Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como criar uma tabela em um documento excel

De Camila, publicado dia 20/05/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Informática básica: como fazer uma planilha excel

Embora os jovens estejam muito familiarizados com as novas tecnologias, algumas pessoas mais velhas ainda enfrentam dificuldades para lidar com o mundo da informática.

Programas básicos para escrever textos, criar planilhas e montar apresentações facilitam a vida cotidiana da grande maioria das pessoas que possuem acesso a um computador e precisam dele para trabalhar e / ou estudas.

Seja qual for o sistema operacional, os conjuntos de desktop Openoffice, LlibreOffice ou Microsoft Office permitem a criação de gráficos, assim como a edição de dados, tornando a leitura de materiais diversos muito mais fácil e agradável.

Você faz parte do grupo de pessoas que têm um pouco de dificuldade em tudo o que diz respeito a programas de computador e por isso resolveu fazer um curso de informatica basica? Dentro do seu curso de informática, você tem aulas de excel? Pois saiba que o número de utilizadores que encontram dificuldades em utilizar determinadas ferramentas de certos programas como o excel ainda é grande!

Mas então, como aproveitar suas aulas de excel ao máximo?

  • Alterar a formatação de uma planilha,
  • Criar e abrir uma pasta de trabalho,
  • Imprimir uma planilha,
  • Utilizar atalhos no teclado,
  • Deletar colunas,
  • Copiar e colar dados de uma para outra,
  • Efetuar cálculos na planilha.

Todas essas são manipulações básicas desse programa administrativo que podem ser aprendidos durante um curso de excel online ou presencial, através de tutoriais ou com a presença de um professor particular.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira nossas dicas de informática sobre como utilizar o excel!

Se informe também sobre tudo o que você precisa saber para usar excel todos os dias!

Utilizar Microsoft Excel para criar uma tabela

A leitura de informações pode ficar mais simples através de ferramentas como o excel. Tabelas e gráficos criados no excel facilitam a compreensão na hora da apresentação de dados.

O Excel é um programa que integra o pacote Microsoft Office (que inclui o Microsoft Word para processamento de texto, PowerPoint para apresentação de slides). Este programa cria planilhas para análise de dados e criação gráfica no PC, Mac, Android ou Linux. O excel permite, em particular, organizar e compartilhar muitos dados em forma de tabelas, gráficos, etc.

O software Excel não é o único programa que pode ser utilizado para criar uma tabela. Ele é, no entanto, o mais conhecido e o mais usado. Alunos da escola primária aprendem como usá-lo em sala de aula para adquirir os conceitos básicos de administração de um escritório.

Os gráficos criados através deste programa podem ser empregados nas mais diversas áreas do conhecimento, como matemática, economia, ciências em geral. O excel é ainda muito útil para a vida cotidiana, pois ele pode ser uma super ferramenta na hora de organizar e gerir contas e despesas pessoas, por exemplo.

Abrir o programa Excel

O excel é um software pago. Ele está integrado no pacote do Microsoft Office, que custa entre 120,00 e 240,00 reais por ano para uso pessoal. Este conjunto inclui outros programas como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Publisher e Access. Para uso ocasional, é possível experimentar um plano no qual você possa utilizá-lo durante um mês gratuitamente. Uma versão para celular também está disponível para a compra e pode ser utilizada através de um smartphone ou tablet.

Uma vez baixado, o software do Excel pode ser aberto ao clicar duas vezes sobre o seu ícone. Se uma página do Excel já estiver aberta e você quiser abrir uma nova, simplesmente vá para “Arquivo” e depois “Novo“.

A organização do programa Excel

Com o software aberto, você perceberá que ele é estruturado já na forma de uma planilha. Os campos em branco (os retângulos ainda vazios dessa tabela) são chamados de “células“. As colunas são nomeadas através de letras, e as linhas, através de números.

Com essa estrutura básica já apresentada logo na abertura de um novo documento, você já consegue organizar algumas informações de maneira bem básica!

Conheça também algumas dicas de como usar fórmulas de excel para gerenciamento de planilha.

Organizar dados e formatar tabela

Nada melhor do que um bom programa como o excel para organizar a sua vida através da informática. Nos dias de hoje, é fácil termos muitas informações que precisem ser organizadas. O excel pode te ajudar nesta tarefa!

Para conseguir montar uma tabela coerente dentro da estrutura apresentada pelo excel, é necessário classificar os dados utilizados em colunas e / ou linhas. Somente dessa maneira a sua planilha fará sentido.

Organizando seus dados

A tabela criada pode ser uma tabela simples ou uma tabela de entrada dupla.

Tabela simples

A tabela simples contém apenas um tipo de dados. Eles podem representar, por exemplo, os meses do ano no cabeçalho e os nomes das pessoas que fazem aniversário durante cada mês.

Tabela dupla

Por outro lado, uma tabela de entrada dupla permite cruzar dois tipos de dados. Elas podem conter os meses do ano nas linhas e as diferentes categorias de despesas nas colunas. Neste caso, para encontrar os dados a serem inseridos na célula, é necessário procurar o mês juntamente com o tipo de despesa associada a ele (aluguel e gastos com compras no supermercado, por exemplo).

Formatando a tabela

Depois que os dados forem inseridos nas células, a tabela deve ser formatada. Você pode apenas fazer os contornos da tabela com a função “bordas” que está na barra de ferramentas. Essa opção não te dá, no entanto, todas as funções possível a serem executadas em uma tabela.

Para conseguir uma planilha funcional, é necessário primeiro selecionar todos os dados que você deseja inserir dentro da tabela. Para fazer isso, clique na primeira célula no canto superior esquerdo e segure até que você alcance a última célula, no canto inferior direito.

Também é possível usar a tecla shift. Neste caso, clique na primeira célula, pressione “Shift” e, mantendo o botão pressionado, clique na última célula. A seleção será feita em conta toda a sua tabela.

Após feita a seleção, basta ir até a guia “Inserir” na parte superior da barra de ferramentas e, em seguida, clicar em “tabela“.

Uma janela aparecerá. Clique em “ok” e sua tabela está pronta!

Aprenda como criar bons gráficos através do Excel!

Escolher o design da planilha do Excel

Essa tarefa pode ser mais fácil do que você imagina! Que tal concentrar todas as informações em uma só planilha do excel?

Uma planilha não precisa ser necessariamente sóbria e sem cores. Existem várias ferramentas no Excel que podem utilizadas para que você organize e apresente seus dados com um pouco mais de estilo, tornando a leitura e a compreensão do que é aprensentado mais claro e prazeroso.

Para encontrar todas as ferramentas necessárias para estilisar a sua tabela, clique em “Aparência” ou “Criação“, dependendo da versão do seu software. Essa opção aparece apenas quando você seleciona a tabela.

Em seguida, vá para a seção “Estilos de tabela” ou “Estilos rápidos” para escolher a cor e a aparência que você deseja usar.

Outras opções para redimensionar a tabela e excluir duplicatas estão disponíveis, por exemplo.

Você também pode marcar as células com base no que deseja manter, excluir ou realçar na tabela.

A linha de cabeçalho permite ao usuário dar nomes às diferentes colunas. Ao desmarcar esta opção dentro de “Aparência“, a primeira linha em questão desaparece.

Uma das opções mais práticas é a de “linha total“. Isso porque ela permite adicionar uma linha no final da tabela para calcular o total dos números indicados.

Outras opções ainda permitem fazer linhas coloridas alternadamente. Esta opção facilita a leitura. Ao alternar a cor das linhas, é possível evitar erros na hora de analisar as diversas informações distribuídas em tadas linhas.

As opções “Primeira coluna” e “Última coluna“, uma vez marcadas, colocam os dados nessas colunas em negrito.

Também é possível alternar a cor das colunas, da mesma forma que as linhas (alternadamente).

Depois que todas as modificações tiverem sido concluídas, tudo o que você precisa fazer é voltar para a guia inicial.

Filtrar dados da tabela

Na aba dedicada ao design, também é possível marcar o botão de “filtro“. Ele permite obter a função de escolha para ordenar os dados em ordem crescente ou decrescente em cada coluna.

Basta clicar na pequena seta ao lado de um dos títulos do cabeçalho. Um menu irá se abrir como uma lista e nele você poderá escolher entre:

  • Ordenar do menor para o maior,
  • Ordenar do maior para o menor
  • Ordenar por cores,
  • Filtros numéricos,
  • Dentre outros.

Seus dados serão classificados de acordo com os critérios selecionados.

Fazer cálculos na tabela do Excel

Nada melhor para uma boa comprensão de data do que uma aprensentação organizada. Chega de papéis e bilhetes e post-its: as tabelas do excel dão um ar muito mais profissional e organizado às suas informações.

A maior particularidade da planilha Excel – o que é, de uma maneira ou outra, também a grande responsável pelo seu sucesso – é a possibilidade de facilitar os cálculos matemáticos.

Para calcular uma soma, uma multiplicação ou qualquer outro tipo de ação, é possível fazer uso de vários atalhos, fazendo com que economizemos (muito) tempo.

Primeiro, seja qual for o cálculo que você planeja fazer, selecione uma célula e escreva o sinal “=“. Este símbolo indica ao software que você deseja realizar um cálculo.

Você deve então selecionar a primeira célula que é o objeto de sua operação, indicar um dos símbolos de operação, selecionar a outra célula de sua operação e pressionar “enter“. O resultado é exibido automaticamente.

Os símbolos de operação são:

  • Multiplicação: o asterisco *,
  • Subtração: o sinal de menos ,
  • Divisão: a barra /,
  • Porcentagem: o sinal %.

Quanto a uma operação matemática, é possível misturar os símbolos na mesma operação.

Também é possível estender a fórmula para todas as células que se seguem. Para fazer isso, clique na célula envolvida pela fórmula e, em seguida, clique no pequeno quadrado no canto inferior direito da célula. Segure e estique para as células abaixo. A fórmula da primeira célula funcionará então para as próximas células e o cálculo se ajustará.

Para executar uma operação, também é possível clicar no símbolo de função “fx” na barra de processamento de texto.

Fique pode dentro também sobre atalhos no teclado para Excel.

Como exportar uma planilha do Excel?

O design das tabelas também pode ser escolhido e trabalhado por você, de acordo com suas preferências de leitura. Suas planilhas do excel podem ainda ser coladas em outros documentos e compartilhadas com outras pessoas.

O formato excel não é o mais adequado para apresentar uma tabela ou um gráfico. O melhor é, então, apresentá-lo em outra folha além da planilha.

Mas como inserir um arquivo do Excel em um documento de processamento de texto (como o Word, por exemplo)?

Para começar, você pode converter uma tabela em intervalo. Para isso, você precisa ir à opção “criação“. Esta forma de tabela elimina todos os elementos de design da planilha, mantendo-a limpa. Você também pode mesclar células, se necessário.

Depois que os detalhes são definidos, a primeira opção é salvar sua tabela como PDF. Basta alterar o formato do documento no momento do registro.

Também é possível inserir a tabela diretamente em um documento como o Microsoft Word, copiando a tabela e colando-a no documento de processamento de texto. Isso também é válido para criar um gráfico e inseri-lo. O design da tabela e o seu layout (aparência) são mais facilmente alteráveis uma vez dentro do documento word ou powerpoint.

Agora que você já tem todas as ferramentas para criar a sua própria tabela no Excel, o que é que você está esperando para começar a praticar?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar