Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como escolher boas surdinas para seu instrumento de cordas?

De Fernanda, publicado dia 26/10/2018 Blog > Música > Violino > Como atenuar o som do seu violino?

“A pobreza põe uma surdina em todas as atividades humanas, sem excetuar as do espírito.” Henri Louis Mencken (1880-1956).

Estudar o violino implica, além de entender como funciona o menor dos instrumentos de cordas (solfejo, ajustes, manipulação de arco, mão direita e mão esquerda), comprar vários acessórios necessários ao seu instrumento.

Entre outros – arco de violino, breu, cordas de violino, queixeira ou espaleira -, a surdina é um dos elementos mais importantes.

Um uso famoso de surdina de cordas está na introdução de Romeu e Julieta de Prokofiev. Todas as cordas ali estão com surdina, de modo que o som ao início da peça parece começar a partir do nada.

Nos instrumentos de corda da família dos violinos, a surdina tem a forma de um dispositivo que se encaixa no cavalete do instrumento, abafando as vibrações e resultando num som mais suave. Geralmente tem a forma de um forcado com três dentes, aposto à parte de cima do cavalete com um dente entre cada par de cordas, embora baste qualquer objeto que absorva as vibrações do cavalete, como, por exemplo, um pregador de roupas.

Quer saber mais?

Neste artigo você encontrará o essencial sobre a surdina!

Surdina para violino: para quê?

A surdina é um acessório cujo principal objetivo é reduzir a potência sonora do instrumento. É usado tanto no violino quanto em outros instrumentos do quarteto de cordas (violino e violoncelo).

Esta é uma ferramenta muito pequena que se liga à ponte dos instrumentos de cordas friccionadas.

Onde comprar um violino? Tocar em silêncio? Descubra qual a função desse acessório tão comum usado por muitos músicos profissionais e amadores.

O objetivo? Alterar o tom e absorver as vibrações das cordas para reduzir o volume do som emitido pela caixa de som.

Quando os instrumentistas esfregam a crina do arco nas quatro cordas do violino com uma força maior ou menor, a vibração migra da corda para o cavalete, para a caixa de som, que amplifica o som.

Se você colocar uma surdina no cavalete, haverá uma diminuição de frequência de som no tampo.

O princípio é simples: em suma, é sufocar parte da vibração das cordas para que o violino emita um som menos forte.

Até um maestro virtuoso pode precisar usar uma surdina.

Sério?

Sim, existem dois tipos de uso do acessório: a surdina de apartamento (de estudo) – para reduzir o barulho produzido pelo violino – e a surdina de orquestra (de efeito).

Às vezes, durante um concerto para orquestra sinfônica, o violinista precisa instalar o acessório em seu cavalete: a partitura nesse caso menciona um “con sordino” – “com surdina” – para dizer que o músico deve tocar em surdina.

Isso significa que naquele momento o violino não é solista e você tem que ouvir os outros instrumentos. Em suma, o violino não deve cobrir os sons de seus músicos vizinhos.

Por outro lado, podemos encontrar uma menção “senza sordino”, que significa “sem surdina”.

Dependendo do modelo, a surdina atenua mais ou menos frequências.

A surdina de orquestra é feita em geral de borracha ou ébano e absorve cerca de 20% das vibrações.

Já a surdina de apartamento pode atenuar até 80% dos sons graças a seu material em metal ou em chumbo. Ela cobre uma superfície maior do cavalete.

Por que instalar uma surdina em seu violino?

Então, por que colocar seu violino em surdina? Quase já mencionamos a resposta: deixar o campo livre para outros instrumentos da orquestra ou não perturbar seus vizinhos.

Onde comprar uma surdina? Como evitar a ira dos vizinhos: você sabia que existe um acessório que pode te ajudar? Graças à surdina, você pode tocar violino no seu apartamento e isolar o ruído da vizinhança.

Instale uma surdina de orquestra (de efeito)

A surdina utilizada por músicos profissionais  em concerto é chamada “de efeito” ou “de orquestra”.

A instalação de uma surdina aumenta a massa e a inércia do cavalete. Como resultado, a vibração das cordas é reduzida à caixa de som.

Segundo os especialistas, quanto mais alta a intensidade sonora do violino, menos o tom é agradável.

Esse é um dos argumentos que favorece a instalação de uma surdina: obtemos um timbre melhor e um som melhor, o concerto ideal para violino, para agradar os ouvidos da plateia.

Em suma, é uma proteção auditiva para o público e para o músico.

Acontece que o violinista toca sua partitura com os outros instrumentistas da orquestra: neste caso, ele é considerado “tuttista” (do italiano tutti, que significa “tudo, todos”). É então que o uso da surdina se justifica, de modo a não cobrir o som dos instrumentos que o rodeiam.

Precisa de aulas de violino?

Instale uma surdina de apartamento (de estudo)

Há muitas razões para comprar uma surdina de apartamento, mais conhecida como surdina de estudo.

Em primeiro lugar, pensamos na vizinhança: quando você está estudando sozinho em casa, durante suas aulas particulares de violino com seu professor do Superprof, etc.

Sabe-se que pode ser bem chato ouvir um estudante iniciante treinando suas escalas no violino, ou tentando melhorar sua precisão. A situação pode se tornar rapidamente insuportável e inaudível para os vizinhos! A surdina é um instrumento de coabitação para evitar a criação de conflitos.

Nós também podemos ser inseguros e querer que os outros nos ouçam menos, ou simplesmente que não escutem nossos estudos. Portanto, podemos treinar sem emitir muito volume de som.

Às vezes, a agenda não permite que você estude música durante o dia, especialmente por causa do trabalho. Pode ser necessário fazer o violino muito cedo pela manhã ou tarde da noite (depois das 22 horas).

Neste caso, a surdina ajuda a evitar possíveis multas de condomínio por perturbação sonora!

Por fim, é uma boa solução para você continuar estudando aquela música de jazz cigano, enquanto alguém da sua família ainda está dormindo (ou cochilando).

Como escolher a surdina para violino?

Você recebeu o conselho de comprar um violino elétrico para tocar com fones de ouvido e não perturbar a vizinhança.

Mas nós consideramos que é uma pena ter de passar pelo som eletrônico em instrumentos tão antigos e valiosos, os carro-chefes da música clássica!

E se lingerie permitisse tocar melhor o violino? Compre surdinas e nunca use pregadores! Eles não são recomendados para seu instrumento.

Aqui estão os critérios de seleção para escolher uma boa surdina para seu violino.

Note desde já que, entre todos os acessórios de violino, existem diferentes tipos de silenciadores:

  • A surdina Tourte, a mais comum e mais usada na orquestra: colocada entre a segunda e a terceira corda, plástico com ímã no centro,
  • A surdina de três dentes: de borracha, tradicionalmente usada em música de câmara (para estudar na calma, sem perturbar a vizinhança),
  • A surdina de chumbo, com três dentes também: para estudar silenciosamente,
  • A surdina Heifetz, feita de plástico, torna possível modificar o tom enquanto preserva um volume importante,
  • A surdina Roth Sihon, com um suporte de metal interposto entre duas cordas e um tubo de plástico flexível que repousa sobre elas.

Muitas pessoas recomendam a utilização de pregadores de roupa de madeira para estudantes que não querem gastar com uma surdina. No entanto, nós não aconselhamos a sua utilização.

Além de não ser um instrumento feito para isso, dependendo da sua instalação você pode danificar seu instrumento. Além disso, existem surdinas simples a preços acessíveis no mercado. Conclusão: para que, não é mesmo?

Por fim, tenha em mente que a escolha de uma surdina é baseada na intensidade do som que queremos reduzir.

Uma surdina de metal atenua 70% do som, uma em ébano atenua 40% do som, com a de borracha é possível reduzir em 50% os sons e, por fim, as de chumbo chegam a reduzir 75% do som.

As surdinas de chumbo, bronze ou o modelo Otto podem atenuar até 80% do som.

A escolha de uma surdina depende, portanto, dos objetivos que pretendemos:

  • Atenuação forte,
  • Atenuação média,
  • Atenuação baixa

Você também pode fixar no cavalete duas surdinas de três dentes (ou tourte): um nas cordas graves (sol e ré) e a outra nas cordas mais altas (sol e mi). Por outro lado, você pode cortar uma surdina ao meio para obter uma atenuação menor.

De fato, novamente, tudo depende do que você está procurando.

Surdina para violino: onde comprá-la e a que preço?

Ok, mas onde comprar esse acessório e quanto custa?

Você já deve imaginar que é capaz de adquirir um na mesma loja ou local de venda de instrumentos musicais, onde você comprou a resina para violino (breu), seu violino ou o estojo para seu instrumento.

Ainda existem muitas lojas online como a Amazon. Basta lançar uma pesquisa no Google e já encontrará boas referências.

Em relação a valores, tudo também vai depender do material de fabricação da sua surdina.

Surdinas mais simples em borracha podem ser encontradas a partir de 8 reais. Já surdinas de metal de orquestra podem custar a partir de 7o reais.

Lembre-se de comprar uma surdina de acordo com o tamanho do seu violino! Uma boa dica é ir até uma loja e experimentar o acessório em seu próprio instrumento, para observar o efeito pessoalmente.

E você é canhoto e quer aprender a tocar violino? Descubra como!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar