Soma de monômios
Para somar dois ou mais monômios, eles devem ser monômios semelhantes, ou seja, monômios que possuem a mesma parte literal.
A soma de monômios é outro monômio que possui a mesma parte literal e cujo coeficiente é a soma dos coeficientes.

Exemplos:



Se os monômios não forem semelhantes, ao somá-los obtemos um polinômio.
Exemplo:
não podem ser somados.
Produto de um número por um monômio
O produto de um número por um monômio é outro monômio semelhante, cujo coeficiente é o produto entre o coeficiente do monômio e o número.
Exemplos:

É comum indicar a multiplicação sem utilizar o sinal de vezes entre o número e o parêntese:

Multiplicação de monômios
A multiplicação de monômios resulta em outro monômio cujo coeficiente é o produto dos coeficientes. A parte literal é obtida multiplicando as potências de mesma base, ou seja, somando os expoentes.

Exemplos:


Divisão de monômios
Só é possível dividir monômios quando o grau do dividendo é maior ou igual ao do divisor.
A divisão de monômios resulta em outro monômio cujo coeficiente é o quociente dos coeficientes. A parte literal é obtida dividindo as potências de mesma base, ou seja, subtraindo os expoentes.

Exemplo:

Se o grau do divisor for maior, obtemos uma fração algébrica.
Exemplo:

Potência de um monômio
Para calcular a potência de um monômio, elevamos cada um de seus fatores ao expoente indicado.

Exemplos:


Resumir com IA:








