Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas simples para progredir em Física

De Myla, publicado dia 11/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > O que fazer para, de fato, avançar em no campo das Exatas?

Sir Isaac Newton, Niels Bohr, Galileu Galilei, Copérnico, Max Planck, Ernest Rutherford, Albert Einstein, …  Tantos são os grandes físicos que quebraram tabus e estabeleceram novas formas de paradigmas!

Somente isso já eleva a Física a um patamar de destaque dentro do repertório do conhecimento humano. Você já pensou sobre isso? Já considerou os avanços que o estudo da Física instilou em nosso quotidiano?

Vamos a um exemplo muito, muito simples: o avião. Como que um aparato, às vezes pesando toneladas, sai do chão e consegue alcançar voo? Isso não seria possível sem o conhecimento das leis da Física!

Quando entendemos que existe uma diferença de velocidade na passagem de ar que faz com que a pressão na parte de cima da asa seja menor do que a de abaixo da asa.  Como resultado, a força do peso (que atua em direção ao solo) torna-se menor que a força de empuxo (que atua para cima). E voilà! O avião começa a voar!

Tendo isso em mente, é desolador quando atestamos que a matéria de Física é uma das mais temidas entre os alunos. Como uma das disciplinas mais surpreendentes se torna objeto de dor de cabeça para muitos dos estudantes?

Que tal entendermos um pouco melhor sobre isso enquanto aprendemos algumas dicas ótimas para avançarmos em Física? Vamos lá!

Como aprender Física com essas dicas de “ouro”

Dica 1: Comece pelo básico.

A gente bem sabe que a Física se divide em áreas menores de conhecimento – mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica, ondulatória e óptica –  explicaremos isso melhor um pouco mais à frente. Portanto, é essencial que conheçamos os conceitos fundamentais de cada área, fortalecendo, assim, a nossa base.

Quando você for dar início ao estudo dessas áreas, comece criando mapas conceituais ou mapas mentais. Eles contribuem para a organização das ideias e a memorização dos conceitos.

Estude muito todos os tópicos relacionados à física mecânica, energia e eletricidade. Em termos de conteúdo específico, temas acerca das transformações de energia, energia térmica, mecânica newtoniana e eletricidade, sobretudo envolvendo circuitos elétricos de residências, são os que mais caem na prova!

Dica 2: Melhore suas habilidades matemáticas

As duas maiores dificuldades em se aprender física são a inabilidade dos alunos em interpretar o enunciado e também os conceitos físicos. A segunda dificuldade porreta está na na matemática, ou melhor, nas lacunas importantes do conhecimento matemático individual de cada aluno que afetam o seu desempenho.

Portanto, melhore suas habilidades nessa área. A Física incorpora muitos conceitos básicos matemáticos e, dessa forma, a resolução de problemas depende de sua destreza na matemática. Observe só, as frações, notações científicas, potenciação, geometria, conversão de unidades e, claro, o domínio das operações básicas são esteios basilares da matemática que também são aplicados na física.

Dica 3: Crie 0 hábito de estudar diariamente

Cultivar uma rotina diária de estudos não é lorota! Quando você se compromete a cumprir um tempo mínimo de estudo todos os dias, talvez pareça difícil apenas no começo, sem muita demora ela se transforma em hábito. E você começa a progredir em seus estudos e conhecimentos.

Você perceberá que, ao revisar o conteúdo ensinado em sala de aula, o seu raciocínio se torna mais afiado, mais desenvolto e mais dinâmico. Você notou a quantidade de “mais” nessa última frase? Tudo melhora! Ponha, portanto, a sua rotina de estudos em prática e teste o que dissemos aqui.

Dica 4: Encontre um professor de física experiente

A orientação personalizada de um professor gabaritado e experiente te faz ganhar tempo e dinamismo nos seus estudos. Para ele, é mais fácil identificar lacunas e más interpretações de conceitos acerca da matéria em sua bagagem como aluno. Existem, também, várias outras vantagens em se poder contar com uma tutoria individual de um professor.

Pensando nisso, a comunidade Superprof é uma plataforma online especializada em aulas particulares. Através dela se é possível encontrar um professor competente, adequado a seu perfil e a seus objetivos.

Aproveite e veja dicas de como obter bons resultados nas aulas de física!

A orientação de um bom professor particular de física dinamiza todo o seu estudo! Faz com que você perca menos tempo, estude de forma mais motivada e te dá a chance de sanar aquelas dúvidas cruéis que você carregava por aí e, em muitas vezes, nem sabia!

Dicas para progredir em Física no Vestibular

Dica 1: Desenvolva suas habilidades de leitura 

Caso você não seja bom em leitura, dificilmente conseguirá resolver bem os problemas de física.

Como já sabemos, grande parte da resolução de um problema na Física tem como ponto de partida a interpretação de seu enunciado. Isso envolve duas coisas: raciocínio e uma boa leitura.

Além de você ter que possuir o conhecimento dos termos, é necessário que você faça uma boa interpretação de texto. Assim, quanto mais você lê, melhor você gabarita os exercícios de física. Em outras palavras, entender aquilo que se pede é essencial para se dar bem nas provas de quaisquer disciplinas. A leitura, portanto, é fundamental!

Dica 2: Não tente decorar; entenda!

Sejamos honestos: poucas coisas na Física precisam de ser decoradas. Caso você estude apenas decorando fórmulas, você vai levar muito mais tempo e é provável que obtenha menos sucesso. Os macetes podem até ajudar em alguma medida, mas a compreensão, a boa leitura, e a correta interpretação do enunciado é muito mais eficiente!

Dica 3: Peça ajuda, sempre!

Toda vez em que você se deparar com alguma dificuldade, tome nota e leve-a ao seu professor ou a alguém mais experiente no assunto e que possa te ajudar. Falando nisso, você participar de encontros regulares de grupos de estudos é sempre uma mão na roda!

Ao seguir essas dicas, naturalmente seu estudo se tornará mais eficiente e dinâmico. Você gastará menos tempo para aprender a matéria e é bastante provável que seu desempenho nas avaliações da escola comece a crescer, progressivamente.

Confira algumas super técnicas para que você seja capaz de calcular fórmulas de física mentalmente!

Física interativa

Com o boom tecnológico, existe hoje em dia um boom da física interativa, que dialoga com várias outras áreas do conhecimento humano de diversas formas. Atualmente, no mercado, por exemplo, encontramos disponíveis vários apps que ajudam na preparação do vestibular.

Um dos mais conceituados é o Física Interativa, disponível para Android. Temos também o Basic Physics, Física Básica, Física in Mãos, e outros mais. Complementar seus estudos com essa ferramenta pode vir a ser algo interessante, ainda mais caso você pratique com assiduidade.

Além disso, outras maneiras de estudarmos a matéria de forma interativa é quando aliamos o estudo a outras formas lúdicas e de lazer. Visitas a museus, planetários, laboratórios e até mesmo a aceleradores de partículas são atividades sempre muito bem-vindas!

Por falar nisso, o maior acelerador de partícula brasileiro se chama Sirius e está localizado na cidade de Campinas. Os aceleradores estudam a matéria em dimensões mínimas, em busca de como, por exemplo, o nosso universo foi criado.

Dessa forma, são nesses momentos que o aprendizado ganha uma curiosidade mais profunda e se torna mais divertido, leve e dinâmico. E hoje sabemos que o conhecimento que adquirimos quando estamos nos divertindo é mais facilmente fixado em nossa memória através dessas vivências prazerosas.

Venha ver nossas dicas para que você tenha sucesso com a física!

O laboratório de física é um local adequado para a realização das experiências e experimentos de física. Nele, podemos ver em ação vários dos conceitos que estudamos.

Experimentos de Física no Ensino Médio

É sempre muito mais interessante quando a exposição do conteúdo é apresentada de forma lúdica e criativa! E é para isso que temos os laboratórios de física, locais onde podemos gerenciar vários tipos de experimentos de física, no ensino médio, por exemplo.

Geralmente, cada disciplina é composta por experimentos que ilustram uma das grandes áreas da Física. No laboratório de Física da Universidade de Minas Gerais, por exemplo, o laboratório de Mecânica cobre 10 experimentos, dos quais 2 são usados como avaliações. Já os labs de Termodinâmica/Eletromagnetismo/Óptica e Ondas possuem 8 experimentos cada.

Normalmente, a turma é dividida em 10 subgrupos de 2 alunos (Mecânica e Eletromagnetismo) ou em 8 grupos de 2 alunos (Óptica e Termodinâmica). Cada grupo precisa executar os experimentos da disciplina na sequência especificada no cronograma de cada turma. Além disso, o lab de Física Experimental só se encontra disponível àqueles alunos que já cursaram toda a grade de Mecânica.

Venha conferir passo a passo como você pode melhorar em física!

Como já dissemos, uma física mais interativa geralmente é também uma física mais fácil, mais dinâmica, e de assimilação do conteúdo notoriamente mais fluida e eficiente.

E aí, você gostaria de saber como ter uma boa nota em física no vestibular?

Agora que você está mais a par sobre o mundo da física nos exames vestibulares, lembre-se: não existe uma fórmula mágica quando se trata do estudo. Tempo e dedicação são aliados poderosos para alcançar resultados cada vez melhores.

A perseverança se desenvolve naturalmente se você se mantiver fiel à sua rotina de estudos diários. Como tudo na vida, se tornar fera em Física não é algo que acontece da noite para o dia. No entanto, nem é esse um processo complexo ou inatingível.

Quem acha física difícil é porque ainda está lá atrás, sem aplicar em sua rotina a maioria das dicas aqui discutidas. Sabendo disso, por que você ficaria atrás, ainda mais no seu processo de preparação para o vestibular?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar