Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como testar seus conhecimentos da língua francesa

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Tudo sobre os exames do TCF

Chegou aquele momento em que você deseja comprovar seus conhecimentos na língua francesa? Está procurando um emprego em países francofônicos? Acha que chegou a hora de fazer um curso universitário na França? Quer dar aquela “bombada” no seu currículo e mostrar que tem um certificado de proficiência no idioma de Molière?

Ter em mãos um atestado que comprove seu nível de domínio no francês pode fazer toda a diferença na sua vida universitária e no mercado de trabalho. A especificação de tal capacidade no seu CV pode ser aquele detalhe que te fará conseguir a tão desejada vaga que procura.

O TCF (Test de Connaissance du Français) foi desenvolvido para estes tipos de situações, agregando ao estudante da língua um documento que afirme e comprove seu nível de francês.

Superprof mostra, nesta matéria, todas as informações necessárias para conhecer, se inscrever e fazer as provas de um dos mais reconhecidos certificados da língua francesa.

O que é o TCF

Como citado acima, TCF é uma sigla que denomina a abreviação de Test de Connaissance du Français. Como o próprio nome diz, se trata de uma prova que testa seus conhecimentos no idioma falado na França.

O exame é elaborado – e certificado – pelo Ministério da Educação francês para medir o nível geral de domínio da língua francesa. Ele é destinado a pessoas com mais de 16 anos que desejam ou necessitam de uma validação do grau de seus conhecimentos do idioma francês, seja para conseguir uma bolsa de estudos internacional ou um emprego em uma empresa francofônica.

A prova de expressão oral não é obrigatória para o TCF. O TCF avalia as capacidades de expressão oral com uma prova complementar.

Diferentemente do DELF e do DALF (teste de proficiência francês), através do TCF o candidato não recebe um diploma, mas sim um certificado que atesta seu nível de conhecimento no francês. É importante lembrar que o TCF tem prazo de validade e só conta por dois anos. Ou seja, é preciso ter um objetivo preciso ao fazê-lo, pois ele perde sua legitimidade 730 dias após a execução das provas.

O documento emitido pelo TCF indica um nível global de conhecimento da língua, assim como um nível para cada tipo de habilidade linguística testada nas provas, em uma escala de 1 a 6, de acordo com um padrão estabelecido pelo Conselho da Europa.

Estrutura das provas

A bateria de exames do TCF conta com a seguinte estrutura:

  • Três provas obrigatórias que possuem 76 questões e têm duração de 1 hora e 25 minutos;
  • Duas provas complementares com duração de 1 hora e 10 minutos.

Provas obrigatórias

As provas são constituídas das seguintes partes (e o DELF e o DALF?):

  • Compreensão oral;
  • Domínio da estrutura do idioma;
  • Compreensão escrita.

Provas complementares

As provas complementares consistem em:

  • Entrevista individual para avaliação do nível da expressão oral;
  • Prova para avaliar o nível da expressão escrita.

Por que fazê-lo

Ao fazer as provas do TCF, você terá um apanhado geral do grau de domínio do idioma da França. Ele pode ser utilizado para mostrar o progresso atingido ao longo das várias aulas de francês, detectando os pontos fortes e fracos específicos de cada habilidade a ser dominada para se tornar bilíngue (expressão e compreensão oral e escrita).

Marque mais um ponto para seu cv com um teste tcf. O TCF pode agregar pontos ao seu currículo.

Outro ponto positivo de se possuir um TCF é o valor que ele agrega ao seu currículo, colocando você em outro patamar no quesito “conhecimento e domínio de línguas estrangeiras”. Não se pode negar que esta é uma característica no mundo profissional que pode fazer toda a diferença na hora de conseguir o tão desejado emprego dos sonhos com a língua francesa (teste de proficiência).

Contar para todo mundo que você fala francês é uma coisa. Ter um certificado que comprove suas habilidades e ainda mostre seu nível de proficiência, é outra. Com um TCF em mãos, você terá um atestado oficial do Ministério da Educação francês irrefutável. Sendo assim, sua credibilidade quanto ao domínio da língua irá nas alturas, pois não existe órgão mais importante para provar que você é realmente capaz de se exprimir e compreender bem o idioma de Molière.

O que ele avalia

O TCF, assim como todos os outros certificados de língua estrangeira, avalia os principais pontos que comprovam o domínio do idioma por um determinado candidato: compreensão oral e escrita.

Diferentemente dos diplomas DELF e DALF, o TCF possui algumas avaliações de habilidade que não são obrigatórias, mas que determinam, igualmente, a proficiência no francês: expressão oral e escrita.

Sendo assim, o TCF avalia obrigatoriamente:

  • Compreensão oral;
  • Domínio da estrutura da língua;
  • Compreensão escrita.

As avaliações complementares são compostas de exercícios direcionado às habilidades de:

  • Expressão oral;
  • Expressão escrita.

Compreensão oral

A prova de compreensão oral é constituída de 29 exercícios a serem feitos em 25 minutos. Ela avalia a capacidade do candidato em entender o francês falado, como por exemplo:

  • Palavras e expressões comuns em situações quotidianas;
  • Mensagens e anúncios publicitários;
  • Emissões de rádio e programas de televisão;
  • Temas da atualidade.

Entender o que é falado é fundamental para certificar seu nível de francês. A compreensão oral é uma das provas obrigatórias do TCF.

O teste aplicado para avaliar as habilidades de compreensão oral do candidato é constituído de quatro partes:

  1. A primeira parte está relacionada à compreensão de enunciados ligados à uma imagem, foto ou desenho com cenas de atividades quotidianas;
  2. A segunda parte avalia a compreensão de diálogos que se passam em diferentes situações ligadas ao dia-a-dia (cumprimentos entre conhecidos, convites, ligações telefônicas, pedido de informação, anúncios em locais públicos, previsão meteorológica, etc.);
  3. A terceira parte é formulada em cima da compreensão de pequenas conversas entre duas ou três pessoas;
  4. A quarta parte é estruturada a partir da compreensão de emissões de rádio (na maioria das vezes, entrevistas). Aqui, a quantidade de perguntas e respostas, assim como a velocidade na qual elas são transmitidas e os barulhos contidos no ambiente de gravação podem representar um desafio de alta dificuldade aos candidatos.

Domínio da estrutura do idioma

A avaliação do domínio da estrutura do idioma francês é composta de 18 questões a serem executadas em apenas 15 minutos. Ou seja, 1 minuto e 20 segundos para responder cada exercício!

Esta prova possui atividades formuladas para testar os níveis de habilidade na hora da formação das estruturas sintáticas e lexicais.

Compreensão escrita

A compreensão escrita possui 29 itens que devem ser concluídos em, no máximo, 45 minutos. Ela é composta de textos ligados à vida quotidiana e / ou profissional. As provas também abordam temas como eventos e acontecimentos usuais, escrita encontrada em cartas, textos literários (nível médio e avançado), trechos extraído de livros e artigos especializados.

Entrevista individual (complementar)

Cara-a-cara com um examinador, o candidato tem a oportunidade de fazer uma prova complementar de expressão oral. Ela tem o formato de uma entrevista e dura 12 minutos.

A avaliação é dividida em três partes:

  1. Entrevista com examinador sem preparação prévia. Duração de 2 minutos;
  2. Exercício de interação com preparação que tem duração de 5 minutos e meio;
  3. Expressão de um ponto de vista sem preparação prévia com 4 minutos e meio de duração.

Expressão escrita (complementar)

A avaliação da expressão escrita do candidato conta, igualmente, com três partes que apresentam níveis de dificuldade crescente:

  1. Redação de uma mensagem para descrever, contar e / ou explicar a determinado destinatário o que é demandado no enunciado;
  2. Redação de uma carta ou um texto destinado a vários destinatários que relate ou informe uma experiência especificada no exercício. O texto deve conter comentários, opiniões e / ou argumentações ligadas ao tema estabelecido;
  3. Redação de um texto (destinado a um jornal, revista, site de internet, colega de trabalho, etc.) que compare pontos de vista de algum assunto ligado à sociedade. Tal tema é apresentado ao candidato através de dois textos curtos e concisos.

Para se obter o certificado do TCF, o candidato não é obrigado a testar suas habilidades de expressão escrita. A prova de expressão escrita é opcional na hora de fazer o TCF.

Como e onde se inscrever

Onde?

As provas do certificado TCF são oferecidas tanto na França, quanto em outros países francofônicos, assim como em nações de língua estrangeira. A maneira mais fácil, fiável e eficiente de encontrar um centro autorizado a  aplicar os testes de avaliação é através do site do CIEP (Centre International d’Études Pédagogiques). Nele você seleciona o país em que se encontra (Brasil, França ou qualquer outro) e tem acesso à lista com os locais credenciados.

O ideal é a prova seja feita no local mais próximo de onde você mora, para evitar ainda mais estresse. Antes de se inscrever, preste bastante atenção nas informações necessárias para tal:

  • Quais as próximas sessões de aplicação de provas do TCF?
  • Quais informações é preciso fornecer para completar a inscrição?
  • Quais são as tarifas relacionadas às provas obrigatórias? E às provas complementares?

Informação importante: os provas do TCF podem ser feitas quantas vezes o candidato desejar. Basta que haja um intervalo de 30 dias entre a obtenção de cada certificado.

Quando?

Dado interessante é que todos os centros credenciados para aplicar as provas de avaliação do TCF disponibilizam a mesma quantidade de sessões de exames por ano. Sendo assim, a melhor opção é entrar em contato com o estabelecimento no qual você deseja fazer seu teste (qual teste de proficiência de francês escolher?).

Fique atento(a), pois existem datas precisas para o efetuamento das inscrições relativas a cada sessão.

Como se inscrever?

A melhor maneira de seguir o processo de inscrição à risca é entrando em contato direto com o centro credenciado de sua escolha. A documentação e os procedimentos podem variar de um estabelecimento a outro.

Quanto custa?

Os preços também variam de acordo com o local onde as provas são efetuadas. No site do Campus France Brasil, o valor é dado em euros:

  • Provas obrigatórias: 125,00 euros;
  • Prova complementar expressão escrita: 65, 00 euros;
  • Prova complementar expressão oral: 65, 00 euros.

Ainda segundo o site, os valores em reais são fornecidos próximos às datas de inscrição de cada sessão.

Saiba também como encontrar profes para sua aula de frances basico ou curso de frances avançado presencial.

E porque não, de  frances online no Superprof?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar