O forró é um dos principais estilos musicais do Brasil, pois representa bastante a cultura do povo brasileiro, principalmente da população nordestina. Por conta de suas variadas designações, o forró pode representar o estilo de dança ou o ritmo musical, que juntos formam diversas festividades.

O ritmo do forró possui influência de diversos estilos de dança, como portugueses, indígenas, holandeses e danças de salão europeias. Assim, com uma rica mistura de culturas, nasceu o forró no ano de 1950. A forte presença do rei do baião, ou melhor, de Luiz Gonzaga e a gravação da música "Forró de Mané Vito" foram cruciais para o desenvolvimento do forró.

Com a migração do povo do Nordeste brasileiro e o aumento da popularização do forró, esse estilo musical se tornou conhecido no país inteiro. Por isso, a história do forró é muito importante para a cultura do Brasil.

Com a base instrumental formada por zabumba, triângulo e sanfona e a associação com outros estilos musicais, como o xote, baião e xaxado, os festivais de forró têm atraído milhares de pessoas pelo país inteiro. Por conta da popularidade desse estilo musical e para te ajudar a aprender as diversas nuances da dança de forró, neste artigo separamos diversas dicas e motivos para aprender dançar forro. Portanto, continue acompanhando a matéria e saiba mais!

Quais as principais diferenças entre os estilos de dançar forró ?

tocar violão na festa de forró
Há três principais estilos de dança de forró: o eletrônico, o universitário e o tradicional. O mais antigo, ou melhor, o tradicional é conhecido pelas danças mais sensuais. Já os estilos de forró mais modernos possuem passos mais complexos e difíceis, tendo como principal características os giros e movimentos com os pés.

Existem três principais estilos de dançar forró: o tradicional, o universitário e o eletrônico. O forró mais tradicional se destaca pelas danças mais sensuais e pela malícia, exigindo uma maior cumplicidade entre o casal dançarino. Já o forró universitário tem como principal característica a evolução e a complexidade dos passos, apresentando movimentos um pouco mais difíceis do que o forró tradicional.

O forró universitário possui passos específicos e característicos da dança, como o giro simples, o giro do cavalheiro, a comemoração, a dobradiça, o oito e a caminhada. Todos esses passos envolvem a dança do casal, ou melhor, dos companheiros de danças, podendo haver abertura lateral e maior envolvimento dos passos.

Já o forró tradicional é composto pelo dançar "agarrado" entre os companheiros, com passos de levantadas de pernas e a famosa "testada" que o casal junta testa com testa para dançar mais "coladinho". Os passos de forró mais básicos são realizados de forma rápida - principalmente do forró eletrônico -, e envolve sempre o "dois para lá e dois para cá".

O posicionamento do casal é o seguinte: o homem posiciona a mão direita nas costas da parceira, enquanto a mulher coloca a mão esquerda no ombro do parceiro. Quase abraçados, o casal precisa sentir o ritmo da música e começar a movimentar e variar as pernas a fim de dançar forro com excelência.

Por isso, para aprender dançar forro, uma boa opção é ver os casais dançando e tentar sentir o ritmo da música. Isso porque há papéis distribuídos para o homem e para a mulher durante a dança, e é fundamental observá-los. Essas, sem dúvidas, são as principais dicas de "como aprender a dançar forro".

Deixar o corpo à vontade, sentir as novas experiências e observar o ritmo do forró também ajuda a aprender a dançar. Após o período de estranhamento, já é possível dar os primeiros passos de forró. Uma boa opção também é contratar professor de dança e iniciar o curso de dança de forró. Assim, você já pode curtir diversos festivais de forró - principalmente as festas nordestinas pelo Brasil - e mostrar todo o seu talento de dança. Uma boa dica é curtir as festas juninas em cidades como Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB)!

Como é uma aula de forro universitário ?

aula de forró universitário
As danças de forró universitário foram criadas por jovens modernos, e por isso os passos de forró são bastante atuais! Aprendendo a dançar forró universitário, você pode dançar maravilhosas músicas que lembram as histórias do povo nordestino.

O forró universitário se originou em São Paulo e já conquistou o coração dos jovens modernos e antenados com a boa música. O ritmo dessa música é formado por instrumentos do forró tradicional - como triângulo, sanfona e zabumba -, além de outros instrumentos, como o contrabaixo e o violão. Os principais artistas do forró universitário são Flor de Mandacaru e Falamansa que possuem músicas incríveis para dançar, sendo possível dançar forro a noite inteira com as canções desses maravilhosos artistas.

Esse estilo de forró possui danças repletas de giros e movimentos que são considerados um pouco mais complexos que o forró tradicional. Para aprender dançar forro, basta fazer aulas de dança e escolher um bom professor de dança. Depois é só curtir as festividades que oferecem shows de forró e dançar a noite inteira!

Como é uma aula de forró eletronico ?

aula de forró eletrônico
As aulas de forró eletrônico são muito animadas e alegres, podendo ser realizadas ao ar livre ou em estúdios. Em geral, as aulas são compostas de professores de dança que no início apresentam ritmos lentos e depois ensinam os principais movimentos do forró eletrônico.

O forró eletrônico é considerado um subgênero do forró que se originou na década de 90. Esse tipo de forró possui como principal característica a mistura do forró tradicional com outros estilos musicais, como lambada, rock, sertanejo, pop e axé music. Porém, as principais influências dos passos de forró eletrônico são do axé e da lambada. Diante de tantas influências maravilhosas, o forró eletrônico já conquistou o coração de muitas pessoas que gostam de se divertir ao som de uma boa música.

Os principais artistas de forró eletrônico da atualidade são Wesley Safadão, Calcinha Preta, Limão com Mel, Simone e Simaria e Saia Rodada. As danças do forró eletrônico são acompanhadas de passos "para frente e para trás", no modo de dança um a um. Além disso, há passos mais complexos, que envolvem o "balanço" do corpo da mulher, os giros e as movimentações. As aulas de forro são uma excelente opção para quem deseja aprender a dançar esse excelente estilo musical.

O que é o forró pé de serra ?

tocar sanfona no forró pé de serra
O forró pé de serra é considerado o tradicional arrasta-pé que tem como principais instrumentos musicais, a sanfona, o triângulo e a zabumba. Esse estilo musical é muito presente nas festas nordestinas pelo país!

O forró pé de serra é a dança mais popular do Nordeste brasileiro, por mais que esse estilo musical tenha evoluído ao longo dos anos e ganhado duas ramificações, o forró eletrônico e o forró universitário. O forró pé de serra teve a sua origem a partir do uso do som da sanfona, do triângulo e da zabumba, e por isso possui uma sonoridade maravilhosa que faz todo mundo querer dançar.

Esse estilo musical é conhecido pela sua simplicidade, o que acaba escondendo a riqueza que existe por detrás da história do forró. Isso porque o forró conta a história de um povo que vive em condições difíceis, mas que deseja sempre buscar a felicidade e tem personalidade aguerrida.

O forró pé de serra tem esse nome devido à redução do nome "forrobodó" que significa festejos ou "farra". Mas, independentemente da origem do nome "forró", esse estilo musical possui uma grande importância em relação aos patrimônios culturais do Brasil, sendo considerado um meio de contar a história do povo nordestino.

No período de festas juninas é possível curtir um maravilhoso forró no Nordeste!

É possível curtir um forró pé de serra no período das festas juninas no Nordeste. Nessa época, as pessoas saboreiam comidas típicas nordestinas, pulam fogueiras e dançam forró (também chamado de quadrilha) para relembrar a rica cultura nordestina do Brasil. O forró pé de serra possui como principal característica, os movimentos simples e secos de passos de forró. Isso porque a dança do forró possui forte influência da bachata e da lambada.

Os principais artistas do forró pé de serra são Luiz Gonzaga, também conhecido como o rei do baião, Jackson do Pandeiro e Marinês. Esses maravilhosos cantores fizeram história e contaram bastante sobre como é a vida do povo nordestino. Além disso, esses artistas alegraram muitas festividades pelo país.

Há diversos passos de forró tradicional para dançar de casal!

Para dançar forro pé de serra é necessário ficar de frente para o seu companheiro, com o pés paralelos. Depois, o casal se abraça, entrelaça uma das mãos e o homem coloca a outra mão nas cintura da mulher, e ela coloca a mão no ombro do homem. Por fim, o casal precisa iniciar os passos, sendo pelas laterais ou para frente e para trás. O passo de forró pé de serra mais conhecido é o "dois para lá e dois para cá". Além disso, o casal pode fazer giros e voltas para tornar a dança mais divertida.

Esses passos básicos de forró pé de serra podem ser aprendidos em aulas de dança ministradas por professores que mostram como é simples dançar forro. Isso porque a aula dança é a melhor opção para aprender a dançar esse maravilhoso ritmo. Portanto, procure um professor de dança, aprenda tudo sobre o forró e curta os maravilhosos festivais de forró que oferecem muita música boa e comidas saborosas!

Precisando de um professor de Dança ?

Você curtiu esse artigo?

3,67/5 - 3 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.