Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos a capital baiana é notável em todo o país e fora dele pela sua gastronomia, música e arquitetura. Polo da cultura afro-brasileira, centro artístico e histórico, Salvador é uma das mais antigas cidades da América e uma das primeiras cidades planejadas.

Com mais de 2,8 milhões de habitantes, é o município mais populoso do Nordeste e o terceiro do Brasil.

E na área esportiva opções não faltam. Você deve estar se perguntando como encontrar um professor em meio a tantas ofertas de aulas. Nós compilamos neste artigo as melhores maneiras para encontrar as aulas que correspondem às suas necessidades e estilo de vida.

Se você deseja praticar o pilates, está no lugar certo!  Confira agora!

Os benefícios do Pilates para quem mora em Salvador

Onde fazer curso de pilates em Porto Alegre? 

Idealizado pelo alemão Joseph Pilates na Primeira Guerra Mundial, o Método Pilates é uma forma de terapia (considerado por muitos médicos, em razão de ser uma atividade individualizada) e uma técnica disseminada em todo o mundo que tem por objetivo o controle dos músculos do corpo para que, assim, haja o fortalecimento completo da musculatura do indivíduo, melhorando sua respiração, bem como a flexibilidade corporal.

Onde ter aulas de pilates em Belo Horizonte?

encontre as melhores opções online e presenciais para acompanhar seu estudo
O pilates é uma prática capaz de melhorar a respiração e a flexibilidade corporal do indivíduo! Pratique em Salvador!

É basicamente uma "integração completa entre corpo, mente e espírito", como já dizia seu próprio criador. E, por conta disso, nunca é demais ressaltar que a prática de pilates não é somente indicada para quem quer manter a boa forma e um estilo de vida saudável, mas também por todas as pessoas que estão passando por algum processo de reabilitação.

Para se ter uma ideia, a atividade de pilates é tão ampla que a mesma conta com mais de 500 exercícios, os quais podem ser mesclados com aparelhos - tais como: reformer, cadilac, chair e barrel - além da prática no solo.

Já dissemos que um dos principais objetivos do pilates é o aumento da mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular. No entanto, vale a pena destacar outros benefícios primordiais acerca dessa atividade, tais como:

  • Mais prazer na relação sexual - como a respectiva prática trabalha a musculatura do assoalho pélvico, ocorre aí, meio que indiretamente, maior facilidade de prazer durante o sexo - principalmente no caso das mulheres;
  • Maior mobilidade articular - ao fazer os exercícios de pilates, o aluno acaba trabalhando o corpo de forma global, estimulando, assim, suas articulações. Isso faz com que os movimentos do corpo fiquem mais flexíveis no dia a dia;
  • Melhora da respiração - nas aulas de pilates, as atividades propostas visam trabalhar de forma mais efetiva uma respiração adequada para que seja facilitada a execução dos movimentos do aluno, trazendo maior consciência dele sobre o ato de respirar, o que gera uma redução significativa de cansaço frente às tarefas rotineiras;
  • Melhora da postura - isso infere basicamente a consciência corporal do praticante, uma vez que o foco em si está nos músculos do centro do corpo, respeitando as curvas naturais da coluna, reduzindo eventuais dores nas costas;
  • Alívio de tensões - esse é um dos resultados que se percebe rapidamente ao iniciar uma aula de pilates, pois como as atividades trabalham com o controle da respiração e concentração na execução do movimento, pouco a pouco o corpo vai entrando em processo de relaxamento ao término das séries. E isso é ainda maior quando a prática acontece em um ambiente mais tranquilo, com uma música calma e agradável.

Onde praticar Pilates em Recife?

Lugares perfeitos para praticar pilates ao ar livre em Salvador

Como fazer pilates?
Criado nos 20, foi apenas na década de 80 que o pilates se tornou de fato conhecido do grande público. O método se baseia em 6 princípios de base, que têm por objetivo principal desenvolver uma profunda conexão entre o corpo e a mente, através do equilíbrio físico e espiritual.

Onde fazer aula de pilates no Rio de Janeiro?

Com um grande repertório de exercícios suaves e eficazes, a prática de pilates tem por objetivo o fortalecimento muscular e o desenvolvimento de três pilares principais do indivíduo, que são: corpo, mente e espírito.

Além de ser indicado para todas as idades e independente das condições físicas do aluno, os exercícios aplicados em uma aula de pilates, visam a redução da ansiedade e do estresse, além de serem eficientes em situações que sempre exigiram a necessidade de reabilitar ou condicionar o corpo.

Em geral, os exercícios de pilates promovem a capacidade de um praticante desenvolver a concentração, a centralização, a respiração, o controle, a fluidez e a precisão dos movimentos.

Trata-se de uma atividade muito difundida em todo o Brasil que é essencialmente eficaz quanto ao ganho de resistência, bem como a tonificação dos músculos.

Em uma aula de pilates, por exemplo, o aluno será respeitado quanto aos seus limites físicos e não só isso, dependendo da necessidade do praticante, a atividade em si servirá como uma ferramenta de prevenção com relação a lesões de todos os tipos, principalmente àquelas ligadas à coluna vertebral.

Indicamos aqui os locais ideais em Salvador selecionados pelo IBahia para você praticar pilates e outras atividades físicas ao ar livre.

Parque da Cidade
Desde a sua revitalização, o Parque da Cidade, no Itaigara, se tornou um dos espaços ideais para quem deseja colocar a saúde em dia, mas não quer gastar nada. Prova disto é que o local vive com muita gente nas primeiras horas da manhã, assim como nos finais de tarde. O Parque conta com estação de ginástica, praça para idosos praticarem atividades, quadras esportivas, praça de skate e circuito de slackline.

Dique do Tororó
Um dos cartões postais de Salvador, o Dique do Tororó conta com cerca de 2,5 km de pista para corridas, além de uma academia de ginástica. Com isso, o local, em frente a Arena Fonte Nova, se torna mais uma opção para quem quer manter a forma física sem gastar nada.

Praça na Boca do Rio
A Praça Renato Mendonça já é muito utilizada para os atletas que desejam fazer seus exercícios físicos numa academia de bairro ou apenas realizar uma caminhada. Aliás, recentemente, a Prefeitura de Salvador decidiu revitalizar o espaço atrás do antigo Aeroclube e fez dela uma grande pista de cooper, além de melhorar a ciclovia da região.

Praça nos Barris
A prefeitura entregou a maior praça reconstruída da atual gestão até o momento, com 37 mil m². Os interessados em praticar exercícios na região encontrarão aparelhos de ginástica, pista de cooper, quadra poliesportiva e circuito minibike.

Avenida Garibaldi
Outra praça pública que merece destaque para quem deseja praticar exercícios físicos é a Lord Cochrane, na av. Garibaldi. Ela conta com uma área pública de 14.158 m², em que estão distribuídas quadras poliesportivas, de areia, mini quadra, pista de cooper, academias de saúde ao ar livre e de ginástica, além de uma minipista infantil para bicicleta, patins, triciclo e carrinhos.

Parque de Pituaçu
Construído em 1978, o local tem uma pista com 15 quilômetros de extensão com sinalização e quiosques ao redor dela. Além disso, o espaço possui duas quadras poliesportivas e pista de skate.

Praça do Imbuí
Não só são os bares que movimentam a Praça do Imbuí. A pista de cooper e a ciclovia também vivem com muitos amantes dos esportes diariamente. Além disso, o espaço conta com academia ao ar livre e quadra de vôlei de praia, duas quadras poliesportivas e pista de skate.

Parque Costa Azul
De frente para o mar, o Parque Costa Azul também é uma opção para aqueles que fogem das academias, mas querem manter a boa forma física. Quem vai ao local encontra pistas de corrida e ciclismo, campo de futebol e equipamentos de ginástica.

Praça de Castelo Branco
A Praça da 3ª Etapa, localizada na Rua Direta do bairro, ao lado do Supermercado Todo Dia, já virou atração da região. Dentre os novos elementos que compõem a praça estão pergolado, academia de musculação e saúde e jogos de mesa.

Como encontrar um professor particular de pilates em Salvador?

Onde praticar pilates em São Paulo? 

Na capital baiana há muitas maneiras de praticar pilates.

Obviamente, para aqueles que têm pouca disponibilidade ou para aqueles que simplesmente preferem receber instrução personalizada, as aulas particulares são uma ótima alternativa.

Se você deseja muito começar a fazer pilates e, de preferência, pagando um valor justo por isso, faça seu cadastro no Superprof agora mesmo! O site é uma solução simples e eficaz para praticar pilates individualmente ou em grupo.

aulas individuais de pilates
Escolha a liberdade de fazer suas aulas de pilates quando e onde você quiser. Com um professor particular isso é possível!

Superprof combina ensino online e presencial, sem contar que os preços cobrados geralmente são mais baratos que os da concorrência. Todos os professores são igualmente qualificados e muito simpáticos, sempre à escuta e à disposição para orientar os alunos.

Outra vantagem incrível de contratar um professor particular pelo Superprof é que você poderá fazer as aulas no seu próprio ritmo, de acordo com seus objetivos de progressão. Em poucos cliques, um "Super Prof" lhe ajudará a melhorar sua postura, a alinhar sua coluna vertebral e a ganhar força e flexibilidade.

Onde quer que você more em Salvador, saiba que com certeza há um professor de pilates próximo de você. Já imaginou poder fazer suas aulas na sua casa, no escritório, ao ar livre ou mesmo via webcam?

Se você ainda não sabe como funciona o Superprof, nós lhe explicamos tudo!

Basta fazer um cadastro na plataforma, preencher todos os seus dados e pronto! Você já pode começar a pesquisar por professores na sua localidade. Caso você encontre o professor ideal, basta pagar o Passe Aluno - que custa R$69,00 - para estabelecer contato com o professor selecionado. Viu como é fácil?

Não perca mais tempo e comece a praticar o método pilates quando você desejar.

Muitas pessoas – professores aposentados, professores em exercício, estudantes – ofertam seus serviços a domicílio e a um preço acessível. O curso pode ser semanal, quinzenal, várias vezes por semana em sua própria casa – você é que decide a modalidade. O importante aqui é ter uma regularidade para progredir com eficácia.

Onde ter aulas de pilates em Brasília?

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.