica perfeitamente;
  • O contra-tenor, similar ao grave feminino.

E, assim como em relação às mulheres, há subcategorias desse tipo, que permitirão ao homem encontrar o mais adequado na escolha de suas canções. Por exemplo, há duas categorias de vozes baixas: profundos, envolventes e cantantes, essas mais agradáveis.

O mesmo vale para o barítono, pois encontramos o baixo-barítono, que tem um pouco mais de energia do que um barítono básico. E para a pequena anedota, os filmes e as séries, é particularmente adequado incorporá-la ao papel dos bandidos, porque cativa mais atenção!

E no mesmo princípio do baixo, encontramos tenores líricos e tenores leves. Em resumo, a variação para os homens é rica, muito rica, e conhecer a sua nunca será uma má ideia, especialmente para a saúde de suas cordas vocais! A quantidade de vozes masculinas, é a seguinte:

Existem
9

tipos de vozes masculinas

Na voz principal de tenor, temos as subdivisões de tenor lírico, tenor dramático e tenor leggero. Já no tipo de barítono, temos as vozes subdivididas em barítono lírico, barítono verdiano e barítono dramático. Na parte de barítono baixo, a subdivisão é em baixo profundo, basso bufo e baixo barítono.

Tenor lírico

Esse tipo de voz masculina é mais brilhante e clara. Ela é excelente para interpretação de papeis expressivos e românticos. Com essa voz, o cantor consegue cantar frases mais longas, mantendo a emoção, e de forma suave.

Extensão vocal: Dó3 a Dó5

Tessitura vocal: Média a aguda

Tenor dramático

A voz tenor dramático é encorpada e potente, conseguindo alcançar uma excelente projeção. A sua capacidade de expressar emoções é fantástica, assim como a sua capacidade de interpretar uma orquestração mais densa.

Extensão vocal: Dó3 a Dó5

Tessitura vocal: Média a aguda

Homem cantando com um microfone.
Para manter suas cordas vocais saudáveis, você deve ter cuidados com a sua voz.

Tenor leggero

É um tipo de voz mais ágil e leve, que consegue emitir sons mais agudos facilmente. Essa voz se destaca na realização de passagens rápidas, ou seja, de coloraturas. Geralmente, esse tipo de voz interpreta personagens cômicos ou alegres.

Extensão vocal: Dó3 a Ré5 (ou mais)

Tessitura vocal: Alta

Barítono lírico

Esse tipo de voz é mais expressiva e calorosa, apresentando uma boa flexibilidade. Geralmente, essa voz é usada para a interpretação de papeis nobres ou românticos. Além de tudo, essa voz consegue apresentar suavidade.

Extensão vocal: Sol2 a Sol4

Tessitura vocal: Média

Barítono verdiano

Essa voz se caracteriza por expressar uma maior autoridade, e apresentar uma excelente robustez. Além disso, a sua capacidade de projeção é extraordinária. Esse tipo de voz consegue ser potente, e eficiente no lirismo.

Extensão vocal: Sol2 a Sol4

Tessitura vocal: Média

Barítono dramático

A presença da voz barítono dramático chama atenção, sendo um grande destaque. Ela tem autoridade, além de ser bastante poderosa. Os papeis, que os cantores com voz barítono dramático interpretam, são vilões ou pessoas extremamente intensas.

Extensão vocal: Sol2 a Sol4

Tessitura vocal: Média a grave

Baixo profundo

Esse tipo de voz é mais grave, sendo imponente, e também escura, em termos característicos. Geralmente, as pessoas que têm essa voz interpretam personagens de figuras divinas ou de reis. Ela consegue ter uma extensa ressonância.

Extensão vocal: Mi2 a Mi4

Tessitura vocal: Grave

Basso buffo

Essa voz é ágil e grave, apresentando uma característica própria: consegue se expressar comicamente. Os papeis caricatos, cômicos e satíricos, geralmente, são conquistados pelos homens que tem a voz basso buffo.

Extensão vocal: Fá2 a Mi4

Tessitura vocal: Grave

Baixo barítono

A voz baixo barítono tem uma grande presença decorrente da intensa profundidade da voz. Esse tipo de voz é flexível, além de apresentar um timbre grave. A interpretação dos papeis dessa voz geralmente se volta a personagens nobres e dramáticos.

Extensão vocal: Sol2 a Fá4 (ou mais)

Tessitura: Média a grave

Lembre-se: saber cantar também tem um caráter protetor em relação aos órgãos vocais. Não forçar indica um bom comando do seu dispositivo vocal (você pode aprender a identificar e controlar suas tendências nas aulas particulares).

Por outro lado, sentir uma resistência ou um mau hálito pode implicar um cansaço real da voz, o que resultará em um som desagradável ou uma apresentação considerada ruim. Então, conheça a sua classificação de voz para, depois, cantar as músicas mais indicadas para o seu tipo vocal!

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Como saber qual é o seu tipo de voz?

Depois de conhecer os diversos grupos de voz existentes, é importante saber em qual você se enquadra. Porque sim, para conseguir reproduzir as canções adequadas e se sentir o mais confortável possível, esse é um ponto essencial. Primeiro de tudo, você precisa saber que não é você quem escolhe o seu tipo de voz.

E sim, ele é determinado pelas cordas vocais, a laringe, o diafragma, e todos os elementos que a Mãe Natureza nos confia e que não podemos controlar. É por isso que você não deve exercer pressão desnecessária sobre si mesmo. Caso contrário, haveria o risco de causar fadiga nas cordas vocais, o que afetaria até mesmo a fala.

🗣️
Cordas vocais
- As cordas vocais mais curtas geram uma voz mais aguda (voz soprano no feminino e tenor no masculino)
- As cordas vocais mais longas geram uma voz mais grave (voz contralto no feminino e baixo no masculino)
- As cordas vocais mais finas reproduzem uma voz mais aguda e leve (voz do soprano)
- As cordas vocais mais grossas reproduzem uma voz mais grave e pesada (voz de contralto ou dramática)
- As cordas vocais mais tensas apresentam um som mais agudo
- As cordas vocais menos tensas apresentam um som mais grave

🧑‍🎤
Laringe
- A laringe de maior tamanho gera um som mais grave (mais comum em homens)
- A laringe de menor tamanho gera um som mais agudo (mais comum em mulheres)
- A laringe mais alta é melhor para a emissão de som de voz aguda
- A laringe mais baixa é melhor para a emissão de som da voz grave

🎙️
Diafragma
- O diafragma não interfere no tipo de voz, como as cordas vocais e a laringe
- O diagrama influencia a qualidade, a projeção e o controle da voz
- Quanto mais você trabalhar o seu diafragma, melhor será o resultado da sua voz
- Os locutores, os cantores e os oradores precisam aprender a "trabalhar" o diafragma
- Voz com apoio do diafragma: controlada, cheia, firme e potente
- Voz sem o apoio do diafragma: instável, fraca, cansada e com dificuldade de projeção

Então, percebeu como as cordas vocais e a laringe podem influenciar significativamente os tipos de vozes? O diafragma, por sua vez, pode melhorar a qualidade vocal, considerando as característica do tipo da voz.

Descobrindo o seu tipo de voz, o tipo de música mais harmônica com a sua voz, e as técnicas de controle do diafragma, você vai longe! Com isso, você conquistará uma grande projeção vocal, contrando a sua voz perfeitamente, e alcançando os tons da sua preferência.

Cordas vocais e os tipos de vozes

Sobre as cordas vocais, ainda podemos falar sobre a sua elasticidade, uma vez que as cordas vocais, que apresentam uma boa elasticidade, conseguem reproduzir diferentes tons e apresentar melhor controle da voz. Interessante, não é mesmo?

Quando as cordas vocais apresentam uma boa elasticidade, o cantor consegue realizar uma passagem mais rápida e ornamentada. Além disso, se as cordas se fecham de forma completa, a voz reproduz um som mais limpo e forte; e as as cordas não se fecham completamente, a voz reproduz um som mais fraco, com escape de ar.

Laringe e a tessitura vocal

Quanto à laringe, a sua mobilidade interfere na quantidade de tons que a voz consegue alcançar, e na flexibilidade da voz. Além disso, é importante que a laringe tenha saúde - e seja bem cuidada - para que a voz consiga se projetar com eficiência e se mantenha no timbre adequado (e natural). Afinal, a nossa laringe equivale à uma caixa de ressonância da nossa voz.

Uma informação interessante é que o desenvolvimento dos hormônios afeta a laringe e, consequentemente, o alcance e qualidade da voz. Isso porque a testosterona provoca o aumento da laringe, fazendo com que a voz emita um som mais grave.

Diafragma e a qualidade da voz

Com o controle correto, se pode emitir um som mais estável, não havendo a perda de ar em excesso. Além disso, a voz se mantém forte e sustentada, sendo possível até mesmo cantar músicas com notas longas. Sem dúvidas, a voz se mostra com maior presença - e maior volume.

Vale ressaltar que tudo isso é possível sem precisar usar a garganta de forma excessiva. Assim, tal controle do diafragma resulta na emissão de um som vocal de alta qualidade, conforme o seu tipo de voz. Tudo isso sem que a sua voz se lesione ou que apresente algum tipo de fadiga.

Ah, e com o controle correto, você consegue até mesmo variar a sua voz com maior facilidade, seja em um tom suave ou forte. A verdade é que você adquire uma habilidade chamada de "dinâmica vocal". Bora cantar as músicas com o melhor tom que a sua voz consegue alcançar?

Além das cordas vocais, da laringe e do diafragma, que participam direta ou indiretamente da fonação, existem também outras partes do nosso corpo que "participam" e interferem na fonação, ou seja, na formação de sons. Tais partes são: a boca, o véu palatino, os dentes, os lábios e a língua.

Dicas para alcançar a melhor performance vocal

Adote uma postura ereta, respire pelo diafragma, tenha uma boa articulação de vogais e consoantes, são tantos critérios que tornam nossos pulmões mais capazes de emitir sons adaptados... Mas, para conhecer mais profundamente seu tipo de voz e cantar como profissional, há três técnicas básicas, que podem ser ou não necessariamente válidas, de acordo com o seu perfil:

  • Tentar reproduzir composições dos seus artistas favoritos e observar quais você consegue interpretar com conforto do início ao fim;
  • Testar sua voz, através dos sons mais graves e nítidos que você puder, em sites on-line como o Vocaliseur, que definem o seu intervalo em minutos;
  • Fazer uma hora de aula com um treinador de voz, que lhe dirá que tipo de voz você tem. Você pode encontrar professores especializados nisso no Superprof, por exemplo!

Portanto, conhecer e respeitar o seu tipo de voz é essencial para ter sucesso em cantar bem sem se cansar; portanto, não negligencie esta etapa importantíssima do seu desenvolvimento como músico.

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Quais os tipos mais e menos incidentes?

Existem vozes do tipo aguda, média e grave. Da aguda, temos soprano para as mulheres e tenor para os homens. Da média, temos mezzo soprano para as mulheres e barítono para os homens. Por fim, a voz de homem mais grave é baixo e para as mulheres, contralto. Como já dissemos acima, ainda temos sub classificações para cada uma delas. A primeira, por exemplo, pode ser lírica, dramática, ligeira, entre outros.

Cantora com turbante
Suas particularidades são o que o fazem único na música.

Se considerarmos o conceito brasileiro, podemos dizer que a voz feminina mais incidente é a soprano. Já na ala masculina, é o tenor. Já dentre as mais raras, podemos citar o grave para as mulheres e o baixo para os homens. Isso pode variar por região também. Por exemplo, nos países nórdicos, há grande incidências da categoria baixo.

Uma curiosidade sobre o grave feminino é que muitas cantores que se enquadram nele são, na verdade, uma classificação mais intermediária. Vale ainda lembrar que definir seu tipo de voz enquanto criança ou adolescente não é uma boa ideia, uma vez que o aparelho vocal ainda está em formação, e muita coisa pode mudar.

Também, devido a algumas diferenças sutis existentes, pode ser bem difícil para algumas pessoas descobrirem a sua classificação. Também, não vamos dizer que existe uma voz mais bonita ou outra que seja feia. Tudo é questão de preferência. Sem contar que uma boa escolha da canção é o que torna a experiência mais agradável tanto para o cantor quanto para o ouvinte.

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Quais os tipos de vozes dos cantores mais famosos?

Para as mulheres que cresceram ouvindo a Sandy se apresentar, informamos que ela é soprano, assim como a famosa Marisa Monte. Madonna e Katy Perry se classificam como mezzo soprano. Amy Winehouse e Adele se classificam como contralto, mas há quem afirme que também poderiam estar nessa categoria intermediária.

Ao falar em tenor, pensamos automaticamente nos grandes cantores de ópera como Andrea Boccelli e Luciano Pavarotti. Por incrível que pareça, Michael Jackson também está nessa categoria. Frank Sinatra e Chico Buarque são barítonos, enquanto Tim Maia e Louis Armstrong são do baixo.

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Male voices in opera: 1. BASS - O Isis Und Osiris - The Magic Flute - Mozart (István Rácz) 2. BARÍTONO - Deh, vieni alla finestra - Don Giovanni - Mozart (Vladimir Moroz) 3. TENOR - Nessun dorma...
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Acompanhar cantores que tenham um tipo de voz igual ao seu é uma forma de escolher corretamente as canções. Uma nota aguda para uma voz contralto, por exemplo, pode não surtir o efeito desejado. Tenha em mente que os profissionais da música fazem sucesso porque escolhem as canções adequadas para o seu tipo de voz.

Se você está estudando e admira um cantor ou cantora, procure pesquisar o seu tipo de voz. Aprender a admirar uma celebridade que tem a mesma classificação que você é o caminho para a motivação. No futuro, se o seu desejo for se profissionalizar, você poderá se apresentar ao seu próprio estilo.

Por que as vozes são diferentes?

Embora haja classificações para tessituras, e características específicas para as categorias de voz masculinas e de mulher, por exemplo, podemos considerar esse aspecto como sendo único para cada indivíduo. Não existem duas vozes totalmente iguais.

Ainda que você tenha um irmão gêmeo idêntico, a voz pode ser parecida, mas nunca igualzinha. É por isso que você não deve se comparar, mas considerá-la como algo exclusivamente seu, que o faz único e diferente dos demais.

settings_voice
As vozes são classificadas em categorias

Conforme a extensão de notas que a voz consegue alcançar (seja um tom grave ou agudo)

Quando ainda não temos essa consciência, é comum que apareça a frustração quando descobrimos que o nosso tipo vocal não é igual ao daquela celebridade que admiramos, e na qual desejamos nos espelhar. Aliás, podemos sim tomá-lo como exemplo, mas não no sentido de ser uma cópia, devemos seguir as boas condutas no sentido dos cuidados com o nosso aparelho vocal.

Mas como dizíamos, as vozes variam de acordo com o formato das pregas vocais e a extensão da cavidade da laringe. As mulheres, por exemplo, têm essas pregas mais tensas e a laringe mais curta. É isso que faz com que normalmente tenham a voz mais fina que os homens. Mas isso não é regra, cada indivíduo tem suas próprias características.

Além disso, essa questão anatômica não é o único fator que influencia nesse sentido. A intensidade da vibração dessas pregas e o formato da nossa boca também podem fazer a diferença, uma vez que é aí que esse movimento ressoa, produzindo uma espécie de eco, que será projetado para fora, também de formas distintas entre um indivíduo e outro.

Com vontade de fazer aulas de canto?

Como esse aparelho funciona?

Você sabia que a nossa voz nasce, na verdade, a partir da respiração? Talvez o seu professor de canto nunca tenha falado com você a respeito disso, ou pode ser que já tenha lido algum artigo sobre o tema.

Mas é por essa razão que respirar corretamente e manter uma boa postura faz toda a diferença para a saúde vocal. Os sons surgem, na verdade, a partir de uma pressão que fazemos com o ar que sai dos nossos pulmões e vai em direção à traqueia. Ele sobre até a laringe, até atingir as pregas vocais, das quais falávamos.

Quando estamos em silêncio, esse ar passa diretamente, uma vez que encontra toda essa estrutura relaxada. Quando queremos falar ou cantar, contraímos as pregas vocais, e o ar faz com que elas vibrem, ao passar por elas. A intensidade dessa contração é o que vai determinar se temos um tom mais grave ou agudo.

Essa é apenas a primeira parte, uma vez que ainda é possível modular as ondas sonoras resultantes dessa vibração. Daí, essas ondas seguem para a laringe e a boca, que também provocarão mudanças em seus resultados. São as características individuais desses órgãos também que fazem com que cada um tenha uma voz diferente.

Parte desse som modulado sai pela boca, e parte sai pelo nariz. Essa questão é controlável, à medida que tomamos mais consciência do nosso aparelho vocal. A letra "m" por exemplo, tem um som mais anasalado, e nós mesmos causamos essa diferença quando a pronunciamos.

Que cuidados devemos ter com a nossa estrutura?

Se a raiz da voz está em nossa respiração, isso significa que fazer atividades que ajudem a melhorar esse processo pode ser benéfico para o seu desenvolvimento. Modalidades como pilates e yoga auxiliam nesse processo, uma vez que nos ajudam a aprender a respirar corretamente. Se fizermos a respiração correta em nosso dia a dia, será mais fácil fazê-la na hora de reproduzir uma canção, uma vez que ela já terá se tornado um processo automático do nosso corpo.

Beber bastante água, manter uma alimentação o mais natural possível e cuidar da qualidade do sono são algumas medidas básicas que ajudam a melhorar a saúde geral, inclusive a da voz. Os cigarros, as bebidas alcoólicas, os ambientes com fumaça ou poeira, o ar condicionado, as bebidas quentes ou geladas demais e os gritos são inimigos em potencial de um aparelho vocal saudável. O melhor a fazer é fugir deles de uma vez por todas!

Quando você não tem nada a dizer, o melhor é cantar

Philippe Bouvard

A automedicação, além de trazer riscos para saúde geral, ainda pode prejudicar a sua voz. Lembre-se de que alguns medicamentos têm efeitos colaterais. Procure trabalhar em um ambiente que, ainda que não seja totalmente silencioso, não tenha barulho demais, uma vez que isso pode levá-lo a desenvolver o hábito de falar "gritando".

Por fim, evite conversar enquanto faz atividade física, especialmente se essa exigir concentração ou altos esforços cardiovasculares. Você pode sobrecarregar a sua laringe, deixando-a "cansada". E tenha cuidado com as receitas milagrosas que você vê na internet: existe muita coisa sem comprovação científica circulando por aí, e que pode prejudicar ao invés de ajudar. Fique esperto!

Por que é importante conhecer sua tessitura?

Se não é possível mudar a sua classificação, pode ser que você se pergunte para quê precisa fazer aulas de canto então. Pode ser que você ache inútil fazer um teste desse tipo, se não será possível fazer nada a respeito, caso o seu timbre seja diferente do que o seu ídolo musical tem. Mas eu arriscaria dizer que as sessões são benéficas.

Professor de canto e a tessitura

O seu professor não vai mudar a sua classificação, a sua estrutura, mas vai ajudá-lo a tirar o maior proveito dela, seja esse tipo qual for. É ele que vai propor exercícios e orientar no sentido da escolha musical e do caminho a seguir para os resultados que você deseja. Não existe desvantagem nesse sentido e saber disso fará toda a diferença na sua motivação.

Está aí mais uma importante função do professor durante o curso de canto: motivar o aluno. Descobrir a sua classificação é algo extremamente positivo, uma vez que lhe dá um norte, um caminho a seguir rumo ao seu sucesso. O professor não vai fazer milagres: ele estará aí apenas como um agente de transformação, mas os resultados também dependem de você.

Homem cantando no microfone
Os exercícios ajudam você a desenvolver e potencializar o seu talento.

Você precisa contar com a ajuda dele e fazer a sua parte, desempenhando os exercícios propostos e cuidando da sua saúde vocal. É essa conjunção de fatores que fará com que os resultados sejam surpreendentes. Aqueles que alcançaram o sucesso certamente tiveram um bom apoio, aliado a uma boa dedicação. Eis a fórmula essencial para o sucesso.

Assim, da próxima vez que você se pegar se lamentando por não ter determinada classificação, lembre-se de tudo o que é possível fazer com a sua voz única no mundo e comece agora mesmo. Seu professor é o seu ponto de apoio e a sua determinação é a escada que o levará aos seus objetivos sejam eles quais forem.

Extensão vocal x tessitura: qual a diferença?

Por fim, lembre-se: a extensão vocal é a faixa de altura do som que se consegue alcançar. A extensão vocal que um cantor consegue alcançar é mais abrangente do que a tessitura. Isso porque a extensão vocal é as notas que o cantor consegue reproduzir em termos físicos, mas a tessitura é o que se consegue emitir com qualidade.

Portanto, pode-se cantar notas que "não fazem parte da sua tessitura", mas não se consegue cantar notas que não fazem parte da sua extensão vocal. Interessante, não é mesmo? É importante guardar essa informação na mente!

O que você pode cantar de acordo com o seu tipo de voz?

Agora que dominamos os grupos de tessituras, que sabemos que as diferenças de voz são classificadas de acordo com os repertórios e que podemos aprender a definir a nossa, é necessário saber do que somos capazes com esse mesmo órgão vocal.

Tenha uma ideia sobre o seu tipo vocal com esse teste rápido caseiro.

Embora a respiração, a postura ou a perspectiva cênica sejam critérios indispensáveis para o sucesso, alguns gêneros musicais são mais recomendados para certas classificações de voz. Cantar de acordo com o seu tipo de voz é, portanto, equivalente a cantar com prazer, seja uma canção atual ou uma ópera, sem se perder e sempre com a perspectiva de desenvolver ainda mais o seu talento.

Para encontrar os harmônicos mais adequados, não adianta correr, você precisa ... treinar! E sim, ouvir a música repetidas vezes permitirá adaptar seu ouvido a sons específicos e, com o tempo, sua voz encontrará os que mais lhe correspondem.

Você também pode verificar com um professor os registros mais adequados ou artistas com o mesmo alcance de voz que você. Frequentar aulas de canto ou mesmo contratar um professor particular é imprescindível nessa fase para não se correr o risco de procurar desnecessariamente. Porque sim, mais uma vez, o professor será essa figura de guia e apoio em que qualquer cantor que se respeite pode acreditar.

Por mais que o talento já esteja com você, desenvolver-se no mundo da música pode não ser algo tão instintivo quanto parece: trata-se de um longo caminho de desenvolvimento a ser percorrido. Mesmo os cantores mais célebres precisaram da ajuda de um profissional no início de suas carreiras... e talvez ainda precisem! Moldar um talento e descobrir novas habilidades nunca é demais.

Observe que, em toda a lógica, as classificações "intermediárias" (por exemplo, tenores ou barítonos nos homens) poderão desempenhar bem o máximo de músicas possível, enquanto os tipos mais vocais ou mais graves terão mais dificuldade em se adaptar a qualquer modalidade. E isso é normal e não significa necessariamente uma desvantagem.

Seja como for, deve-se ter em mente que ninguém canta errado. Uma voz que vemos como ruim é simplesmente devido a reflexos ruins do cantor, má respiração ou simplesmente uma má escolha de música! Você passará a imagem de um mau cantor se escolher cantar músicas que não se adaptem ao seu tipo vocal, por exemplo. Daí a importância de conhecê-lo e fazer dele o maior proveito.

Como descobrir o tipo de voz através de um instrumento de teclado?

Que tal comparar o som da sua voz com as notas de um instrumento de teclado para descobrir o seu tipo vocal? A regra é clara: se você conseguir acompanhar notas específicas com facilidade, o seu tipo de voz será o correspondente a tais notas do instrumento.

Esse acompanhamento com facilidade consiste em cantar sem fazer um grande esforço, sem tensionar o pescoço e sem apresentar falhas vocais. O primeiro passo é tocar uma nota do instrumento de teclado (recomenda-se o uso do piano).

Faça o barulho de "U" com a boca e verifique se a sua voz consegue acompanhar o som da nota facilmente. Posteriormente, faça a mesma atividade com várias notas do instrumento. Repare bem na nota que a sua extensão vocal consegue alcançar mais facilmente. A regrinha da tessitura vocal é a seguinte:

  • Soprano (extensão vocal C4 - A5): notas do instrumento de teclado de Dó4 a Lá5;
  • Mezzo-soprano (extensão vocal A3 - F5): notas do instrumento de teclado de Lá3 a Fá5;
  • Contralto (extensão vocal F3 - D5): notas do instrumento de teclado de Fá3 a Ré5;
  • Tenor (extensão vocal C3 - C5): notas do instrumento de teclado de Dó3 a Dó5;
  • Barítono (extensão vocal A2 - G4): notas do instrumento de teclado de Lá2 a Sol4;
  • Baixo (extensão vocal E2 - E4): notas do instrumento de teclado de Mi2 a Mi4).

Vale ressaltar que essas equivalências são médias, podendo haver uma variação. E aí, já conseguiu descobrir qual o seu tipo de voz, com uso de um teclado ou piano? Esperamos que você já tenha descoberto essa informação super importante!

Estar ciente de suas fraquezas garante saber como domá-las com mais requinte, coragem, e é assim que a porta da harmônica se abre diante de você! E então? Está pronto para uma entrada triunfante por ela? Então acesse agora mesmo a nossa plataforma Superprof e encontre um professor de canto para ajudá-lo a moldar o seu talento - e, claro, descobrir o seu tipo de voz.

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Marcia Passoni

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!