Tópicos
O orientador educacional é o profissional responsável por acompanhar crianças e jovens durante toda a sua trajetória escolar até o desembarque no mundo profissional. Na maior parte do tempo, os orientadores educacionais atuam em instituições de ensino públicas ou privadas, acompanhando os alunos e lhes ajudando a ir mais longe. O papel do orientador educacional é muito importante para o bom aproveitamento do aluno e sua inserção no meio escolar, social e profissional. O profissional da orientação escolar é um grande conhecedor dos assuntos ligados a educação e ao comportamento humano de forma geral. Um educador nato, esse profissional de destaca por suas qualidades humanas, seu desejo em ajudar e sua polivalência. Se você é um diplomado em Pedagogia, Gestão da Educação e Psicologia você pode se especializar na área de orientacao educacional e escolar. Somente com diploma Latu Sensus, isto é, diploma de pós graduação é possível atuar na área de orientacão escolar. Uma vez que você obtiver o diploma de orientador ou orientadora educacional, você pode concorrer a vagas de concurso para orientador educacional e educador escolar. Além de poder concorrer aos concursos da área também é possível encontrar trabalho de educador pedagógico diretamente com as instituições de ensino e órgãos ligados a área de educação como associações, entre outros. Para saber mais sobre os detalhes da profissão de orientador educacional e as vagas de trabalho em orientação escolar, continue lendo...








O papel socioeducativo do orientador educacional
Se você está procurando trabalho de orientador educacional, está prestando concurso para orientação educacional, ou somente está consultando as possibilidades de trabalho na área de orientação pedagógica e escolar, certamente você já conhece um poco da profissão de orientador.
A orientação, hoje, está mobilizada com outros fatores que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os 'alunos com problemas'. Há, portanto, necessidade de nos inserirmos em uma nova abordagem de Orientação, voltada para a 'construção' de um cidadão que esteja mais comprometido com seu tempo e sua gente. Desloca-se, significativamente, o 'onde chegar', neste momento da Orientação Educacional, em termos do trabalho com os alunos. Pretende-se trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo nas relações estabelecidas. (GRINSPUN, 1994, p. 13)
Isso significa que o orientador educacional desenvolve um trabalho socioeducativo com os alunos, escola e comunidade. O orientador educacional é o profissional encarregado da articulação entre escola e família. Assim, cabe a ele a tarefa de contribuir para a aproximação entre as duas, planejando momentos culturais em que a família possa estar presente, junto com seus filhos, na escola. Cabe também ao orientador educacional a tarefa de servir de elo entre a situação escolar do aluno e a família, sempre visando a contribuir para que o aluno possa aprender significativamente. Como membro do corpo gestor da escola, cabe ao orientador educacional participar da construção coletiva de caminhos para a criação de condições facilitadoras e desejáveis ao bom desenvolvimento do trabalho pedagógico. A perspectiva de orientação educacional que consideramos válida não se equipara ao trabalho do psicólogo escolar, que tem dimensão terapêutica. O papel do orientador com relação à família não é apontar desajustes ou procurar os pais apenas para tecer longas reclamações sobre o comportamento do filho e, sim, procurar caminhos, junto com a família, para que o espaço escolar seja favorável ao aluno. Não cabe ao orientador a tarefa de diagnosticar problemas e/ou dificuldades emocionais ou psicológicas e, sim, que volte seu trabalho para os aspectos saudáveis dos alunos. Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o trabalho de um orientador educacional. Veja aqui qual o caminho a percorrer para se tornar orientador.
O concurso para orientador educacional
Você já deve saber que um profissional em orientação escolar trabalha, na maior parte das vezes, dentro de uma instituição de ensino, em uma escola. O orientador educacional faz parte do quadro de funcionários da escola, sendo subordinado à direção e à supervisão pedagógica da mesma.
Assistência educacional online
Se você possui ensino superior completo em Pedagogia e possui habilitação em Orientação Educacional ou Psicologia/Licenciatura, ou ainda especialização em Psicopedagogia ou em Necessidades Educacionais Especiais você pode atuar como orientador educacional na frede pública ou privada.
Consulta de orientação educacional: o que levar em consideração?
Se você leu até aqui, você já deve ter compreendido qual a real função de um orientador educacional. Seja na escola ou através de uma consulta de orientacao educacional e profissional online, o orientador deve está a escuta do jovem.
- Conhecer o aluno;
- Conhecer o mundo do trabalho;
- Ajustar o indivíduo ao emprego.
Desde o surgimento da orientação educacional, a função exercida pelo orientador educacional passou por diversas transformações, adaptando-se às novas realidades sociais. Se antes, orientação educacional estava completamente voltada para a orientação profissional, atualmente ela é direcionada ao coletivo, ao desenvolvimento social, político, emocional e moral do aluno. Nos nossos dias, a orientação educacional tem compromisso com a construção do indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania. Esse é o maior desafio do trabalho do orientador educacional. Conheça alguns dos objetivos da orientacao educacional que devem ser levados em conta durante uma consulta de orientação.
- Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.
- Promover a mediação entre aluno, família, escola e comunidade, atendendo às necessidades educacionais e emocionais do educando.
- Ajudar o aluno a construir uma visão, na qual ele se descubra, desenvolva e saiba seu lugar no mundo por meio da afetividade e da relação com os demais.
- Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.
- Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.
Encontre sua oportunidade profissional como orientador educacional aqui no Superprof!
Otimo
Nem todo curso pedagogia concede a habilitação para o cargo de orientador educacional?