Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Iniciante, intermediário ou avançado: teste suas habilidades como guitarrista ou violonista!

De Fernanda, publicado dia 17/01/2019 Blog > Música > Violão > Como saber qual é o seu nível no violão?

“A música foi dada ao homem para que ele seja feliz, para acentuar os momentos importantes de sua vida.”- Andrei Stoiciu

É difícil identificar seu nível na guitarra ou em qualquer outro instrumento, porque isso não é algo quantificável.

No entanto, em cada nível, há coisas importantes para se saber. Isto é o que nós vamos mostrar hoje para que você consiga definir seu nível real no seu instrumento de cordas, seja o violão clássico, o violão sete cordas, a guitarra ou o violão popular.

Se você ainda não tem a sorte de poder ser avaliado por um professor de violão, uma vez que estuda como autodidata, siga este guia!

Quando somos iniciantes no violão?

Como aprender a tocar guitarra? Qual é o meu nível como músico? Esta é a primeira vez que você pega num violão?

Aprender o violão, como aprender qualquer outra coisa, significa começar de um estágio de iniciante. Mas entre começar o violão a partir do zero e já estar tocando por algumas semanas, mesmo se você for um iniciante, existem algumas diferenças.

Para ajudá-lo a determinar seu nível de violão popular, violão sete cordas ou guitarra de blues, aqui estão os diferentes estágios pelos quais um iniciante passa.

O estágio do iniciante total no violão

Antes de fazer aulas de violão online, com um professor de violão ou aprender como autodidata, todo mundo passa pelo status de iniciante.

Nós nunca tocamos um violão de sua vida, não sabemos como segurar a palheta, afinar seu instrumento e muito menos tocar com a mão direita e a mão esquerda.

Este nível pode durar mais ou menos, e tudo depende da sua facilidade com a música e com o instrumento.

Alguns são iniciantes totais por apenas duas semanas, enquanto outros serão por toda a vida…

É tudo uma questão de esforço, motivação e estudo, como sempre.

Bem, não só isso.

Nós não somos todos iguais quando se trata de música. Alguns descobrem rapidamente como “fazer música” apenas pelo fato de ouvir, e logo identificam o ritmo, o tempo e as escalas. Outros precisaram de muito mais tempo.

Como total iniciante, você aprende a emitir o som de seu instrumento, a posicionar suas mãos e a adotar uma boa postura. Você descobre que aprender a tocar violão machuca muito a ponta dos dedos!

Mas fique tranquilo, você logo se acostuma, sobretudo se lembrar que todos passaram por esse estágio, até Steve Vai e Jimi Hendrix.

O iniciante

Após passar pelo estágio de iniciante que nunca encostou nas cordas de uma guitarra na vida, você provavelmente vai alcançar o nível de principiante real.

Você fez alguns cursos on-line ou presenciais, com amigos ou com um método de violão sozinho em casa. Você está ciente das noções de base da guitarra e conhece os acordes básicos.

Você toca os acordes de base das suas primeiras músicas. Não está necessariamente no ritmo, ainda erra algumas notas, mas as pessoas reconhecem o que você toca. Já é um bom começo!

Você está ciente do caminho a percorrer para conseguir dominar perfeitamente o ritmo e os acordes.

Você sabe tocar violão? Qual é o meu nível de violonista? Seus entes queridos começam a reconhecer o que você toca!

O iniciante confirmado

Este estágio é o mais arriscado …

Muitos guitarristas ficam presos nesse nível.

Simplesmente porque supervalorizam sua maneira de tocar.

Um bom iniciante não faz necessariamente coisas difíceis do ponto de vista técnico, mas tudo o que ele faz é bem feito. Ele adquiriu um ritmo sólido e os acordes básicos estão perfeitamente dominados.

Seu repertório de músicas começa a se expandir, isto é, ele é capaz de responder ao pedido de seus amigos ou familiares em um estilo particular de música.

Talvez ele comece a aprender a cantar ao mesmo tempo ou seja capaz de cantar. As peças são bem estruturadas, ele é sem dúvida bom no violão.

Sim, mas aqui está o problema.

Quando se é um iniciante confirmado, o risco é não ter consciência disso.

Isso quer dizer que já temos um bom nível (o que é verdade) e nos contentamos com isso. Não é porque você toca guitarra há 5, 10 ou 15 anos que você está em um nível avançado.

Se você continua no ritmo e nos acordes básicos, então continua sendo um iniciante.

É preciso ser um iniciante consciente, ou seja, aquele que sabe que ainda há um caminho a percorrer e que ainda há muito a aprender (acorde, pentatônica, tríade, legato …).

O que é um nível intermediário na guitarra?

Nem todo mundo passa do iniciante para o nível intermediário. Nós não podemos avaliar o seu nível, dizendo por exemplo que nos dois primeiros anos o guitarrista é iniciante, a partir do terceiro até o quinto ele é intermediário, e depois ele passa para o avançado.

Nada disso. Tudo depende do seu investimento e do tempo real gasto no instrumento.

Se você fizer uma aula semanal, mas abandonar totalmente o seu violão o resto da semana, você vai continuar iniciante por mais tempo do que se você tocasse todos os dias, mesmo sendo um só por pouco tempo.

O iniciante avançado / intermediário baixo

Esta é a sequência do nível iniciante confirmado. Você começa a explorar todo o braço do seu instrumento e não apenas uma parte. Você conhece as notas e um pouco da teoria musical.

As peças que você toca são bem feitas e você sabe o básico da harmonia.

Você toca músicas variadas, integra acordes mais complicados e seu repertório é muito mais amplo. Você canta enquanto toca e faz solos, até improvisação.

Seu ouvido está se desenvolvendo pouco a pouco e você não precisa estar muito focado enquanto toga. Isso se torna mais natural.

No entanto, você está ciente de que ainda tem muito a aprender e não se contenta com pouco. Você continua a estudar para se destacar e tem o desejo de passar para o próximo nível.

Talvez a improvisação e a composição o atraiam cada vez mais.

Intermediário médio / alto intermediário

A esta altura, você não está mais aprendendo a guitarra iniciante. As noções de base estão perfeitamente dominadas, você tem um excelente conhecimento do braço e um bom ouvido musical.

Você conhece a harmonia em tempo real e usa todo o braço da guitarra para reproduzir o que ouve, sem partitura de guitarra ou tablatura de violão.

O ritmo não é mais um mistério para você e os acordes básicos são fáceis.

Você é capaz de improvisar e criar músicas porque sabe quais escalas funcionam com quais notas. É muito natural tocar violão, você não precisa nem pensar.

Muitas coisas são fáceis para você e sua técnica é sólida, e você aprende como fazer criações e improvisações.

Neste ponto, você já deve fazer parte de um grupo e aprende com a experiência de uma banda e com o palco.

Muitas pessoas ficam estagnadas aqui também.

Se até este nível você nunca fez aulas de música, talvez seja hora de pensar sobre isso. Para progredir e melhorar a si mesmo, esta é a solução. Caso contrário, você pode estagnar no nível médio / superior.

Se você sempre fez aulas particulares ou em grupo, peça ao seu professor para ir mais longe ou apenas mude de professor. Talvez o nível dele não esteja acima do seu e você não esteja mais aprendendo com ele.

Quando somos um guitarrista avançado?

Como se tornar um músico profissional? Por que continuar aprendendo violão? Muitos músicos nunca alcançaram o nível avançado!

Superar o estágio intermediário é complicado.

É preciso uma técnica impecável e extensa (arpejos, sweep picking …), um ritmo perfeito e uma harmonia tão integrada que você não praticamente não pensa mais quando toca.

Você é capaz de usar o que aprendeu durante seus anos de aprendizado do violão e praticá-lo a qualquer momento.

A improvisação é fluida, é fácil para você reproduzir o que ouve. Você pode tocar o que quiser e quando quiser sem erros. Você não pensa muito sobre o que faz.

Você também tem grande experiência em grupo e no palco.

Quase tudo é fácil e, acima de tudo, parece fácil para as pessoas que o observam. Você é sem dúvida um guitarrista ou violonista muito bom.

Muitas horas de prática consciente são necessárias para alcançar este estágio. Motivação, estudo e regularidade são essenciais se você quiser atingir um nível avançado.

De qualquer forma, você nunca chega a um destino final. Ninguém pode se orgulhar de não ter nada para aprender. Sempre existe algo para aprimorar ou inovar e se tornar melhor. E é isso que te faz feliz ao ser músico: você nunca fica entediado.

Mas lembre-se, na realidade, no fundo mesmo, o nível não importa.

O que conta na música é compartilhar e amar o que você faz.

Um simples riff pode render uma música boa e famosa. Procure por acordes como Seven Nation Army, Smells Like Teen Spirit, canções populares, acordes de Roberto Carlos ou Titãs.

Muitas vezes é muito simples e, no entanto, extremamente eficaz.

Aproveite e compartilhe sua música, mesmo que não seja perfeita. Isso é o essencial 😉!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar