Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua da China e o tom

De Camila, publicado dia 14/02/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Como aprender mandarim: os diferentes tons

“Uma língua corre muito mais rápido que dois pés.”
Provérbio chinês (1803)

Quando se trata de aprender chines, os ideogramas não são a única dificuldade. A maioria das pessoas que se dedicam a um curso de mandarim dizem que ficam perdidas na hora de entender e reproduzir os tons do idioma, já que esta é uma característica bem específica do chinês.

Você já começou a fazer um curso de mandarim para brasileiros e também fica completamente desnorteado na hora de entender a diferença de tons presentes nas frases? Você quer aprender a falar chinês e procura mais dicas sobre o idioma antes de começar a fazer aulas de mandarim? Você já faz aula de chinês é quer saber mais sobre o assunto? Então você veio ao lugar certo!

Mas então, o que é o tom na língua chinesa? Como saber utilizá-la de maneira correta? Para aprender mandarim de maneira completa, é preciso saber se comunicar oralmente. Para tal, é preciso saber empregar essas diferenças de sons na hora de conversar no idioma.

Para te dar aquela mão amiga, o Superprof preparou esta matéria te explicando (quase) tudo sobre os tons na língua chinesa. Preparado para se lançar nesta aventura?

Descubra também tudo sobre conjugação em chinês.

Tons: especificidade da língua chinesa

Os tons em mandarim podem ser expressadas não somente através da fala (como falamos acima), mas também por escrito. A acentuação é, portanto, muito importante, no que diz respeito à escrita chinesa. Se você já está fazendo um curso de chines, então seu professor já deve ter mencionado esse detalhe. Uma mesma palavra chinesa, escrita com uma ênfase diferente, pode ter significados completamente distintos.

Esta é uma das primeiras dificuldades de quem está tentando entender como falar chinês: compreender que o tom pode mudar o significado de uma palavra.

Mas fique tranquilo: como aprender mandarim é o seu objetivo – e não uma das outras 80 variantes de chinês, como o pinyin, cantonês ou wu -, você só tem 4 tons diferentes para assimilar. Quem aprende cantonês, por exemplo, tem 9, o que complica um pouco mais a tarefa.

Aprenda a utilizar o tom na hora de falar chinês. Fique ligado: tom é diferente de sílaba tônica, que é diferente de entonação.

Como funciona um tom?

Se, em português ou francês, o tom é relativamente “monótono”, podemos dizer que o chinês é uma língua tonal e monossilábica, ou seja, baseada em tons que determinam sua morfologia sintática e gramatical.

Atenção: não confunda uma linguagem tonal com acento tônico (como em espanhol) ou entonação (como em inglês)!

Esta é uma especificidade que se aplica a quase 65% das línguas do mundo, incluindo o mandarim. Como essas línguas têm muito pouca presença na América do Sul, às vezes é difícil adaptar-se à cultura chinesa e seus tons.

Um tom em chinês determina a modulação vocal, um nível de agudo e grave, para guiar o significado não só da palavra, mas também da frase. Nós os distinguimos da seguinte maneira:

  • O primeiro tom (ˉ) é neutro
  • O segundo tom (ˊ) sobe em direção aos agudos,
  • O terceiro tom (ˇ) sobe em direção aos agudos,
  • O quarto tom (ˋ), desce aos sons graves,
  • O tom neutro, às vezes também é chamado de “quinto tom“.

Se contarmos o número de caracteres chineses e os tons possíveis, oscilamos entre 400 e 2000 possíveis combinações vocais!

Para determinar a direção dos tons, eles são listados de 5 a 1 (em ordem decrescente), o 5 correspondendo ao nível mais agudo e o 1, ao mais grave. Consideramos então que:

  • O primeiro tom está no nível 5,
  • O segundo tom, no nível 3 ao 5,
  • O terceiro tom passa por uma combinação de 2 – 1 – 4,
  • O quarto tom passa de 5 para 1.

Então, preparado para ir ainda mais fundo no assunto e saber tudo sobre os tons do idioma chinês?

Pronto para participar de um karaoke na China? Aprender a falar mandarim significa aprender a distinguir os tons da língua.

Preparamos também várias dicas de frases em mandarim!

Conheça o primeiro tom chinês (阴平)

Este é o tom mais simples de entender em chinês, já que é o tom mais neutro. Este primeiro tom (ˉ) é caracterizado pelos seguintes elementos:

  • Nenhuma entonação na palavra,
  • Vogais estáveis
  • Pronúncia em uma nota “alta”.

Na transcrição fonética, o primeiro tom se materializa com um acento plano na palavra. O exemplo mais comum para o primeiro tom é: (a mãe). Geralmente, em termos de pronúncia, isso corresponde em português ao som que você faz quando seu médico lhe pede para abrir a boca e fazer “aaaaa“. É necessário permanecer no mesmo tom o tempo todo, um exercício às vezes complicado para os novatos!

Na caligrafia chinesa, a única coisa que muda com o tom é a ênfase na palavra, e este sinal chinês é chamado de “sinal diacrítico

Ele é relativamente fácil de ser reconhecido e permite a formação de sentenças afirmativas.

Domine o segundo tom no idioma chinês (阳平)

O segundo tom é escrito como (‘) e segue uma curva ascendente. Ele começa em um tom entre grave e médio, terminando em um agudo. Isto permite expressar, dentre outros:

  • Surpresa,
  • Espanto,
  • Uma pergunta (como no português, o que diferencia a pronúncia entre a interrogação “você é vesgo?” e a afirmação “você é vesgo.“).

Um exemplo típico é a palavra  (cânhamo). No que diz respeito à pronúncia da sílaba, é necessário dar um impulso curto e crescente. O segundo tom também é usado para perguntas retóricas ou agressivas.

Confira os principais verbos em mandarim.

Descubra o terceiro tom em mandarim (上声)

Para um brasileiro que viaja para a China, o terceiro tom (ˇ) é o mais incomum e o mais difícil de se explicar e, consequentemente, de entender.

Ele consiste em uma curva oca e flexionada, que parte de um tom médio, desce para um tom grave e volta ao agudo.

Por isso ele é sinalizado com o que parece ser um acento circunflexo invertido.

O terceiro tom é o mais complexo de se aprender porque também está sujeito a mudanças de tom, dependendo do lugar da palavra na frase.

Você geralmente tem que dobrar a sílaba final, o que dá “ma-aa-a” na realidade. Este é o caso de espanto, como quando você diz “o quê?!“.

Curiosidade: Essa tonalidade se baseia muito nas mudanças de tom. Assim, algumas regras gramaticais devem ser aplicadas em determinados contextos, como explicamos abaixo:

  • Se duas palavras no terceiro tom são colocadas lado a lado, a que se encontra na frente muda para o segundo tom (mas cuidado: por escrito, a palavra permanece no terceiro tom),
  • Quando colocado na frente de todos os outros tons, o terceiro tom é mais leve tanto na descida quanto na recuperação.

Nada melhor do que assistir tutoriais no youtube! É preciso treinar o ouvido escutando muito mandarim para conseguir identificar e reproduzir os diferentes tons.

O quarto tom em chinês mandarim (去声)

Esse tom (‘) é considerado como um reflexo do segundo tom. Ele é:

  • Descendente,
  • Alto,
  • Curto.

Em chinês tradicional, é necessário começar o mais alto possível (mesmo nível do primeiro tom), para descer com homogeneidade em direção ao nível 3 dos tons. Isso se materializa com um som grave da palavra. Mà (insulto) é o melhor exemplo.

Ao contrário do alfabeto latino, os sinogramas chineses (e não “ideogramas”, como muitos pensam que o símbolos chineses chamam) fazem com que precisemos virar bastante a língua para falar!

Em geral, essa entonação é um pouco seca, um pouco quando você quer dar uma ordem ou apontar algo. Ela também pode ser uma exclamação autoritária, como “não é não!“.

O quinto tom do chinês mandarim (轻声)

Para os ocidentais, é difícil compreender a nuance do quinto tom, que nem sempre é incluído no sistema de escrita do mundo chinês e nem na categorização de tons.

Para falar mandarim, deve-se, no entanto, conhecer o quinto tom, e estar particularmente atento para conseguir distingui-lo.

Sua torção silábica é chamada de “leve” precisamente por ser neutra. Esse tom, que às vezes não é um (também pode ser chamado de “ausência de tom“), se materializa sem acentuar a palavra, como no exemplo de ma (partícula interrogativa). Na versão simplificada, estamos simplesmente tentando dizer alguma coisa.

Algumas palavras mudam de tons mesmo com os acentos dizendo o contrário. Os tons são expressados na escrita através das acentuações.

Veja ainda algumas dicas sobre a utilização dos tempos verbais em chinês.

Dicas: aprender bem os tons chineses

É essencial dominar os tons para aprender a falar chinês.

Mas por quê?

Porque, não importa se você está em Pequim ou em Taiwan, você terá dificuldade em se fazer entender se mantiver a mesma intonação. Além disso, é essencial para que seus interlocutores entendam se você pediu alguma coisa, se você recebeu um pedido ou se está explicando algo

Os tons já foram encontrados nos escritos de Confúcio, o famoso filósofo chinês!

Para aprender a pronunciar corretamente, não se deixe enganar: a prática será sua melhor aliada! Se você não tem a oportunidade de ir à China continental para aprender a ler e escrever em chinês, para diferenciar fonemas de expressões idiomáticas, para descobrir o confucionismo ou a pintura chinesa, então que tal recorrer à internet?

Você vai encontrar muitos tutoriais em vídeo, assim como áudios para aprender a distinguir os diferentes tons chineses, além de ver como eles são pronunciados corretamente.

Falando nisso, você conhece o exemplo típico de tons chineses? Aqui está: 妈骂马吗? => Mā mà mǎ ma?

A frase significa, literalmente, “mãe, cavalo, insulto, partícula interrogativa” o que é traduzido em  “A mãe insulta o cavalo?

Este é um ótimo exemplo para comprovar a importância do controle tonal na hora de evitar mal-entendidos ou erros.

Depois de todas essas informações, você já se sente mais preparado para se lançar na aventura do aprendizado da língua da China?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar