Muitas pessoas gostam da materia quimica, mas não conhecem as oportunidades existentes nessa área. O universitário que se forma em química tem a oportunidade de lecionar ou trabalhar em indústrias, laboratórios ou órgãos públicos.

Isso porque a área de química é muito vasta e possui muitas possibilidades de emprego. Além disso, os químicos podem atuar no ramo de preservação do meio ambiente, análise de substâncias químicas, realização de testes e perícias e desenvolvimento de pesquisas.

Se você ficou interessado em iniciar o curso de química e se formar nessa área, continue acompanhando a nossa matéria, pois explicaremos tudo sobre quimica!

Se especialize em química ambiental e proteja o planeta !

química ambiental
A área da química ambiental tem como principal objetivo preservar o meio ambiente. Por isso, essa é uma das áreas mais requisitadas pelos estudantes!

Na década de 60 começaram a ser discutidas as questões sobre os impactos ambientais causados pelos seres humanos. Nesse período, foram mostrados os riscos ambientais, e a partir disso desenvolveram uma vasta legislação sobre o meio ambiente.

A disseminação nas questões ambientais trouxe à tona a importância de preservar o meio ambiente através de práticas sustentáveis. Assim nasceu a área da química ambiental (que trabalha com os processos químicos que ocorrem no meio ambiente). Muitos estudantes desejam fazer quimica faculdade com o objetivo de se especializar na área de química ambiental.

Vale ressaltar que existe um vasto campo para trabalhar na área de ambiental, como tratamento de resíduos e melhorias de trâmites relacionados com gestão ambiental. Assim, são planejadas e implementadas medidas corretivas para regularizar os trâmites de gestão ambiental.

Por conta da crescente demanda de melhorias de condições ambientais e de preservação da natureza, sabemos que a área de química ambiental possui grande relevância para o presente e para o futuro. Se tornou cada vez mais importante o papel do químico ambiental dentro das empresas!

Áreas de química ambiental

Nessa área, o estudante do curso de quimica pode iniciar o mestrado - para fazer pesquisas na área de química ambiental - ou entrar no mercado de trabalho. Os principais ramos da química ambiental são estes:

  • Microbiologia;
  • Toxicologia;
  • Ecologia;
  • Mineralogia;
  • Geologia;
  • Bioquímica.

Ramos de atuação da química ambiental

Os profissionais que trabalham nesse ramo podem atuar de diferentes formas, procurando soluções e alternativas para proteger o meio ambiente. Estes são os principais ramos de atuação da química ambiental:

  • Controle e redução de gases nocivos ao meio ambiente;
  • Organização e gestão ambiental;
  • Tratamento de efluentes;
  • Tratamento de resíduos;
  • Monitoramento ambiental;
  • Planejamento e implementação de medidas corretivas nos casos de riscos para o meio ambiente.

Por fim, o químico ambiental pode atuar em indústrias químicas, órgãos governamentais, laboratórios, mineradoras, consultorias e petrolíferas. O campo de atuação do químico ambiental é enorme e por isso ele pode atuar em diferente segmentos!

Veja aqui como escolher um excelente professor de quimica para iniciar o curso!

Inicie o curso de química de petróleo e de biocombustíveis !

A área de petroquímica é muito atrativa, principalmente por conta da quantidade de polos de indústrias de petróleo no Brasil. As tarefas desempenhas pelo químico de petróleo e de biocombustíveis consiste na pesquisas por fontes de energias competitivas, com bastante cuidado nas questões ambientais.

Assim, as principais atividades do químico de petróleo são extração e exploração de recursos - como petróleo e biocombustíveis - para promover o desenvolvimento sustentável. Por isso, esse profissional é tão importante para a área de química!

Além disso, o curso de quimica de petróleo e de biocombustíveis utiliza as principais fontes de energia do mundo, sendo muito importante para o desenvolvimento da sociedade. As atribuições do químico de petróleo são estas:

  • Acompanhamento da produção e avaliação de insumos e produtos;
  • Desenvolvimento e otimização de métodos para controle da qualidade;
  • Desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de química de petróleo e de biocombustíveis;
  • Realização de serviços de assistência técnico e científica;
  • Otimização e aperfeiçoamento de processos.

Grandes empresas do Brasil aceitam a presença de químicos de petróleo e de biocombustíveis, como a Petrobrás. Portanto, são diversas as oportunidades que o químico de petróleo pode atuar! Para isso é importante ter encontrar bons professores de quimica.

Torne-se um toxicologista para salvar a vida das pessoas !

área de toxicologia
O principal objetivo do toxicologista é analisar a influência das substâncias químicas nos corpos (seja de animais, seres humanos ou plantas). Por isso, os toxicologistas conseguem salvar vidas!

A área da toxicologia estuda os efeitos nocivos gerados pelas substâncias químicas sobre plantas, animais e seres humanos. Isso porque a todo momento estamos expostos ao contato com substâncias químicas, seja em pequenas ou grandes concentrações, como medicamentos, inseticidas e produtos de limpeza.

Portanto, a água, o ar e a poeira estão repletos de substâncias químicas que podem afetar a saúde do ser humano, podendo ocorrer problemas como intoxicação, entre outras coisas. Isto é, essas pessoas podem sentir tonturas, problemas respiratórios, irritações na pele e mal estar ocasionados pela intoxicação.

Os profissionais que mais podem ser afetados pelas substâncias químicas são os caminhoneiros, por exemplo, que transportam produtos químicos a todo momento. Os funcionários da indústria química também podem ser afetados pelo manuseio de substâncias que podem causar intoxicação.

Os locais de atuação do toxicologista podem ser em laboratórios de análises clínicas (públicos ou particulares), laboratórios de análises ambientais e polícia civil e ambiental. As principais especialidades da toxicologia são estas:

  • Toxicologia de alimentos;
  • Toxicologia desportiva;
  • Toxicologia ambiental;
  • Toxicologia clínica;
  • Toxicologia veterinária;
  • Toxicologia ocupacional;
  • Toxicologia de emergência;
  • Toxicologia genética.

Há muitas especialidades na área de toxicologia, e por isso o profissional pode atuar em diferentes áreas para ajudar as pessoas intoxicadas. Já as principais atividades desempenhadas pelos químicos ambientais são estas:

  • Exames em cadáveres;
  • Investigação de adulterações ou falsificações;
  • Obtenção de informações através da toxicologia forense;
  • Investigação de acidentes químicos;
  • Estudos sobre os efeitos tóxicos de substâncias contaminantes no meio ambiente;
  • Acompanhamento do processo de tratamento de dejetos;
  • Estudos sobre a poluição atmosférica;
  • Tratamento e controle de águas.

Através do desempenho das atividades da carreira do químico toxicologista é possível salvar diversas vidas. Em geral, essa área estuda as propriedades da materia quimica realizando experimento de quimica. Portanto, esse é um excelente ramo para quem deseja analisar as substâncias químicas em laboratórios e fazer pesquisas.

Trabalhe na área de engenharia química !

engenharia química
A área de engenharia química é repleta de oportunidades, sendo uma excelente opção para quem deseja trabalhar na indústria e desenvolver novas tecnologias.

Você sabia que existem vários empregos na área de engenharia química? Esse ramo da química trabalha com processos industriais e estuda as transformações físico-químicas, com ênfase nas técnicas de extração e obtenção de produtos químicos, como têxteis, celulose, plásticos, tintas e papel.

Os engenheiros químicos são responsáveis por desenvolver produtos e equipamentos e pesquisar tecnologias mais eficientes - ou melhor, que sejam menos agressivos ao meio ambiente.

Em geral, esses profissionais trabalham em usinas, fábricas e estações de tratamento. Além disso, o engenheiro químico pode atuar em institutos de pesquisa, fazendo consultorias, por exemplo. Por isso, há muitas possibilidades e oportunidades de atuação na área de engenharia química!

O mercado de trabalho para o engenheiro químico é bastante amplo e a maior demanda é relacionada com a indústria de polímeros, como tintas e vernizes, alimentos e produtos cosméticos e farmacêuticos. Além disso, há uma grande demanda também do setor agroindustrial para os engenheiros trabalharem com defensivos e fertilizantes.

Já na área ambiental, os engenheiros químicos podem trabalhar com o tratamento de resíduos, aproveitamento de matérias-primas, e geração de energia a partir de fontes renováveis. Por isso, podemos perceber que essa área muito vasta e repleta de oportunidades, sendo uma excelente opção para conseguir um bom emprego na área de qumica.

Possibilidades de emprego após a conclusão do bacharelado em química !

bacharelado em química
O profissional de química pode atuar em diferentes áreas. Isso porque esse ramo é muito vasto e repleto de oportunidades, principalmente no Brasil.

A quimica bacharelado é um excelente curso de graduação, pois além do universitário aprender bastante sobre a materia quimica, ele possui inúmeras possibilidades de atuação no mercado. As principais áreas de atuação do quimico são estas:

  • Ensino: lecionar em escolas, ministrando aulas de quimica do ensino fundamental e médio;
  • Química ambiental: realizar avaliações, vistorias e perícias a respeito da conservação ambiental;
  • Química de toxicologia: controlar e monitorar os casos de riscos de contaminação;
  • Química de alimentos: pesquisar, desenvolver e controlar a qualidade dos produtos das indústrias de alimento;
  • Pesquisa: atuar em universidades, indústrias e institutos de pesquisa na área da química;
  • Química forense: realizar testes e perícias para resolução de crimes, entre outras coisas;
  • Química industrial: desenvolver tecnologias e produtos para composição e transformação de compostos químicos;
  • Gestão de materiais: propor novos métodos de preparação de compostos químicos;
  • Entre outras áreas de química.

Essas são as principais áreas de atuação de um estudante que concluiu quimica bacharelado. Porém, agora você deve estar se perguntando: "quanto ganha um quimico?". Não é possível determinar um valor exato, pois o quimico pode ganhar entre R$ 1.000,00 e R$ 25.000,00. Sabe-se que a área que mais proporciona capital é a de química ambiental.

Em geral, há muitas oportunidades de emprego na área de química, ou seja, há uma vasta demanda por profissionais do ramo. Isso é excelente para quem deseja começar a trabalhar logo após a conclusão do curso de quimica!

Se você deseja adentrar na carreira de química, inicie o curso de quimica e obtenha o certificado! Assim é possível obter muito sucesso na sua carreira e ser um profissional realizado!

Precisando de um professor de Química ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.