Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba tudo sobre como aprender teoria da música por conta própria

De Fernanda, publicado dia 17/10/2017 Blog > Música > Piano > Solfejo & piano: é possível aprender sozinho?

“Apenas bons professores formam bons autodidatas.” De Antonio Machado / Juan de Mairena

Hoje em dia, os jovens cada vez mais se interessam pela aprendizagem como autodidatas, de casa. E com a teoria musical isso não é diferente.

Este tipo de formação contemporânea é muito controverso no mundo do piano; alguns vão dizer que é uma tendência passageira ou então que não é educação legítima.

A maioria dos professores de música vai concordar que é muito mais fácil aprender teoria da música em uma escola, conservatório ou por meio de aulas particulares.

A ideia de que é possível aprender teoria musical por meio de um software, em vez de ser orientado presencialmente por um profissional – que personaliza o ensino e que acompanha sua evolução individualmente – parece bem arriscada para alguns.

Mas, no fundo, é uma escolha de formação musical.

O grande problema dessa técnica é que certamente você irá levar muito mais tempo estudando por conta própria do que se tivesse acompanhamento profissional em um conservatório ou escola, por exemplo. Aprender sozinho requer disciplina e regularidade nos estudos. A teoria da música é muito importante para se tornar um verdadeiro pianista.

Vamos ver se é possível aprender teoria musical sozinho e quais são os melhores recursos para entrar neste tipo aventura musical. Neste artigo, você encontra todas as dicas que precisa para começar sua carreira como músico autodidata!

Piano: vantagens e desvantagens de tocar sozinho

 Quais são os fundamentos da teoria da música? E aí, vai encarar sozinho? Saiba que as armadilhas são muitas se você quiser aprender por conta própria.

Decepcionado com o sistema escolar, formações acadêmicas e programas cheio de regras e restrições? Você está pensando em se tornar autodidata, como alguns grandes músicos? 

Esta alternativa, que às vezes provoca espanto em pais e em professores, também pode assustar caso você queira estudar teoria musical sozinho de casa.

Este conteúdo é o carro-chefe da maioria das escolas de música e conservatórios, e certamente representa no mínimo 1/3 das aulas nessas instituições.

Bem, antes de desclassificarmos essa modalidade de ensino, vamos descobrir as vantagens e desvantagens de aprender a teoria da música do piano como autodidata.

Os benefícios de aprender sozinho teoria da música

Podemos afirmar que as vantagens e os benefícios de se aprender por conta própria são muitos e podem por vezes fazer você repensar as aulas tradicionais dos conservatórios mais antiquados.

Entre esses benefícios, podemos incluir, por exemplo:

  • Ter total liberdade ao longo de sua formação
  • Escolher as músicas e composições que queremos estudar, praticar e treinar no piano
  • Você determina quando e quanto tempo irá dedicar para seus estudos e ensaios.
  • Planejar sua própria formação pedagógica com uma abordagem pessoal das diferentes etapas da teoria musical.
  • Estabelecer os seus próprios limites de desenvolvimento da aprendizagem de uma composição.
  • Poder estudar de qualquer lugar, durante as férias e quando está viajando.

E quais as desvantagens?

A liberdade pode ser sedutora, mas tem um preço a ser pago até nos estudos de música, incluindo riscos tais quais:

  • O tempo dedicado a este aprendizado: você vai levar muito mais do que se fizesse aulas de teoria musical no conservatório. Principalmente pela necessidade de pesquisa e busca de métodos diversificados e referências efetivas na hora dos estudos.
  • O acúmulo de vícios: em várias áreas da teoria musical, com uma didática ruim, você cria maus hábitos e automatismos que podem ser prejudiciais no futuro. O pior de tudo é que você não vai se dar conta disso.
  • Para músicas difíceis, por exemplo, métodos alternativos aos que você escolheu poderiam fazer você progredir muito mais rapidamente.
  • Caso você não tenha muito autoconfiança, vai ser difícil de seguir com motivação e determinação. Lembre-se: só você será responsável por sua própria avaliação!
  • Falta de motivação: não é fácil criar ânimo para abrir o mesmo caderno de exercícios de solfejo após cerca de quatro ou cinco meses de estudos!

Fazer aulas de piano pela net: é eficaz?

É perfeitamente possível usar os recursos disponíveis na internet para aprender teoria da música.

Acadezik.com

Canal de música oficial do site do mesmo nome, a acadezik.com tem 3.250 assinantes por 324.299 visualizações sobre seus vídeos.

Oferece cerca de 50 vídeos sobre o tema do solfejo, com listas de reprodução especializadas sobre:

  • Exercícios de leitura de notas (clave de sol, clave de fá)
  • Exercícios de leitura rítmica(clave de sol, clave de fá)

O contra: o portal e as aulas de teclado e piano são em francês!

Descomplicando a música

O objetivo desse site é fornecer uma boa base teórica sobre música, mas de uma maneira simples e fácil de compreender, ao contrário de muitos materiais que existem no mercado.

O site disponibiliza exercícios, quizes, vídeos, materiais em PDF para download e cursos completos em várias áreas de teoria musical, que são pagos mas com valor bem acessível.

Teoría.com

O site Teoría.com foi criado em 1993 pelo músico porto riquenho José Rodríguez Alvira, como complemento para seus alunos do Conservatory of Music of Puerto Rico. O site disponibiliza desde tópicos básicos de rítmica e percepção, até análises musicais complexas de composições de Beethoven e Bach.

É possível se tornar membro do portal para ter acesso a conteúdos extras, mas os tutoriais e a maior parte dos exercícios são de livre acesso.

Inside Music

Podemos afirmar que é um dos cursos mais completos sobre teoria da música disponíveis na Internet. Apresenta ao aluno os componentes básicos da música ocidental, abordando tópicos como ritmo, melodia, harmonia, polifonia, instrumentação, estrutura e forma.

O estudante pode utilizar esses elementos para fazer suas próprias composições e, ao final, terá escrito sua própria música. A recomendação é que, antes de se inscrever, o aluno faça o curso de introdução à teoria musical, também online e gratuito. Ambos os sites são em inglês.

Exercício de Técnica de Piano

Em seu canal, o músico e produtor Milo Andreo ajuda aqueles que procuram por aulas de teclado para iniciantes e aqueles que querem aprimorar suas técnicas.

Dave Conservatoire

Criada por um músico britânico, é uma escola que ensina música de graça desde 2011. Os vídeos são excelentes para aqueles que procuram por aulas de teclado para iniciantes: são tutoriais que abordam temas básicos como escala, ritmo, harmonia e timbre. Tudo em inglês.

eMusicTheory

É um portal educacional projetado para professores e alunos. O objetivo principal é ensinar música com o auxílio de uma série de exercícios. Ele requer uma assinatura paga, mas você pode usar os recursos livres no site – o exercícios práticos e páginas teoria interativos que ajudam a aperfeiçoar seu aprendizado musical. É importante baixar o plug-in Java para que seu navegador consiga reproduzir os conceitos, que são explicados usando um applet Java interativo.

Theory.net de Ricci Adam

O portal apresenta três seções – lições (orientações animadas para iniciantes), exercícios (Para a prática), e Ferramentas (com calculadoras que ajudam a medir notas, intervalos e acordes). As aulas são interativas e trazem slideshows com passo a passo. Este portal é bastante útil para aqueles que desejam aprender a tocar piano, pois você pode ativar um teclado on-line com um clique, tocar nele e marcar notas.

Teoria musical: alguns aplicativos para aprender sozinho

Além de sites, podemos indicar abaixo alguns aplicativos que podem ser instalados no seu smartphone ou Iphone. A vantagem? Poder estudar de onde você estiver: ônibus, avião, na fila do banco, na escola…. Confira:

Music Theory Helper

Este aplicativo é gratuito e está disponível para Android. Ideal para pessoas com pouco tempo de dedicação para estudos e que estejam querendo aprender solfejo. Ele permite ouvir o som de diversos acordes, sequências rítmicas e escalas musicais em qualquer lugar, já que não é necessário ter acesso à internet para funcionar. Ele não contém exercícios complexos, mas ajuda a aprimorar a percepção musical do usuário. Também traz alguns conteúdos valiosos de notação musical e círculo de quintas.

Ouvido perfeito

Este aplicativo é voltado para quem está aprendendo a tocar algum instrumento harmônico. Recomendado por vários professores do mundo inteiro para estudantes iniciantes praticarem os exercício de teoria musical no seu celular ou tablet.

O objetivo é treinar a percepção musical por meio de jogos simples. Você pode ouvir os sons das atividades e também cantar os intervalos para melhorar a sua afinação. Ao final, é avaliado pelo próprio aplicativo. Há uma área com textos em português sobre teoria musical que podem ser acessados de graça.

Veja seus principais recursos:
• Exercícios para treinamento personalizável de intervalos, escalas, acordes e ritmos
• Capacidade de criar escalas personalizadas, acordes e progressões de acordes para exercícios
• Artigos teóricos
• Exercícios de ditado melódico
• Treinamento de leitura visual
• Treinamento de tons absolutos
• Treinamento de canto das notas
• Um dicionário de escalas completo

Solfejo como autodidata. Descubra como estudar teoria musical utilizando apenas seu celular!

Ler música

Este aplicativo tem o objetivo de exercitar a sua capacidade de ler partituras tanto para pianos como para outros instrumentos musicais. Disponibiliza lições com exercícios para:

  • Leitura à primeira vista dos valores rítmicos.
  • Memorização de fórmulas rítmicas.
  • O reconhecimento das notas na pauta e memorizar seus nomes.
  • O reconhecimento das notas na pauta à primeira vista.

EarWizard

Disponível apenas para iOS, o EarWizard pode ser bem útil para aqueles que estão começando a aprende teclado ou teoria musical. Ele serve para treinar a audição e melhorar habilidades como concentração e memória. O aplicativo apresenta sequências de acordes que vão ficando maiores a cada rodada e o usuário deve repeti-las, utilizando apenas seu ouvido.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar