Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Elementos essenciais para a sua caixinha de costura

De Camila, publicado dia 15/07/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Materiais indispensáveis para costurar

A história da costura remonta ao período paleolítico, quando, há 21 mil anos, os humanos começaram a costurar as peles de animais, ponto por ponto, para fazer roupas ou abrigos, protegendo-se, assim, do frio.

É no Oriente Médio que a costura nasce, sendo confeccionada com fibras naturais (fios de algodão, fios de linho, cânhamo ou juta) por volta de 4.000 a.C.

Ao longo dos séculos, o fazer do costureiro tornou-se gradualmente profissional, assim como um hobby para muitos dentre as atividades manuais.

O trabalho de um costureiro é o de bordar, tecer, fazer roupas femininas e / ou masculinas, costurar tecidos decorativos ou estofados.

Para conseguir isso, várias ferramentas de corte e medição são necessárias para construir um kit de costura.

Mas quando se começa, é difícil saber o que realmente precisa para costurar uma bainha de calças, confeccionar uma capa de almofada ou fazer uma bolsa de tecido.

Encontrar informações para saber o que colocar em uma caixa de costura pode levar tempo. Sempre com o intuito de te dar aquela mão amiga, o Superprof fez todo o trabalho para você!

Confira um breve inventário de acessórios de costura essenciais para adquirir e montar seu kit antes de começar a fazer um curso de corte e costura online ou um curso de corte e costura para iniciantes presencial. Afinal de contas, nada melhor do que chegar preparado para vencer todos os desafios!

Que tal dar também uma olhada no apanhado geral dos principais elementos que precisam estar presentes na caixa de costura de um costureiro?

Ferramentas para tirar medidas

Para aprender a costurar, muitas vezes pensamos que só é necessário ter uma máquina de costura, um pouco de tecido, linha e é isso aí.

Tal conceito está, obviamente, errado. Para ter sucesso no seu projeto de corte e costura para iniciantes é preciso possuir determinados equipamentos de costura à mão, além de algumas ferramentas que facilitam – e muito! – a vida de um costureiro.

Antes de mais nada, você tem que ser capaz de medir para conseguir determinadas dimensões: saber o que você vai cortar e qual o comprimento do tecido a ser comprado. Para tal, existem quatro ferramentas principais.

A fita métrica é tão essencial quanto a linha e a agulha! Não dá para se lançar em nenhuma projeto de corte e costura sem uma fita métrica.

Esta é ainda uma paixão que pode ser explorada na hora de escolher um belo presente!

Fita métrica

Indispensável na costura, este tipo de régua em forma de fita é usado para medir as curvas de moldes de costura e para tirar – como o próprio nome sugere – medidas de altura, largura, comprimento do tecido a ser cortado, bordado ou costurado.

Sua importância é simples de ser explicada: a fita métrica é para o costureiro o que a serra é para o carpinteiro.

Esta é uma ferramenta básica sem a qual não se pode trabalhar em um ateliê de costura. Ela é, portanto, um excelente presente a se oferecer a um costureiro!

A fita métrica pode medir de um a três metros, mas o tamanho da mais utilizada é de 150 centímetros. Ela ainda pode ser encontrada em vários materiais: tecido, plástico, fita de cetim, dentre outros.

Régua

Ao trabalhar de forma plana, uma régua permite mais precisão para medir pequenas distâncias.

A régua é frequentemente feita de metal, mas pode ser encontrada em alumínio, plástico ou madeira, medindo entre 20 e 30 centímetros.

Calibre de costura

Este é um medidor útil para marcar uma pequena medida repetitiva, como a distância entre os botões de uma camisa ou as margens das costuras antes de se fazer uma bainha.

Ela pode ter a forma de uma régua de corte de metal ou ainda possuir um controle deslizante perfurado, que pode ser deslocado para fixar um comprimento preciso (1 cm, 1,5 cm, 2,2 cm, etc.).

Uma boa ferramenta para ser utilizada em costura para iniciantes!

São várias as ferramentas disponíveis para tirar medidas. Como marcar o tamanho em um tecido plano ou um molde sem ter uma régua?

Kit de costura pronto para uso também é uma ótima ideia para presente!

Ferramentas para marcar o tecido

Mesmo que você seja fera na arte da costura e utilise máquinas industriais com maestria, continua sendo indispensável a marcação do tecido para que você não se perca na hora de costurar.

Para fazer isso, dois tipos de instrumentos podem ser utilizados: giz de alfaiate e lápis de tecido.

Eles são usados ​​para marcar os contornos de uma forma ou fazer marcas no tecido a ser costurado.

Dica de costureiro: Use um lápis branco em tecido escuro e giz de alfaiate em tecidos de cor clara.

O giz do alfaiate é usado para marcar as linhas do molde: pences, bolsos, apliques, etc.

As marcas feitas por essas ferramentas são temporárias e podem ser facilmente apagadas.

O giz e lápis são essenciais num kit de costura, pois permitem a delimitação das áreas de corte ou dobra.

Retangular, triangular ou cônico, os gizes são feitos de diversos materiais: gesso, sabão gorduroso, etc.

O lápis, permite um trabalho de precisão, pois possui a ponta mais fina.

A caneta de alfaiate (uma outra opção dentro dos marcadores) solta uma solução solúvel em água no tecido, ou seja, é facilmente lavada e removida.

Para marcar as linhas de um molde de costura e deixar rolar toda a criatividade dentro de um projeto, papel vegetal e um marcador (roleta) podem ser bem-vindos. Eles podem ser facilmente encontrados em armarinhos e até mesmo papelarias. Estes dois materiais também fazem parte do kit básico essencial para se aprender a costurar…

Por quê?

Porque eles são reutilizáveis ​​e resistentes, precisos e fáceis de usar: basta colocar o papel vegetal com o desenho sobre o tecido e deslizar a roleta do marcador sobre o traçado da folha, marcando suas linhas no tecido.

Agora que temos tudo para traçar, marcar e medir, precisamos do material para cortar os tecidos.

Uma tesoura de costura também precisa compor seu kit. Uma boa tesoura para tecidos faz toda a diferença!

Veja ainda como encontrar bons tecidos a preços corretos – e até mesmo bem baratos!

Ferramentas de corte

A costura envolve o corte do tecido em metragem.

Daí o interesse de tirar medidas antes de comprar tecidos para confeccionar roupas ou para bordar.

Para abrir uma casa de botão, cortar linhas, personalizar uma peça de roupa antiga, cortar um retalho de tecido, remendar um zíper ou até mesmo fazer tricô e crochê para iniciantes, ter uma ferramenta básica na sua caixinha de costura: a tesoura.

Normalmente, a tesoura de costura deve ser nova e só deve ser usada para cortar tecidos.

Para evitar de danificar sua mesa de trabalho e ajudar na hora de cortar com precisão, é bom também providenciar um tapete de corte – também conhecido como base de corte ou tábua de corte – e um cortador circular.

Existem vários tipos de tesouras e cada uma delas tem um uso específico.

  • Tesoura de costura grande:
    A mais conhecida de todas. Utilizada para cortar grandes partes de tecidos;
  • Tesoura para costura especial:
    Própria para fazer roupas. Possui um design diferenciado que a permite ficar encostada à mesa de costura na hora do corte;
  • Tesoura multiuso:
    Parecida com as utilizadas na escola. Possui cerca de 10 cm e pode ser utilizada para acabamentos na máquina e corte de tecido;
  • Tesoura para bordado:
    Menor que a multiuso, mas nem por isso menos eficiente. Boa para cortar pequenos detalhes e dar acabamentos refinados;
  • Tesoura para papel:
    Utilizada para cortar os moldes desenhados no papel. Atenção: não utilize a tesoura de tecidos para cortar papéis, pois ela irá se danificar.
  • Tesoura de arremate:
    Seu modelo é bem diferente das outras tesouras e ela possui uma mecanismo acionado por mola. Utilizada para cortar linhas (e somente linhas!).
  • Tesoura de picotar:
    Utilizada para cortar em ziguezague, arrematar costurar e criar bordas decorativas.

Agora que o tecido já foi medido, marcado e cortado, chegou a hora de costurar. Mas antes, é preciso alfinetar as partes que vão receber agulha e linha!

Alfinetes para alfinetar antes de costurar! Como o próprio nome diz, para se alfinetar é preciso usar alfinetes!

Fique igualmente por dentro dos critérios fundamentais a serem levados em conta na hora de escolher uma máquina de costura.

Ferramentas para alfinetar e costurar

Você faz não só curso de croche, mas também de corte e costura para iniciantes e não vê a hora de pilotar a sua máquina como um profissional? Pode ficar tranquilo que esta hora vai chegar. No entanto, quem está começando a costurar precisa, primeiramente, se lançar na costura à mão.

Para tal, é preciso munir-se de agulhas. Quais?

Recomenda-se adquirir uma pequena variedade de diferentes tamanhos de agulhas, com espessuras e comprimentos variados.

Compre também alfinetes de segurança, pois são eles que segurarão as várias camadas de tecido durante o corte e antes da costura.

O dedal é outro acessório muito útil na hora da costura, pois ele utilizado para empurrar a agulha através um tecido duro sem se machucar.

Outro material indispensável ​​na caixa de costura: linhas!

Este é o último elemento indispensável para conseguir concluir um projeto de corte e costura com sucesso.

Ao escolher suas linhas, fique atento à qualidade, pois as mais baratas costumam não serem muito resistentes.

Uma de má qualidade pode rapidamente se desgastar e arrebentar, causando muitos contratempos e aborrecimentos. A fim de preservar as cores dos tecidos, aconselhamos a costura com fios da mesma cor.

Para ir mais longe:

Para aperfeiçoar seu nível e aprender a costurar como um profissional de verdade, nossos professores de costura no Superprof estão à espera do seu contato. Quem sabe você não encontrará na nossa plataforma o expert que te ensinará tudo o que você quer e precisa saber sobre costura para iniciantes?!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar