Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Excel: como montar um diagrama

De Camila, publicado dia 28/05/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Como fazer um gráfico no excel

“Um esboço é melhor que um longo discurso.”
Napoleão Bonaparte

Este antigo provérbio demonstra a importância do visual em nossas vidas. Na era de redes sociais como Instagram e Snapchat, a imagem praticamente assumiu o lugar do texto. Em uma representação gráfica simples dá, muitas vezes, maiores possibilidades de se entender um conceito. É por isso que usar o Excel para criar uma tabela ou um gráfico pode ser muito útil.

No entanto, embora os jovens saibam como usar as mídias sociais e o smartphone, alguns não têm um computador para aprender como pesquisar ou usar o pacote Microsoft Office. A porcentagem de jovens com tal acesso seria de aproximadamente 19%, de acordo com um estudo da CSA Research.

Você vem se dedicando a cursos de informatica e curso de excel online há um tempo e gostaria de saber mais sobre como criar um gráfico utilizando o programa de planilhas? Então esta é a matéria certa.

Superprof preparou algumas dicas de como criar bons gráficos através do Excel para te ajudar nas suas apresentações!

Se informe também sobre tudo o que você precisa saber para usar excel todos os dias!

Qual gráfico escolher no Excel?

O software Excel no Microsoft Office – que possui ainda vários outros programas como Power Point, Word dentre outros – oferece muitas opções para seus usuários. Este programa permite classificar todos os tipos de dados e realizar cálculos simplificados graças a macros, que são processos de cálculo automatizados.

O Excel é particularmente conhecido e usado para produzir tabelas dinâmicas, tabelas simples e/ou gráficos. Podendo ser utilizado como uma verdadeira ferramenta matemática, os recursos do Excel também são ensinados aos alunos no ensino médio.

Um excelente treinamento que nos esquecemos rapidamente – infelizmente – uma vez que as aulas chegam ao fim.

Afinal de contas, ele se parece mesmo com a delícia italiana! Sim, existe um gráfico no excel que é chamado de pizza (e dá para entender porquê)!

Durante as aulas de informática básica do seu curso de excel aprendemos que, antes de criar um gráfico, é preciso saber que vários tipos estão disponíveis no software. Cada um deles pode traduzir graficamente um certo tipo de dados, tais como:

  • Histograma: Esse tipo de gráfico é caracterizado por barras verticais que permitem avaliar um ou mais dados para compará-los. Este gráfico pode ser usado para perceber as diferenças entre dois objetos analisados.
  • Curvas: Este gráfico usa linhas retas ou curvas para mostrar a evolução de uma ou mais características ao longo do tempo.
  • Setores: este é o famoso gráfico “pizza”, amplamente utilizado em livros didáticos ou relatórios profissionais. Eles tornam possível ler a distribuição de dados muito rapidamente graças ao sistema de fração adaptado a um disco.
  • Gráfico hierárquico: gráfico útil quando é necessário manter uma certa hierarquia nos dados.
  • Gráfico estatístico: usado para dados estatísticos.
  • Nuvem de pontos ou gráfico de bolhas: mostra relacionamentos entre vários conjuntos de valores.
  • Cascata: utilizado para representar valores positivos e negativos.
  • Gráfico combinado: usado quando o intervalo de valores ou dados não é ordenado.

Assim, cada gráfico deve ser escolhido de acordo com os dados analisados e a informação que se deseja comunicar, fazendo com que ele seja eficaz e adaptado à situação.

Confira nossas dicas de informática sobre como utilizar o excel!

Organize seus dados úteis em um gráfico

Assim como em uma tabela do Excel, antes de criar um gráfico é necessário possuir os números e/ou outros dados nas casas corretas para que o software entenda o que você deseja fazer.

Para começar o trabalho, você deve primeiro escolher o tipo de dados que você usará para o gráfico, assim como dar a ele um nome, que deve ser digitado na primeira linha da tabela.

Linhas

Por exemplo, se seu gráfico se destina a analisar o número de pessoas registradas em uma associação ao longo dos anos, você deve inserir na caixa B1 algo como “membros voluntários” e na caixa C1 algo como “membros assalariados“.

E para isso o Excel funciona bem! Nada melhor do que informações visuais em gráficos para ajudar na compreensão de dados complexos.

Colunas

A coluna A é usada para fornecer o fator tempo. Você pode entrar na caixa A21950“, caixa A31960“, etc. Estes são os rótulos do seu gráfico.

Com as características listadas na tabela, é preciso então dar entrada nos dados que você possui correspondentes aos critérios especificados (ano, número de empregados, número de voluntários, por exemplo).

Gráfico simples

Você não precisa comparar duas colunas. Você pode simplesmente escolher um tipo de dado para uma coluna e rótulos para as linhas. Isto então resultará em um gráfico mais simples.

Gráfico pizza

Criar um gráfico de pizza é ainda mais simples: basta inserir todas as informações que formam o total e, em seguida, inserir o número correspondente a cada dado.

Por exemplo:

  • Empregados: 23,
  • Voluntários: 110.

O Excel executará os mesmos cálculos percentuais para criar o gráfico.

Crie um gráfico na planilha do Excel

Depois que todos os dados estiverem escritos na planilha do Excel, basta seguir as etapas de criação de um gráfico. A boa notícia é que isso não leva muito tempo. O mais demorado é inserir todos os dados necessários (tarefa já concluída!).

O primeiro passo é selecionar todas as células de dados preenchidas na planilha do Excel.

Selecionando as células

Você pode clicar na célula no alto e à esquerda, pressionar “shift” e segurar enquanto clica com o mouse na última célula no canto inferior direito. Esta manipulação, em seguida, torna possível selecionar a matriz inteira.

Você também pode usar o método básico, clicando no botão esquerdo do mouse para selecionar cada uma das células de sua escolha.

Inserindo itens

Uma vez feito isso, clique na aba “Inserir” do programa, logo acima da barra de ferramentas. Novos itens aparecerão na sua barra de ferramentas.

Na seção “Gráficos“, você pode escolher o tipo de gráfico que deseja formatar. Uma opção “gráficos recomendados” também está disponível para aqueles que não sabem qual deles escolher.

  • Histograma: retângulos verticais;
  • Curvas: várias linhas que se entrelaçam;
  • Setores: gráfico de pizza ou disco compartilhado;
  • Gráfico hierárquico: um quadrado separado em três partes;
  • Gráfico estatístico: barras finas azuis;
  • Nuvem de pontos ou gráfico de bolhas: pequenos pontos de cores diferentes;
  • Gráfico em cascata: retângulos não regulares de tamanhos diferentes;
  • Gráfico combinado: retângulos com pontos alinhados.

As pequenas setas ao lado de cada gráfico permitem visualizar os tipos de gráficos antes de escolher a formatação desejada. Ao passar o mouse sobre eles, você pode ter uma visão geral adaptada aos seus dados.

Você só precisa clicar nele para que o gráfico apareça na sua planilha.

Seu curso de informatica te ensina a fazer graficos no excel? Gráficos com colunas são uma das opções oferecidas pelo Excel.

Dando um título ao gráfico

Agora, tudo o que você precisa fazer é dar um título ao gráfico clicando duas vezes no texto do título. Depois que o título estiver escrito, clique em outro lugar na planilha do Excel e pronto.

Conheça também algumas dicas de como usar fórmulas de excel para gerenciamento de planilha.

Alterar a formatação de um gráfico do Excel

Seu gráfico está pronto!

Mas e agora, como modifica-lo depois de tudo concluído?

Simples: basta clicar no gráfico e, em seguida, ir para a guia “criação“, que aparece quando o gráfico é selecionado. Na nova barra de ferramentas aparecerá um botão chamado “Adicionar elemento gráfico“.

É com este botão que você poderá editar seu gráfico em termos de:

  • Eixos;
  • Título dos eixos;
  • Título do gráfico;
  • Etiquetas de dados;
  • Grade;
  • Legenda.

O mais recomendado é formatar a legenda para que o gráfico seja compreendido por todos, especialmente se for destinado a um público amplo. Não é porque o gráfico parece simples será clara para todo mundo.

Exportar o gráfico do programa Excel

Para conseguir utilizar seu gráfico para além da sua planilha, é necessário exportá-lo ou salvá-lo.

Exportar o gráfico para o Microsoft Word

Colocar o gráfico em uma página de processamento de texto de programas como Word é super simples: basta selecionar o gráfico, clicar com o botão direito do mouse para copiá-lo e colá-lo no local desejado do documento de Word.

Essa ação permite integrar o gráfico ao lado de um texto para ilustrá-lo, por exemplo.

Salvar o gráfico em PDF

Para salvar o gráfico em PDF, clique em “arquivo“, em seguida em “salvar como” e escolha o formato PDF no menu que aparecer após essa ação. Pronto!

Salvar o gráfico em JPG

Para manter o gráfico apenas como uma imagem, você pode copiar e colar seu gráfico em um programa como o Paint (também parte integrante do pacote Microsoft Office) e salvá-lo como JPG.

Use e abuse dos recursos gráficos oferecidos pelo excel. Gráficos no excel podem ter formas divertidas que auxiliam na compreensão da informação que deve ser passada.

Fique pode dentro também sobre atalhos no teclado para Excel.

Qual é o objetivo de criar um gráfico no Excel?

O gráfico do Excel é extremamente útil para ilustrar e tornar as informações e dados complicados mais fáceis de ler. Gráficos do Excel podem ser usados para relatar, provar números, mostrar evolução, etc., podendo ser utilizado tanto para apresentações profissionais quanto para auxiliar na organização da vida pessoal.

Excel na vida cotidiana

De fato, os gráficos podem ser usados imensamente na vida cotidiana para colocar uma imagem em suas despesas ou outras figuras-chave do dia a dia.

Através desta ferramenta do excel, é possível também comparar as despesas de duas pessoas em um casal ou entre amigos durante as férias do grupo. Como você pode ver, todos os dados podem ser transformados em um gráfico!

Agora que você já entende bastante sobre o assunto, o que é que você está esperando para começar a criar gráficos para organizar os dados das sua vida pessoal e profissional?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar