O forró é um dos principais estilos musicais do Brasil, pois representa bastante a cultura do povo brasileiro, principalmente da população nordestina. Por conta de suas variadas designações, o forró pode representar o estilo de dança ou o ritmo musical, que juntos formam diversas festividades.
O ritmo do forró possui influência de diversos estilos de dança, como portugueses, indígenas, holandeses e danças de salão europeias. Assim, com uma rica mistura de culturas, nasceu o forró no ano de 1950. A forte presença do rei do baião, ou melhor, de Luiz Gonzaga e a gravação da música "Forró de Mané Vito" foram cruciais para o desenvolvimento do forró.
Com a migração do povo do Nordeste brasileiro e o aumento da popularização do forró, esse estilo musical se tornou conhecido no país inteiro. Por isso, a história do forró é muito importante para a cultura do Brasil.
Com a base instrumental formada por zabumba, triângulo e sanfona e a associação com outros estilos musicais, como o xote, baião e xaxado, os festivais de forró têm atraído milhares de pessoas pelo país inteiro.
Por conta da popularidade desse estilo musical e para te ajudar a aprender as diversas nuances da dança de forró, neste artigo separamos diversas dicas e motivos para aprender dançar forro. Portanto, continue acompanhando a matéria e saiba mais sobre os tipos de forró e suas características!
Qual é a origem do forró?
A popularização do forró se deu apenas em 1950 por todo o Brasil. Mas, antes disso, ele já existia, a partir do canto e da melodia de Luiz Gonzaga. Logo no início, as músicas de forró eram tocadas com o uso de apenas três instrumentos musicais: triângulo, zabumba e sanfona.
Além disso, ele foi criado no Nordeste e teve influências de diversas culturas, como a indígena, a africana e a europeia. No início, os três tipos de forró que se popularizaram foi: coco, baião e xote. Já as músicas que tornaram o forró mais conhecido foram "Baião" e "Asa Branca".

Duas ocorrências levaram o forró a se popularizar no Brasil inteiro: a ida de nordestinos para outras regiões do Brasil, principalmente o Sudeste e a popularização das rádios e o toque das músicas de forró para o Nordeste e para todo o país.
Uma curiosidade interessante é que muitos estudiosos afirmam que o termo "forró" veio do nome, em inglês, "for all", que significa "para todos". No nordeste, esse termo era comumente usado pelos profissionais britânicos, que participaram da construção de ferrovias na região nordestina e faziam festas "para todos".
Já outros pesquisadores indicam que o termo "forró" veio do nome "forrobodó", que possui o significado de "festa". Vale ressaltar que o nome "forrobodó" é de origem africana. Então, você acha que o nome forró é de origem africana ou britânica? Deixe o seu comentário!
Quais as principais diferenças entre os estilos de dançar forró?
Existem três principais estilos de dançar forró:
- Forró pé de serra (ou tradicional);
- Forró universitário;
- Forró eletrônico.
Separamos os três tipos de forró para você entender suas particularidades e aprender a dançar o estilo de sua preferência!
Quais as características do forró?
Como dito anteriormente, há três principais estilos de forró: o eletrônico, o universitário e o tradicional. O mais antigo, ou melhor, o tradicional é conhecido pelas danças mais sensuais. Já os estilos de forró mais modernos possuem passos mais complexos e difíceis, tendo como principal características os giros e movimentos com os pés. Dentre os tipos de forró, o que se mantém entre os três é a base: o forró é uma dança de dupla (ou pares) geralmente os corpos ficam bem juntos ou até mesmo colados.
O que é o forró pé de serra?
Já o forró tradicional é composto pelo dançar "agarrado" entre os companheiros, com passos de levantadas de pernas e a famosa "testada" que o casal junta testa com testa para dançar mais "coladinho". Os passos de forró mais básicos são realizados de forma rápida - principalmente do forró eletrônico -, e envolve sempre o "dois para lá e dois para cá".
O posicionamento do casal é o seguinte: o homem posiciona a mão direita nas costas da parceira, enquanto a mulher coloca a mão esquerda no ombro do parceiro. Quase abraçados, o casal precisa sentir o ritmo da música e começar a movimentar e variar as pernas a fim de dançar forro com excelência.
O forró mais tradicional se destaca pelas danças mais sensuais e pela malícia, exigindo uma maior cumplicidade entre o casal dançarino. Já o forró universitário tem como principal característica a evolução e a complexidade dos passos, apresentando movimentos um pouco mais difíceis do que o forró tradicional.
O forró pé de serra é a dança mais popular do Nordeste brasileiro, por mais que esse estilo musical tenha evoluído ao longo dos anos e ganhado duas ramificações, o forró eletrônico e o forró universitário. O forró pé de serra teve a sua origem a partir do uso do som da sanfona, do triângulo e da zabumba, e por isso possui uma sonoridade maravilhosa que faz todo mundo querer dançar.

Esse estilo musical é conhecido pela sua simplicidade, o que acaba escondendo a riqueza que existe por detrás da história do forró. Isso porque o forró conta a história de um povo que vive em condições difíceis, mas que deseja sempre buscar a felicidade e tem personalidade aguerrida.
O forró pé de serra tem esse nome devido à redução do nome "forrobodó" que significa festejos ou "farra". Mas, independentemente da origem do nome "forró", esse estilo musical possui uma grande importância em relação aos patrimônios culturais do Brasil, sendo considerado um meio de contar a história do povo nordestino.
Há diversos passos de forró tradicional para dançar de casal!
Para dançar forro pé de serra é necessário ficar de frente para o seu companheiro, com o pés paralelos. Depois, o casal se abraça, entrelaça uma das mãos e o homem coloca a outra mão nas cintura da mulher, e ela coloca a mão no ombro do homem.
Por fim, o casal precisa iniciar os passos, sendo pelas laterais ou para frente e para trás. O passo de forró pé de serra mais conhecido é o "dois para lá e dois para cá". Além disso, o casal pode fazer giros e voltas para tornar a dança mais divertida.
Esses passos básicos de forró pé de serra podem ser aprendidos em aulas de dança ministradas por professores que mostram como é simples dançar forro. Isso porque a aula dança é a melhor opção para aprender a dançar esse maravilhoso ritmo. Portanto, procure um professor de dança, aprenda tudo sobre o forró e curta os maravilhosos festivais de forró que oferecem muita música boa e comidas saborosas!
O forró universitário
O forró universitário possui passos específicos e característicos da dança, como o giro simples, o giro do cavalheiro, a comemoração, a dobradiça, o oito e a caminhada. Todos esses passos envolvem a dança do casal, ou melhor, dos companheiros de danças, podendo haver abertura lateral e maior envolvimento dos passos.

Comece já suas aulas de dança de salão!
O forró universitário se originou em São Paulo e já conquistou o coração dos jovens modernos e antenados com a boa música. O ritmo dessa música é formado por instrumentos do forró tradicional - como triângulo, sanfona e zabumba -, além de outros instrumentos, como o contrabaixo e o violão.
Os principais artistas do forró universitário são Flor de Mandacaru e Falamansa que possuem músicas incríveis para dançar, sendo possível dançar forro a noite inteira com as canções desses maravilhosos artistas.
Como é uma aula de forró universitário?
Esse estilo de forró possui danças repletas de giros e movimentos que são considerados um pouco mais complexos que o forró tradicional. Para aprender dançar forro, basta fazer aulas de dança e escolher um bom professor de dança. Depois é só curtir as festividades que oferecem shows de forró e dançar a noite inteira!
Como é o forró eletrônico?
O forró eletrônico é considerado um subgênero do forró que se originou na década de 90. Esse tipo de forró possui como principal característica a mistura do forró tradicional com outros estilos musicais, como lambada, rock, sertanejo, pop e axé music.
Porém, as principais influências dos passos de forró eletrônico são do axé e da lambada. Diante de tantas influências maravilhosas, o forró eletrônico já conquistou o coração de muitas pessoas que gostam de se divertir ao som de uma boa música.
Os principais artistas de forró eletrônico da atualidade são Wesley Safadão, Calcinha Preta, Limão com Mel, Simone e Simaria e Saia Rodada. As danças do forró eletrônico são acompanhadas de passos "para frente e para trás", no modo de dança um a um.
Além disso, há passos mais complexos, que envolvem o "balanço" do corpo da mulher, os giros e as movimentações. As aulas de forro são uma excelente opção para quem deseja aprender a dançar esse excelente estilo musical.
Aprenda dança de salão em São Paulo!
Como é a dança forró Baião?
O estilo baião é bastante tradicional e os seus passos são conhecidos por serem envolventes, vibrantes e fáceis de aprender, havendo principalmente giros simples e voltas de braço. Além disso, é possível improvisar bastante com os movimentos desse tipo de forró devido aos seus passos rápidos e curtos.
Esse tipo de dança de forró é uma grande representação da cultura nordestina, pois expressa a alegria e a resiliência da população do Nordeste. Na verdade, a tradição nordestina do forró vem do Baião, em sua essência. Não é à toa que o baião faz parte do patrimônio cultural brasileiro.
O forró Xaxado
O xaxado é um tipo de dança forró que tem origem do sertão do Nordeste, em especial, do interior pernambucano. As danças do xaxado possuem uma forte relação com as tradições do cangaço. Isso porque os cangaceiros costumavam dançar xaxado como forma de celebração das suas vitórias.
Uma curiosidade interessante é que o xaxado incorporou características de danças portuguesas, africanas e indígenas. Assim, com traços de cada tipo de dança foi possível criar o famoso xaxado. Interessante, não é mesmo?
A principal característica do xaxado é que essa dança não é dançada em dupla, e sim em grupo, havendo a formação de círculos e filas. Além disso, os passos arrastados são outra característica relevante do xaxado.
Esse movimento de passo arrastado, inclusive, era um método utilizado pelos cangaceiros para não levantarem a poeira do chão e não serem descobertos. Por fim, os instrumentos musicais utilizados eram triângulo, zabumba e sanfona.
O famoso Xote
O xote é uma mistura do forró tradicional com o xaxado. As principais características do xote que chamam atenção são os seus passos rápidos e o toque da sanfona. Portanto, logo de cara, você consegue reconhecer os movimentos do xote!
O ritmo do xote sofreu influência de músicas africanas e européias, sendo representado por um ritmo suave. Além disso, os principais instrumentos musicais do xote são: sanfona, triângulo, zabumba e acordeão.
Além dos passos cadenciados e do ritmo suave, as músicas do xote chamam atenção pelas suas letras, que são bastante poéticas e retratam as vivências das pessoas do Nordeste. Por fim, os movimentos do xote são compostos de giros e passos laterais. Esse é um dos principais tipos de forró.
Como é o forró Arrasta pé?
O arrasta-pé é um tipo de forró também bastante conhecido, sendo popular principalmente nas festas juninas. Os principais instrumentos musicais presentes nas canções de arrasta-pé são: sanfona, triângulo, zabumba e acordeão.
O ritmo do arrasta-pé é bastante animado e energizante, havendo movimentos de rodopios e giros. Não é à toa que, nas danças de arrasta-pé, todos ficam muito alegres. Já as suas músicas retratam diversas histórias, desde paixões até vivências no sertão. Por fim, as coreografias são em dupla!
Durante as festas juninas, todas as pessoas celebram os eventos com danças de arrasta-pé. Portanto, esse tipo de forró faz parte da identidade cultural do nosso país, mas principalmente da região nordestina. Ah, e uma curiosidade: o nome é "arrasta-pé" porque os movimentos contam com os arrastados dos pés.
Descubra como é o forró Coco
O forró Coco é bastante popular, principalmente nos Estados nordestinos de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Esse ritmo teve influência de diversas culturas, como indígenas, portuguesas e africanas. Além disso, ele conta com os seguintes instrumentos musicais: triângulo, zabumba, pandeiro e ganzá.
As letras das músicas de forró Coco podem relatar histórias de romance e trabalho, além das vivências do povo nordestino. Já os seus movimentos se caracterizam por "bater os pés no chão, além de passos rápidos. Além disso, é possível dançar o forró Coco em dupla ou em grupo com várias pessoas.
É possível ver muitas pessoas dançando o forró Coco nas festas de São João e em outros festejos tradicionais. Assim, de geração em geração, a tradição do forró Coco é transmitida, a qual representa a identidade cultural do Brasil e, principalmente, do Nordeste.
Dança forró Rojão
O forró Rojão é outro estilo tradicional do forró. Os movimentos desse ritmo são rápidos e contagiantes, fazendo com que ninguém fique parado. Portanto, se você prefere um estilo de forró mais "energético", esse gênero é a escolha certa.
Inclusive, os passos do forró rojão contam com giros e vai-e-vem, exigindo bastante energia do dançarino. Portanto, os movimentos desse tipo de forró são bem dinâmicos, fazendo com que você se apaixone pelo ritmo.
Os principais instrumentos musicais do forró Rojão são: acordeão, triângulo e zabumba, apesar da sanfona se destacar entre os demais. Já as letras das músicas retratam histórias de amor e, principalmente, o dia a dia no sertão.
Como é a dança forró embolada?
Muitas pessoas não imaginam, mas a dança forró embolada é a mais diferente dos tipos de forró. Por exemplo, ela possui características diferentes do rojão, baião e xote. Inclusive, o forró embolada é cheio de improvisos e passos rápidos e ágeis.
Os instrumentos musicais do forró embolada são: ganzá, zabumba, acordeão e pandeiro, o quais geram o ritmo da música. Uma curiosidade interessante é que as letras do forró embolada são repletas de sátiras e contam com bastante humor.
Quais as fases do forró?
O forró foi criado na década de 30, porém esse gênero musical se popularizou somente na década de 50, principalmente com a maior percussão das músicas de forró de Luiz Gonzaga. Assim, as músicas sobre o Nordeste e o trio triângulo, zabumba e sanfona ficou conhecido em todo o país.
A partir da década de 50, diversos músicos de forró fizeram sucesso, cada um na sua época. Vamos descobrir os principais cantores e as principais bandas de forró de cada geração? Veja os mais famosos da década de 1950 até a década de 2020, variando em tipos de forró.
🪗
Década de 1950
- Luiz Gonzaga (o rei do baião)
- Dominguinhos
- Marinês
- Jackson do pandeiro
🎤
Década de 1970
- Zé Ramalho
- Alceu Valença
- Geraldo Azevedo
- Elba Ramalho
🎹
Década de 1990
- Rastapé
- Bicho de Pé
- Falamansa
- Forróçacana
- Raiz do Sana
💃
Década de 2000
- Calcinha Preta
- Aviões do forró
- Wesley Safadão
- Limão com mel
- Mastruz com leite
- Banda Magníficos
🤠
Década de 2010
- Gabriel Diniz
- Saia Rodada
- Mano Walter
- Jonas Esticado
- Xand Avião
- Solange Almeida
🎶
Década de 2020
- Tarcísio do Acordeon
- Raí Saia Rodada
- Nattan
- Zé Vaqueiro
Você conhece algum desses músicos? Se não conhece, aproveite para colocar para tocar algumas músicas de forró como "Asa Branca", "Eu só quero um xodó", "Toma conta de mim", "Contatinho", "Ninguém é de ferro", "Xote da Alegria" e "Xote dos Milagres".
Quais estilos de música que se dança o forró?
Os principais estilos musicais que se dança o forró são:
- Arrasta pé;
- Xote;
- Baião;
- Xaxado;
- Coco;
- Embolada;
- Marcha (muito utilizado em quadrilhas juninas);
- Maracatu (mais raro, mas também se vê).
E que tal fazer uma aula de zumba?
No período de festas juninas é possível curtir um maravilhoso forró no Nordeste!
É possível curtir um forró pé de serra no período das festas juninas no Nordeste. Nessa época, as pessoas saboreiam comidas típicas nordestinas, pulam fogueiras e dançam forró (também chamado de quadrilha) para relembrar a rica cultura nordestina do Brasil.
O forró pé de serra possui como principal característica, os movimentos simples e secos de passos de forró. Isso porque a dança do forró possui forte influência da bachata e da lambada.
Os principais artistas do forró pé de serra são Luiz Gonzaga, também conhecido como o rei do baião, Jackson do Pandeiro e Marinês. Esses maravilhosos cantores fizeram história e contaram bastante sobre como é a vida do povo nordestino. Além disso, esses artistas alegraram muitas festividades pelo país.
Na bruma leve das paixões que vem de dentro tu vens chegando prá brincar no meu quintal
Alceu Valença (Anunciação)
Por isso, para aprender dançar forro, uma boa opção é ver os casais dançando e tentar sentir o ritmo da música. Isso porque há papéis distribuídos para o homem e para a mulher durante a dança, e é fundamental observá-los. Essas, sem dúvidas, são as principais dicas de "como aprender a dançar forro".
Deixar o corpo à vontade, sentir as novas experiências e observar o ritmo do forró também ajuda a aprender a dançar. Após o período de estranhamento, já é possível dar os primeiros passos de forró. Uma boa opção também é contratar professor de dança e iniciar o curso de dança de forró.
Assim, você já pode curtir diversos festivais de forró - principalmente as festas nordestinas pelo Brasil - e mostrar todo o seu talento de dança, realizando os movimentos dos diferentes tipos forró. Então, se inscreva em aulas de forró com professores de dança particulares da Superprof!
Afinal, esse é o melhor método de aprender dançar forró custo benefício. Aproveite para agendar uma aula grátis avaliações de forró! Esse apoio particular pode contribuir bastante com a sua desenvoltura na dança de forró.
Parabéns Izabela!! Gostei muito desta Matéria. Sou Nordestina de Pernambuco e canto forró por intuição,pois o “forró tradição” está contido em minha Raiz. Porém, fico atenta aos movimentos e fusões. Abraços, Morena Rosa.
Muito interessante. Gostaria que vocês falassem alguma coisa sobre forró Country também. Obrigada