Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

10 sugestões para presentear apaixonados por corte e costura

De Camila, publicado dia 16/07/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Ideias de presentes para quem ama costurar

Embora o DIY (“Do It Yourself”, o que quer dizer, “faça você mesmo”) seja mais comum hoje do que as costureiras tradicionais, o fato é que muitas pessoas estão começando a costurar.

Graças às lembranças das aulas das avós ou dos tutoriais na internet, iniciantes na arte da costura aprendem rapidamente como criar e costurar suas próprias roupas e acessórios em tecido.

Esta é uma paixão que pode ser explorada na hora de escolher um presente de aniversário ou natal, já que muitos possuem extrema dificuldade na hora de decidir o que comprar para o amigo oculto.

E se você possui um amigo querido que seja apaixonado por corte e costura ou que esteja frequentando um curso de costura, por que não presenteá-lo com aparatos de costura, crochê para iniciantes, tricô ou bordado independente da ocasião? Temos certeza que eles vão adorar ganhar tecidos, linhas coloridas, canetas de marcação, alfinetes diferenciados, porta agulhas….

Superprof te dá aquela mão amiga, te mostrando algumas opções que podem fazer com que os amantes de corte e costura fiquem rindo de orelha a orelha!

Que tal dar também uma olhada no apanhado geral dos principais elementos que precisam estar presentes na caixa de costura de um costureiro?

Livros de costura

Mesmo que a hoje em dia a internet seja uma mina de ouro com informações de todos os tipos, bons livros sobre assuntos que gostamos são sempre muito úteis e bem-vindos.

Uma página da web pode se perder rapidamente dentro dos seus “favoritos”. Isso sem falar que nem sempre pensamos em retornar à página depois da primeira visita.

O livro tem a vantagem de poder ficar sempre ao alcance de nossas vistas e de nossas mãos. Sem contar que pode virar um excelente e interessante objeto de decoração.

As livrarias e sebos estão cheias de título sobre corte e costura. Apaixonados por costura vão amar um livro sobre o assunto!

Graças ao sumário no início do fascículo, é muito fácil encontrar o assunto desejado na hora em que precisamos fazer uma consulta.

Muitos costureiros preferem consultar livros enquanto desenvolvem suas atividades. Isso faz parte do charme do objeto.

Além disso, os livros são estruturados e vendidos por temas. Uma boa maneira de colocar suas idéias em ordem!

Um presente perfeito amantes de corte e costura em qualquer nível.

Você pode encontrar pequenos livros a preços módicos, ou ainda  escolher livros bonitos e grandes (um pouco mais caros, claro!).

Lembre-se de que também existem livros usados em ótimas condições: uma excelente maneira de economizar e dar um “upgrade” no seu presente!

Confira um breve inventário de acessórios de costura essenciais.

Uma máquina de costura

Para quem não precisa se preocupar com o orçamento na hora de presentear, a boa e velha máquina de costura é uma excelente opção.

No entanto, é preciso saber escolher uma máquina funcional e de qualidade.

As marcas Singer, Bernina, Husqvarna e Pfaff são as mais famosas do setor.

A escolha da máquina de costura ideal dependerá do quanto de dinheiro você deseja colocar neste presente.

É aconselhável comprar uma máquina por uma média de 200 reais. Uma máquina vendida a preço inferior será mais suscetível a apresentar problemas rapidamente.

Máquinas de costura mecânicas também são mais baratas que máquinas elétricas. No entanto, é necessário que a pessoa que irá “pilotá-la” saiba seja fera no assunto para conseguir controlar todas as configurações.

Se a pessoa a ser presenteada já tiver uma máquina de costura, você pode comprar uma máquina de overloque.

Mas qual é a diferença?

O overlocker faz acabamentos com um visual mais profissional. Esta máquina corta a extremidade do tecido ao mesmo tempo que costura as barras. Uma maneira de se fazer o trabalho de maneira mais rápida e eficiente.

Esta máquina é vendida a preços semelhantes aos de uma máquina de costura tradicional.

Todo amante de costura irá amar ganhar uma máquina top de linha de presente. Para quem é fera no assunto, uma máquina de costura mecânica vintage pode ser um tesouro!

Veja ainda como encontrar bons tecidos a preços corretos – e até mesmo bem baratos!

Tecidos

Pode parecer básico, mas os costureiro precisam sempre de um grande estoque de tecido para viabilizarem seus projetos. O volume diminui rapidamente quando se produz várias peças por mês ou até mesmo por semana.

Preste atenção ao estilo de tecido apreciado pelo seu amado e vá a procura novas estampas ou tramas especiais em lojas especializadas.

Mas não é necessário ir bater perna em lojas para encontrar o presente ideal: hoje em dia existem vários sites que vendem todo e qualquer tipo de tecido online. Com apenas alguns cliques, você receberá sua encomenda sem precisar sair de casa!

Kits de costura

Se o seu amigo é do tipo que adora costurar à mão e prefere se lançar nesta prática ao invés de sentar na frente de uma máquina, então kits e acessórios de costura podem ser uma excelente escolha para um presente.

Se você é daqueles que fica completamente perdido em uma loja de costura, pois essa não é a sua praia, então os kits também lhe caem como uma luva!

Eles são preparados de acordo com o que se deseja confeccionar, contendo todos os materiais necessários para desenvolver e finalizar um determinado projeto (almofada, objetos decorativos, toalha de mesa, etc.). Eles podem ser encontrados na internet ou em lojas especializadas.

Outra opção é comprar cada acessório separadamente, caso você conheça mais sobre o assunto, e montar o kit você mesmo.

Giz de alfaiate

Para desenhar os moldes no tecido, o costureiro precisa de giz. Os de alfaiate são triangulares, pois essa forma facilita o risco delicado e com detalhes. Eles são facilmente encontrados em armarinhos e lojas especializadas, pois fazem parte dos acessórios de costura básicos e essenciais.

Fique igualmente por dentro dos critérios fundamentais a serem levados em conta na hora de escolher uma máquina de costura.

Linhas de costura

Linhas são, obviamente, um “must have” dentro da caixa de costura de um amante desta arte. Afinal de contas, sem linha e agulha, um costureiro não pode costurar absolutamente nada.

Mas tenha cuidado na hora da escolha, pois a qualidade é muito importante!

Alguns tipos de fio quebram facilmente e não resistem à pressão da máquina. E pior ainda: pode até acontecer de um fio de má qualidade quebrar uma máquina de costura! Já imaginou o prejuízo? É um barato que sai caro…

Portanto, evite as linhas mais baratas, optando por fios de qualidade na hora de presentear seu amigo costureiro.

Corte e costura sem linha não é corte e costura... Um conjunto de linhas de boa qualidade vão agradar muito seu amigo costureiro!

Um conjunto de moldes

Livrarias, armarinhos, lojas de artesanato e de tecido possuem vários livros sobre como costurar diferentes objetos (almofada, bolsa, estojo…).

No final desses livros, muitas vezes são oferecidos moldes que viabilizam a produção das peças apresentadas em suas páginas.

Algumas lojas até oferecem pacotes repletos de moldes. Estes podem ser o presente ideal para os costureiros que passam por um período de falta de inspiração ou que ainda não dominam as técnicas para construir seus próprios moldes.

Se a grana está curso, você ainda tem a opção de procurar alguns moldes na internet, imprimi-los e montar uma linda pasta repleta de opções para seu costureiro preferido!

Vale-presente

Vale-presentes são sempre muito bem utilizados!

Se você não conhece nada sobre o assunto e não quer correr o risco de errar na hora da escolha, um vale-presente dá a oportunidade ao costureiro presenteado de escolher o que ele realmente quer ou precisa.

Sem contar que você não precisa quebrar a cabeça ou gastar tempo decidindo o que comprar. Um presente com o qual ambas as partes saem ganhando!

Cursos de costura

Outro excelente presente é a oferta de um curso de corte e costura para iniciantes para aquele seu amigo que ama a prática, mas ainda não a domina muito bem. Muitas cidades oferecem aulas de costura em grupo e individuais.

Em associações, com um professor particular, em ateliês particulares ou em escolas profissionalizantes… Todos os níveis estão disponíveis e não só o de iniciante. Do básico ao avançado, os workshops, oficinas e cursos ajudar o costureiro a avançar em um determinado projeto em que encontra dificuldades.

A internet é uma ótima aliada na hora de escolher este tipo de presente.

Tapete de corte

O tapete de corte um acessório que facilita muito a vida de um costureiro. Mesmo que todos os não possuam um, basta ele se tornar parte integrante do ateliê de costura para se tornar um aparato essencial.

O tapete de corte é uma placa feita de vidro ou outro material que não se danifica lâminas cortantes. Linhas paralelas e perpendiculares são impressas sobre ele, o que ajuda o designer a cortar o tecido em linha reta.

Esse objeto também serve para proteger a mesa de trabalho. Excelente para preservar o ateliê de costura e mantê-lo em bom estado.

A tábua de corte se tornar um material essencial uma vez incorporada aos utensílios de corte e costura. A tábula de corte é quadriculada para facilitar o trabalho.

BONUS

Um kit de costura já pronto

Para aqueles que são novatos em costura e que gostariam de ser guiados durante o desenvolvimento de seus projetos, o kit de costura pronto para uso é uma ótima ideia para presentes.

Para fazer uma bolsa ou outro objeto em tecido, esses kits são frequentemente apreciados por costureiros iniciantes. Todos os acessórios necessários para a confecção do produto anunciado estão contidos dentro do pacote, que pode ser encontrado com os mais variados temas.

Bugingangas (quase) úteis

Acessórios de costura são muito úteis e são presentes que agradam àqueles que amam a prática. No entanto, outras bugigangas também podem divertir os apaixonados por corte e costura.

Este é o caso, por exemplo, de capas de telefone de tecido feitas à mão. Essas capas são úteis e podem acabar inspirando o próximo projeto da pessoa presenteada.

Acessórios de costura em forma de jóias também podem ser um presente divertido. Uma ótima maneira de agradar, principalmente, as costureiras vaidosas de plantão!

Esses e muitos outros regalos aparentemente supérfluos podem ligados ao mundo da costura podem levar brilho aos olhos daquele seu amigo ou amiga que adora costurar!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar