Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Se formar na profissão de orientador pedagógico

De Joseane, publicado dia 13/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Como se tornar conselheiro educacional

Se você está lendo esse artigo é porque você pretende se tornar um orientador educacional, certo? Mas você sabe realmente o que é a orientação educacional? Se você quer saber mais sobre a orientação educacional e sobre a profissão de orientador educacional, então você está no lugar certo!

A Orientação educacional é uma especialidade da área de Educação, pós-graduação “lato sensu”, de qualquer graduação e do pedagogo, que pode ser obtida por meio de cursos de habilitação, incorporada ou não à licenciatura em pedagogia, ou por meio de especialização.

O profissional orientador educacional atua junto ao corpo discente das instituições de ensino, acompanhando as atividades escolares, bem como o desempenho do estudante, seja em termos de rendimento ou de comportamento.

Essa modalidade surgiu nos Estados Unidos na primeira década do século XX, por meio da orientação profissional. A orientação educacional foi incluída nas escolas pelo educador Frank Parsons, com o objetivo de orientar os alunos para a escolha profissional.

A orientação escolar está ligada à formação das sociedades, quando os homens passaram a preocupar-se não só com a própria sobrevivência, mas também com a de seu semelhante. A partir daí, desenvolveram grupos destinados a orientar quem necessitava de ajuda.

O termo orientação educacional refere-se à assistência dada ao educando a fim de oportunizar seu pleno desenvolvimento, mediando a relação entre o ambiente escolar, a família e a comunidade.

A orientação escolar prevê ações planejadas que integrem alunos, professores, direção, currículo escolar e comunidade a fim de promover, de forma humanizada, o desenvolvimento físico, pessoal, intelectual e moral do aluno.

A seguir, conheça os detalhes da profissão de orientador educacional, assim como o diploma necessário para atuar nessa área.

Quem é o e o que faz um orientador educacional?

O profissional em orientação educacional atua como dirigente no processo educacional, juntamente com professores, coordenação e profissionais da gestão escolar. Essa equipe busca a formação integral e o desenvolvimento pleno do aluno por meio do trabalho com toda a comunidade.

trabalhar com orientacao educacional O papel do educador educacional implica tudo o que diz respeito ao aluno…

A função exercida pelo orientador educacional passou por diversas transformações, adaptando-se às novas realidades sociais. Se antes, orientação educacional estava completamente voltada para a orientação profissional,  atualmente ela é direcionada ao coletivo, ao desenvolvimento social, político, emocional e moral do aluno.

Frank Parsons, criador do método de orientação educacional baseou-se em três aspectos importantes:

  • Conhecer o aluno;
  • Conhecer o mundo do trabalho;
  • Ajustar o indivíduo ao emprego.

Assim, era papel do orientador educacional conhecer as habilidades e as dificuldades do aluno, suas experiências e limitações.

Uma vez os princípios da educação estabelecidos, isto é,  vocação e formação do caráter, a orientação educacional difundiu-se de vez nos Estados Unidos. Portanto, foi necessário criar uma área especializada em orientar os alunos.

Para tanto, os responsáveis pela orientação dos alunos deveriam ter alguma formação. Dessa forma, as universidades incluíram em seus programas seções para formar orientadores e foi assim que surgiu oficialmente a profissão de orientador educacional.

O orientador tem como principal função fortalecer a relação entre a realidade escolar e a realidade da comunidade, visto que é de extrema importância que os alunos tenham consciência do meio em que vivem e do seu papel nele.

Considerando que o que acontece no âmbito familiar reflete no contexto escolar, o orientador deve também estar atento aquilo que se passa em torno do aluno, que se trate do ambiente familiar, social e da comunidade como um todo, ou seja, tudo aquilo que influencia no processo de ensino-aprendizagem.

A realidade atual tem solicitado cada vez mais a presença de orientadores educacionais nas escolas. Mediar conflitos, trabalhar com a indisciplina, auxiliar os professores a lidarem com as limitações dos alunos são necessidades que têm atraído esses profissionais para o âmbito escolar.

Com o objetivo de ajudar aluno, escola e comunidade, o orientador desenvolve métodos que auxiliam a relação entre o corpo docente, o corpo discente e a comunidade, contextualizando as experiências a fim de atender às necessidades do aluno e de todos os envolvidos.

Para que serve a orientação educacional?

A orientação educacional tem compromisso com a construção do indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania. Esse é o maior desafio do trabalho do orientador educacional.

Como se tornar orientador escolar? O orientador ajuda o aluno a encontrar o seu caminho…

Além do compromisso com o conteúdo escolar e com o processo de ensino-aprendizagem em si, é preciso estar comprometido com a individualidade de cada aluno, oferecendo uma educação que se preocupe com a formação intelectual, crítica, socioafetiva e moral desse cidadão.

Conheça alguns dos objetivos da orientacao educacional:

  • Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.
  • Promover a mediação entre aluno, família, escola e comunidade, atendendo às necessidades educacionais e emocionais do educando.
  • Ajudar o aluno a construir uma visão, na qual ele se descubra, desenvolva e saiba seu lugar no mundo por meio da afetividade e da relação com os demais.
  • Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.
  • Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

Esses são somente alguns dos objetivos principais que a orientacao educacional procura atingir. No entanto a função é bem mais complexa já que lida não somente com o indivíduo mas com todo o contexto escolar, comunitário, familiar, enfim, todos aqueles que estão envolvidos no processo de formação do aluno e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem.

Saiba mais sobre a formação do orientador educacional, aqui.

Quem se beneficia e como se beneficiar da orientação educacional?

Se você leu até aqui já deve ter entendido que o foco da orientaçao educacional é o aluno em formação.

Mas, concretamente, como o corpo discente se beneficia da orientação educacional?

Como ajudar os alunos? O aluno é o foco da orientação escolar…

Segundo o decreto-lei nº 72.846/73, que regulamenta o trabalho do orientador educacional, fazem parte das atribuições desse profissional:

  • Planejar e coordenar o funcionamento do serviço de orientação educacional em nível de escola e comunidade, dos órgãos do serviço público federal, estadual e autárquico.
  • Participar da elaboração do currículo pleno da escola.
  • Coordenar a orientação vocacional, a informação educacional e profissional, o processo de sondagem de interesses e aptidões e as habilidades do educando.
  • Participar do processo de identificação das características básicas da comunidade e da clientela escolar.
  • Sistematizar o processo de intercâmbio das informações necessárias ao conhecimento global do educando.
  • Participar do processo de recuperação e avaliação dos alunos.
  • Fazer o acompanhamento dos alunos e encaminhá-los para especialistas quando necessário.
  • Participar do processo de integração entre escola, família e comunidade.

Assim, o educando é o maior beneficiado pela atuação do orientador educacional, mas na verdade a escola também ganha, o corpo docente também é beneficiado, assim como a família e a comunidade já que esses alunos terão um maior acompanhamento em seu percurso escolar e, consequentemente, uma maior consciência dos seus deveres e responsabilidades.

Um aluno consciente, que se sente acolhido em seu processo de ensino-aprendizagem se torna um cidadão mais virtuoso, um profissional mais qualificado, um familiar mais agradável e um cidadão do bem que conhece seu papel na sociedade e estará pronto para executá-lo da melhor forma possível.

Quer saber quais são as qualidades necessárias para se tornar um orientador escolar? Leia aqui!

Qual o diploma necessário para se tornar orientador educacional?

 “qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais”.

Como já fora explicado, a orientação educacional é uma das áreas da educação. Assim, para exercer a função de orientador educacional é preciso conhecer as vertentes e diretrizes da educação, além de possuir as qualidades morais necessárias para trabalhar com as relações humanas e sociais.

Métodos da orientacao educacional O orientador educacional é um profissional da área da educação

De forma geral, os educadores educacionais são os profissionais oriundos da área de Pedagogia. Se você se interessa em seguir essa carreira, saiba que ter o curso superior de Pedagogia já é meio caminho andado.

Além do curso superior em Pedagogia, o candidato a função de orientador educacional pode também fazer pós-graduação em Orientação Educacional, uma formação a título de especialização, geralmente disponibilizada nas faculdades de educação.

Tem sido cada vez mais comum encontrar profissionais graduados em Psicologia, Letras, Ciência da educação, Gestão em educação e áreas correlatas que se especializam como orientadores educacionais.

É preciso lembrar que o orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares por isso a relação com a Psicologia.

Por tratar diretamente das relações humanas, o orientador educacional pode ter suas funções confundidas com as de um psicológico. Essa confusão, no entanto, deve ser evitada, porque, embora também lide com problemas de convivência e com dificuldades de aprendizagem das crianças, a função do orientador se aproxima mais do aspecto pedagógico e não da dimensão terapêutica do atendimento.

O educador educacional funciona como guia no processo de ensino-aprendizagem e no percurso acadêmico. O profissional tem em seu repertório um conjunto de informações atualizadas sobre tudo o que está relacionado à trajetória escolar, universitária e profissional. Dessa forma ele tem acesso ao conteúdo que o aluno e o jovem precisa, em função do seu perfil:

  • Tudo sobre o Ensino Superior (universidades, cursos técnicos, cursos profissionalizantes, bacharelado, licenciatura…)
  • Mercado de trabalho
  • As diferentes profissões …

A profissão de orientador educacional é uma das mais promissoras na área na educação.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar