Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que cai nas provas oficiais de proficiência da língua francesa

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Estrutura dos exames para diplomas do idioma francês

Fazer aulas de francês é essencial se seu desejo é aprender bem o idioma de Molière. Conhecer o alfabeto e sua pronúncia, dominar a gramática, a ortografia, conhecer as regras de conjugação e os verbos irregulares. Todas essas habilidades linguísticas são necessárias se seu objetivo é passar de iniciante à bilíngue.

Se você já conhece um pouco da língua e tem planos de fazer uma graduação, mestrado ou doutorado em um país francofônico, então entender ainda o contexto cultural dos países que falam a língua, assim como a literatura do idioma, é primordial.

Para atestar seu nível de conhecimento do francês, nada melhor do que se dedicar a fazer as provas do DELF ou do DALF. Seja qual for o grau de domínio da língua, existe um exame feito para você!

Com o intuito de te auxiliar nessa jornada de aquisição de um diploma de proficiência do idioma da França, Superprof mostra o que esperar das provas de cada um dos níveis existentes.

Nível A1 e A2

É possível comprovar seus conhecimentos da língua francesa desde o início do aprendizado com os diplomas DELF A1 e A2.

Possuir uma certificação da língua estrangeira em aprendizagem é uma boa maneira de abrir portas no mundo francofônico. Tais diplomas também farão com que você sinta confiança no processo de aprendizado, pois, a cada progresso, um comprovante do seu esforço e do alcance de seus objetivos estará em suas mãos.

Dominar o idioma francês expande as oportunidades de trabalho. Ter um diploma de língua francesa em mãos pode abrir portas no mercado de trabalho.

A1

Possuir um diploma deste primeiro nível rumo ao domínio da língua francesa atesta que você é capaz de estabelecer uma comunicação básica utilizando um vocabulário simples. Tal conhecimento auxilia em tarefas comuns do dia-a-dia, como comer, beber e ir ao banheiro. Você também mostra que compreende e se expressa em relação a temas diários, como falar de si mesmo e de seus hobbies.

A bateria de provas do nível A1 têm duração de 1 hora e 20 minutos e consiste em diversos tipos de testes que avaliam suas habilidades em diversos campos da língua:

  • compreensão oral: vale 25 pontos e deve ser feita em 20 minutos
  • compreensão escrita: 25 pontos em 30 minutos
  • expressão oral: 25 pontos e deve ser feita entre 5 e 7 minutos (10 minutos contando o tempo de preparação)
  • expressão escrita: 25 pontos em 30 minutos

Para conseguir o diploma DELF nível A1, é preciso acertar, no mínimo, 50% do total das notas das provas. Ou seja, o candidato deve tirar 50 pontos em 100. No entanto, não adianta zerar uma das provas e fechar a outra para compensar, pois uma pontuação mínima de 5 pontos (em 25) deve ser atingida em cada um dos campos avaliados.

Dica de ouro: concentre-se na hora da prova e leia as os enunciados com atenção para evitar erros.

A2

O diploma do nível A2 pode ser feito caso você seja capaz de entender frases simples e expressões utilizadas no dia-a-dia. Elas podem ser ligadas a informações sobre os membros de sua família, lugares que  gosta de visitar, o que faz no seu tempo livre, etc.

O DELF A2 é composto exatamente das mesmas categorias do DELF A1. A principal diferença entre ambos é que o tempo para execução do nível A2 é maior, já que os textos são maiores e um pouco mais complexos: o candidato tem 1 hora e 40 minutos para terminar tudo. A divisão de pontos também é a mesma:

  • compreensão oral: 25 pontos em 20 minutos
  • compreensão escrita: 25 pontos em 30 minutos
  • expressão oral: 25 pontos entre 6 e 8 minutos (10 minutos contando preparação)
  • expressão escrita: 25 pontos em 45 minutos

    Tanto o DELF quanto o DALF distribuem 100 pontos em quatro categorias. A pontuação do DELF e DALF é sempre a mesma. A complexidade das provas é que aumenta.

A pontuação também é aplicada da mesma maneira para os níveis A1 e A2: mínimo de 5 pontos marcados em cada prova e mínimo de 50 pontos no total de todas as avaliações juntas.

Os níveis “A” são os mais fáceis de se conseguir um diploma, pois os testes são desenvolvidas para iniciantes no aprendizado da língua. O benefício de se fazer este tipo de prova em uma fase tão inicial dos estudos é a motivação que você ganhará para continuar sempre melhorando suas habilidades, com o objetivo de alcançar o próximo diploma!

Nível B1 e B2

Chegamos em um nível intermediário de conhecimento do idioma falado na França. Se você tem uma boa ortografia e conhece bem as regras de conjugação da língua, então está na hora de ir atrás de um certificado de proficiência na língua francesa dos níveis B1 e B2. Principalmente se deseja se lançar em uma aventura e passar um tempo viajando por países francofônicos: nada melhor do que ter um diploma em mãos para te dar maior segurança na hora de falar a língua.

B1

Quando atingido o domínio de nível B1 do idioma, você é capaz de demonstrar as seguintes habilidades no idioma francês:

  • interação com pessoas, pois possui capacidades de compreensão e expressão para manter um diálogo;
  • capacidade de dar conselhos e expressar seu ponto de vista;
  • aptidão a “se virar” em situações quotidianas inesperadas.

Seguindo o desenvolvimento da estrutura das provas do nível básico, os testes B1 possuem o mesmo formato, porém com provas maiores e, consequentemente, mais tempo para executá-las:

  • compreensão oral: 25 pontos em 25 minutos
  • compreensão escrita: 25 pontos em 35 minutos
  • expressão oral: 25 pontos em 15 minutos (10 minutos extras de preparação)
  • expressão escrita: 25 pontos em 45 minutos

Assim como no patamar “A”, B1 apresenta o mesmo sistema de contagem de pontos: mínimo de 5 pontos em cada prova, mínimo de 50 pontos no total.

B2

Você enriqueceu e expandiu seu conhecimento do vocabulário francês, assim como seu domínio e desenvoltura na hora de se expressar, tanto de maneira escrita quanto oral. Sendo assim, o desejo de ter em mãos um diploma que ateste todas suas competências linguísticas intermediárias está aí!

O aprendizado do francês acontece de forma progressiva. Chegar ao nível B2 do aprendizado da língua francesa é subir mais um degrau rumo a seus objetivos.

As provas do nível B2 são desenvolvidas para certificar que o candidato tem capacidades como:

  • argumentar para defender suas opiniões e pontos de vista;
  • habilidades de negociação;
  • domina diálogos em ambientes sociais e é capaz de detectar e corrigir seus próprios erros.

As provas do nível B2, por serem mais complexas, são bem mais extensas que as dos níveis anteriores. Sendo assim, um período maior de 3 horas é disponibilizado ao candidato para efetuar todas as quatro categorias de exames:

  • compreensão oral: 25 pontos em 30 minutos
  • compreensão escrita: 25 pontos em 60 minutos
  • expressão oral: 25 pontos em 20 minutos (10 minutos extras de preparação)
  • expressão escrita: 25 pontos em 60 minutos

A nota final é dada com os conceitos “apto” e “não apto”. A avaliação do DELF B2 é feita da mesma maneira como nas provas precedentes (mínimo de 5 pontos em cada prova, mínimo de 50 pontos no total).

Nível C1 e C2

Os níveis da categoria “C” em francês como língua estrangeira são alcançados quando o aprendiz mora – ou já morou – por um determinado tempo em um país francofônico. Tal precisão e domínio na utilização da língua só é adquirido através de um contato muito intenso com o idioma em um ambiente extremamente exigente, como a universidade.

Se este é seu caso e você pretende fazer as provas de DALF, então se ligue nas exigências em cada uma das categorias.

C1

Para alcançar uma nota satisfatória para obter o diploma avançado de C1, suas competências linguísticas devem ser suficientemente altas para que você prove que:

  • consegue estabelecer uma comunicação fluida e espontânea;
  • possui um repertório lexical amplo e tem capacidade para escolher as expressões adequadas a cada tipo de situação;
  • tem uma comunicação clara, bem construída e não comete erros.

Tenha em mente que tanto o C1 quanto o C2 fazem parte do DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) e não mais do DELF (Diplôme d’Études en Langue Française).

A pontuação, como sempre, é divida em quatro provas de 25 pontos cada. O que muda é, mais uma vez, o tempo para se efetuar os testes:

  • compreensão oral: 25 pontos em 40 minutos
  • compreensão escrita: 25 pontos em 50 minutos
  • expressão oral: 25 pontos em 30 minutos (30 minutos extras de preparação)
  • expressão escrita: 25 pontos em 150 minutos (2h30)

A avaliação do DALF C1 é feita da mesma maneira que as provas precedentes (mínimo de 5 pontos em cada prova, mínimo de 50 pontos no total).

O DALF C2 mostra que você chegou ao topo do domínio da língua francesa. Os diplomas DALF C1 e C2 marcam o topo do aprendizado do francês.

C2

Você mora em um país francofônico e seu objetivo profissional (testar seus conhecimentos em francês) é dar aulas em uma escola ou universidade francesa? Se esse for o caso, então você precisa comprovar que tem um excelente, excepcional, fenomenal, esplêndido, magnífico, brilhante, fabuloso, maravilhoso, sensacional domínio do idioma francês!

Todos esses adjetivos são ainda pouco para descrever o quão boa suas habilidades linguísticas devem ser para ocupar postos com tal calibre. Sendo assim, a melhor maneira de mostrar que suas capacidades na língua francesa são estonteantes é fazendo um DALF C2.

Este é o mais alto nível de diploma de proficiência de francês que alguém pode alcançar.

Se você leu esta matéria até aqui, então já está careca de saber como as provas e as pontuações são divididas entre expressão e compreensão oral e escrita. Por ser a prova mais complexa, ela é também a mais longa e dura, no total, 5 horas!!!! Haja fôlego!

Agora que você conhece tim tim por tim tim do funcionamento dos testes DELF e DALF, é hora de começar a se preparar para a próxima sessão de provas. As datas, como já dissemos, podem ser facilmente encontradas no site da Aliança Francesa da sua cidade ou região.

Encontre já um curso de francês online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar