Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como obter bons resultados nas aulas de Física?

De Myla, publicado dia 11/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Como se tornar fera na área das exatas?

Infelizmente, o medo ou receio de um mau desempenho por parte dos alunos em relação à matéria de Física é algo muito comum durante o Ensino Médio e até mesmo o Fundamental. Mas por que isso acontece?

Bem, várias são as razões e apontamos algumas das principais nesse texto. A realidade é que um número significativo de estudantes, independente da idade ou gênero, afirmam possuir bastante dificuldade nessa matéria.

A principal barreira parece ser a restrita habilidade do aluno e também do professor em contextualizar o conteúdo da matéria de forma que faça sentido ao dia a dia do estudante. Enquanto determinados conteúdos continuam envoltos em uma espécie de “névoa difusa”, a integração do conhecimento e o interesse pela disciplina permanecem, também, semelhantemente difusos e descontextualizados. Uma pena…

No entanto, através do planejamento e dedicação, é possível reverter esse quadro e transmutar o que seria uma matéria dor-de-cabeça em uma disciplina envolvente, pertinente e atual!

O que é a Física?

Bom, posto de forma bem simples, a física é um ramo das ciências naturais que examina os fenômenos ocorridos na matéria ao longo do espaço e do tempo.

Só isso? Parece pouca coisa, né?! Mas não é!

Você já parou para pensar na infinidade de fenômenos naturais que ocorrem ao redor do mundo a cada dia? E que, a partir deles, é possível ao homem inventar desde viagens de aviões, a navios singrando os mares e a luz que emana de uma lâmpada, por exemplo?

Cada um desses acontecimentos ilustra uma área da Física e envolve vários outros fenômenos e leis naturais e universais que contribuem para que o homem viva melhor equipado em meio à natureza que o cerca.

Confira algumas super técnicas para que você seja capaz de calcular fórmulas de física mentalmente!

A Física estuda os fenômenos que ocorrem na matéria ao longo do espaço e do tempo. Essa disciplina divide-se em física mecânica, termologia, óptica, ondulatória, eletricidade e magnetismo e física moderna.

Vamos lá, etimologicamente, a palavra física origina-se do grego physiké, que significa “natureza” e é comum que o seu uso relacione-se intimamente a outra palavrinha grega, episteme, ou “conhecimento”. Portanto, a física foi definida como a ciência que estuda a natureza e os fenômenos que nela atuam.

Perceba que essa era a definição dada pelos gregos, na Grécia Antiga, e, para eles, o repertório de todos os fenômenos naturais eram considerados intrigantes e objeto de escrutínio, ou seja, de estudo e igual maravilhamento.

Com o passar do tempo, os estudiosos dividiram as ciências naturais e, a partir daí, nasceram a Química, Biologia, e a própria Física. E, naturalmente, cada uma dessas áreas do conhecimento passou a ter seu próprio campo de estudos.

Em outras palavras, a física busca descrever, prever e justificar os fenômenos que acontecem com a matéria através de leis, no decorrer do espaço e do tempo.

Como sabemos, os fenômenos naturais estudados pela física estão presentes em todos os lugares, na nossa vida, em nosso quotidiano, em nosso planeta e também em outras galáxias próximas ou distantes. Enfim, são fenômenos que percorrem todo o universo. Daí a importância do estudo desse ramo das ciências naturais.

Venha ver nossas dicas para que você tenha sucesso com a física!

O que a Física estuda?

É bom sabermos que foi o advento do Renascimento e da Revolução Científica, sobretudo com o desenvolvimento do método científico, que viabilizou o desenvolvimento de várias áreas do conhecimento humano. Lembre que a forma de pensar da sociedade europeia passou, literalmente, por uma grande revolução!

Nomes como Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Francis Bacon e René Descartes, para citarmos apenas alguns, foram fundamentais no estabelecimento de novas filosofias, como o cartesianismo, que combina o uso da razão pura com a lógica matemática.

Nesse processo, outras correntes do pensamento também foram criadas, como o racionalismo e o empirismo, e destas, surgiram o determinismo, o reducionismo e o mecanicismo. Foi nesse contexto que, dentro do mundo da física, houve o desenvolvimento da mecânica, termodinâmica e do eletromagnetismo. Em seguida, temos a física moderna.

E aí, você gostaria de saber como ter uma boa nota em física no vestibular?

Você já parou para pensar que foi somente após a revolução do conhecimento humano deflagrada pelo Renascimento e a Revolução Científica que a Física teve seus ramos e áreas de atuação melhor definidos?

Portanto, atualmente, o mundo da física pode ser categorizado em seis grandes áreas:

  1. Física Mecânica: ramo que estuda o movimento e suas causas;
  2. Termologia: ramo que estuda os fenômenos relacionados à temperatura e ao calor;
  3. Óptica: área que lida com os fenômenos relacionados com a luz;
  4. Ondulatória: detém-se aos fenômenos ligados às ondas, suas características, propriedades e comportamentos;
  5. Eletricidade e Magnetismo: ramo que foca nos fenômenos elétricos e magnéticos.
  6. Física Moderna: trata da Física desenvolvida no século XX, na qual podemos incluir a relatividade, a física quântica e a física nuclear.

Que tal conhecer dicas simples para você progredir em física? Venha conferir!

Como aprender Física em 5 passos?

Entre os professores de Física circula um método, testado e aprovado, de como aprender Física em 5 passos. Ficou curioso? Vamos ver do que se trata!

Passo 1: Interpretação

Não é de admirar que a interpretação seja o principal passo na resolução de uma questão. Se não entendemos o que o enunciado quer dizer, fica impossível conseguir resolver a questão. Se você não sabe qual o assunto que a questão trata, não saberá qual o contexto do problema e nem qual a problemática que ele traz à tona. Tudo muito triste!

É aí que você deve estar atento para ler com atenção, identificar palavras-chave que indicam qual o assunto a questão aborda e desenhar o problema.

O desenho é parte essencial à resolução do problema. Além disso, ele te permite um melhor entendimento da questão, e diminui sua ansiedade inicial, já que, se você estiver com a matéria em dia, os passos para a sua resolução começam a aflorar na sua mente.

Observe que essa é a etapa da resolução que precisa do seu conhecimento teórico em relação ao assunto abordado.

Passo 2: Coleta de dados

Após a interpretação  da questão, o passo seguinte é você buscar no enunciado os dados fornecidos e separá-los, destacando-os.

Note que os dados podem ser explícitos, quando mencionados no enunciado, ou podem, também, ser implícitos, como por exemplo, “o corpo saiu do repouso”. Essa é uma outra forma de dizer que a velocidade inicial do objeto é zero.

Além disso, os dados podem se apresentar em tabelas, gráficos ou textos. Assim que identificados e coletados, seguimos para o próximo passo.

Venha conferir passo a passo como você pode melhorar em física!

Saber identificar em qual das seis grandes áreas da Física trata o enunciado é o passo inicial para resolver qualquer questão ou problema!

Passo 3: Identificação das fórmulas

Esse é um passo pouco percorrido pelos alunos. Aqui você deve separar todas as fórmulas relacionadas àquele assunto identificado. No momento em que você estiver estudando, não deixe de buscar nos livros e no seu material didático essas informações: as fórmulas estudadas.

Funciona assim: quanto mais você repetir esse ato de identificar e separar as fórmulas em cada uma das questões que resolver, mais rápida e eficiente será a sua memorização das fórmulas empregadas.

Após 5 questões resolvidas nesse método, você já terá decorado as fórmulas relacionadas ao assunto estudado! Mas é preciso que você faça revisões frequentes para que elas realmente não saiam mais da sua cabeça.

Passo 4: Substituição dos dados

Esse passo também costuma passar batido entre os alunos. Agora você vai comparar as fórmulas identificadas com os dados coletados e vai descobrir qual fórmula deverá ser aplicada. Geralmente, a fórmula a ser empregada é a que traz o maior número de dados coletados.

E é claro que em muitas questões é provável que você tenha que aplicar duas ou mais fórmulas até chegar à solução. É comum que a resposta adquirida em uma fórmula seja utilizada como dado para a fórmula seguinte, você sabe.

Passo 5: Solução e Resolução matemática

Aqui é a aplicação dos seus conhecimentos matemáticos para resolver a questão. Neste momento você irá colocar em prática conhecimentos de operações básicas, operações com frações, potenciação, trigonometria, etc.

Quando sabemos sobre quais os assuntos mais cobrados em Física no ENEM, podemos priorizá-los e estudá-los todos os meses antes do exame.

O que mais cai em Física no ENEM?

Segundo pesquisa realizada na seleção de temas da Física abordados no ENEM em suas últimas dez edições, é possível se demarcar certos assuntos que apresentam prevalência de ocorrência no exame. Estes são os seguintes:

  • Movimento
  • Lançamentos
  • dinâmica e Leis de Newton
  • Equilíbrio
  • Momento linear
  • Hidrostática
  • Trabalho e Energia
  • Gravitação
  • Termologia
  • Óptica Geométrica
  • Ondas
  • Eletrostática
  • Eletrodinâmica
  • Magnetismo

Agora que você já está mais por dentro dos assuntos mais recorrentes, não vai ter questão de campo eletromagnético que seja párea para os seus conhecimentos!

E aproveite para buscar sanar suas dificuldades com aulas particulares de Física! Aqueles assuntos que você ainda não domina muito bem e que já foram estudados em sala merecem, com toda certeza, uma segunda chance! E a tutoria de um professor particular experiente e gabaritado pode fazer toda a diferença em sua vida!

Através da comunidade Superprof você consegue encontrar de forma muito rápida e segura o perfil do professor que atenda a suas necessidades e objetivos.

Afinal, uma ajuda na hora certa pode despertar potenciais latentes que você nem imaginava possuir e, quem sabe, instilar em você uma admiração real pela Física!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar