Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar
1

Diferentes aparelhos para costurar

De Camila, publicado dia 29/03/2019 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como escolher uma boa máquina de costura?

“A linha que se borda sonhos, é a mesma que costura a vida.”
Edna Frigato

Ter habilidade para costurar ajuda a evitar o descarte de roupas ainda boas que possuam um pequeno furo ou rasgo: com uma boa máquina de costura, não é necessário jogar peças danificadas que você goste fora e gastar mais dinheiro comprando uma nova.

No entanto, antes de mais nada, é preciso aprender a costurar. Um vez dominada a técnica, é chegada a hora de escolher uma máquina de costura para dar mais gás na sua produção. No entanto, tal tarefa pode acabar sendo um pouco mais complicada que o esperado para os leigos no assunto:

Qual marca escolher?

Quantos pontos e quantas agulhas?

Qual é a melhor máquina de costura para iniciantes?

Uma máquina de costura elétrica ou mecânica?

Que boa marca de máquina me permitirá fazer uma bainha, uma capa de almofada, aplicar um zíper ou ainda costurar o couro do meu sofá?

As máquinas mecânicas antigas podem ser muito charmosas, mas difíceis de usar. Máquina Singer antiga, fixa na mesa e com proteção.

Quem é fera na arte de costurar diz que não é o instrumento que faz a peça, mas sim o costureiro.

No entanto, não custa nada ficar um pouco informado sobre qual tipo de maquinário é o mais adequado para suas necessidades e seus objetivos enquanto aluno em um curso de corte e costura para iniciantes.

A variedade de máquinas e equipamentos disponíveis no mercado é enorme, o que faz com que a escolha possa parecer difícil. O desafio acaba sendo o de saber como encontrar uma boa máquina de costura, sem conhecer as características técnicas de cada marca. Afinal de contas, um iniciante na arte de costurar não vai virar um expert em máquinas de costura tão cedo!

Nesta matéria, a equipe editorial do Superprof analisa alguns critérios fundamentais a serem levados em conta na hora de escolher uma máquina de costura para chamar de sua.

Que tal dar também uma olhada no apanhado geral dos principais elementos que precisam estar presentes na caixa de costura de um costureiro?

Tipo de costura a ser feita

Um jovem aprendiz que começa a aprender a tocar violão não tem interesse em comprar um instrumento super requintado feito à mão por um luthier fera no assunto quando ainda está a frequentar aulas para iniciantes.

Com a costura acontece o mesmo: o tipo de máquina a ser escolhida depende da frequência de uso e dos tipos de costuras a serem realizados.

  • Um iniciante não precisa da mesma máquina super cara e equipada utilizada por um profissional.
  • Quem utiliza o aparelho apenas nos finais de semana não precisa de uma máquina tão sólida e resistente quanto quem a utiliza todos os dias.
  • Quem pretende apenas fazer bainhas e pequenos consertos pode investir em um aparelho mais simples. Aqueles que desejam refazer o guarda roupas inteiro podem pensar em adquirir uma máquina mais equipada, pois eles utilizarão algumas regulagens mais complexas.

Ou seja, antes de comprar uma nova máquina, é preciso pensar em como ela será utilizada.

Aprenda a escolher a máquina certa fazendo um curso de corte e costura.

Primeiro critério a ser comparado: o ponto

Existem diferentes pontos de costura:

  • Ponto reto,
  • Ponto em ziguezague,
  • Ponto invisível,
  • Ponto reto reforçado,
  • Ziguezague reforçado,
  • Etc.

A verdade é que quem costura só se começa a pensar neles quando já está iniciado na arte de manipular linha e agulha.

Portanto, é fácil entender que uma costureira iniciante não precisa de uma máquina “turbinada”, equipada com 150 pontos diferentes. Mesmo porque todas as máquinas são equipadas com os pontos básicos (ponto reto e ziguezague) e eles são os que os costureiros principiantes acabam utilizando mais.

Por outro lado, para alimentar e dar vida a suas ideias criativas ou progredir para um nível mais avançado, uma máquina um pouco mais sofisticada pode acabar incentivando e contribuindo para esta evolução.

Por exemplo, para quem pretende confeccionar roupas, é melhor adquirir e utilizar uma máquina de costura que permita trabalhar com todos os tecidos (jeans, telas, tecidos extensíveis, etc.). Ela precisa, por exemplo, ter um bom desempenho na hora de fazer casas de botão ou ajustes em vestidos, saias (com um ponto invisível, por favor!) e calças.

Você conhece os pontos das máquinas de costura? Ponto reto e ziguezague com variações são os básicos de qualquer máquina de costura.

Por fim, estude o tamanho da máquina: se o seu uso não for frequente, então é preferível optar por um modelo compacto, pois ele pode ser facilmente armazenado, facilitando a sua vida na hora organizar o espaço de trabalho após o curso de costura.

Por outro lado, para uma alta frequência de uso, o melhor é optar por uma máquina fixa, com bancada iluminada ou um móvel para instalar seu aparelho de costurar.

Resumindo, os critérios para escolher uma máquina de costura são:

  • Seu nível de costura
  • Os tipos de pontos que você quer fazer
  • As opções de funções da máquina de costura
  • A frequência de uso.

Esta é ainda uma paixão que pode ser explorada na hora de escolher um belo presente!

Seu nível e orçamento

O preço pode ser uma variável muito importante na hora da escolha de uma máquina de costura, principalmente se seu orçamento anda meio apertado. Se este for o seu caso, não se desespere, pois não é preciso ser um milionário para conseguir comprar um aparelho que costure bem.

Existe uma ampla variação de preços de máquinas: de 100,00 a mais de 15.000,00 reais!!! Sendo assim, reserve um tempo para compará-los antes de se sair assinando a fatura do cartão!

Para conseguir decidir em qual faixa de preço investir, é muito importante pensar nos objetivos que você deseja alcançar:

  • Você quer uma máquina para te ajudar a poupar tempo na hora de costurar?
  • Você sonha com uma máquina de costura simples, apenas para aprender a costurar e consertar suas roupas?
  • Sua vontade é possuir um aparato para fazer trabalhos de costura de alta qualidade?

Uma máquina para iniciantes de baixo custo pode ser comprada com meros 100,00 ou 200,00 reais. Este é o caso da mini máquina de costura da marca Ming Hui, que pode ser encontrada nas Casas Bahia, supermercados Extra, Lojas Americanas ou Ponto Frio.

Uma máquina de costura de qualidade média custa em torno de 400,00 reais e uma famosa Singer pode ser encontrada a partir de 600,00 reais.

A qualidade da marca e o número de opções disponíveis afetam a escolha do aparelho a ser comprado. Algumas das características que podem influenciar na escolha final são:

  • Tipo de corte de fio;
  • Caseador de botão automático;
  • Variação de velocidade;
  • Posição de parada da agulha;
  • Pedal;
  • Alimentador de agulha;
  • Número de pontos;
  • Preço

Veja aqui curso de corte e costura!

Uma máquina fraca não aguenta costurar tecidos grossos e encorpados. Quanto mais grosso o tecido, mas resistente precisa ser a máquina de costura.

Note também que uma máquina de costura com ajuste de comprimento e largura é muito mais confortável de se trabalhar do que uma máquina não ajustável.

Kit de costura pronto para uso também é uma ótima ideia para presente!

Faça uma escolha de acordo com o tipo de máquina

A maioria das máquinas de costura operam em um esquema de ponto fixo, com linhas de costura superior e inferior fornecidas pelo carretel de linha, como é explicado durante o curso de corte e costura online e presencial.

A linha interna é fornecida pela bobina, uma das peças centrais de qualquer máquina.

No mercado de máquinas de costura, vários modelos podem fazer parte da rotina de trabalho dos costureiros.

As características distintas das máquinas elétrica e mecânica podem fazer toda a diferença na hora do trabalho de costura.

Máquina mecânica (manual)

A máquina de costura mecânica é adequada para aqueles que não têm muita grana a gastar. Admiradas por costureiros profissionais, suas possibilidades de ajustes são numerosas e pode-se fazer tudo manualmente.

Quem não conhece a tradicional máquina de costura Singer com calcador criada em 1851?

Para manusear este tipo de máquina, é preciso conhecê-la muito bem! Por isso, caso você pretenda adquirir uma dessas, espere até o momento em que já estiver bem iniciado na arte da costura.

Máquina elétrica

A máquina de costura elétrica é mais cara do que a manual. No entanto, ela é perfeita para quem está começando a aprender a costurar.

Este aparelho faz toda a diferença para aqueles que frequentam curso de costura para iniciantes, pois ela faz praticamente todo o trabalho. Como? Graças aos ajustes automáticos – ajuste de largura e comprimento, caseamento de botão automático, programa de pontos, etc. -, o que facilita muito seu uso.

E se você fizesse curso de corte e costura online?

A Pfaff é uma clássica dentro do mundo da costura! Conheça uma máquina mecânica (vintage) da marca Pfaff.

Sendo assim, com uma máquina de costura elétrica não é preciso conhecer todas as engrenagens, o que não é o caso das máquinas mecânicas

A máquina elétrica proporciona uma costura muito mais suave e confortável para quem está no comando. Isso sem contar que ela é mais silenciosa do que uma máquina mecânica.

A reparação de máquinas elétricas é, além de tudo, muito mais simples do que a de máquinas mecânicas. Com a grande evolução tecnológica, não há mais necessidade de desmontar todo o corpo do dispositivo para encontrar o problema. Com as máquinas elétricas, o técnico de reparação só precisa conectar um fio ao aparelho ou atualizar o software do aparato. Moderno, não é mesmo?!

Confira um breve inventário de acessórios de costura essenciais.

As diferentes marcas

Agora que já conhecemos alguns critérios básicos para escolher a sua máquina de costura para iniciantes, chegou a hora de comparar as diferentes marcas presentes no mercado.

A máquina Singer tem sido a referência em moda para donas de casa e costureiras durante mais de um século.

Mas com a competição e a globalização, muitas outras marcas apareceram no mercado, prontas para disputar o primeiro lugar no quesito “melhores máquinas”.

Por exemplo, as marcas mais reconhecidas internacionalmente no momento são a Bernina, Husqvarna e Pfaff.

Uma máquina de costura Pfaff Passport 2.0 ou 3.0 é ideal para quem está ainda dando os primeiros passos com o maquinário.

Abaixo apresentamos algumas marcas de boa qualidade:

  • Elna: para iniciantes em costura que querem utilizar máquinas mecânicas, tais como Elna explorar 240 ou Elna 3210 Jeans, máquina mecânica cuja resistência permite costurar tecidos mais pesados ​​barato;
  • Janome;
  • Brother: fácil de usar, conhecida por sua linha Innov Is, para iniciantes;
  • Bernette,
  • Toyota.

Vale ficar atento que essas são apenas algumas dentre várias outras igualmente boas que podem ser encontradas no mercado nacional e internacional.

Essa pode parecer uma etapa difícil, mas ela é mais fácil do que você pensa. Vamos te ajudar a tomar a decisão certa na hora de escolher a sua máquina de costura para iniciantes!

As melhores opções de máquina de costura para iniciantes

Agora que você já conhece várias marcas e tipos diferentes de máquina de costura, chegou a hora de se familiarizar com alguns modelos específicos que podem ser bastante úteis para quem está começando.

Como vimos acima, existe uma multitude de máquinas de costura no mercado, de diversas marcas, diversos preços e diferentes funções. Como saber qual escolher? Recapitulando o que vimos até agora:

  • Primeiramente, é preciso levar em consideração o tipo de tecido com o qual você trabalha ou pretende trabalhar mais: Um tecido leve? Um tecido delicado? Um tecido grosso? Um tecido elástico?
  • Em seguida, pense qual tipo de ponto você usa mais nas suas peças básicas: Reto? Ziguezague? Reforçado?
  • A próxima etapa é resolver se sua máquina vai ficar em um lugar fixo ou se você vai carregá-la para cima e para baixo: A máquina precisa ser leve ou pode ser mais pesada?
  • Finalmente, é preciso levar em conta o quanto você pode gastar: É preciso comprar a mais barata do mercado ou pode-se gastar um pouco mais e ganhar em tecnologia?

Levando esses e alguns outros pontos em consideração, selecionamos alguns bons modelos de máquina de costura para iniciantes para todos os gostos, todos os bolsos e todas as necessidades!

Brother Cs6000i: toda bem equipada com pedal e tela LCD

Iniciantes e profissionais dizem que a Brother cs6000i computadorizada é uma máquina de costura que pode satisfazer a quase todos. Para justificar o preço um pouco mais salgado, ela oferece muito mais recursos do que outras máquinas que podem ser utilizadas por iniciantes, incluindo:

  • Uma tela de LCD;
  • Opção de 60 pontos;
  • Nove calcadores diferentes, incluindo um móvel e um acolchoado, frequentemente encontrado em máquinas mais caras.

Por isso, muitas vezes os iniciantes podem ficar perdidos na hora de escolher a sua. Cada máquina de costura possui características específicas.

Quem possui uma Brother cs6000i adora o fato dela ser super fácil de usar. Segundo algumas pessoas que fazem uso desse aparato, tal facilidade de manuseio a torna ideal para iniciantes que querem se concentrar mais no tecido do que em operar a máquina.

Um número grande de costureiros de primeira viagem que possuem este modelo dizem que os recursos que ela possui fazem valer a pena o preço extra a ser pago. Aparentemente, a diferença de investimento acaba sendo pequena se comparada ao preço dos modelos mais básicos e o que eles oferecem. Ou seja, a Brother cs6000i custa um pouco mais caro, mas não tão mais caro se levarmos em conta o tanto de recursos e conforto que ela oferece.

Dentro das avaliações encontradas sobre a Brother cs6000i, algumas pessoas reclamaram de uma eventual inconsistência na tensão da linha. No entanto, a maioria disse que, para iniciantes, é impossível não se deleitar com essa joia!

Brother XM2701: uma das máquinas mais leves do mercado

Os proprietários de uma Brother XM2701 dizem que ela é ideal para iniciantes. Isso porque a maioria dos seus utilizadores consideram que ela apresentar um ótimo equilíbrio em termos de recursos, preço e facilidade de uso.

A Brother XM2701 inclui, dentre outros:

  • 27 pontos embutidos;
  • Um caseador de botão;
  • Seis calcadores (que dão aos iniciantes algumas opções sem ser excessivo).

Esta Brother compacta tem vários recursos extremamente simpáticos e úteis para iniciantes, incluindo:

  • Uma bobina automática de carregamento superior;
  • Um enfiador de agulha automático;
  • Um braço livre que facilita o manuseio de punhos, mangas e outros tecidos curvos;
  • Um estojo rígido de transporte disponível separadamente para qualquer pessoa que queira viajar com a máquina ou adicionar proteção extra na hora do armazenamento.

Usuários de todos os níveis acham esta máquina bastante adequada para qualquer projeto simples. Muitos comentários sobre ela dizem também que este modelo é melhor na hora do manuseio de tecidos grossos do que outros aparelhos equivalente de menor custo.

A Brother XM2701 é acompanhada de um DVD com instruções super úteis que vão te ajudar a dominá-la ainda mais rápido do que o esperado.

Para quem está começando, é melhor se aventurar a costurar tecidos mais leves. O couro é um material muito espesso, demandando uma máquina potente e uma agulha forte.

Singer 1304: tamanho compacto

Você quer algo pequeno e eficiente que possa te acompanhar durante viagens?

Você planeja ensinar uma criança a costurar e procura uma máquina de menor escala e mais econômica para fazer isso?

Para ambos os casos, a Singer 1304 pode ser a escolha certa. Esta máquina possui apenas seis pontos, incluindo um caseador de botões de quatro etapas e três calcadores. Ou seja, bem básica mesmo.

Essa Singer possui comprimento e largura de ponto predefinidos, um recurso que pode ser muito limitante para costureiros avançados. No entanto, tal regulagem fixa é perfeita para um completo iniciante que não quer se perder em muitas configurações.

A Singer 1304 possui ainda:

  • Um seletor de ponto simples de usar;
  • Um diagrama de rosqueamento incluído;
  • Um braço livre;
  • Um alimentador automático de bobina.

Quem adquire essa máquina pode ainda participar de uma aula online gratuita para iniciantes. A prestação via internet vai explicar ao mais novo usuário do aparelho como escolher a boa configuração, como operar a máquina e ainda como costurar itens básicos, como bainhas, botões e zíperes.

Algumas pessoas comentaram que a bobina pode ser difícil de ajustar, assim como a linha pode acabar travada com muita facilidade. No entanto, de um ponto de vista geral, ela é altamente recomendada para quem quer que uma máquina pequena e leve para aprender os fundamentos da costura.

Singer 4423: ideal para iniciantes que querem trabalhar com tecidos grossos

Iniciantes desejosos em possuir uma máquina um pouco mais rápido e resistente do que muitos dos modelos básicos mais baratos vão se interessar pela Singer 4423. Isso porque ela pode chegar a fazer impressionantes 1.100 pontos por minuto, graças a um motor mais forte que o normal.

Além disso, a Singer 4423 possui:

  • 23 pontos;
  • Um pregador de botão de uma etapa;
  • Quatro tipos de de calcadores.

Além deste modelo ser capaz de trabalhar em alta velocidade, ela ainda apresenta vários outros atrativos para costureiros iniciantes, tais como:

  • Um enfiador de agulha automático;
  • Bobina de carga superior.

Os aparatos de costurar para quem começa podem ser bem interessantes. Pronto para começar a manipular a sua primeira máquina de costura para iniciantes?

Os comentários sobre esse modelo dizem que ele é especialmente ideal para quem quer trabalhar em tecidos mais grossos e mais resistentes, como estofados. No entanto, quem já utilizou essa Singer alerta que ela pode ser um pouco mais complicada de se manusear do que os outros modelos para iniciantes. A boa notícia é que a marca Singer tem um aplicativo chamado “Assistente de Costura” que visa ajudar a acelerar o processo de aprendizagem de quem está começando.

Singer 7258: regulagens de costura básica e avançadas

Iniciantes com um pouco mais de experiência e desejosos em adquirir uma máquina de costura que os faça realmente avançar devem conferir a Singer 7258. Ela é computadorizada e apresenta vários recursos com opções avançadas que são fáceis de usar. Ela apresenta, dentre outros:

  • 100 pontos;
  • Seis tipos de caseadores  de botão.
  • 10 calcadores (perfeitos para os iniciantes que estão ganhando confiança e querem se lançar em projetos mais complexos).

A Singer 7258 ainda é simples de usar. Ela possui muitas configurações automáticas sem complicações, incluindo:

  • Um enfiador de linha automático;
  • Tensão automática da linha;
  • Ponto reto com travamento automático;
  • Pressão automática reversa e automática do calcador;
  • Sistema de bobina de carga superior;
  • Uma agulha programável que pode parar para cima ou para baixo (dependendo do projeto)
  • Um controle de velocidade fácil de usar (os usuários o adoram, pois ele pode ajudar a diminuir a velocidade do processo para os iniciantes).

Um DVD introdutório é outro mimo que vem acompanhando a Singer 7258 e é de grande ajuda para quem está se lançando nesta aventura pela primeira vez.

Agora só falta escolher aquela que se adeque às suas ambições enquanto costureiro e … mãos à obra!

Lembrando que no site do Superprof, vários professores particulares de curso de corte e costura para iniciantes, curso de croche, crochê para iniciantes, bordados, tricô e tudo mais ligado a este mundo fascinante podem ser encontrados na sua cidade, bem pertinho de você!

Veja ainda como encontrar bons tecidos a preços corretos – e até mesmo bem baratos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,68 sob 5 de 22 votos)
Loading...
avatar