Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprendizado da língua alemã como idioma estrangeiro

Blog > Idiomas > Alemão > Por que escolher o alemão como segunda língua?

Há uns bons 10 ou 20 anos, eram poucas as pessoas que cogitavam se lançar no aprendizado do alemão.

Fazer aulas do idioma de Goethe poderia ser visto como algo para a elite ou para os intelectuais, pois a língua possuía (e ainda possui) uma reputação de ser difícil e complicada de se aprender.

O mundo mudou.

Com a globalização, a noção de espaço e distância entre os países se transformaram e tudo parece ter ficado mais próximo. A comunicação entre pessoas de diversas nações está cada vez mais fácil, assim como o contato entre empresas internacionais.

O olhar diante da aquisição do domínio do alemão se modificou, levando muitas pessoas a escolherem o idioma como língua estrangeira a ser assimilada.

O número de interessados que procuram e, eventualmente, começam a fazer aulas do idioma falado na Alemanha é crescente a cada ano no Brasil, contribuindo para a desmistificação de ela seja uma língua complicada a se aprender.

Descubra ainda como obter sucesso no teste de proficiência de alemão.

Uma escolha visando o futuro

Neste mundo globalizado em que vivemos, chega uma hora da nossa vida (para alguns durante a infância, para outros na adolescência ou na idade adulta) em que sentimos o desejo e / ou a necessidade de aprendermos um idioma estrangeiro.

Não podemos negar que, no Brasil, os dois campeões de escolha são o inglês e o espanhol.

Mas então, por que escolher o alemão?

Aprender alemão pode servir de suporte para várias situações futuras, pois tal habilidade linguística permite ao aprendiz se destacar em um grupo de pessoas bilíngues apenas no idioma da Espanha ou da Inglaterra.

Apostar no aprendizado da língua alemã é uma cartada de mestre para se sobressair no campo profissional e / ou universitário no futuro.

Falar alemão pode fazer você se destacar no mercado de trabalho. A escolha do alemão como língua estrangeira pode ser seu diferencial.

Ao optar pela capacitação em alemão:

  • Você estará apto a se comunicar com mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo, já que esse é o número aproximado de germanófonos em nosso planeta. Sem falar que a língua alemã é, atualmente, a mais utilizada no território europeu, ficando na frente do inglês, do espanhol e do francês;
  • Suas chances de ter uma carreira de sucesso aumentam consideravelmente, já que a Alemanha é uma das principais potências econômicas mundiais, possuindo grandes empresas multinacionais espalhadas pelo globo, incluindo o Brasil;
  • Uma formação, estágio ou até mesmo emprego na Alemanha ou em algum outro país germanófono (Suíça, Áustria, Luxemburgo, etc.) podem ser levados em conta. Muitas empresas alemãs estão abertas a colaborações internacionais dentro de vários campos como informática, mecânica, indústria automobilística, indústria química ou ainda de energias renováveis;
  • A melhora na utilização da internet pode ser considerada.
    Como?
    Depois do inglês, o alemão fica em segundo lugar como idioma mais utilizado para transmitir informações através da web, principalmente dentro dos setores de pesquisas científicas;
  • Seu acesso a uma das mais fascinantes e antigas culturas da Europa estará garantido. Seja através da literatura, da música, filosofia, teologia, cinema, artes ou ciências, grandes nomes alemães fazem parte da construção de rica parte da história da humanidade;
  • Você poderá viajar sem medo de ser feliz para países magníficos que te receberão de braços abertos, como Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Suíça e ainda Liechtenstein.

Já deu para perceber que as vantagens de se dominar a língua do país de Angela Merkel traz muitos benefícios para aqueles que a falam, não é mesmo?!

Você é daqueles desejosos em se tornar fluente na língua falada na Alemanha?

Uma habilidade que fará a diferença

Muitos desinteressados pela língua e cultura alemãs podem acabar falando que é besteira aprender o idioma e que a procura por aulas particulares não é assim tão grande.

Falar alemão pode ser o diferencial que faltava no seu currículo. Nada melhor para se destacar do que dominar um idioma como o alemão.

Pesquisas mostram, no entanto, que a demanda pelo aprendizado do alemão aumenta a cada ano e tal crescimento é ainda mais intenso nos últimos 10 anos.

Dominar o idioma de Immanuel Kant traz vários benefícios para aqueles que o conhecem. Falar bem a língua pode ser uma grande “carta na manga” para quem trabalha, por exemplo, com comércio internacional, pois ela é enormemente utilizada dentro do mercado europeu.

Se destacar no mercado de trabalho

Escolher o alemão como segunda – ou terceira – língua ainda permite o aluno ou profissional a se destacar no mercado de trabalho, pois ele será uma “pérola” em meio àqueles que só falam inglês e espanhol. Isso significa uma atenção diferenciada em meio a seus colegas, assim como menos concorrência.

As nações germanófonas vêm crescendo e ganhando poder econômico e político – principalmente na Europa central – desde o fim dos anos 1990.

O número de pessoas que aprendem a falar alemão aumentou. Ele, porém, não acompanhou tal evolução. O motivo de tal “desprezo” se encontra, infelizmente, na famosa má reputação da língua de ser complicada e difícil.

Os países germanófonos não param de crescer economicamente. A demanda por profissionais qualificados que dominem o idioma acompanha tal desenvolvimento, pois a força da mão-de-obra especializada é fundamental para manter o progresso econômico ativo. Todavia, os recrutadores das empresas penam para encontrar candidatos qualificados para tantas vagas abertas.

Qual a consequência disso?

Muitas empresas se preocupam em não conseguir encontrar estagiários e empregados competentes e merecedores dos cargos disponíveis.

O ponto positivo de tudo isso é que, se você decidiu a se jogar no aprendizado da língua falada na Alemanha, seu perfil se tornará muito mais interessante para esses tipos de empresas assim que você começar a dominar o idioma. Quer motivação maior para se dedicar às suas aulas particulares de alemão do que essa?

Você não precisa ser igual a todos os seus colegas e aprender a falar apenas inglês. Elimine parte da concorrência profissional ao apresentar um ótimo domínio da língua alemã.

Descubra as principais informações sobre o TestDaf.

5 motivos para escolher o alemão

1/ Se diferenciar dos colegas e concorrentes

Você ama a língua e cultura alemãs, mas se sente inseguro em seguir seus estudos porque todo mundo ao seu redor se dedica em aprender inglês ou espanhol?

Não caia nessa “furada” de querer tomar a mesma atitude que seus amigos ou colegas só por medo de ser diferente.

O aprendizado de um idioma estrangeiro passa não só pela capacidade de assimilá-lo, mas também pelo amor e interesse que o aprendiz possui pela língua e tudo o que gira em torno dela. Se o alemão é o que te interessa mais dentro do âmbito linguístico internacional, então se jogue sem medo de ser feliz.

Sem contar que dentre todos aqueles que falam inglês e espanhol, você será o que possui o diferencial para se destacar do “rebanho” dentro do mercado de trabalho.

2/ A língua é mais popular do que se imagina

Jovens que gostam do alemão muitas vezes devem se perguntar: mas por que se lançar desde cedo no aprendizado do idioma?

Até pouco tempo, alimentava-se a ideia de que a língua de Goethe era elitista e complicada demais para o aprendizado de “reles mortais“. Sendo assim, muitos pensam até hoje que apenas “gênios” ou “superdotados” têm o privilégio de aprendê-la.

Sinceramente, não existe mito mais bobo do que esse.

Não vamos mentir e falar que assimilar o alemão é tão fácil quanto espanhol, mesmo porque a base e a construção das duas línguas são completamente diferentes, sendo uma latina e a outra germânica.

No entanto, assim que o aprendizado se inicia, ele flui como qualquer outro ligado a um idioma estrangeiro. Basta que o aluno tenha interesse e dedicação a aprender a língua.

3/ Não existe uma língua difícil de se aprender

O que existe é falta de dedicação e falta de contato com determinados idiomas. Uma imersão com a qual o aluno tem um relacionamento constante com a língua é essencial e determinante para o aprendizado.

Estamos rodeados de músicas, filmes, programas de tv e séries em inglês. Tal convívio com a cultura e língua proporcionam uma imersão muito maior para o aprendiz, tornando a assimilação mais fácil e rápida.

Uma maneira de se aprender alemão no mesmo ritmo em que outras pessoas aprendem inglês ou espanhol é mergulhar de cabeça no mundo germanófono.

Esqueça as produções cinematográficas televisivas, musicais e literárias em outras língua e se dedique apenas ao alemão. Você verá como, rapidinho, você já estará íntimo da língua do país de Angela Merkel.

Uma imersão no idioma da Alemanha é essencial para o aprendizado eficaz. Assistir filmes apenas em alemão é uma excelente maneira de assimilar a língua de maneira rápida e divertida.

4/ Alemanha é a segunda maior importadora e exportadora mundial

Isso mesmo: a Alemanha é uma grande potência econômica e leva a medalha de bronze no quesito importação e exportação, ficando em terceiro lugar no pódio mundial segundo os dados do almanaque The World Factbook da CIA.

Sem contar que ela atribui ainda, em termos absolutos, o segundo maior orçamento anual de ajudas ao desenvolvimento no mundo, vindo logo atrás dos Estados Unidos.

5/ Grande demanda no mercado de trabalho

Grandes empresas de importante atuação em nível global são de origem alemã. O país de Angela Merkel possui 35 delas dentre as com maiores índices mundiais de negociação dentro da Bolsa de Valores.

As dez maiores são:

  • Daimler;
  • Volkswagen;
  • Allianz (a empresa mais lucrativa);
  • Siemens;
  • Deutsche Bank (2ª mais lucrativa);
  • E.ON;
  • Deutsche Post;
  • Deutsche Telekom;
  • Metro;
  • BASF. 

Outras grandes empresas de capital alemão são:

  • Adidas;
  • Puma AG;
  • Audi;
  • Bayer;
  • BMW;
  • Deutsche Bahn;
  • Henkel;
  • Lufthansa;
  • MAN;
  • Nivea;
  • Porsche;
  • SAP AG;
  • Schering;
  • ThyssenKrupp; Wella;

Essas e várias outras empresas mundialmente conhecidas demonstram a força econômica alemã nos mais diversos segmentos de mercado. Ou seja, dominar o “idioma materno” dessas empresas pode abrir muitas portas para uma carreira de sucesso tanto nacional quanto internacional.

Confira ainda algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de se preparar para o TestDaf.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar