O que faço é ouvir uma emoção que vem do meu coração e tento transcrevê-la em um baixo, violão ou outro instrumento.
Richard Bona (nascido em 1967)
Escolher seu violão em uma loja de música ou em um site de vendas de instrumentos musicais online pode ser uma tarefa difícil.
Como escolher entre um violão clássico e um violão folk ou um violão eletroacústico?
De acordo com um blog dedicado, ocorreu um aumento de mais de 40% na compra de violões durante e pós pandemia.
Você está começando aulas de violão? Aqui estão nossas dicas para escolher entre violões clássicos ou violões folk!
O violão clássico
Um violão clássico, como todos os violões padrão, tem seis cordas.
O que o diferencia principalmente de uma guitarra elétrica, um violão folk, jazz cigano ou eletroacústico, é que ele possui cordas de nylon.
Na verdade, as três cordas mais agudas são de nylon e as três cordas mais graves são de nylon fiadas com metal.
Além do corpo do violão, o braço permite que você toque ao longo de doze trastes.
Mais grosso que o dos violões folk, o braço de um violão clássico permite um espaço muito maior entre as cordas: os dedos da mão esquerda (para violão destro) ou os da mão direita (para violão canhoto) portanto, ficam mais espaçados do que em um violão folk.
Existem diferenças entre o violão clássico e o flamenco (ou espanhol)?
Mesmo compartilhando suas origens e seus métodos de construção, demandas musicais distintas requerem que o violão clássico e o violão flamenco apresentem diferenças nas madeiras e nas suas dimensões.
O violão flamenco, muito semelhante ao violão clássico, tem um braço mais fino e é muito mais leve.

O som também é diferente: esse tipo de violão espanhol, flamenco ou cigano, tem um som mais estridente, mais animado, metálico ou até brilhante, que é semelhante ao violão popular.
As cordas são posicionadas bem próximas do braço, o que favorece sua velocidade nos movimentos.
Muitos violonistas usam o violão clássico como instrumento solo, pois ele possui um poder sonoro moderado e, acima de tudo, permite tocar vários estilos musicais tradicionais: música antiga, barroca, romântica, música latino-americana, música brasileira e cubana, violão flamenco, etc.
Tocadas sem amplificação, em acústico, os violões clássicos ou espanhóis viram sua idade de ouro no marco do século XIX.
Faça uma aula de violão para iniciantes!
O violão folk
Em geral o violão folk é um instrumento mais imponente que o "clássico", e ele dispõe de seis cordas de metal.
As cordas agudas são de aço, enquanto as outras três cordas graves são envolvidas em bronze.
O braço, ao contrário do violão clássico, dá acesso a 14 trastes fora da caixa harmônica. E há 7 trastes no tampo.
Os violões folk têm um braço mais fino que os violões clássicos: isso proporciona sensações mais agradáveis ao tocar violão.

Por outro lado, esse tipo de violão é mais difícil quando você está começando: ao tocar as cordas de metal, o aluno certamente sentirá dor nos dedos por alguns dias.
O violão folk é um "violão seco", ou acústico, que vem em vários modelos:
- O violão dreadnought,
- Violão folk jumbo,
- Violões eletroacústicos,
- Violões de jazz cigano.
O violão modelo dreadnought tem o corpo maior que um violão comum, caracterizando-se também pela curvatura mais suave no meio do corpo (cintura), tanto em cima como embaixo. E também as extremidades do corpo achatadas. O som é bastante encorpado, com ênfase nos graves.
Estes são os mais vendidos para as pessoas que começam a aprender violão.
O modelo Jumbo tem um corpo com formas mais arredondadas, com um som grave rico e mais som.
Quanto aos violões eletroacústicos, são instrumentos folk com microfones e eletrônicos que podem ser conectados a um amplificador.
O violão eletroacústico possui, portanto, um duplo uso: o de tocar acústica em casa e o de fazer shows, com amplificação do som.
As cordas do violão folk, feitas de aço, são escolhidas para tocar rock ou pop, porque o som é bem nítido e limpo.
Note, no entanto, que não são apenas as cordas que diferenciam um violão clássico de um violão eletroacústico ou folk.
O tampo, a caixa harmônica e cada parte do instrumento (ponte, sela) são específicas ao seu modo de tocar: da mesma maneira que não transformamos um violão de folk em violão flamenco, nós também não transformamos um violão clássico em um violão folk.
Você está procurando uma aula de violão?
Quais as diferenças entre esses modelos de violão?
Se você ignora as diferenças de som entre os dois tipos de violão, é porque você provavelmente nunca colocou os dedos no braço desses instrumentos.
Mas você vai descobrir rapidamente.
O som entre cada instrumento musical é obviamente diferente.
As diferenças entre o violão folk e o violão clássico ajudam a saber qual instrumento comprar para aprender violão para iniciantes.

Essas diferenças dizem respeito ao conforto do braço, às cordas, ao som esperado, ao estilo de tocar ou à estética do instrumento.
Um músico mais experiente também pode escolher de acordo com a madeira usada na fabricação de violino para montar o violão: braço e / ou tampo em abeto, ébano, pau-rosa ...
O braço
Um violão clássico tem 19 trastes, incluindo 7 no tampo. Seu braço é mais curto que o do violão folk.
A largura dos trastes facilita o posicionamento dos dedos, mas é menos confortável para um violonista iniciante com dedos pequenos.
O braço de um violão folk, por outro lado, possui 21 trastes, cuja largura diminui à medida que você se aproxima da ponte.
O braço do violão folk ou eletroacústico se assemelha bastante ao da guitarra elétrica. Tem mais notas do que o clássico ou o flamenco.
As notas são, portanto, mais acessíveis para um aluno em uma aula de violão para iniciantes.
Eu recomendo que você escolha um violão com um cutaway! Isso permite que você acesse as notas mais altas do braço, para ter mais jogabilidade, alcançando os trastes 15 a 21 sem fazer ginástica com o pulso e a mão não dominante.
Como aprender a tocar com uma aula de violão?
As cordas
As cordas do violão clássico são feitas de nylon. Mais flexíveis e agradáveis ao toque do que as cordas de metal, são aclamadas por professores iniciantes de violão.
Eles costumam recomendar o violão clássico para iniciantes, porque o nylon oferece belas nuances, incluindo a possibilidade de tocar crescendo ou decrescendo, com mais vibrações e alternando entre cordas batidas ou dedilhadas.
As cordas do violão folk são feitas de metal.
Elas machucam um pouco os dedos no início das aulas de violão, mas você rapidamente adquire um calo protetor, o que elimina a dor em cada acorde.
O violão folk, jazz ou eletroacústico é frequentemente tocado com a palheta e é o principal instrumento do rock, pop, jazz cigano ou blues.
Qual instrumento escolher para iniciar o violão?
Então, como você pode escolher um violão que combina com o estilo de música que você quer tocar?
Vários critérios determinam a compra de um violão:
- Conforto ao tocar,
- Melhor custo benefício,
- O estilo de música desejado (clássica / mpb / flamenco, rock / pop, blues, jazz etc.),
- O nível de prática,
- A técnica de tocar (pestanas, arpejos nos dedos, palhetas),
- O som do instrumento,
- A necessidade de ter um amplificador ou não.
Escolha um modelo de violão de nível básico se você é um iniciante: não faz sentido adquirir um violão profissional da Ibanez ou da Gibson para aprender a tocar Hendrix ou Pink Floyd.
Do ponto de vista sonoro, os dois tipos de violão permitem tocar qualquer estilo de música.
Deve-se lembrar que o violão clássico possui um som suave e cristalino, mais propício para tocar dedilhados, solos e arpejos.
É usado para fazer flamenco, música clássica, tango, bossa nova ou canções de variedades.
O som do violão folk é mais estridente, mais violento. É preferível cantar como acompanhamento ou tocar pestanas e estilos de música americana (rock, blues, country, pop) e variedades (jazz cigano, com cordas apropriadas).
No começo, a pegada do violão folk pode parecer mais fácil do que a do violão clássico.
Para descobrir qual violão é melhor para você, temos apenas um último conselho a dar: vá à loja para experimentar modelos diferentes.
Você precisa estar confortável com o braço e com o tamanho do corpo.
Também devemos levar em consideração o peso do instrumento, que repousa sobre as coxas: ele pode um incômodo para os mais jovens.
Você escolheu um tipo de violão?
Resta comparar os tipos de madeira utilizados, a largura dos braços, o estilo de música considerado e o formato do violão (4/4, 7/8, 1/2 ...)!
Bom dia. Sou formado em tecnologia da informação. Sempre tive vontade de aprender a tocar violão, mas nunca fui a fundo. Acho que agora é um bom momento para isso. Adorei seu artigo. Disse tudo que gostaria de saber. Estou tentando comprar um violão para me divertir com a minha família e os meus amigos. Também creio que a cultura e a educação sejam grandes pilares para a transformação da sociedade. Parabéns e muito obrigado por dividir esses conhecimentos conosco.
Bom Dia a Todos . Pois tenho violão desde os 17 anos e nunca aprendi a tocar sou apaixonado por musica e adoro escutar o som de um violão por isso que sempre prefiro escutar as musicas de MPB por ser mais tocado ao violão com sons incríveis das cordas.
Hoje estou com 68 anos e com dois violões em casa e sem saber tocar pois tenho um sobrinho que e maestro do Teatro da PAZ em Belém PARÁ, mais mesmo assim ele também nunca se interessou e me ensinar.
Que pena que seu sobrinho não te ensina a tocar violão, Roberto!
Mas saiba que hoje existem tantas possibilidades: aulas particulares, cursos online, etc… Que tal colocar esse aprendizado na listinha de coisas para fazer em 2021?
(:
Muito bom
Texto bastante esclarecedor!
Eu tenho um violão folk, de 7casss na ponte, o que eu tenho a dizer que em 2023 comecei a aprender sozinho pelo celular na internet , no cifra club e outros estudos pela internet, eu sei que quanto mais se busca conhecer mais vc percebe que sabe muito pouco, e está apenas começando porque gente é muita coisa e difícil , bem complicado mas não é impossível, tem que estudar e praticar todos os dias ou todos os momentos que dispor, as vezes tem que fazer um acorde umas cem vazes ou mais ,para pegar o jeito e não se atrapalhar , quando for fazer o chap ou cheyp do acorde, pra finalizar, não tem coisa mais prazerosa no violão quando vc conseguir, tocar a música que vc tanto gosta de cantar, obrigado e nunca desistir do violão se vc tem um ouvido educado e Abílidade se consegue com a prática ,um abraço a todos boa noite 🌃
Gostei do comentário mas, ainda não ficou bem claro pra mim.
Tenho um violão Phoenix, sou aprendiz (ganhei em 2012) somente agora decidi aprender com professor, estou a 5 meses fazendo aula , tenho mais 1 pra finalizar o contrato, já toco um pouco, ainda com acompanhamento de cifras
Quero um violão com um.som diferente.
Por isso tenho dúvida qual modelo comprar.
Olá João, obrigado por seu comentário! Se ficou com dúvidas depois de ler o nosso artigo, um professor poderá ajudar na escolha – pode procurar em https://www.superprof.com.br. Boa sorte! 😊