Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Top 5 locais para fazer seus estudos de alemão

De Camila, publicado dia 25/01/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Melhores cidades para se estudar na Alemanha

A decisão já está tomada: você deixa o Brasil para passar uma temporada na Alemanha!

Através da imersão total na cultura alemã, o aluno aprende a língua de Goethe muito mais rápido!

Pronto para encarar esta aventura, você ainda tem uma dúvida antes de “bater o martelo” e começar todos os preparativos oficiais: em qual cidade você fará seus estudos?

O país de Michael Schumacher conta com mais ou menos 2 milhões de estudantes espalhados por 320 universidades e instituições de ensino superior. Não é à toa que várias cidades são bem conhecidas por hospedar uma grande diversidade de estudantes!

Nesta matéria te ajudamos a conhecer mais sobre essas cidades povoadas de universitários. Esperamos conseguir te auxiliar nesta escolha tão importante para o seu futuro como estudante e profissional, pois nada melhor do que uma verdadeira imersão cultural e histórica para dominar de vez a língua alemã!

Fizemos uma seleção com as 5 melhores cidades estudantis da Alemanha. Se você pensou em grandes metrópoles como Berlim ou Hamburgo, então irá se surpreender com a escolha das pequenas e charmosas localizações mostradas abaixo! Preparado?

Confira também as vantagens de partir rumo a um intercâmbio universitário em Berlim!

Constança: histórica e universitária

Constança (Konstanz em alemão) é uma pequena cidade universitária situada às margens de um lago de mesmo nome.

Localizada próxima à Suíça, ela possui uma geografia semelhante à do país e proporciona excelente oportunidade aos estudantes de visitar facilmente a nação vizinha enquanto moram na Alemanha.

Por que Constança atrai tantos estudantes?

O posicionamento geográfico da cidade dentro da Europa é super favorável aos jovens universitários, principalmente vindos do mesmo continente. Por estar colada na fronteira com a Suíça, Constança proporciona fácil acesso a uma grande diversidade de atividades esportivas e culturais.

A universidade de Constança foi apelidada de "Pequena Harvard na beira do lago"! Prédio típico no centro da cidade de Constança.

Universidade entre tradição e modernismo

A universidade de Constança é super moderna e faz parte das 10 melhores e mais prestigiadas de toda a Alemanha! Para se ter uma ideia da reputação da instituição, ela foi apelidada pelos professores locais de, simplesmente, “a pequena Harvard à beira do lago“.

O conteúdo acadêmico oferecido é o que realmente conta pontos a atrai estudantes. Nela é possível se fazer cursos de alemão em turmas bem reduzidas, facilitando o acesso aos professores.

Sem contar que o campus universitário é pluridisciplinar, reunindo todas as condições ideais para um ensino de qualidade. Dá até pra esquecer a reputação do idioma de ser uma língua difícil!

O pátio no centro da universidade se tornar uma extensão da sala de aula e dos cursos de alemão, já que é um local de encontro dos alunos no qual eles se dirigem para beber um café na companhia de outros estudantes.

Veja algumas dicas para quem quer trabalhar na Alemanha!

Incontestavelmente, uma atração cultural

Para um estudante estrangeiro, principalmente vindo do Brasil, a universidade de Constança apresenta uma infraestrutura fabulosa.

Se um dos seus objetivos é conhecer a fundo a cultura popular local, então você vai amar esta cidade de paixão: Constança oferece, regularmente, manifestações variadas de música, teatro, festivais de filme, concertos de jazz, encontros literários de alta qualidade. Isso sem falar nos sensacionais cafés e bares locais.

Resumindo: esta é a cidade – e a universidade – perfeita para você descobrir e se apaixonar ainda mais pela cultura alemã através de uma imersão completa que te levará ao desenvolvimento das suas habilidades de comunicação em alemão, te dando a possibilidade de aprender expressões típicas locais.

Türbingen: contemplativa

À primeira vista, Türbingen é como uma cidade universitária como qualquer outra presente dentro do território alemão. O que vamos descobrir agora é que, muitas vezes, as aparências enganam

As aparências podem enganar em Türbingen. Prédio que abriga a prefeitura de Türbingen.

Uma viagem no tempo

Arquitetura que data da Idade Média em uma antiga cidade possuindo um castelo principal, escadarias íngremes, ruelas estreitas e casas com aspectos singulares. Estas são apenas umas das características singulares de Türbingen que seduzem os estudantes que decidem em se instalar neste local onde encontram paz e serenidade extremamente propícias para os estudos.

Quem se instala nesta cidade tem a impressão de fazer uma charmosa viagem no tempo!

Em um centro medieval restaurado podemos encontrar uma viva atividade comercial e uma grande quantidade de jovens que vêm de fora para seguirem suas formações.

Pequenas lojas, cafés, adegas de vinho, bares e restaurantes agitam tanto a vida diurna quanto noturna de Türbingen. Local ideal para se socializar, praticar e progredir ainda mais nas habilidades de comunicação em alemão.

É preciso conhecer algumas expressões em alemão para sobreviver no país!

Universidade renomada

Com mais de 29.000 estudantes residentes na cidade, não há como levar uma vida monótona em Türbingen, pois existe sempre algo interessante acontecendo em alguma parte.

A universidade local é uma das mais antigas da Alemanha, fundada na segunda metade do século XV. Desde então, ela mantém seu prestígio nas áreas de Ciências Naturais, Medicina e Filosofia.

Grandes nomes passaram por esta instituição de ensino superior, motivo pelo qual ela é, atualmente, altamente procurada também por estudantes estrangeiros. Alguns deles foram:

  • O famoso astrônomo e matemático Johannes Kepler;
  • O antigo Papa Joseph Ratzinger (que virou Bento XIII);
  • Christiane Nüsslein-Volhard, ganhador do prêmio Nobel de fisiologia e medicina pela sua pesquisa em desenvolvimento embrionário.

Göttingen: histórica

Situada no estado federado da Baixa-Saxônia (Niedersachsen” em alemão), a 100 quilômetros ao sul de Hannover, Göttingen é uma das maiores cidades universitárias da Alemanha, possuindo 130.000 habitantes e, dentre eles, 30.000 estudantes.

Uma fantástica cidade para estudantes

Göttingen possui toda a estrutura necessária para que a vida estudantil seja a melhor e mais agitada possível: muitos bares, cafés, restaurantes acessíveis e discotecas.

Quanto à moradia, o que não faltam são residências universitárias, pois o preço do aluguel regular é um “salgado” para quem leva uma vida de estudante. Para se ter uma ideia, uma superfície de apenas 15 metros quadrados custa por volta de 400,00 euros por mês!

No que diz respeito ao transporte público, a infraestrutura das linhas de ônibus é super bem elaborada, cobrindo toda a extensão da cidade.

Universidade pública dedicada à pesquisa

A fama da cidade de Göttingen se deve, sobretudo, à grande popularidade e prestígio da universidade local.

A universidade Georg-August-Universität Göttingen é, por tradição, uma verdadeira “fábrica” de matemáticos.

Göttingen é uma das top cidades para se estudar alemão na universidade. Antiga igreja na cidade universitária de Göttingen.

A pesquisa sempre ocupou um local de destaque dentro desta instituição, com uma riqueza e diversidade de assuntos tratados dentro da área de Ciências Humanas. Com uma infraestrutura de grande qualidade, esta universidade é o local ideal para aqueles desejosos em atingir bons resultados em suas formações sem deixar de fazer parte de um estilo de vida típico da Alemanha!

Dentre os 30.000 estudantes universitários, 11% são estrangeiros, o que mostra o prestígio da instituição em escala internacional. Os alunos que vêm de fora para seguir seus estudos em Göttingen são provenientes, principalmente, da China, Polônia e Turquia.

As disciplinas que fazem parte do currículo são diversificadas e abrangem várias áreas, o que permite aos matriculados ter contato com matérias de:

  • Ciências Humanas,
  • Biologia,
  • Psicologia,
  • Ciências Ambientais,
  • Geografia,
  • Física,
  • Ciências Econômicas,
  • Teologia, dentre outras.

Confira a lista com as faculdades mais top do país de Angela Merkel.

Heidelberg: tradicional

Talvez esta não seja a cidade mais recomendada para ir para a balada todos os dias da semana, mas ela é, sem a menor sombra de dúvidas, um local extremamente propício para o sucesso nos estudos e o encontro com estudantes simpáticos, vindos dos quatro cantos do mundo.

Uma cidade gostosa de se viver

Na parte chamada de “cidade velha” – entre a praça Bismark e a igreja do Santo Espírito – é onde encontramos a maior concentração de pessoas.

O centro histórico é também o melhor lugar para caminhar sem destino, passear sem pretensão e descobrir um pouco mais sobre a cultura alemã, pois lá podemos encontrar vários bares, cafés e o teatro da cidade, com suas salas de cinema e seus festivais culturais em cartaz durante todo o ano.

Cuidado para não se apaixonar perdidamente por Heidelberg e nunca mais querer sair de lá! Bom, se isso acontecer, que mal tem também?!

Uma universidade adorada pelos estudantes

A universidade de Heidelberg é uma das mais antigas de todo o país germânico. Ela é, igualmente, uma das mais adoradas – e preferidas – dos estudantes nativos e estrangeiros.

Ela é um local onde o aprendizado está presente de várias formas e não somente enquanto bacharelado, mestrado e doutorado.

A universidade Ruprecht-Karl de Heidelberg oferece um enorme leque de atividades nas quais os estudantes podem se envolver: política, cultura, esportes, canto, orquestra, cursos de língua (e, obviamente, de alemão), retórica, etc.

Dentro deste sistema, uma das atividades ganhou destaque ao longo dos anos: o grupo de teatro da instituição. O mais interessante desse grupo é que somente estudantes que não possuem o alemão como idioma nativo podem se juntar a ele!

Heidelberg é uma cidade universitária alemã altamente apaixonável! Em Heidelberg, o castelo Friedrichsbau e seu relógio de sol.

Confira nossas dicas de como se adaptar ao mercado de trabalho alemão.

Bonn: cidade estudantil por excelência

Uma cidade universitária é um local de vida social agitada por natureza. Com tantos estudantes concentrados no mesmo lugar, é impossível conter a multiplicação de experiências extra-universidade que brotam a partir da vivência e convivência de seus habitantes. Sem contar que, se o número de estudantes que lá habitam é grande, é porque o ensino é, com certeza, de alta qualidade.

A cidade festiva de Bonn

Bonn possui todas as características citadas acima e um pouco mais! Não é à toa que ela integra esta tão seleta lista das top 5 melhores cidades universitárias alemãs para se estudar e viver!

Ela possui um aspecto singular e excepcional: Bonn é um museu a céu aberto, com direito a um antigo castelo que já acolheu diversas celebridades conhecidas no mundo inteiro, como o famoso compositor Beethoven.

Carregada de história, Bonn foi a capital da extinta Alemanha Ocidental, na época em que o Muro de Berlim ainda estava de pé. Seus monumentos e museus valorizam ainda mais a cultura popular alemã.

A cidade é ainda muito conhecida pelo seu espírito festivo: ele existe graças à fervente presença dos estudantes na cidade!

Quem mora ou visita Bonn tem a oportunidade de se divertir em vários bares e discotecas que ficam simplesmente lotados de jovens afoitos por uma boa balada!

Breve guia com frases básicas em língua alemã.

Uma universidade múltipla

Existem grandes chances de um habitante de Bonn responder que a localização da universidade “depende do que você está procurando”.

Isso porque a universidade Friedrich-Wilhelm de Bonn não se concentra em um só local. Criada há mais de 200 anos, ela está espalhada por toda a cidade em 350 prédios diferentes. Dentre eles encontramos 2 castelos, museus, hospitais e mesmo mansões de luxo!

Ao invés de estudar em um prédio, o aluno tem a possibilidade de sair “pipocando” por toda a cidade para ter aulas. Característica que só encontramos em Bonn mesmo!

Procure também um com curso de alemão online no Superprof para se preparar para sua viagem!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar