Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O diploma e o trabalho de orientador educacional

De Joseane, publicado dia 18/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Emprego na área de orientação educacional

O orientador educacional é o profissional responsável por acompanhar crianças e jovens durante toda a sua trajetória escolar até o desembarque no mundo profissional.

Na maior parte do tempo, os orientadores educacionais atuam em instituições de ensino públicas ou privadas, acompanhando os alunos e lhes ajudando a ir mais longe.

O papel do orientador educacional é muito importante para o bom aproveitamento do aluno e sua inserção no meio escolar, social e profissional. O profissional da orientação escolar é um grande conhecedor dos assuntos ligados a educação e ao comportamento humano de forma geral.

Um educador nato, esse profissional de destaca por suas qualidades humanas, seu desejo em ajudar e sua polivalência.

Se você é um diplomado em Pedagogia, Gestão da Educação e Psicologia você pode se especializar na área de orientacao educacional e escolar. Somente com diploma Latu Sensus, isto é, diploma de pós graduação é possível atuar na área de orientacão escolar.

Uma vez que você obtiver o diploma de orientador ou orientadora educacional, você pode concorrer a vagas de concurso para orientador educacional e educador escolar. Além de poder concorrer aos concursos da área também é possível encontrar trabalho de educador pedagógico diretamente com as instituições de ensino e órgãos ligados a área de educação como associações, entre outros.

Para saber mais sobre os detalhes da profissão de orientador educacional e as vagas de trabalho em orientação escolar, continue lendo…

O papel socioeducativo do orientador educacional

Se você está procurando trabalho de orientador educacional, está prestando concurso para orientação educacional, ou somente está consultando as possibilidades de trabalho na área de orientação pedagógica e escolar, certamente você já conhece um poco da profissão de orientador.

orientação e supervisão escolar A orientação educacional busca garantir um futuro digno para os diferentes perfis de alunos…

Portanto, nunca é demais esclarecer alguns pontos sobre a profissão, para que o candidato a uma vaga de orientador educacional avalie realmente suas competências para se tornar um futuro bom profissional na área de orientaçao escolar e pedagógica.

Dentre as atribuições de uma orientadora escolar, certamente a mais importante é o papel de socioeducador. O que isso significa?

A orientação, hoje, está mobilizada com outros fatores que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os ‘alunos com problemas’. Há, portanto, necessidade de nos inserirmos em uma nova abordagem de Orientação, voltada para a ‘construção’ de um cidadão que esteja mais comprometido com seu tempo e sua gente. Desloca-se, significativamente, o ‘onde chegar’, neste momento da Orientação Educacional, em termos do trabalho com os alunos. Pretende-se trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo nas relações estabelecidas. (GRINSPUN, 1994, p. 13)

Isso significa que o orientador educacional desenvolve um trabalho socioeducativo com os alunos, escola e comunidade.

O orientador educacional é o profissional encarregado da articulação entre escola e família. Assim, cabe a ele a tarefa de contribuir para a aproximação entre as duas, planejando momentos culturais em que a família possa estar presente, junto com seus filhos, na escola.

Cabe também ao orientador educacional a tarefa de servir de elo entre a situação escolar do aluno e a família, sempre visando a contribuir para que o aluno possa aprender significativamente.

Como membro do corpo gestor da escola, cabe ao orientador educacional participar da construção coletiva de caminhos para a criação de condições facilitadoras e desejáveis ao bom desenvolvimento do trabalho pedagógico.

A perspectiva de orientação educacional que consideramos válida não se equipara ao trabalho do psicólogo escolar, que tem dimensão terapêutica. O papel do orientador com relação à família não é apontar desajustes ou procurar os pais apenas para tecer longas reclamações sobre o comportamento do filho e, sim, procurar caminhos, junto com a família, para que o espaço escolar seja favorável ao aluno.

Não cabe ao orientador a tarefa de diagnosticar problemas e/ou dificuldades emocionais ou psicológicas e, sim, que volte seu trabalho para os aspectos saudáveis dos alunos.

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o trabalho de um orientador educacional. Veja aqui qual o caminho a percorrer para se tornar orientador.

O concurso para orientador educacional

Você já deve saber que um profissional em orientação escolar trabalha, na maior parte das vezes, dentro de uma instituição de ensino, em uma escola. O orientador educacional faz parte do quadro de funcionários da escola, sendo subordinado à direção e à supervisão pedagógica da mesma.

orientadora vocacional O diploma de Pedagogo é a porta de entrada para atuar na área de orientação educacional.

Na rede pública de ensino, a presença de um orientador em educação é obrigatória de acordo com leis e normas. O orientador educacional trabalha em relação direta com o corpo discente, isto é, com os alunos. A lei de diretrizes e bases da educação nacional prevê que o profissional em orientacao escolar, isto é, o orientador educacional seja formado em nível de pós-graduação. Os profissionais dessa área são diplomados em pedagogia e especializados em orientação escolar.

Para trabalhar na rede pública de ensino, o orientador deve fazer o concurso para orientador educacional. Para aceder ao concurso é preciso ficar de olho no edital, nos requisitos para a vaga.

Na rede particular de ensino, são as escolas que fazem sua contratação de forma direta. Para atuar como orientador educacional é necessário possuir diploma de pós graduação e alguns outros requisitos que vai depender de cada editar ou de cada vaga.

Confira os detalhes de uma vaga disponível para orientador educacional:

Orientador Educacional (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental).

A carga horária é de 175h mensais.

Horário: Disponibilidade para trabalhar todas as tardes e atuar em duas manhãs.

Pré-requisitos:

Ensino Superior Completo em Pedagogia – com habilitação em Orientação Educacional ou Psicologia/Licenciatura – Especialização em Psicopedagogia ou em Necessidades Educacionais Especiais.

Sólida experiência profissional na área.

Perfil desejado:

Bom relacionamento interpessoal, habilidade em comunicação, dinamismo, responsabilidade, organização, comprometimento e ética.

Esse é só um exemplo de uma vaga publicada para o cargo de orientador escolar. Mas pode servir de exemplo para ajudar os futuros profissionais em orientacao educacional a se situar na profissão e na sua busca por emprego na área de orientação.

Quer saber mais sobre o campo de atuação de um orientador escolar? Nós sugerimos a leitura desse artigo aqui.

Assistência educacional online

Se você possui ensino superior completo em Pedagogia e possui habilitação em Orientação Educacional ou Psicologia/Licenciatura, ou ainda especialização em Psicopedagogia ou em Necessidades Educacionais Especiais você pode atuar como orientador educacional na frede pública ou privada.

orientação vocacional nas escolas Desenvolver a carreira em orientacão educacional online

Você também pode abrir seu próprio escritório de orientação vocacional, orientacao escolar, orientacao profissional e educacional, e outros assungtos relacionados.

Como profissional da área de educação,  pedagogia, e com especialização em orientação e psicologia, você pode fazer a sua carreira como profissional independente.

Não é somente os professores que podem trabalhar como liberais não, os orientadores também podem desenvolver um trabalho independente, atuando na área da educação, basta ser criativo e oferecer um serviço diferenciado.

Como profissional independente você pode oferecer os seus serviços diretamente as instituições de ensino mas também diretamente às famílias, em forma de tutoria presencial ou mesma como consulta de orientacao pedagogica online.

É importante manter o foco do trabalho de orientador que é ajudar o aluno, o jovem, em sua trajetória escolar e profissional. Para tanto, é crucial trabalhar de forma conjunta para que se mantenha a boa sintonia entre escola e comunidade. O orientador desenvolve métodos que auxiliam a relação entre o corpo docente, o corpo discente e a comunidade, contextualizando as experiências a fim de atender às necessidades do aluno e de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

Quer saber quais são as qualidades necessárias para se tornar um orientador escolar? Leia aqui!

Consulta de orientação educacional: o que levar em consideração?

Se você leu até aqui, você já deve ter compreendido qual a real função de um orientador educacional. Seja na escola ou através de uma consulta de orientacao educacional e profissional online, o orientador deve está a escuta do jovem.

orientadora pedagógica Orientação educacional: o jovem em primeiro lugar!

É preciso saber lidar de forma direta com o aluno, compreender e saber lidar com as relações humanas, sem empático. Saber ouvir e traçar um plano coerente que traga mudanças positivas para o aluno, ajudando-o a chegar mais longe.

Todo o contexto social, familiar e também escolar do aluno deve ser analisado no momento da consulta em orientaçao educacional.

Frank Parsons, criador do método de orientação educacional baseou-se em três aspectos importantes:

  • Conhecer o aluno;
  • Conhecer o mundo do trabalho;
  • Ajustar o indivíduo ao emprego.

Desde o surgimento da orientação educacional, a função exercida pelo orientador educacional passou por diversas transformações, adaptando-se às novas realidades sociais.

Se antes, orientação educacional estava completamente voltada para a orientação profissional,  atualmente ela é direcionada ao coletivo, ao desenvolvimento social, político, emocional e moral do aluno.

Nos nossos dias, a orientação educacional tem compromisso com a construção do indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania. Esse é o maior desafio do trabalho do orientador educacional.

Conheça alguns dos objetivos da orientacao educacional que devem ser levados em conta durante uma consulta de orientação.

  • Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.
  • Promover a mediação entre aluno, família, escola e comunidade, atendendo às necessidades educacionais e emocionais do educando.
  • Ajudar o aluno a construir uma visão, na qual ele se descubra, desenvolva e saiba seu lugar no mundo por meio da afetividade e da relação com os demais.
  • Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.
  • Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

Encontre sua oportunidade profissional como orientador educacional aqui no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar