Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua portuguesa e seus desafios na educação

De Carolina, publicado dia 25/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > O português como conhecimento essencial

No Brasil, o ensino da língua de Camões sempre teve seu lugar no centro das atenções dos debates sobre educação e escolaridade.

A importância capital do domínio do português, tanto na compreensão quanto na redação, coloca a disciplina no ranking dos saberes fundamentais como a geografia, história e a matemática.

Chave do sucesso e emancipação individual, os saberes fundamentais são o centro de refundação escolar. Quando a gente pensa em ser professor de português e que a gente quer transmitir nosso conhecimento para os alunos, é necessário compreender a importância dessa matéria.

O domínio do português é necessário para construir as outras aprendizagens.

Com exceção das outras línguas estrangeiras, nossa língua materna é a base para aprender as outras ciências. Afinal, vamos saber o conteúdo (de português para ser professor) das outras disciplinas através do português: matemática, física, química, história, geografia, biologia…

Para adquirir a pedagogia necessária para essa aprendizagem primordial, um professor de português deve ser apaixonado pela língua portuguesa, mas não somente…

O domínio do idioma é essencial para a aprendizagem Sem a língua portuguesa é impossível aprender outros conhecimentos

É importante saber tudo que está em jogo com o ensinamento dessa língua.

Nós enfatizamos a importância do português na escola hoje, notadamente sob a perspectiva da evolução de carreira para o uso de todos aqueles que querem se tornar professores de português e para os que já são professores da disciplina.

Português, base do aprendizado de todas as matérias

Pense em um bebê que não sabe falar. Sua única forma de comunicação é através do choro.

Quando a criança chora, sabemos que ela está precisando de algo, sentindo dor, mas não sabemos ao certo que está acontecendo.

Se ela soubesse falar, ela iria dizer: “preciso que alguém troque a minha frauda”, “estou com fome”, “estou com dor de barriga”, “quero dormir”, etc.

Mas como ela não fala, os pais ficam muitas vezes perdidos tentando imaginar o que a criança quer.

O exemplo é bobo, mas serve para entendermos a importância de se comunicar bem e saber a língua.

Você já foi em outro país que não fala português? Você ficou se sentindo um bobo quando não soube explicar o que queria? Por essas e outras é importante saber o português, mas não somente por isso.

Pense, então, nesse exemplo de falar e morar em um país de língua estrangeira. Muitas vezes sabemos nos expressar e as pessoas nos entendem, mas fazemos erros de conjugação, não conhecemos algumas palavras do vocabulário.

Para se expressar em situações básicas, a língua em nível intermediário é o suficiente. Mas se você quer se integrar, trabalhar e exercer seus deveres de cidadão, é necessário conhecer bem a língua.

Além disso, é através dela que aprendemos a raciocinar, interpretar textos, enunciados, comandos…

Então, para qualquer matéria, é necessário saber bem a língua de Machado de Assis para ter um raciocínio correto, interpretar as informações das outras matérias e expressar aquilo que aprendeu.

Não pense que para fazer matemática é preciso saber só os números. Como você vai aprender a utilizá-los sem a teoria que é dada em português?

A não ser que você saiba outra língua e aprenda a disciplina dos números nela. E a geografia? Você pode olhar os mapas, mas não vai saber direito o que eles significam se não tiver os conhecimentos da língua para interpretá-los.

Moramos em um país de analfabetos, por isso, aprenda bem o idioma Você sabia que somente 8% da população brasileira domina o português?

E a história? Como você vai ler os conteúdos e interpretá-los se não saber o português?

Comunicar-se bem é possível somente com o português

Como falamos acima, pense em alguém que precise comunicar-se em uma língua mas não sabe falar e escrevê-la direito.

Como ele vai expressar suas vontades, suas ideias, sua opiniões, suas necessidades? Além disso, é importante entender o que as pessoas querem dizer através figuras de linguagem, gestos, em poucas palavras.

Se o raciocínio na língua não estiver em dia, como vamos entender quando uma pessoa está sendo irônica? Que ela está usando metáforas? Neologismos, etc?

Por isso, a língua também ajuda a gente entender nas entrelinhas, o dito pelo não dito, as sutilezas da comunicação.

Já imaginou o quanto é importante saber ler textos? Se estamos em um lugar onde tem um cartaz dizendo que é proibido falar alto. Se uma pessoa não entender e começar a falar bem alto, ela poderá ser expulsa do local e nem vai entender o porquê da expulsão.

E nos relacionamentos pessoais e profissionais? A língua se torna cada vez mais complexa e o seu conhecimento é cada vez mais importante!

Quanto mais complexo um assunto for, mais o nível na língua terá que ser  aprofundado para uma ter uma boa compreensão.

Artigos científicos de nível superior são quase impossíveis de ser entendidos por alguém que esteja no ensino fundamental, por exemplo.

É claro que muitas vezes é necessário uma base importante em outro conhecimento além do português. Mas saber a língua também é essencial para fazer uma interpretação adequada.

Então, “quem não se comunica se trumbica”! Chacrinha, o apresentador de televisão dos anos 70, dizia essa frase querendo dizer que quem não consegue se expressar se perde na vida.

Aprenda o idioma para aprender as outras disciplinas Gráficos, textos são impossíveis de entender sem o aprendizado da língua portuguesa

Quer dizer que ele tentava explicar as pessoas que era importante se comunicar. E sem o português, a comunicação fica bem comprometida no Brasil e nos países lusófonos.

Português na vida adulta

Você já é adulto e sabe ler, escrever, interpretar textos, gráficos, infográficos? Se sim, você deve ter todas as capacidades na língua.

Mas se acha que isso é óbvio no Brasil e quase todo mundo tem essas capacidades, você está muito enganado!

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Paulo Monteiro e pela ONG Ação Educativa, somente 8% da população brasileira sabe se expressar e ler através de letras e números. Ou seja, entre 100 pessoas, somente 8 têm pelo domínio da língua portuguesa, não é triste?

Infelizmente, a educação no nosso país não é nosso ponto forte. O ensino do português não fica fora disso.

Imagine o quanto deve ser difícil para essas pessoas serem incluídas no mundo do trabalho e das novas tecnologias? Essas pessoas não sabem escrever um texto, um email, uma mensagem de maneira satisfatória. Eles também não compreendem textos argumentativos, gráficos e outras informações.

Por questões como essa (por que se tornar professor de português?), é muito importante saber português na vida adulta e no mundo do trabalho. Se não, acabamos excluídos dos avanços tecnológicos, intelectuais e de costumes de nossa sociedade.

Como esses 92% da população brasileira cumpre suas atividades como cidadão? Como eles têm acesso às informações? Como eles leem uma receita médica? Como sabem seus direitos e deveres?

Agora, achamos que ficou mais claro a importância do português no dia a dia e na vida adulta de cada um, não é mesmo?

Por isso, vamos dar mais valor a nossos professores (quanto ganha um de português?) e a nossa língua porque ela é um bem precioso e essencial para a vida adulta.

Se você domina a língua, aprenda a valorizar seus conhecimentos desde já. Não são muitos que têm a sua sorte, infelizmente.

Mas como mudar essa realidade? Através de educação de qualidade e abrangente no país inteiro: de norte a sul.

Continuar estudando português para exercitar o cérebro

Além das questões funcionais da língua portuguesa, saiba que ela é um excelente meio para exercitar o cérebro.

Ler, escrever, estudar são formas de manter sua mente sempre aberta e em forma. Não pense que ficar na frente da televisão todos os dias faz o mesmo efeito…

Então, sabia que tem como malhar seu cérebro?

Aprenda bem a língua portuguesa para não se tornar um analfabeto funcional O abismo da língua é muito mais comum que parece…

Isso mesmo, o cérebro funciona como se fosse um músculo. Quanto mais você o utiliza, mais ele é eficiente e rápido.

Ler livros de literatura faz você estar em contato diretamente com a língua e exercitar sua criatividade. Olhe o trabalho que dá de imaginar a cena, o local, as ações, os diálogos, os personagens que o escritor descreve nas páginas?

Além disso, a literatura nos ensina muita coisa sobre o contexto histórico em que a obra foi escrita, palavras que a gente não conhecia, estilo de escrita…

Já escrever possibilita exercitar o jogo constante de quebra cabeça com a língua. Mas não vale escrever somente sms. Um verdadeiro exercício de escrita se faz com a execução de um texto.

Então, aproveite para escrever uma carta para aquele amigo, crie um diário e conte o que você fez, escreva coisas sobre sua vida, suas experiências, aprendizados, arrependimentos, conquistas.

Além de um grande exercício para o cérebro, você vai fazer uma espécie de auto terapia se escrever sobre a sua própria vida.

Além de ler e escrever, aprenda novas coisas! As línguas estrangeiras são uma boa prática para sempre movimentar o seu cérebro.

Quando aprendemos uma língua nova, é como se todo um universo se abrisse para nós, com todas as suas possibilidades. Criamos também outra personalidade, outra voz, outra pessoa.

Se você acha que estamos exagerando, leia um pouco sobre as novas descobertas que tratam sobre doenças degenerativas. Muitas apontam o sedentarismo do corpo e da mente como principais causas do Alzheimer, por exemplo.

Por isso, quanto mais cedo trabalharmos nosso cérebro através da nossa língua e de outros idiomas, melhor!

Encontre um bom profe para sua aula de portugues no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar