Hoje em dia é quase inevitável deixar de aprender uma língua estrangeira, principalmente se o objetivo é o de desenvolver uma carreira sólida e de sucesso.
Todos os idiomas são verdadeiras ferramentas de comunicação que podem ser úteis em vários aspectos da nossa vida quotidiana e profissional.
A procura pelo aprendizado rápido e eficiente de língua estrangeiras cresce a cada ano, assim como as ofertas desenvolvidas para aqueles que desejam estudar, por exemplo, o alemão.
Tanto cursos particulares quanto em grupos em escolas de idiomas, aplicativos e recursos na internet são cada vez mais requisitados pelos futuros germanófonos com sede em aprender a língua de Goethe.
Mas será que apenas fazer aulas duas vezes por semana ou se dedicar a um programa online é o suficiente para virar bilíngue em um idioma como o alemão?
Superprof mostra abaixo algumas orientações para aqueles desejosos em se tornar fluente na língua falada na Alemanha o quanto antes.
Descubra ainda como obter sucesso no teste de proficiência de alemão.
O que significa ser bilíngue?
Do latim "bilingŭis", o termo bilíngue possui a seguinte definição no dicionário Michaelis de língua portuguesa:
Qualquer pessoa pode se tornar bilíngue em qualquer língua: basta estudar e se dedicar ao aprendizado.
Você sabia que muitas pessoas escolherem o alemão como idioma estrangeiro a ser assimilado?

O único fator que pode jogar a favor ou contra o aluno durante o período de assimilação do idioma é o tempo.
Caso contrário, basta uma boa dose de motivação para conseguir aproveitar ao máximo a temporada dedicada aos estudos. A forma mais rápida e eficiente de atingir seus objetivos é ser acompanhado por um profissional, pois ele é a pessoa mais indicada para te ajudar a falar alemão fluentemente.
Faça um curso de alemão para brasileiros!
6 dicas essenciais para ser fluente em alemão
Fazer aulas do idioma da Alemanha, assistir a vídeos e videoaulas no Youtube, seguir cursos em uma universidade de letras, baixar - e utilizar - os melhores aplicativos para sua tablet ou smartphone: você pode fazer tudo isso e ainda sim não se tornar inteiramente bilíngue em alemão.
Aprender qualquer língua estrangeira fica muito difícil se não nos dedicamos da maneira correta. Por isso preparamos abaixo 6 dicas para te ajudar nesta missão rumo ao domínio do idioma de Albert Einstein.
1/ Ter motivação
Parece redundante começar nossa lista com esse tópico, mas é a mais pura verdade: é preciso ter muita motivação para conseguir aprender a falar bem uma língua estrangeira.
Como em todo início de período de aulas, existe uma empolgação latente durante as primeiras sessões do curso de alemão. Passado esse momento de descoberta e de "lua-de-mel" com o aprendizado do idioma da Alemanha, fica cada vez mais fácil aparecerem momentos preguiça e falta de vontade de estudar, revisar ou até mesmo de comparecer às aulas.

É nessas horas de "baixa" que o pupilo coloca em questão se deve mesmo continuar seguindo com os encontros com seu professor particular.
No momento do questionamento sobre a continuidade do seu curso, será que você se faz as boas perguntas?
- Por que você deseja aprender alemão? Simplesmente por prazer ou por obrigação profissional?
- Como o domínio do idioma contribui para sua vida?
- Você quer aprender a língua rapidamente?
- Você está disposto a se dedicar ao aprendizado dentro e fora do horário de aula?
O simples fato de querer impressionar sua família, amigos e colegas não é suficiente para te dar a energia e disposição necessárias para avançar positivamente na assimilação do alemão.
Conseguir se comunicar com germanófonos nativos e estrangeiros: essa sim é uma boa razão para se lançar na aventura rumo à fluência da língua falada na Alemanha.
Independente do motivo que te leva a seguir as aulas com um professor particular, o importante é a dedicação constante: nada de deixar o desânimo te pegar!
Descubra as principais informações sobre o TestDaf.
2/ Fazer uma imersão total
São poucas as semelhanças entre as línguas portuguesa e alemã. Algum vocabulário se cruza aqui e lá, mas no que diz respeito à gramática, o aprendizado parte praticamente do zero para quem é lusófono.
O português possui uma raíz latina, assim como o francês, o espanhol e o italiano. Já o alemão faz parte da família das línguas de origem germânica, completamente diferentes do que estamos acostumados a ler, escrever, escutar e falar.
Comece seu curso de alemao ideal!

Para conseguir virar mestre e dominar este idioma "pelo chifre", a melhor maneira é mergulhar de cabeça, fazendo uma imersão cultural e linguística de tudo o que é relacionado à ele.
Mas como fazer isso?
É simples: basta "consumir" tudo o que você encontrar que tiver uma relação com a língua alemã. Veja alguns exemplos:
- Ler livros de autores alemães em versão original;
- Assistir filmes e séries em alemão (com ou sem legenda, também em alemão);
- Escutar podcasts e programas de rádio germanófonos;
- Fazer aulas do idioma, sejam elas com professores particulares, em escolas de idiomas ou em outro tipo de curso;
- Se possível, fazer um intercâmbio em um país onde a língua é falada (Alemanha, Áustria, Suíça, etc.), seja ele de curta ou longa duração;
- Se inscrever em fóruns de discussão em alemão e conversar em alemão online com nativos que possuam o mesmo campo de interesse que você;
- Passar uma temporada de férias em países germanófonos para adquirir um vocabulário básico.
Esses são apenas alguns conselhos de como utilizar a língua de maneira intensa no seu dia-a-dia, pois tal prática é extremamente importante para o avanço do aprendizado. Existem, porém, vários outros modos de se praticar alemão; cabe ao aluno encontrar o que melhor se adapta à ele.
O importante é buscar o contato contínuo com o idioma para que seu cérebro se acostume com ele e consiga assimilá-lo de maneira cada vez mais rápida e eficiente.
3/ Arrumar um companheiro de estudos
Aprender qualquer tipo de idioma estrangeiro pode ser super complicado, principalmente se nos encontramos sozinhos face ao desafio.
Para um bom desenvolvimento das competências adquiridas na língua alemã é preciso, como já dito antes, motivação na hora da prática regular. Nada melhor para isso do que um companheiro de estudos com quem dividir os momentos de revisão e de exercícios fora do horário de aula.
O fato de ter alguém na mesma situação que você por perto é um grande incentivo, pois um não deixará o outro procrastinar na hora da prática extraclasse. Sem contar que ambos acabam propensos a se dedicar mais às atividades para não ficarem "feio na fita" perante o colega.

4/ Ter frequência nos estudos
O aprendizado de uma língua estrangeira como o alemão não acontece de um dia para o outro, como em um passe de mágica. Sejamos sinceros: nem de um mês para o outro.
É preciso dedicação de tempo e energia para conseguir evoluir rumo à fluência do idioma de Goethe. É necessário, ainda, uma constância nos momentos de estudo, pois ficar muito tempo sem ter contato com a língua faz com que o aluno perca o que já aprendeu.
Quer uma dica?
Que tal praticar um pouquinho todos os dias? Decisão sábia é organizar seu tempo em sessões diárias de estudo com duração entre 30 e 60 minutos. Pode não parecer muito, mas ao começar a fazer isso, você verá como o contato diário com o idioma melhora o seu aprendizado.
Adotar tal técnica produz mais resultados do que estudar durante longas horas apenas uma vez por semana (ou a cada 15 dias). Isso porque o cérebro humano precisa estar em constante atividade e ter contato frequente com determinados temas para conseguir integrá-los de maneira eficaz.
5/ Não subestimar suas competências
Não se iluda ou se desespere: todo mundo é 100% capaz de aprender uma língua estrangeira. Uns mais rápido, outros mais devagar, mas todos aptos.
Outro mito é que, com a idade, as pessoas perdem suas habilidades de aprendizado linguístico. Não acredite e não se desanime ao escutar alguém dizer isso, pois não é verdade.
O mesmo acontece com as classes sociais: todas elas contêm pessoas com vocação para conseguir assimilar o idioma falado na Alemanha. Não existe bobagem maior do que dizer que a língua do país de Angela Merkel é elitista. Com vontade, dedicação e um bom métodos, qualquer reles mortal possui a habilidade de aprender alemão!
6/ Explorar a internet
As novas mídias e tecnologias nunca estiveram tão acessíveis quanto nos dias de hoje. Podemos encontrar de tudo um pouco (ou muito!) no mundo da web, incluindo atividades, aulas e simulados de provas para aqueles desejosos em se tornar bilíngues no idioma dos irmãos Grimm.
Sendo assim, use e abuse das buscas e dos resultados encontrados, pois o que não vai faltar são ferramentas de auxílio para o aprendizado da língua alemã.
Confira ainda algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de se preparar para o TestDaf.









