O plágio é uma verdadeira tragédia, tanto no ambiente escolar como no âmbito artístico e intelectual em geral. Mas a verdade é que nem sempre sabemos como devemos citar um autor para não sermos acusados de plágio. Muitos professores não informam corretamente os seus alunos sobre como fazer um bom trabalho de revisão bibliográfica antes de realizar qualquer tipo de trabalho para universidade, faculdade ou até mesmo para a escola.
Nos dias atuais, com a Internet, temos uma fonte inesgotável de conteúdo e informação que não podemos escolher aleatoriamente sem mencionar corretamente as fontes. É importante, portanto, que os alunos tenham conhecimento de tudo o que o plágio acarreta, bem como das suas graves consequências.
Descubra como verificar se um aluno recorreu ao plágio, se há uma verdadeira motivação para o plágio ou se é simplesmente um descuido e falta de atenção e conhecimento das regras. Neste artigo deixamos para vocês todas as chaves sobre o plágio, já que dar aulas particulares não é pouca coisa.
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Em que consiste o plágio?
Segundo o Dicionário Michaelis, plágio é o ato de plagiar, ou a "imitação de trabalho, geralmente intelectual, produzido por outrem". Plagiar é apresentar um conteúdo, como sendo de sua autoria, sem citar corretamente a fonte ou o autor. É tomar como seu um conteúdo produzido por outra pessoa
Infelizmente esta é uma abordagem comum, não apenas no universo acadêmico, como também na literatura, nas artes, na música e até na web. A partir do momento que temos muito conteúdo disponível, muita coisa já escrita e já publicada, por vezes, as pessoas podem copiar um conteúdo como forma de agilizar uma determinada tarefa de escrita. Por vezes, para parecer mais culto ou até mesmo para obter uma boa nota.
Alguns estudantes e alunos não sabem o que é o plágio, e por isso é importante, que durante a sua formação, os professores orientem corretamente para que eles não cometam esse crime.
O plágio é um crime previsto no Código Penal Brasileiro. Previsto no artigo 184 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de dezembro de 1940 e com pena vai desde a detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou a aplicação de uma multa.
Como verificar se há plágio em um manuscrito ou trabalho digital?
O plágio aumentou exponencialmente desde o advento da Internet. Como resistir à tentação do famoso “ctrl+C e ctrl+V”? Os alunos aprendem rapidamente a usar o celular, o computador ou o tablet, mas nem sempre dominam os conceitos básicos da pesquisa bibliográfica e das regras de citação.
Muitos dos estudantes utilizam a web para buscar informações e, por vezes, utilizam frases completas de textos e sites publicados online sem realmente perceberem o caráter ilegal de tal ato. Infelizmente, como podemos culpar os alunos quando também encontramos muitos sites e blogs que recorrem ao plágio?
A detecção do plágio torna-se uma tarefa um pouco mais complicada para o professor quando o trabalho apresentado pelo aluno é um trabalho manuscrito, pois não é tão fácil verificar se há plágio ou não. No entanto, existem inúmeras ferramentas e programas para verificar isso.

Claro que, ao verificar se uma obra digital contém plágio, leve em consideração o formato em que ela é entregue, pois existem formatos que não permitem a cópia do conteúdo, como é o caso do formato PDF. Nessas ocasiões, você terá que inserir o documento em qualquer ferramenta anti-plágio para que o software faça a conferência.
Em primeiro lugar, você terá que recorrer à sua intuição de professor. Os professores, principalmente do Ensino Fundamental e Ensino Médio, conhecem bastante bem os seus alunos e sabem como eles se expressam e como escrevem. Ao plagiar parte do texto, os alunos utilizam frases ou expressões que não estão acostumados ou que normalmente o professor não vê nos trabalhos realizados dentro de sala. Pode até acontecer que muitos estudantes utilizem palavras cujo significado nem sequer conhecem. Dessa forma, os professores percebem rapidamente que algo está errado e que não é uma frase que seu aluno escreveu.
Se você tiver dúvidas se há plágio em uma obra, seja ela manuscrita ou digital, você pode selecionar as partes do texto que lhe parecem mais estranhas, ou mesmo o texto inteiro (se for digital), copiá-los em um mecanismo de busca e então iniciar a análise.
Não se preocupe, se houver plágio você saberá rapidamente, pois essas peças aparecerão entre os primeiros resultados da ferramenta de busca.
Se preferir utilizar um programa anti-plágio, lembre-se das possíveis limitações que eles podem ter, pois existem alguns que possuem limite de caracteres ou arquivos. Além disso, há momentos em que não são totalmente refinados e chegam a confundir plágio com expressões populares muitas vezes repetidas. Por isso é importante o olhar atento do professor e uma análise humana sobre a análise artificial.
No caso de obras universitárias, em que algumas vezes são utilizados livros físicos, é quase impossível detectar plágio com software anti-plágio. Portanto, é fundamental que os professores permaneçam vigilantes e não se acomodem tão facilmente com os resultados que obtêm do programa, mesmo que este se revele muito útil.
Um professor que passou pela minha vida acadêmica uma vez disse que quando o aluno citava uma obra de 500 páginas ele tinha certeza que o aluno não tinha lido a obra toda, e que provavelmente retirou aquele trecho de um outro artigo. Esse já pode ser um sinal de que há algum vestígio de "trapaça".
O melhor é verificar as fontes, confiar na sua intuição e ter clareza sobre o que é considerado plágio ou não para facilitar a investigação.
Quais são os melhores programas anti-plágio?
Para detectar se há plágio em uma obra, como já dissemos, os professores podem utilizar os programas anti-plágio existentes que facilitam a análise do trabalho de revisão bibliográfica realizado pelo aluno.

Existem diferentes tipos de programas. Alguns permitem, por exemplo, comparar dois textos entre si, o que pode ser útil ao comparar trabalhos de casa de dois alunos e verificar se eles copiaram um ao outro. Acredite, há alunos que copiam certas partes do dever de casa de um colega. Você como professor deve conhecer bem esse tipo de comportamento. Graças a esses programas, é fácil verificar quais as semelhanças entre eles, quando já se tem alguma suspeita.
A grande maioria dos programas anti-plágio permitem comparar um texto com todos os recursos disponíveis online na web. Nesse caso, você poderá verificar se o aluno em questão copiou o conteúdo do seu trabalho de um site como a Wikipedia, por exemplo, ou de algum artigo publicado em open-access. Programas deste tipo podem ser utilizados diariamente ou ocasionalmente, caso você tenha alguma dúvida sobre algum aluno específico.
Por exemplo, alguns programas usados em muitas universidades permitem analisar os trabalhos de casa de um aluno com todos os recursos online, mas também com os textos já examinados pelo programa no passado. Quanto mais você usa o software, mais seu banco de dados cresce e mais eficiente ele se torna. Se um aluno do próximo semestre pegar o trabalho do colega do semestre anterior, o software vai acusar essa semelhança.
Para professores particulares que não têm acesso a este tipo de software, existem outros programas que você pode utilizar online e remotamente, apesar de possuírem alguma limitação relativo ao número de palavras ou tamanho dos documentos.
Aqui vai uma lista ampla dos softwares disponíveis. Você pode então verificar os que possuem versões gratuitas ou assinaturas mais acessíveis conforme a sua realidade profissional:

- Plagium
- CopySpider
- Viper
- Plagius
- iThenticate
- Plagiarisma
- Copyleaks
- Duplichecker
- WCopyfind
- Turnitin
Alguns programas também podem ser úteis para aqueles alunos que desejam verificar se não cometeram plágio em seus trabalhos, revisando citações, paráfrases ou frases completas.
Existem também programas úteis para autores e escritores, pois podem verificar a partir de uma página web que nenhum site os plagiou. Um problema recorrente para autores de conteúdo online, uma vez que o motor de busca do Google condena conteúdo duplicado.
Como você pode ver, existem diferentes tipos de programas, cabe a você encontrar o que melhor se adapta a sua realidade.
Lembre-se que muitos desses programas possuem versões de teste ou versões limitadas, então você terá que descobrir se eles oferecem versões superiores para poder aproveitar ao máximo essas ferramentas.
Que medidas tomar quando detectar que um trabalho é plagiado?
Por último, mas não menos importante, você deve estar se perguntando... Tá, meu aluno cometeu plágio, o que eu devo fazer?
Pois bem, há uma série de sanções que podem ser aplicadas, mas lembre-se que a sua reação ao plágio deve ser proporcional conforme a etapa em que aquele aluno se encontra. Se ainda está no ensino médio ou no início da faculdade, cabe ao professor orientar, ensinar e conduzir o aluno para o caminho correto, evitando que aquela prática seja realizada nos níveis subsequentes de ensino.

Em um primeiro momento, é importante treinar seus alunos sobre o plágio. Oriente e explique o que é o plágio e como evitar. Explique sobre as regras de citação e como deve ser um bom trabalho de revisão de bibliografia.
Em um segundo momento, é importante analisar a situação e verificar o motivo que levou aquele aluno a recorrer ao plágio. Foi realmente mal-intencionado? Tem ligação com uma realidade muito "ocupada" na sua rotina fora da vida acadêmica? Foi falta de planejamento que levou a fazer o trabalho em cima da hora? Foi descuido? Converse com o aluno e tente entender o que aconteceu.
Evite que o aluno repita essa atitude em trabalhos futuros ou no decorrer da sua vida acadêmica e profissional. Você pode pedir que ele repita o trabalho ou que realize um trabalho adicional sobre as implicações de se cometer ou plágio ou sobre as regras ABNT por exemplo.
Em alguns casos, você pode conversar com colegas de outras disciplinas, verificar se o aluno comete esse mesmo erro em outras matérias e até reportar o assunto a direção da escola ou faculdade.
O importante é exercer seu papel de mestre e orientar sempre. Ensinar é uma arte, e requer bastante "jogo de cintura".
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