Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

3 dicas sobre os exames de proficiência em alemão

De Camila, publicado dia 07/01/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Como se preparar para as provas do TestDaf

Depois de tantos anos de preparação, tanto esforço, tanta dedicação e tanto investimento – emocional, temporal e financeiro – chegou, enfim, o momento tão esperado: o dia de fazer as provas para o TestDaf!

É normal se sentir nervoso e até mesmo ficar na dúvida em fazer ou não o teste dias antes da prova. Por isso uma boa preparação é fundamental para que se chegue pronto e confiante no “Dia D”.

Nada de deixar revisões para última hora ou simplesmente contar com a sorte para conseguir uma nota boa. É preciso dedicação muito antes do dia de ser avaliado.

Para evitar o tão temido fracasso e a não obtenção do tão sonhado certificado de proficiência na língua alemã, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de encontrar o bom estado de espírito para o dia da prova. Afinal de contas, nada como fazê-las estando seguro de si e confiante nas suas habilidades linguísticas!

Descubra ainda como obter sucesso no teste de proficiência de alemão.

1/ Saber o que esperar

Mesmo ele não sendo o mais popular dos idiomas no Brasil, você escolheu por aprender o alemão como língua estrangeira. Foram anos de aprendizado e agora chegou a hora de finalmente fazer os exames para obter seu certificado de proficiência.

Obviamente, você deseja chegar preparado no dia da prova e, para tal, precisa se organizar corretamente na hora de revisar a matéria.

Uma das melhores maneiras de fazer uma revisão global e eficiente é reler cada um dos capítulos dos seus livros didáticos utilizados ao longo dos anos. Pode parecer muito, mas tal atitude te permitirá detectar lições que não ficaram muito bem gravadas na memória.

Nada de chegar no dia de fazer o TestDaf despreparado. Se preparar para fazer as provas de proficiência de língua alemã é fundamental.

Independente do seu nível de conhecimento do alemão e da finalidade para a obtenção do TestDaf, você tem que estar apto para fazer quatro provas que exploram as seguintes habilidades linguísticas:

  • Compreensão oral;
  • Expressão oral;
  • Compreensão escrita;
  • Expressão escrita.

Abaixo explicamos um pouco mais do que é demandado de cada candidato na hora da prova.

Prova de compreensão oral

  • Escuta de um diálogo curto sobre a vida quotidiana dentro da universidade como, por exemplo, um bate-papo entre dois alunos. O candidato deve fazer anotações sobre o que é conversado enquanto escuta o trecho de áudio para ser capaz de responder às perguntas que seguem;
  • Escuta de uma entrevista ou apresentação de um curso universitário seguido de debate, sempre relacionado a assuntos acadêmicos. O candidato é indagado sobre quais alegações apresentadas nas questões propostas são verdadeiras ou falsas;
  • Escuta de uma apresentação ou entrevista de um expert em algum assunto ligado à estudos universitários. O candidato precisa responder a perguntas curtas relacionadas ao tema central apresentado.

A prova de compreensão oral tem duração aproximada de 40 minutos.

Você sabia que muitas pessoas escolherem o alemão como idioma estrangeiro a ser assimilado?

Prova de expressão oral

  • Sete diferentes situações que podem se passar durante a vida acadêmica de um estudante em uma universidade alemã são apresentadas ao candidato;
  • A partir das situações apresentadas, é necessária a coleta de informações, a descrição de imagens e diagramas, e o resumo de conteúdos.
  • Todas as respostas precisam ser justificadas com a opinião do candidato relacionada ao assunto. Ele também será demandado a dar conselhos, avaliar alternativas e sugerir hipóteses.

Essa prova é feita através do sistema de “computer-aid exam“, ou seja, através do computador.

A prova de expressão oral tem duração aproximada de 35 minutos.

Falar bem alemão é pré-requisito para se obter um diploma de proficiência na língua. A boa comunicação oral é essencial para conseguir passar no testDaf.

Prova de compreensão escrita

  • Leitura de textos curtos sobre a vida quotidiana dentro de uma universidade alemã. O candidato deve, por exemplo, apontar qual texto se refere a uma atividade específica.
  • Os textos podem abordar temas como:
    – trecho de um panfleto explicativo sobre algum assunto universitário;
    – informações gerais sobre algum evento;
    – etc.
  • Leitura de um texto jornalístico de aproximadamente 500 palavras sobre um tema científico ou sociocultural e questões de múltipla escolha a serem respondidas de acordo com o texto;
  • Leitura de um texto com linguagem acadêmica de aproximadamente 600 palavras produzido por um especialista no assunto, seguida de exercícios do tipo “verdadeiro ou falso” a serem respondidos pelo candidato de acordo com as informações apresentadas.

A prova de compreensão escrita tem duração aproximada de 60 minutos.

Prova de expressão escrita

  • Escrita de um texto lógico e bem estruturado a partir de um tema. Informações são apresentadas para guiar a escrita;
  • Produção de um texto expondo seu ponto de vista diante do tópico apresentado, seguindo de justificativa.

A prova de expressão escrita tem duração aproximada de 60 minutos.

2/ Preparar-se para as provas escritas

Para obter uma boa pontuação na prova escrita do TestDaf, nada melhor do que escrever muito em alemão. Agora que você já sabe a estrutura da prova, seja objetivo e treine sua produção de texto de acordo com o formato que será demandado no “Dia D”.

Você é daqueles desejosos em se tornar fluente na língua falada na Alemanha?

Treinando a redação

Para dominar o alemão escrito, assim como a produção de texto em geral, é preciso prática. A maneira mais eficiente de melhorar e refinar suas habilidades redacionais é escrever um pouquinho a cada dia, todos os dias. Se você tiver alguém que possa ler e corrigir seus textos, melhor ainda!

Um boa dica é recorrer à internet, pois nela é fácil encontrar voluntários germanófonos dispostos a reler suas redações. Recorra a fóruns de aprendizado da língua alemã ou ainda a grupos em redes sociais como o Facebook. Ao encontra uma “boa alma” disposta a te auxiliar nesta jornada, faça um acordo de enviar para ela seu material para leitura diariamente.

Outra forma igualmente eficaz é se dedicar a fazer simulados, utilizando antigas provas escritas do TestDaf. Elas podem ser facilmente encontradas na internet.

Ler, ler e ler mais um pouco: nada melhor para praticar a língua alemã. A leitura de jornais e revistas contribui enormemente para as habilidades redacionais em alemão.

Estudar através da leitura

Nem só de produção de texto se fazem as provas escritas. Existe ainda a prova de compreensão, ou seja, muita leitura. E não basta ler, pois é preciso entender o que o conjunto de letras impressas no papel à sua frente quer dizer.

Ler, ler e ler mais um pouco: essa é uma das melhores maneiras de se preparar para os exames do TestDaf, de revisar a matéria até hoje aprendida e de melhorar seu desempenho durante as aulas de alemão.

Ao ler, adquirimos o hábito de prestar atenção na composição das palavras, na utilização delas dentro das frases e aos diferentes tempos verbais.

Evidentemente, é preciso ter um certo nível de conhecimento da língua alemã. Se você está se preparando para fazer o TestDaf, então quer dizer que você já estuda o idioma há alguns bons anos.

Com tal bagagem em alemão, que tal ir atrás de livros escritos na língua de Goethe dentro de um gênero que te agrade? Pouco importa se você gosta de livros de suspense policial ou romance água-com-açúcar. O fundamental é ter prazer na hora da leitura.

Outro ponto importante durante a preparação para os exames de proficiência é a consulta à mídia germanófona. Hoje em dia, com o fácil acesso à internet, é super simples encontrar sites de jornais e revistas no idioma. Suas provas contêm, sem a menor sombra de dúvidas, pelo menos uma matéria jornalística a ser analisada.

Ao ler as notícias, treine a habilidade de encontrar as palavras-chaves contidas no texto que melhor representem o tema abordado. Lembre-se que os jornalistas escrevem sempre utilizando o método dos “5 W’s”: “Where, When, Who, What e Why” (onde, quando, quem, o quê e por quê). Sendo assim, concentre-se em encontrar todos os “W’s” da matéria.

3/ Preparar-se para as avaliações orais

O TestDaf é um dos exames de proficiência mais reconhecidos, pois ele avalia de maneira geral e completa as aptidões dos candidatos. Isso quer dizer que além das provas escritas, também é preciso passar por avaliações orais.

Estudar para os testes de escuta e fala não significa deixar a escrita de lado, então tente alternar o treino das habilidades nos momentos de revisão da matéria.

Escutar para aprender a falar

A internet é uma bênção na vida dos estudantes de línguas, pois dá acesso a materiais incríveis para quem estuda um idioma como o alemão.

Você pode até ficar surpreso com o conselho que daremos agora: assista filmes e séries alemãs para treinar a fala e o ouvido. Pode ficar seguro desta dica, pois nada melhor do que aprender se divertindo!

Gostou da recomendação? Então aqui vai mais uma que também beneficia muito o desenvolvimento dos aprendizes da língua de Angela Merkel: escutar podcasts no idioma. Você escolhe o seu assunto favorito e pode estudar a qualquer hora, em qualquer lugar: na fila do caixa do supermercado, no trânsito, durante a ginástica, etc.

A compreensão oral em alemão deve estar afinada no dia das provas do TestDaf. Os ouvidos devem estar preparados para o dia das provas de proficiência de alemão.

Objetivo: se habituar ao alemão

Não faz mal se você não conheça produções cinematográficas originalmente alemãs. O intuito aqui é que você tenha contato intenso com o idioma, então vale baixar ou programar qualquer filme que você goste e optar por dublagem e legendas na língua da Alemanha.

Se você gosta de música e sempre vai para todo lado com seu mp3, então outra boa opção é encontrar seus cantores e grupos germanófonos favoritos. Abaixo preparamos uma breve seleção sujeita a te interessar:

  • Cro;
  • Peter Fox;
  • Jan Delay;
  • Chima;
  • Herbert Grönemeyer;
  • Rammstein;
  • Die Toten Hosen;
  • Tokyo Hotel;
  • Kasalla;
  • Cat Ballou.

Ao escutar as músicas, tente se concentrar nas letras para tentar entendê-las. No início pode parecer complicado, mas quanto mais você treinar, melhor vai entender o que é cantado.

Tente se dedicar ao exercício por mais ou menos 20 minutos por dia e você sentirá o progresso.

Descubra as principais informações sobre o TestDaf ou aproveite e já encontre um bom curso alemão online no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar