Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Diferentes aparelhos para costurar

De Camila, publicado dia 14/07/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como escolher uma boa máquina de costura?

Em uma sociedade onde o patriarcado permanece em estado residual apesar da emancipação das mulheres e do movimento em prol da igualdade em detrimento de gênero, a costura é muitas vezes vista como uma atividade exclusivamente feminina. Ou seja, é como se os homens pudessem fazer qualquer coisa, exceto coser roupas e cuidar da casa.

Ter a habilidade para costurar ajuda a evitar o descarte de roupas ainda boas, mas com um pequeno furo ou rasgo: com uma boa máquina de costura, não é necessário jogar a peça danificada fora e gastar mais dinheiro comprando uma nova.

Antes de mais nada, é preciso aprender a costurar. Em seguida, é hora de escolher uma máquina de costura, mas tal tarefa pode acabar sendo mais complicada que o esperado para os leigos no assunto:

Qual marca escolher?

Quantos pontos e quantas agulhas?

As máquinas mecânicas antigas podem ser muito charmosas, mas difíceis de usar. Máquina Singer antiga, fixa na mesa e com proteção.

Qual é a melhor máquina de costura para iniciantes?

Uma máquina de costura elétrica ou mecânica?

Que boa marca de máquina me permitirá fazer uma bainha, uma capa de almofada, aplicar um zíper ou ainda costurar o couro do meu sofá?

Os feras na arte da costura dizem que não é o instrumento que faz a peça, mas sim o costureiro.

No entanto, não custa nada ficar um pouco informado sobre qual tipo de aparato é o mais adequado para suas necessidades e seus objetivos enquanto aluno em um curso de corte e costura para iniciantes.

Dada a impressionante variedade de máquinas e equipamentos disponíveis no mercado, a escolha pode parecer difícil.

Como encontrar uma boa máquina de costura, sem conhecer as características técnicas de cada marca?

Nesta matéria, a equipe editorial do Superprof analisa alguns critérios fundamentais a serem levados em conta na hora de escolher uma máquina de costura para chamar de sua.

Que tal dar também uma olhada no apanhado geral dos principais elementos que precisam estar presentes na caixa de costura de um costureiro?

Tipo de costura a ser feita

É como comprar um violão: ninguém tem interesse em comprar um Takamine ou um violão feito à mão por um luthier fera no assunto quando se frequenta aulas para iniciantes.

Na costura, é o mesmo: o tipo de máquina a ser escolhida depende da frequência de uso e dos tipos de costuras a serem realizados.

Um iniciante não precisa da mesma máquina super cara e equipada que um profissional, assim como quem utiliza o aparelho apenas nos finais de semana não precisa de uma máquina tão sólida quanto quem a utiliza todos os dias.

Quem pretende apenas fazer bainhas e pequenos consertos não tem a menor necessidade de investir em um super aparelho como quem deseja refazer seu guarda roupas inteiro.

É preciso ficar claro que antes de comprar uma nova máquina, é preciso pensar em como você a usará.

Primeiro critério a ser comparado: o ponto.

Existem diferentes pontos de costura (ponto reto, ponto em ziguezague, ponto invisível, ponto reto reforçado, ziguezague reforçado, etc.), mas só se começa a pensar neles quando já se é iniciado na arte de costurar.

Portanto, é fácil entender que uma costureira iniciante não precisa de uma máquina “turbinada”, equipada com 150 pontos diferentes. Mesmo porque todas as máquinas são equipadas com os pontos básicos (ponto reto e ziguezague), que são os que os costureiros principiantes acabam utilizando.

Por outro lado, para alimentar e dar vida a suas ideias criativas ou progredir para um nível mais avançado, uma máquina um pouco mais sofisticada contribuirá para esta evolução.

Por exemplo, para confeccionar roupas, é necessário utilizar uma máquina de costura que permita trabalhar todos os tecidos (jeans, telas, tecidos extensíveis, etc.) e com a qual se possa fazer uma bonita casa de botão ou ainda fazer ajustes em vestidos, saias (com um ponto invisível, por favor!) e calças.

Você conhece os pontos das máquinas de costura? Ponto reto e ziguezague com variações são os básicos de qualquer máquina de costura.

Por fim, estude o tamanho da máquina: se o seu uso não for frequente, então é preferível optar por um modelo compacto, ele poderá ser facilmente armazenado, facilitando a sua vida na hora organizar o espaço de trabalho após o curso de costura.

Por outro lado, para uma alta frequência de uso, é mais apropriado optar por uma máquina fixa, com bancada iluminada ou um móvel para uma máquina de costura.

Para resumir, os critérios para escolher uma máquina de costura são:

  • Seu nível de costura
  • Os tipos de pontos que você quer fazer
  • As opções de funções da máquina de costura
  • A frequência de uso.

Esta é ainda uma paixão que pode ser explorada na hora de escolher um belo presente!

Seu nível e orçamento

O preço pode ser uma variável muito importante na hora de se escolher uma uma máquina de costura para comprar.

Há uma ampla variação de preços de máquinas: de 100,00 a mais de 15.000,00 reais!!! Sendo assim, reserve um tempo para compará-los antes de se comprometer.

É importante pensar nos objetivos que você quer alcançar:

  • você quer ter uma máquina para poupar tempo?
  • ter uma máquina de costura simples apenas para aprender a costurar e consertar suas roupas?
  • ou ter um aparato para fazer trabalhos de costura de alta qualidade?

Em resumo, uma máquina para iniciantes de baixo custo pode ser comprada com meros 100,00 ou 200,00 reais. Este é o caso da mini máquina de costura da marca Ming Hui, que pode ser encontrado nas Casas Bahia, supermercados Extra, Lojas Americanas ou Ponto Frio.

Uma máquina de costura de qualidade média custa em torno de 400,00 reais e uma famosa Singer pode ser encontrada a partir de 600,00 reais.

A qualidade da marca e o número de opções disponíveis afetam a escolha do aparelho a ser comprado, tais como:

  • Tipo de corte de fio
  • Caseador de botão automático
  • Variação de velocidade
  • Posição de parada da agulha
  • Pedal
  • Alimentador de agulha
  • Número de pontos,
  • Preço

Uma máquina fraca não aguenta costurar tecidos grossos e encorpados. Quanto mais grosso o tecido, mas resistente precisa ser a máquina de costura.

Note também que uma máquina de costura com ajuste de comprimento e largura é muito mais confortável de se trabalhar do que uma máquina não ajustável.

Kit de costura pronto para uso também é uma ótima ideia para presente!

Faça uma escolha de acordo com o tipo de máquina

A maioria das máquinas de costura operam em um esquema de ponto fixo, com linhas de costura superior e inferior, fornecidas pelo carretel de linha, como é explicado durante o curso de corte e costura online e presencial.

A linha interna é fornecida pela bobina, uma das peças centrais de qualquer máquina.

No mercado de máquinas de costura, vários tipos de máquinas podem fazer parte do equipamento de trabalho dos costureiros.

As características distintas das máquinas elétrica e mecânica podem fazer toda a diferença na hora do trabalho de costura.

A máquina de costura mecânica é adequada para aqueles que não têm muita grana a gastar. Admiradas por costureiros profissionais, suas possibilidades de ajustes são numerosas, pois pode-se fazer tudo manualmente.

Quem não conhece a tradicional máquina de costura Singer com calcador criada em 1851?

Para manusear este tipo de máquina, é preciso conhecê-la muito bem! Por isso, caso adquirir uma faça parte dos seus planos, espere até o momento em que você já estiver bem iniciado na arte da costura.

A máquina de costura elétrica, por outro lado, será mais cara, mas é perfeita para quem está começando a aprender a costurar.

Este aparelho fará toda a diferença para aqueles que frequentam curso de costura para iniciantes, pois ela fará todo o trabalho graças aos ajustes automáticos – ajuste de largura e comprimento, caseamento de botão automático, programa de pontos, etc. -, o que facilita muito seu uso.

A Pfaff é uma clássica dentro do mundo da costura! Conheça uma máquina mecânica (vintage) da marca Pfaff.

Sendo assim, com uma máquina de costura elétrica não é preciso conhecer todas as engrenagens, o que não pode ser dito sobre as antigas máquinas Singer, Pfaff, Brother ou Husqvarna.

A máquina elétrica oferece um equipamento de costura confortável, sem contar que ela é mais silenciosa do que uma máquina mecânica.

A reparação de máquinas elétricas é, além de tudo, muito mais simples do que a de máquinas mecânicas: com a grande evolução tecnológica, não há mais necessidade de desmontar todo o corpo do dispositivo para encontrar o problema.

Com as máquinas elétricas, o técnico de reparação só precisa conectar um fio ao aparelho ou atualizar o software da máquina!

Confira um breve inventário de acessórios de costura essenciais.

As diferentes marcas

Aqui vamos comparar as diferentes marcas de máquinas de costura.

A máquina Singer tem sido a referência em moda para donas de casa e costureiras durante mais de um século.

Mas com a competição e a globalização, muitas outras marcas apareceram no mercado, prontas para disputar o primeiro lugar no quesito “melhores máquinas”.

Por exemplo, as marcas mais reconhecidas no internacionalmente no momento a Bernina, Husqvarna e Pfaff.

Uma máquina de costura Pfaff Passport 2.0 ou 3.0 é ideal para iniciar a costura.

Abaixo apresentamos algumas marcas de boa qualidade, mas existem outras igualmente boas disponíveis no mercado:

  • Elna: para iniciantes em costura que querem utilizar máquinas mecânicas, tais como Elna explorar 240 ou Elna 3210 Jeans, máquina mecânica cuja resistência permite costurar tecidos mais pesados ​​barato;
  • Janome;
  • Brother: fácil de usar, conhecida por sua linha Innov Is, para iniciantes;
  • Bernette,
  • Toyota.

Agora só falta escolher aquela que se encaixe em todas as suas características enquanto costureiro e … mãos à obra!

Lembrando que no site do Superprof, vários professores particulares de curso de corte e costura para iniciantes, curso de croche, crochê para iniciantes, bordados, tricô e tudo mais ligado a este mundo fascinante podem ser encontrados na sua cidade, bem pertinho de você!

Veja ainda como encontrar bons tecidos a preços corretos – e até mesmo bem baratos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar