Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Violonistas: por que aprender teoria musical?

De Fernanda, publicado dia 16/01/2019 Blog > Música > Violão > É preciso conhecer teoria para tocar guitarra?

“Toda música é reflexo de uma época” – Tom Jobim

O povo brasileiro é conhecido por sua musicalidade, e o país é conhecido no mundo inteiro por sua música e seus grandes cantores e compositores. Isso também prova de que essa arte é parte integrante da vida de quase todos nós.

No entanto, não é porque amamos a música que a praticamos todos os dias!

Mas se você quiser aprender a tocar violão, com certeza terá que enfrentar a questão: será que você precisa fazer aulas de teoria musical?

Ainda não encontrou a resposta para esta pergunta? Talvez você ainda tenha aquela ideia comum de que a teoria musical seja algo entediante, e isso pode até mesmo ser um motivo para você desistir de suas aulas de violão.

Mas nós estamos aqui para trazer algumas ideias sobre isso nesse artigo!

Comece agora suas aulas de violão!

Devemos passar pela teoria musical para aprender o violão?

Aprenda a tocar o violão! Por que deixar de lado a teoria musical? | Um instrumento pode ser aprendido em qualquer idade!

Vamos acabar agora com esse suspense insuportável: não, a teoria musical não é obrigatória para aprender a tocar violão!

Muitos guitarristas famosos no mundo inteiro – basta citar apenas um, Jimi Hendrix – nunca aprenderam a teoria musical como a conhecemos.

Veja aqui aula de violão para iniciante!

Leitura de notas e teoria musical

No entanto, na teoria musical, há uma tendência a confundir e imaginar muitas coisas. Muitas vezes lembramos das carteiras tradicionais de escola e às vezes até imaginamos um professor autoritário e taciturno pronto para nos acertar com uma régua na cabeça caso você não saiba o significado de “sustenido”!

Não dá muita muita vontade de aprender assim…

Bem, mas para simplificar, saiba que o conteúdo da teoria musical pode ser dividido em duas partes distintas:

  • A leitura de notas: em suma, isso quer dizer que você é capaz de identificar tal nota como um sol, ou que esta é um dó, e depois sabe tocá-las no seu instrumento,
  • A teoria da música: é saber o que é um intervalo, uma escala maior, uma escala menor, um arpejo …

Única desvantagem: se você quer tocar violão clássico, a teoria é essencial. A maioria das partituras de música clássica não é feita em tablaturas, então é melhor você aprender a ler as notas. Você não precisa da teoria musical se quiser apenas reproduzir as músicas.

Fora isso, para a maioria dos guitarristas ou violonistas, a leitura de notas não é obrigatória. Muitas partituras de guitarra foram transcritas em tablaturas. Então basta saber ler uma tablatura de guitarra para conseguir tocar. E é muito mais fácil do que aprender as notas.

A tablatura de guitarra e violão ilustra as notas que você deve tocar no instrumento sem ter que saber como lê-las.

Tenha cuidado, no entanto, para encontrar tablaturas que indiquem a duração das notas e do ritmo. Caso contrário, pode ser bem complicado!

Onde aprender teoria musical? Para amantes da MPB! Aprender a teoria musical pode ajudá-lo a entender a música.

Teoria musical para improvisação e composição

Como você pode perceber, os iniciantes não precisam aprender a decifrar uma partitura. Aprender teoria musical não é obrigatório e você pode estudar mais tarde, após dois ou três anos de prática.

Para começar, o ideal é dominar os dois pilares do violão: o ritmo e os acordes.

O prazer de tocar é quase imediato, ao contrário do tédio que pode surgir ao aprender a teoria, que pode ser chata e desmotivadora no começo do aprendizado do violão.

No entanto, se você gosta de entender tudo e se lhe interessa, isso pode ser mais uma vantagem na hora de entender perfeitamente o braço de seu violão ou guitarra.

Além disso, depois de alguns meses ou alguns anos, se você quiser compor e improvisar, a teoria musical vai ser inevitável.

Você vai ter que entender como as escalas são construídas, quais acordes são colocados em quais escalas, tudo isso para permitir que você economize tempo e saiba quais acordes combinam juntos.

Tudo isso para improvisar com maior facilidade, sem o risco de erras as notas e passar vergonha.

Todos são capazes de aprender o violão sem teoria?

Para começar… Bem, repetimos mais uma vez! A teoria não é obrigatória.

No entanto…

Se artistas como Kurt Cobain, que compunha de ouvido, ou como Django Reinhardt, que nem sabia que o nome e as notas das cordas do violão, tinham sucesso sem teoria, saiba que eles eram exceções. Gênios musicais.

Eles tinham um ouvido incrível e, sinto desapontá-lo: gênios musicais não brotam nas ruas todos os duas. Há no máximo uma dúzia a cada século …

Onde aprender teoria musical? Qual músico não precisa de teoria? | Hendrix chegou a reconhecer no final de sua carreira que se sentia limitado sem dominar a teoria musical.

Então você provavelmente faz parte dos pobres mortais!

É claro que seu ouvido tem que ser desenvolvido e você vai ter que estudar bastante para dominar seu instrumento de seis cordas.

Como a teoria musical ajuda a ouvir, a identificar as notas, escalas, acordes e ritmos, ela o ajudará a progredir mais rapidamente e a entender melhor todas as potencialidades da sua guitarra ou do seu violão.

Na improvisação, você será capaz de usar diferentes escalas, frases particulares, um trabalho melódico e várias figuras rítmicas para propor solos de guitarra originais. Improvisar sem saber nada sobre a teoria musical pode ser um pesadelo.

Na composição nem se fala! A compreensão de uma estrutura harmônica e melódica é essencial para progredir e deixar sua criatividade fluir.

A teoria musical não é um freio à criatividade, pelo contrário. Seu conhecimento abre portas e você descobre que o único limite da música são nossas habilidades.

Quanto mais você souber sobre escalas e sequências, mais poderá compor sem errar as notas e de uma forma original, seja em uma banda seja simplesmente para você mesmo.

Nem todos aprendem o violão do mesmo jeito

Todo mundo é capaz de aprender violão de ouvido. Mas nem todo mundo deveria fazer isso.

Enquanto alguns se sentem muito confortáveis ​​aprendendo como autodidatas, com tempo para estudar, ouvindo e reproduzindo repetidas vezes o que ouvem, outros precisam de um professor de violão para guiá-los e têm a necessidade de entender a estrutura de uma peça antes de poder tocá-la.

Nós não somos iguais diante do instrumento.

Alguns têm um ouvido muito desenvolvido graças a um contexto familiar favorável, e outros nem sequer têm a noção de ritmo e terão que aprendê-la.

Assim, aprender teoria musical pode suavizar suas diferenças auditivas e ajudar a superar dificuldades particulares.

Hendrix aprendeu a tocar sozinho e sem teoria musical, mas a que preço?

Nós temos a tendência de ver apenas o resultado e não o caminho percorrido. Não poderia ter sido melhor se tivesse aprendido teoria musical? Ele não teria economizado tempo?

Não importa qual caminho você escolha, às vezes você vai alcançar o mesmo resultado. A questão é simplesmente quanto tempo. Você tem que fazer a pergunta a si mesmo: o que é mais importante para você, o destino ou a viagem em si?

Por que não pegar o exemplo de tantos famosos guitarristas que aprenderam teoria musical e são no mínimo tão talentosos quanto Hendrix!

5 boas razões para aprender teoria musical do violão

Onde aprender teoria da música? Quais guitarristas aprenderam sem saber ler as notas? | Aprender teoria musical vai lhe poupar tempo valioso.

A teoria da música não é obrigatória, na verdade, mas um conhecimento básico pode economizar um certo tempo.

Tem certeza de que não quer fazer isso?

Se você ainda não está convencido, aqui estão cinco novas razões para aprender teoria e tocar violão e guitarra:

  • A teoria musical é a linguagem dos músicos: conhecer a teoria musical permite que você se comunique melhor com qualquer músico de qualquer universo musical. É uma ferramenta universal que permite, entre outras coisas, adaptar para o violão ou guitarra peças escritas para piano clássico, violino ou flauta,
  • A teoria musical exercita a memória visual: nós não apenas ouvimos música, mas quando lemos uma partitura, também a visualizamos. É uma maneira de aprender a ouvir uma nota em sua cabeça simplesmente pelo fato de vê-la escrita em uma partitura. Você vai economizar tempo quando quiser memorizar músicas,
  • Ao saber ler as notas, você entende melhor sobre teoria musical: pode ler as notas que constituem um acorde e entender melhor sua construção. Ambos colaboram para que você evolua na guitarra,
  • É a única notação de ritmo reconhecida: se o ritmo é indicado nas tablaturas, é a partir da notação rítmica da teoria,
  • Ganhe credibilidade: músicos clássicos não fazem a pergunta, mas aprender teoria musical traz uma certa credibilidade, especialmente se você quiser ensinar música. Sabendo que a teoria da música não é o maior trunfo dos guitarristas, conhecê-la faz você ganhar pontos!

Não desanime.

Se a teoria musical tem má reputação, é porque é… teoria.

Mas na frente de um livro de mil páginas, você não precisa ler tudo de uma só vez. Você pode consultar o resumo para ler apenas as passagens que lhe interessam.

É o mesmo com a teoria musical. Você pode começar sem e integrar pouco a pouco no seu aprendizado para entender melhor o seu instrumento.

Vamos lá! Quem arrisca a primeira aula?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar