Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Formações para se tornar educador da língua portuguesa

De Carolina, publicado dia 26/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Quais diplomas ter para ser professor de português?

A profissão de educador seduz cada vez mais os estudantes com uma alta significativa do número de inscritos nos concursos para professores estaduais, municipais ou federais.

A segurança no emprego oferecida pelo Estado, a vontade de transmitir seus conhecimentos e de colocar em prática a sua metodologia explicam em partes o porquê dessa profissão achar tanto a atenção das pessoas.

Entre eles, os apaixonados pela língua portuguesa querem se tornar professores de português.

Se você também é apaixonado pelo português, sua ortografia, sua sintaxe, sua literatura e que você quer fazer disso o seu trabalho, Superprof vai te fornecer o guia para sua carreira de futuro professor de português.

Quem pode se tornar professor de português?

Vários concursos permitem de se tornar educador na função pública.

Se quiser dar aulas para o primário, colégio, ensino médio, você terá que justificar seus estudos de no mínimo uma graduação para fazer concursos.

Um primeiro emprego para estudantes

Essa profissão considerada muito por tempo como “a mais bonita do mundo” representa para muitos uma verdadeira vocação.

Desde o colégio ou ensino médio, o amor pela língua portuguesa e um bom nível de gramática podem suscitar uma verdadeira vontade de ensinar a língua de Camões.

Se a gente tem certeza que quer ensinar o português para os alunos, é melhor fazer suas escolhas de orientação com base:

  • Fazer vestibular para entrar em um curso de letras
  • Aprender latim para entender melhor a etimologia das palavras em português
  • Interessar-se pela literatura portuguesa e melhorar os seus conhecimentos gerais.

Claro, um estudante que optou por uma formação mais científica pode desistir no meio do caminho e prestar o vestibular ou Enem para uma faculdade de Letras.

Incentive o aprendizado da língua portuguesa O professor deve motivar sempre o aluno a aprender o idioma

Alguns estudantes descobrem mais tarde o interesse pela língua e a vocação de professor depois de tentar outra coisa sem nenhuma ligação com o idioma.

Para esses casos, aulas de portugues em domicílio podem, por exemplo, permitir um nivelamento para os concursos de professor público.

Cada ano, o Ministério da Educação (MEC), as secretarias de educação dos estados e dos municípios abrem novos cargos para professor.

Como funcionam os concursos públicos?

Os concursos para se tornar professor particular acontecem em várias épocas do ano, de acordo com a necessidade do município ou do estado (principais órgãos que contratam profissionais da educação).

Para saber quando vão acontecer, é sempre bom fazer uma pesquisa na internet para saber quais são os próximos concursos que vão acontecer em seu município ou estado. As inscrições podem ser feitas nos órgãos responsáveis ou por internet.

Às vezes, é necessário o pagamento de taxas de inscrição. Os candidatos devem fazer uma prova teórica escrita ou de múltipla escolha. Eles também analisam a experiência, currículo e títulos do professor.

Em alguns concursos, há também entrevistas com os candidatos.

Escolas, faculdades e universidades particulares

Não se esqueça também das escolas e universidades particulares que sempre abrem vagas para o cargo de professor de português.

Elas não dão a mesma estabilidade que as instituições públicas, mas os salários (quanto ganha um professor de português?) costumam ser melhores nos estabelecimentos privados que públicos.

Basta saber qual te interessa mais!

As condições para ensinar português

Como já mencionamos acima, prestar um concurso público para ser professor requer no mínimo um diploma de graduação.

Outras condições gerais são exigidas:

  • Ter a nacionalidade brasileira
  • Não ter antecedentes criminais
  • Justificar aptidões físicas exigidas

Se você tiver essas condições, você está apto a prestar o concurso para ensinar o português a seus futuros alunos.

Mas você sabe, há vários tipos de professores de português.

Você pode escolher qual tipo de aluno você quer dar aulas de portugues:

  • Ser professor em escolas de educação infantil: o professor não é necessariamente de português. Porém, é nesse momento que ensinamos as crianças ler e escrever. Por isso, estamos em contato direto com a língua. Em alguns municípios, é necessário ter o nível de magistério para concorrer ao cargo.
  • Ser professor de português no ensino fundamental: Nesse momento da escolaridade, é necessário ajudar os alunos a obterem o conhecimento das regras gerais do português (gramática, conjugação…) mas também de ensinar a ter um espírito de síntese e a estruturar textos e suas ideias. É preciso fazer com que eles conheçam mais sobre a literatura e seus conhecimentos gerais. Para ensinar no colégio, é preciso fazer uma graduação de Letras.
  • Ser professor de português no ensino médio: para isso, é preciso ter curso superior em letras. Nessa fase da escolaridade, os alunos estão escolhendo suas profissões e se preparando para o vestibular. É preciso prepará-los para as diferentes provas e redações dos principais vestibulares do país.
  • Ser professor de português no ensino superior: sua paixão pela língua e literatura tem que ser muito grande. Além disso, você tem que ter o interesse de se aprofundar muito em um determinado assunto. Para ser professor universitário, é necessário ter no mínimo um mestrado. Já para as instituições públicas, você precisa ter um doutorado.

A língua portuguesa pode ser aprendida em qualquer idade Já pensou em dar aulas para a educação infantil?

Quais cursos fazer para ser professor de português?

Letras é o curso mais indicado para fazer como graduação para ser professor de língua portuguesa.

O curso vai te ensinar todas as facetas da língua como a gramática, a literatura, análise do discurso, execução e ensino de redação de diferentes tipos de textos, etc.

Além disso, você terá que fazer disciplinas na área da metodologia, didática e aprender questões gerais sobre o ser humano, sociedade, etc.

Veja aqui as matérias da grade curricular do curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP) só para você ter uma ideia das matérias a serem estudadas:

Análise de Discurso, Ciências Sociais, Comunicação e Expressão, Didática Específica – Letras, Didática Geral, Direitos Humanos, Educação Ambiental, Estágio Português, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Estudos Disciplinares, Gêneros Textuais, Gramática Aplicada da Língua Portuguesa, Homem e Sociedade, Interpretação e Produção de Textos, Leitura e Literatura no Contexto Escolar, Letras Integrada,Letras Interdisciplinar, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Língua e Cultura Latina, Linguística, Linguística Geral, Literatura do Brasil: Poesia, Literatura Brasileira: Prosa, Literatura Comparada, Literatura Infanto-Juvenil, Literatura Portuguesa: Poesia, Literatura Portuguesa: Prosa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Marketing Pessoal (Optativa), Metodologia do Trabalho Acadêmico, Métodos de Pesquisa, Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa, Morfossintaxe da Língua Portuguesa, Planejamento e Políticas Públicas de Educação, Prática de Ensino: Introdução à Docência, Prática de Ensino: Integração Escola-Comunidade,Prática de Ensino: Observação e Projetos, Prática de Ensino: Reflexões, Prática de Ensino: Trajetória da Práxis, Prática de Ensino: Vivência do Ambiente Educativo, Práticas como Componente Curricular, Produção de Texto em Língua Portuguesa, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade, Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa),
Semântica e Pragmática, Semiótica, Teoria da Comunicação, Teoria Literária, Teorias do Texto, Tópicos de Atuação Profissional – Letras, Trabalho de Curso.

Quantas matérias! Mas para quem gosta de literatura, da língua portuguesa e da pedagogia, elas são um prato cheio!

Além das aulas de português, o aluno normalmente opta por uma língua estrangeira. O inglês e o espanhol são as mais escolhidas. Depois delas, o francês, italiano, alemão…

Já as pós graduações como mestrado, doutorado, vão depender das linhas de pesquisa de cada universidade. Para optar pelas universidades certas, você tem que conhecer as linhas de pesquisa das universidade e ver qual é a mais adequada para o seu objeto de pesquisa que quer estudar.

As outras maneiras de ensinar o português

É preciso saber que existem outros meios de ser professor de português sem ensinar no colégio ou ensino médio.

Há outras alternativas!

Aulas de idiomas podem ser dadas em todos os níveis Continue seus estudos na língua portuguesa e dê aulas na universidade

Ser professor de cursos técnicos que exigem aulas de português (muito importante para qualquer aprendizado). Normalmente, os cursos técnicos formam o profissional diretamente para sua entrada no mercado de trabalho.

Cursos técnicos de secretariado, por exemplo, exigem um bom nível de português. Por isso, você pode dar aulas para futuros secretários de escolas, por exemplo.

Dar aulas de português para instituições particulares

As instituições privadas não funcionam como as públicas. Isso quer dizer que, para concorrer a uma vaga no meio, você não precisa passar por um concurso e fazer provas.

Normalmente, a entrada se dá por análise de currículo. É importante fazer pós-graduações, ter experiência no exterior para se diferenciar dos outros profissionais mesmo para dar aulas ensino fundamental e médio.

Dar aulas particulares de português

O meio mais flexível para se dar aulas de português. Sempre haverá alunos precisando de aulas particulares na matéria, pode acreditar.

Então, você poderá seguir sua vocação e transmitir seus conhecimentos da língua dando aulas em domicílio. Por que não?

Essa opção tem várias vantagens, por exemplo:

  • Flexibilidade nos horários: você decide o espaço de tempo em que vai dar aulas. É claro que você vai ter que se adaptar aos horários de aula de seus alunos. Por exemplo: você vai dar aulas no período da manhã e no final da tarde para alunos que têm aulas no período da tarde.
  • Flexibilidade no salário: você define quanto vai ganhar por hora/aula. Isso também vai depender da sua formação e experiência como docente.
  • Você é seu chefe: ninguém vai mandar em você

    Ensine o idioma para estudantes com dificuldades Ensinar a língua portuguesa para alunos dando reforços escolares é possível

  • Você pode trabalhar perto de casa ou na sua casa: você pode formar a sua clientela no seu bairro ou dar aulas a sua casa. A webcam e programas como Skype também permitem de dar aulas pela web.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...

5
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
hassib feizLara LuisaLaraFlavianneGyovana Francyelle Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Gyovana Francyelle
Convidado
Gyovana Francyelle

Muito bacana!!! Supriu todas as minhas dúvidas,sei que a maioría dos leitores,que lerem meu post/comentário vai estranhar. Mas sim eu tenho 13 anos,e curto bastante a Língua Portuguesa!! No ensino infantíl eu não tinha tanto esse amor pela Língua Portuguesa,mas ai eu cheguei no Ensino Fundamental-talvez seje porque eu gosto bastante da profesora e ela me faz/fez eu passar por vária experiências incríveis. Eu comecei a pegar gosto na matéria de Português,e só de ler esse post de voces(SuperProfblog),me apaixonei mais ainda,confesso que tenho medo de qual curso/faculdade irei cursar/fazer,e sei que também não estou no momento de pensar nisso… Read more »

Lara Luisa
Convidado
Lara Luisa

Claro que deve pensar ! Eu penso em que curso /faculdade , cursar / fazer dês dos meus 10 anos de idade kkkkk Já mudei muito de ideia mas a que prevalece é ser professora e esse post me tirou várias dúvidas é só me incentivou ainda mais a gostar dessa área então vamos lá estudar pq sei que não sou a única com esse objetivo e será bem concorrido ! Boa sorte linda !!

Flavianne
Convidado
Flavianne

Escolhi Letras-Francês para estudar na universidade ( graduação ), quando eu me formar, posso dar aulas de português ou só de francês?

Lara
Convidado
Lara

Eu queria saber se existe uma carreira específica, assim do tipo Ensino do Português como língua estrangeira, Filologia Portuguesa, Tradução do Português, etc…e não como cursos dentro de outras carreiras.

hassib feiz
Convidado
hassib feiz

Belo texto. Inspirador!