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Você sabe reconhecer uma “voz de cabeça”?

De Fernando, publicado dia 26/12/2017 Blog > Música > Canto > O que é um falsete?

Desde o início dos tempos, o canto é uma área nobre da arte, muito apreciada por pessoas de todas as classes sociais e presente em todas as línguas. O ato de cantar também está presente no entretenimento, com programas de TV dedicados à busca por novos talentos e filmes baseados nas disputas de grupos vocais. Além disso, a música também está presente em bares, casas de espetáculo e até mesmo nas ruas.

Além de ouvir maravilhas como a voz inesquecível de Michael Jackson, é necessário conhecer algumas técnicas vocais para dominar sua voz , desenvolver seu próprio estilo e cantar bem em público.

Em termos de treinamento e aprendizado, existem possibilidades para todos. No conservatório, você aprende a teoria da música, notas e partituras quase que cientificamente, enquanto nas escolas de canto ou associações de coral, você deixa a sua criatividade fluir mais.

Se subir no agudo sem cantar mal parece impossível, então o tema do texto deve interessá-lo… Técnicas vocais sempre estarão no seu radar e é bom conhecer várias!

Aqui vão algumas dicas sobre a sua voz de cabeça, como descobri-la e explorar bem esse tema.

o falsete precisa ser bem colocado Treine bem sua voz para encantar o público

Definindo a voz de cabeça

O que é voz de cabeça é uma definição que precisamos entender, pois existem diferentes explicações para essa maneira tão especial de cantar.

Às vezes podemos compreender esse conceito como a maneira de cantar de crianças no coral antes que o efeito do crescimento afete sua voz e as faça mudar,  cantores suíços que usam a técnica yodel a cantar ou a maneira de cantar de algumas tribos africanas, com seus agudos destacados.

No entanto, a definição que consideramos mais direcionada é a que é considerada a voz de cabeça um som que é obtido a partir da passagem para uma certa nota em homens, quando cantam,  usam uma voz de falsete, sendo percebido como uma voz mais parecida com a maneira de cantar como uma mulher. Assim são produzidos sons diferentes dos naturais. A voz de cabeça diminui a massa vibrante na corda vocal, com uma nota mais aguda e menos intensa, mas com potência e sem o “som de ar” que não são característicos do falsete.

E você já conhece a técnica do vibrato?

Exemplos de cantores, especialistas no uso da voz de cabeça na música

Muito popular nos anos 70 e 80 com bandas como a Bee Gees ou o romântico Cassiano, autor de Primavera (Vai Chuva) e um dos pilares da soul music brasileira, cantar com a voz de cabeça retorna aos poucos aos holofotes.

Artistas contemporâneos como o libanês Mika e no rock moderno com grupos como Muse, a voz de cabeça continua sendo um registro presente na música.

As diferentes maneiras de cantar com uma voz de cabeça

Essa noção é subjetiva e acho que muitos professores cantores podem ter opiniões mais formadas e bem explicadas sobre o tema, mas podemos, basicamente, pensar em três tipo de canto na voz de cabeça:

  1. Do peito, poderoso, mas um pouco “sujo”, não tão trabalhado: Matthew Bellamy seria um bom exemplo.
  2. Menos seguro, menos poderoso, mas bem mais trabalhado, mais limpo para ser escutar: o líder do grupo U2, Bono Vox, seria um bom exemplo.
  3. Na versão mais próxima do “canto barroco” para cantores com disposições reais e com uma voz verdadeiramente treinada, o que dá um som agradável de ser ouvido.

Solo ou em uma banda, seu talento precisa ser trabalhado Como você cuida da sua voz?

Cantando bem com sua voz em três passos

Ser um cantor principal é uma performance que requer esforço, trabalho em cordas vocais e postura corporal.

1. Aquecer sua voz

Em primeiro lugar, é importante aquecer sua voz. É bom trabalhar tempo suficiente para a preparação e não tanto que deixe o seu corpo e voz cansado.

Entre 30 e 45 minutos seria um bom volume para esse trabalho. Fazer isso com bastante calma e técnica pode fazer toda a diferença na sua maneira de cantar corretamente.

2. Trabalhe em sua postura

Muitas vezes, os cantores populares levantam ou abaixama cabeça para tentar alcançar os agudos ou marcar bem as suas notas sérias … É um erro que você não deve reproduzir sob nenhuma circunstância. Inclinar a cabeça ou o queixo é apenas um truque!

De fato, esse posicionamento do corpo causa tensão adicional nos músculos que suportam o pescoço, cervical e/ou laringe (mastoide esterno-cleido, escaleno anterior e médio, omo-hioideo, cleido-occipital) e desvia a trajetória desejado da voz principal, esticando os cabos vocais mais do que é preciso. E você não quer que isso aconteça, não é mesmo? A sua saúde deve estar em primeiro lugar sempre!

Para cantar bem em uma voz de cabeça, é necessário:

  • Boa posição vertical de pé com ombros baixos, cabeça olhando para a frente, joelhos ligeiramente dobrados e pelve alinhada com seus ombros.
  • Inspire usando seu diafragma com o abdômen ligeiramente inflado.
  • Mantenha a laringe tão baixa quanto possível de forma natural. Em outras palavras, sem tentar modificar tanto a posição do seu maxilar. Esta parte do seu corpo otimiza, com segurança para os cabos vocais, o aumento no alcance dos agudos.
  • Comece a cantar com uma nota não muito alta e toque seu plexo (região logo abaixo do esterno) para tentar tirar o som agudo com mais qualidade.

3. Trabalhe na sua voz de peito!

Para avançar rapidamente no canto, é aconselhável seguir o mestre no assunto conhecido por seu grupo The Police ou – em menor medida – seu dueto com o argelino Cheb Mami com Desert Rose: o cantor Sting.

O princípio é escalar o máximo que puder sem usar sua voz de cabeça. Quanto mais você treinar, mais fácil torna-se, e até mesmo natural, alcançar notas altas com sua voz de peito. 

Quais os exercícios certos para o falsete? Como recuperar o conforto ao cantar?

Como se mover da “voz do peito” para a “voz da cabeça” sem inconvenientes?

Antes de começarmos, é bom saber que há outra voz…

Essa voz mista é um fenômeno que diferenciado, uma vez que que a laringe vibrante usa apenas duas maneiras naturais de fazer as cordas vocais funcionarem:

  • Voz do peito,
  • Voz de cabeça.

A voz mista é, portanto, um terceiro registro falso, também produzido pelo “mecanismo leve”, compreendendo a laringe ou relacionado à laringe, que se encontra tanto em homens quanto nas mulheres.

Na verdade, sua existência poderia ser considerada impossível de acordo com a pesquisa científica, pois a voz mista é uma ilusão criada pelo ouvido e a laringe, uma atração vocal criada pela técnica hábil que consiste em passar do registro de peito ao registro de cabeça sem interrupção .

Apreciado pelos cantores antigos, esta técnica vocal, quando dominada, permite escalar nas alturas, incluindo um máximo de harmônicos sérios.

É, portanto, seguindo estes princípios técnicos que podemos definir a voz mista como sendo:

  • A voz de peito que sobe nos agudos para tentar conseguir um tom mais leve, mais fino, reduzindo gradualmente a dar lugar a uma voz de cabeça
  • Uma voz de cabeça que desce para o baixo para produzir um tom mais pesado e mais grosso gradualmente fica mais alta para abrir caminho para uma voz no peito.

Qual é o propósito da “voz mista”?

Essas mudanças de ressonância permitem superar os limites do registro do peito. Na verdade, ao tentar cantar o mais alto possível, o som da voz inaudível toma um rumo para ouvir que pode se tornar desconfortável para o cantor.

Assim, em vez da mudança abrupta de registro que se chama iodelei (o canto tirolês), é possível ir passando da voz do peito para a voz da cabeça, modificando sutilmente alguns parâmetros relacionados ao tom da voz e ao poder.

Como resultado, mais conforto laríngeo é alcançado, incluindo cantar e uma musicalidade mais adequada aos nossos ouvidos.

Para mudar da cabeça para o peito, vá com calma Não é necessário forçar a passagem da voz

Faça aulas particulares para aprender a voz de cabeça

Assim como todo ser humano é diferente, toda voz e seus resultados são diferentes. Por consequência, é essencial abordar caso caso a caso para desenvolver este instrumento da maneira mais simples e correta possível.

Para isso, você pode usar aulas de canto em escolas e conservatórios, aulas particulares e casa ou até mesmo cursos online através de ferramentas de comunicação a distância. Permitindo o acompanhamento de perto de seu tutor, esse atendimento é considerado uma forma acessível e muito prática de aprender, já que todos esses cursos permitem avançar rapidamente no canto, melhorar sua técnica vocal e treinar para performances.

Sabendo que os órgãos da voz são muitas vezes partes do corpo que ainda não foram bem usados e que esperam ser descobertos, ter aulas é sempre uma boa maneira para as pessoas de níveis iniciantes, intermediários e avançados abordar os agudos.

Procure com atenção o melhor perfil para o seu professor – um graduado de uma escola de música, um professor de canto experiente, um ex-diretor de conservatório – e tente colher bem as opiniões deixadas pelos alunos anteriores, assim podemos ter certeza de não estarmos escolhendo mal quem será responsável pelo desenvolvimento de suas habilidades de canto.

Dificilmente você conseguirá evoluir no canto, especialmente nos agudos e falsetes, sem a correção possível por um profissional que ouve sua voz e observa a sua técnica, busque um professor para aulas de canto presencial ou aulas de canto online!

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