Muitas pessoas não se interessem em aprender quimica geral, porém essa matéria é muito importante para o nosso dia a dia. Por mais que a maioria das pessoas não saibam, as teorias de quimica estão presentes no momento de cozinhar e até mesmo nos noticiários da TV e dos jornais.

Visto a importância da materia quimica para o nosso cotidiano, que tal então descobrir quais são as melhores razões para estudar quimica geral? Continue acompanhando o artigo, pois explicaremos quais são os principais motivos de aprender mais sobre a área de ciências da natureza e suas tecnologias!

1 - Entender o mundo ao seu redor

átomo de química
Estudando as propriedades químicas é possível conhecer mais sobre o mundo ao seu redor!

Quando você estuda química, acaba conseguindo compreender melhor o mundo ao seu redor. É possível obter as respostas de perguntas como:

  • Por que o céu é azul?
  • Por que sorvete é tão gostoso?
  • Por que a pasta de dente limpa a nossa boca?
  • Como ocorre a digestão dos alimentos?

Compreendendo os conteúdos de química - como a estrutura dos átomos e as ligações químicas -, você consegue entender melhor como funciona o ambiente no qual vive, desde como ocorre o carregamento do seu smartphone até a utilidade de um detergente na lavagem dos utensílios de cozinha, por exemplo.

Isso porque as diferentes reações da natureza são governadas pelos elementos de química, e por isso as dúvidas que você tem sobre o meio ambiente podem ser explicadas a partir das teorias de química.

Como já foi dito anteriormente, até mesmo a digestão do seu corpo é realizada por reações químicas, e isso é fundamental para que consigamos continuar vivos. Isso porque o corpo humano é formado por várias substâncias em constante transformações.

Assim, quando ingerimos água e consumimos alimentos, as reações químicas da digestão transformam os materiais para produzir energia e manter a saúde dos órgãos e dos ossos.

Esse processo também ocorre com a natureza! A fotossíntese das árvores, por exemplo, ocorre a partir de processos químicos (a árvore absorve a luminosidade e a transforma em energia para se manter viva). A química está presente no nosso dia a dia nos seguintes quesitos:

  • No desenvolvimento tecnológico: a indústria química transforma materiais da natureza em bens úteis ao ser humano, como a fabricação de computadores e smartphones, além de plásticos, vidros e tintas, por exemplo;
  • Na saúde: o desenvolvimento da indústria farmacêutica se deve bastante aos estudos sobre química;
  • No vestuário: grande parte das roupas que usamos é feita a partir da composição de fibras naturais e fios.

Além disso, muitas substâncias químicas estão presentes no nosso dia a dia, desde o momento que cozinhamos até o momento que limpamos a casa, por exemplo:

  • Soda cáustica (hidróxido de sódio);
  • Água oxigenada (peróxido de hidrogênio);
  • Acetona (propanona);
  • Formol (metanal);
  • Sal de cozinha (cloreto de sódio);
  • Ácido acético (componente do vinagre).

Por fim, estudando química, problemas como desastres ecológicos ou poluições poderiam diminuir. Além disso, as indústrias químicas precisam provocar menos efeitos nocivos ao mesmo ambiente, e para isso é necessário gerar uma maior conscientização.

Se você deseja iniciar um curso de quimica, veja como escolher um bom professor de quimica!

2 - Se tornar um cozinheiro melhor

química na cozinha
Todas as pessoas que desejam saber cozinhar melhor, precisam aprender mais sobre química. Essa matéria pode ajudar bastante no momento de preparo das refeições!

Você gosta de cozinhar? Então, nada melhor do que aprender mais sobre os elementos de química para realizar deliciosas refeições! Isso porque os pratos de comida nada mais são do que misturas de diferentes compostos de química. Além disso, ao cozinhar uma refeição, utilizamos muitas teorias de química. Veja a seguir:

Por que a panela de pressão cozinha mais rápido ?

A panela de pressão é mais eficiente que os demais tipos de panela por um único motivo: ela consegue suportar uma pressão maior do que a atmosférica. Isso porque quanto maior a temperatura, maior a pressão do vapor. Assim, o processo de evaporação ocorre mais rapidamente por conta do aumento da pressão.

Por exemplo, a água entra em ebulição quando a pressão do vapor é igual a da atmosfera (em condições normais, a água ferve a 100º C). Porém, a panela de pressão é capaz de reter ainda mais o vapor e aumentar a pressão interna. Assim, a fervura da água acontece ainda mais rapidamente, na tentativa de igualar as pressões.

Como o sal ajuda a gelar as bebidas mais rapidamente ?

Sabe aquele momento em que você chega em casa com uma imensa vontade de beber alguma bebida gelada, mas todas estão quentes? Nesse momento é muito importante saber um pouco mais sobre química. Isso porque o uso do sal pode ajudar a gelar as bebidas mais rapidamente.

Para isso, é necessário colocar as bebidas em um recipiente com gelo e jogar sal. A mistura do gelo com o sal fará com que o ponto de fusão do composto seja menor. O nome disso é efeito crioscópico!

Por que o vinagre ajuda a amaciar a carne ?

A carne possui muitas proteínas, como o colágeno (que proporciona uma maior consistência para a carne). Porém, existem enzimas que podem quebrar as estruturas das proteínas, tornando a carne mais macia.

Essas proteínas existem no abacaxi, no mamão e no figo. Além disso, o vinagre também pode ajudar bastante na quebra - ou melhor, na reação química - das estruturas das proteínas para deixar a carne mais macia!

Como evitar a ardência da pimenta ?

Muitas vezes, quando comemos pimentas, sentimos uma ardência na boca, não é mesmo? Isso pode ser amenizado com o uso de alguns compostos, como o miolo do pão e o leite.

A ardência da pimenta é decorrente de uma substância chamada de capsaicina, e quando ela se mistura com a caseína (substância presente no leite), ocorre o aliviamento do ardor.

Portanto, se em algum momento você sentir ardor após consumir pimenta, beba um copo de leite, pois rapidamente a sensação de ardência irá diminuir!

3 - Encontrar um emprego mais facilmente

emprego de química
Com os conhecimentos de química, o indivíduo pode encontrar um emprego mais rapidamente!

Você sabia que a área de química é repleta de oportunidades de trabalho? Isso porque, com a graduação ou curso técnico em quimica, o profissional pode atuar na área de medicamentos, tecnologia, indústria, pesquisas ou ainda por cima dar aulas.

Assim, ao obter mais conhecimento sobre química, você pode se especializar em alguma área e conseguir arranjar um emprego de químico. Portanto, não perca a oportunidade de conhecer as teorias de química e explorar ainda mais essa área tão rica e vasta!

4 - Se divertir

A química é uma das ciências que pode ser bastante divertida! Porém, não esqueça: ao brincar com os produtos químicos é necessário ter bastante cuidado e segurança!

Todo mundo já assistiu aos vídeos compartilhados na internet em que se faz a mistura do doce "mentos" com refrigerante "coca-cola" e o resultado são jatos incríveis. Esse e muitos outros eventos podem ocorrer por conta da mistura de compostos químicos!

Outra experiencia de quimica e transformação da materia também podem ser feitas. Porém, a maioria delas devem ser realizadas com a ajuda de um profissional em laboratórios de química. Portanto, fale com o seu professor de quimica, pois ele pode te ajudar bastante nesse processo! E nada melhor do que um profissional para fazer isso dar certo, não é mesmo?

Assim, com o conhecimento obtido e com a ajuda do professor, você pode se divertir bastante nas aulas de quimica e descobrir mais curiosidades sobre essa matéria que é tão fascinante!

5 - Entender as notícias do dia a dia

notícias de química
Aprender química é importante para entender as notícias do cotidiano!

Você sabia que a quimica no dia a dia é muito importante? Ela é presente em diversos acontecimentos do cotidiano e sempre é motivo de capas de jornais. Isso porque a química faz parte de descobertas médicas, poluição de ar, contaminação da água e avanço da tecnologia!

Por isso, as aulas de quimica podem te deixar muito mais informado sobre os acontecimentos do dia a dia. Quando o indivíduo estuda tudo sobre química, ele consegue compreender como ocorreu as estratégias de Brumadinho e Mariana, por exemplo.

O conhecimento em química também torna o estudante muito mais antenado e consciente a respeito do meio ambiente, pois ele sabe que o simples ato de jogar um papel no chão pode provocar sérios problemas para a natureza. Por isso o estudo da química é tão importante para a sociedade!

6 - Tornar o mundo melhor

Todos que conhecem mais a fundo os conteúdos de química, conseguem ser mais conscientes em relação à preservação do meio ambiente. Por isso, o conhecimento de química pode tornar o mundo muito melhor!

Assim, pode ocorrer a menor utilização de resíduos plásticos, diminuição dos casos de poluição (que pode ser gerado pela indústria química) e minimização da emissão de CO2. Tudo isso é primordial para a preservação do planeta!

Além disso, quando as pessoas conhecem mais a materia quimica, elas tendem a diminuir a quantidade de lixo e promover a reciclagem! Por isso, a química não é uma simples junção de elementos químicos na tabela periódica, pois ela pode ajudar a melhorar a consciência ambiental do ser humano.

Precisando de um professor de Química ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 2 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.