Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Materiais adequados para quem começa a costurar

De Camila, publicado dia 16/07/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Kit de corte e costura para iniciantes

Pensar que costurar é bem basta tem um bom equipamento de costura é um grande erro que vários alunos de curso de corte e costura para iniciantes cometem.

É verdade que costurar parece sempre simples quando observamos uma pessoa experiente em ação.

Mas quando um iniciante no assunto se encontra na frente da máquina de costura e de vários retalhos de tecido, o ato de se executar tarefas aparentemente fáceis como costurar um vestido básico ou uma bainha de calças se torna imediatamente complicado.

Já na escolha dos tecidos, o aprendiz de costureiro pode se encontrar em uma missão quase impossível. Como saber qual o material adequado para o seu tipo de projeto de costura para iniciantes?

Em seguida, chega a hora da seleção de todo o resto do material e ferramentas necessárias para atingir seu objetivo.

Isso porque ainda falta tomar as medidas corretas e, finalmente, manusear a tesoura de costura ao longo dos tecidos e alfinetar todas as partes corretamente antes de começar a costurar.

Confira os principais materiais que é preciso ter para conseguir costurar. Cada projeto de costura demanda materiais específicos, mas existem algumas ferramentas que não podem faltar na sua caixa de costura.

Quando se está começando no mundo da costura, as aulas são, sem a menor sombra de dúvidas, extremamente necessárias.

Se hoje a costura é um lazer criativo dentre as atividades manuais, na pré-história, amarrar uma roupa costurada à mão – na maioria das vezes, peles de animais – era uma questão de sobrevivência para se proteger dos dias frios.

Além disso, saber como costurar e executar fazer você mesmo seus projetos de costura permite, além de liberar sua criatividade, adotar um estilo de vida de consumo ético e responsável, deixando de comprar peças produzidas por mão de obra em condições precárias de trabalho.

Para quem começa a costurar, vale a pena pesquisar sobre os kits de costura para iniciantes vendidos em armarinhos e lojas especializadas, pois eles acabam se tornando uma espécie de kit de sobrevivência do costureiro que acaba de se lançar nesta aventura.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto?

Como sempre, Superprof está aqui para te ajudar no seu aprendizado e por isso preparamos uma matéria com um apanhado geral das ferramentas que podem ser encontradas nos kits básicos para quem está aprendendo – ou pretende aprender – a costurar.

Que tal dar também uma olhada no apanhado geral dos principais elementos que precisam estar presentes na caixa de costura de um costureiro?

Por que comprar um kit de costura?

Para atingir seus objetivos ao executar um projeto de costura é preciso ter em mãos um kit básico.

Várias razões podem levar à compra de um kit de costura para iniciantes, mas quais são elas?

Primeiro motivo: porque um iniciante não sabe nada sobre o assunto (ainda)

De fato, quando se começa a costurar, ainda não se controla a máquina de costura ou a técnica de cortar os tecidos, e muito menos a noção do material necessário para se colocar em sua caixa de costura.

Em geral, um costureiro iniciante ainda não sabe como desenhar, medir, fazer um molde ou encolher o tecido correto para determinada peça.

É por isso que os kits para iniciantes existem e estão disponíveis na maioria dos armarinhos e lojas especializadas no assunto! Afinal de contas, todo mundo passa pelo momento de aprendiz antes de se tornar um expert no mundo da costura!

Os tais kits contêm exatamente todos os acessórios de corte e costura mais utilizados. Eles podem ser adquiridos 100% prontos ou ainda serem personalizados com materiais de sua preferência: cores de botão, zíper, etc.

O kit aparece como uma solução ideal para aprender a costurar sem dificuldade.

Segundo motivo: evitar gastos desnecessários

Para um leigo no assunto que vai comprar seus materiais sem nenhum auxílio de quem entenda da área, é muito fácil acabar adquirindo materiais e ferramentas que acabarão armazenados para sempre em uma gaveta, principalmente se ele faz parte de uma moda passageira.

Nada melhor do que saber como evitar gastos desnecessários! Os iniciantes em corte e costura podem acabar gastando mais do que precisam com materiais.

Esta é ainda uma paixão que pode ser explorada na hora de escolher um belo presente!

Terceiro motivo: um ótimo presente

Um kit de costura é também super útil na hora de se confeccionar um presente personalizado e feito à mão para um aniversário, agradecimento por um serviço ou para um nascimento.

Nos kits, os tecidos já são pré-moldados com a forma exata das peças, com as margens de costura já pré-estabelecidas.

Ou seja, trabalho já vem preparado e organizado; resta apenas ao costureiro colocar a mão na massa e montar todas as partes.

Quarto motivo: boa prática para quem está aprendendo

Por último, mas não menos importante, os kits de costura para iniciantes possibilitam fazeres de costura simples e eficazes, especialmente durante uma aula de costura online, já que um manual a ser seguido é geralmente incluído no pacote.

Para aqueles que estão à procura de inspirações, uma boa dica é fazer uma busca no Google com as palavras chaves “DIY, costura iniciante, presente”, e imediatamente encontrar dicas e truques de “Do It Yourself”, (faça você mesmo). Algumas delas são:

  • moldes de costura,
  • tricotar suéter de criança,
  • moldes de tricô para mulheres,
  • faça um vestido de origami, etc.

Confira um breve inventário de acessórios de costura essenciais.

O que há em um kit para iniciantes?

Os kits de costura para iniciantes são desenvolvidos por costureiros profissionais e experientes.

Esses experts no assunto sabem exatamente o que incluir no pacote, ou seja, desde os moldes até a linha de costura, passando pela tesoura.

Veja um exemplo do que você encontra em um kit para iniciantes concebido famosa marca Singer:

  • Carretéis de linha em cores sortidas
  • Agulhas para máquina de costura
  • Bobina para máquina de costura
  • Alfinetes com cabeças multicoloridas
  • Uma tesoura
  • Uma fita métrica
  • Um abridor de casas
  • Um lápis
  • Um colocador de linha na agulha
  • Uma caixa para armazenar bobinas
  • Um tubo de óleo
  • Uma chave de fenda.

De linha e agulha a óleo para máquina, os kits de costura possuem todo o necessário. Ter um colocador de linha na agulha em um kit de costura para iniciantes é de uma ajudar enorme!

Em alguns kits, encontramos ainda botões para fazer calças, shorts, bolsa ou camisas.

Esses kits são compostos de tudo o que você precisa para consertar uma peça de roupa, colocar um botão, fazer uma bainha e até mesmo personalizar suas roupas.

Como dissemos antes, ele é ótimo para a costura para iniciantes, pois inclui todas as ferramentas essenciais necessárias.

Você também pode montar o seu próprio kit comprando os materiais de maneira separada, já que agora já está por dentro do que precisa!

Veja ainda como encontrar bons tecidos a preços corretos – e até mesmo bem baratos!

Kits de costura para crianças

Tanto os pais quanto o marketing das empresas tendem a focar o uso dos kits de costura apenas pelas meninas, dando aos meninos carrinhos e outros brinquedos afim. No entanto, independente do gênero, a prática da costura é muito benéfica para os pequenos.

Para apresentar a arte da costura às crianças (ou ainda tricô e crochê para iniciantes), podemos oferecer-lhes, por exemplo, kits de costura criativas que sejam adaptados às idades em questão.

Eles são multiformes e podem propor a confecção de bichos de pelúcia, almofadas, animais de feltro, etc. Não se preocupe com as agulhas, pois elas são adaptadas (são curvas e não possuem ponta afiada).

Os tecidos e moldes de costura já são – é claro – pré-cortados. O estofamento (para almofadas, bichos de pelúcia, etc.) vem incluído no kit, para o deleite de crianças pequenas!

Esses pacotes de costura criativa infantil são ainda uma excelente ideia para se presentear os pimpolhos.

Além de brinquedos macios e pequenos jogos criativos, existem também kits completos para confeccionar vestidos para meninas de um a oito anos, com manual ilustrado explicativo, tecidos, botões, miçangas e lantejoulas para montar.

Kits de costura para todos os níveis

Antes de iniciar seu projeto, você precisa mergulhar de cabeça no mundo da costura e refletir sobre o que contém um ateliê de costura.

Kits de costura podem ser classificados em uma gradação que vai de muito fácil (iniciantes) a difícil (avançados e profissionais):

  • Muito fácil:
    Requer apenas pontos reto e pontos em ziguezague na máquina de costura
  • Fácil:
    Envolve o domínio do uso da máquina de costura
  • Intermediário:
    Demanda maior destreza, pois é preciso utilizar moldes
  • Difícil:
    É preciso saber fazer linhas curvas à máquina e bordas retas
  • Muito difícil:
    Kits que demandam experiência em costura.

Os kits são classificados por níveis de dificuldade Tanto adultos quanto crianças podem se divertir com os kits de costura!

Um kit de nível difícil, por exemplo, pode demandar até 3 horas de trabalho e pede a utilização de moldes de costura, assim como saber a maneira correta de se cortar o tecido.

Um kit de nível muito fácil não demanda o conhecimento de como usar um molde: tudo que você precisa saber é costurar utilizando a máquina de costura. O tecido incluído já está pré-cortado nas dimensões corretas do projeto a ser realizado (indicado na embalagem) e o kit contém um folheto detalhado com todas as etapas do processo de fabricação.

Você adorou o que descobriu sobre os kits de costura para iniciantes, está morrendo de vontade de se lançar em um projeto de corte e costura, mas ainda assim lhe parece assustador entrar de cabeça em uma aventura dessas sozinho?

Então por que não recorrer a um curso de costura ou um curso de croche ou ainda um curso de bordado com um professor particular?

A plataforma do Superprof está cheia de profissionais à espera de um novo aluno com sede de aprender mais sobre esta arte tão útil e terapêutica!

Fique igualmente por dentro dos critérios fundamentais a serem levados em conta na hora de escolher uma máquina de costura.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar