Quantas facetas pode ter uma única língua? E a portuguesa? Nós utilizamos o português de várias formas diferentes (até com o tablet): escrito, formal, informal, abreviado...

Você já notou que não fala a mesma língua no trabalho, na escola, com seus amigos, com sua mãe, com seu cachorro? É evidente que há vários portugueses em um só português!

E, normalmente, nós temos que ter domínio de todas essas formas de utilizar a língua! Imagine se você conversasse com seu melhor amigo da mesma forma que fala com seu chefe? "Você poderia apreciar um copo de cerveja comigo às 22h no bar do Amigo?" Ficaria melhor: "Vamos tomar uma sexta no bar do amigo lá pras 10 horas?".

Além de saber e aprender diferentes formas de utilizar a língua, malear o idioma, há as regras gramaticais, o vocabulário, a sintaxe que parecem temas sem fim! Quem quiser, pode estudar isso durante toda a vida e mesmo assim e não saber tudo!

Pois é, então, é fundamental ter uma seleção das melhores (sites de) dicas de português que a gente pode encontrar na internet!

É conteúdo que não acaba mais!

Por isso, sempre temos que fazer aquela pesquisa na net para tirar dúvidas. Elas podem ser as mais variadas possíveis: uma regra da gramática que você não conhece, aquela mesma dúvida de sempre que você tem que verificar todas as vezes...

O idioma do Brasil também está na web
O "pai dos burros" agora virou o motor de pesquisa! Aqui a gente acaba achando as respostas para as questões da língua portuguesa

Então, resolvemos mostrar para você alguns blogs e colunistas em mídias tradicionais que dão as melhores dicas de português na internet!

Blog da professora Fátima Fuini

A professora de português Fátima Fuini é pós-graduada pela USP em Formação de Professores do Ensino Fundamental e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Ela tem quase 30 anos de experiência na profissão e criou o blog que leva o seu nome.

Nele, podemos encontrar variadas dicas de português explicadas em cada post: gramática, conjugação, questões de gênero, acento, pontuação, questões comentadas do Enem...

Ela divide o conteúdo do seu blog em quatro temas, mais especificamente: leitura, literatura, interpretação de texto e estudo da língua.

Nós achamos o seu blog interessante porque a professora ensina algumas questões da língua portuguesa através de brincadeiras como o Super Mário. Ela explica como conjugamos os verbos terminados em -iar:

M ediar
A nciar
R emediar
I ncendiar
O diar

Ela lembra em seu post que todos esses verbos se conjugam como odiar. Eu odeio, tu odeias, ele odeia... Ela brinca que, como todo mundo sabe odiar, todos vão saber conjugar os outros verbos da família MARIO (mediar, anciar, remediar, incendiar, odiar).

Esses tipos de dicas são dadas constantemente por professores de pré-vestibulares, Enem e concursos públicos. Isso porque os estudantes gravam o conteúdo mais facilmente com esses tipos de macetes e nunca mais esquecem das regras!

Então, no blog da Fátima você pode encontrar dicas desse tipo para e até aulas de portugues para concurso públicos, vestibulares e afins.

A professora também coloca alguns textos de autores brasileiros para lermos e apreciá-los!

Blog Gramaticando, o Blog da Língua Portuguesa

Vinícius Souza, mais conhecido como Peter Ensi, criou o blog quando era aluno e monitor de literatura do Colégio Naval do ensino médio da Marinha.

Ele gosta tanto do português que criou vários blogs de assuntos diversos sobre o idioma: Resumos de Literatura, Como Escrever uma boa Redação, Como Escrever Certo, Nova Gramática Online...

A paixão pela língua só aumentou e ele saiu da Marinha para cursar Letras. Hoje, o blog se tornou um portal e ele continua ensinando a língua portuguesa online para todos gratuitamente.

Aprenda tudo sobre o português online e de graça
A ortografia pode ser uma pedra no sapato de quem não sabe utilizá-la corretamente!

O mais interessante do blog do Gramaticando é que ele ensina a estudar português!

Por mais que pode parecer óbvio para alguns, pense naquelas pessoas que querem voltar a estudar a língua mas não sabem por onde começar?

Então, ele criou um post bem didático explicando como estudar português! As aulas de portugues estão no menu lateral do site organizadas de forma bem didática. Não tem erro!

Se você quiser ficar craque no português, você pode acessar o site do Gramaticando e começar a estudar!

Outra vantagem do blog é que o conteúdo está escrito de maneira muito simples e engraçada! Isso mesmo, parece que o humor é um dos pontos fortes de Peter Ensi.

Como o blog da Fátima, o Gramaticando é dividido em três partes: língua portuguesa, redação e literatura.

A parte de língua portuguesa fala sobre o roteiro de estudos que cobre as classes gramaticais, fonologia, estrutura das palavras, processo de formação das palavras, análise sintática.

Há outros assuntos relacionados à ortografia e outros temas como a crase, hífen, vírgula, acentuação, dúvidas de ortografia, regras de ortografia.

Ainda quer mais? Há colocação pronominal, figuras de linguagem, parônimos e homônimos, concordância nominal, regência verbal...

Já na parte de redação, o blog começa explicando como fazer a dissertação, tipo de texto cobrado no Enem. Ele discorre sobre os principais pontos dela: o tema, a tese e a argumentação.

Além disso, você pode encontrar várias dicas de redação no blog como: o que fazer antes de escrever, como fazer a introdução, desenvolvimento, conclusão, erros clássicos...

Ele também te ensina a argumentar: causa e consequência, exemplificação, citações, contra-argumento, fatos e conceitos.

Encontre as respostas para suas questões da língua portuguesa
Quantas vezes a gente já não ficou travada na frente do computador por não saber como escreve tal palavra?

Há outros aspectos redacionais tratados no blog como a coerência textual, coesão textual, originalidade e senso comum.

Não esquecemos da parte da literatura! No blog, você encontra cada período literário detalhado: trovadorismo, humanismo, classicismo, quinhentismo, barroco, arcadismo, romantismo, realismo, naturalismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo...

Há também a biografia de alguns escritores como Clarice Lispector, Machado de Assis e o resumo de livros: Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), O Quinze (Rachel de Queiroz), O Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto), Os Lusíadas (Camões)...

Que tal começar um curso online de portugues ?

Coluna do Sérgio Nogueira no G1

O professor conceituado e consultor de português do Grupo Globo tem uma coluna no G1, portal do grupo.

Os assuntos tratados na sua coluna são os mais variados: etimologia, gramática, erros clássicos de português, conjugação, grafia...

A intensão é melhorar o uso do idioma dos leitores com dicas de português (veja 5 dicionários online) para facilitar o uso do idioma. Ele também ajuda na concepção de textos mostrando clichês que empobrecem muitas redações.

Por exemplo, você sabia que muçarela se escreve com cê-cedilha? Não com dois esses como todo mundo escreve? M-U-Ç-A-R-E-L-A

Sua coluna é dividida em assuntos mais falados: dicas, português, grafia, verbos e língua portuguesa.

Porém, parece que a coluna está desativada porque o último texto que podemos ver do professor foi escrito em março de 2016. Porém, você pode consultar o conteúdo antigo que já tem muita coisa!

Blog da Dad no Correio Braziliense

Dad Squarisi é formada em letras pela UnB. Ela é editora de Opinião do Correio Braziliense e comentarista da TV Brasília.

O Blog da Dad é um blog bem clássico em sua forma. Isso porque ele contém posts pequenos de 5, 6 linhas dando uma dica ou explicando alguma regra do português.

O ponto forte de seu blog é a maneira como ela escreve, com muito humor e dinamismo! Veja um de seus post:

Onde? Em que?
Publicado em 17/07/2017 - Dad Squarisi
“No momento onde o Brasil vive crise política”, disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em entrevista à GloboNews. Que não o tenham escutado os colegas. Eles sabem que onde indica lugar físico. Daí por que Gonçalves Dias escreveu: “Minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá”. Não é lugar físico? Venha, duplinha em que: No momento em que o Brasil […]

Coluna do professor Pasquale no BBC Brasil

O professor Pasquale, Pasquale Cipro Neto, foi responsável por vulgarizar as regras da língua portuguesa para a televisão.

Ele pode ser considerado o professor precursor na mídia para falar sobre curiosidades e dúvidas na língua portuguesa e educação.

Ele apresenta o programa Nossa Língua na TV Cultura televisionado todas as segundas e reprisado nas quartas e sábados. Porém, se tornou célebre depois das propagandas do MC Donalds em 1997. No vídeo, Pasquale falava a maneira certa de se falar hambúrguer no plural.

Não deixe de revisar seus conhecimentos no idioma antes do vestibular
Ele sabe tudo sobre nossa língua! Ainda por cima, é engraçado de tão sério!

Pasquale continuou dando seus conselhos, dicas, tirando dúvidas sobre o nosso idioma também com sua coluna na Folha de São Paulo até dezembro de 2016.

Mesmo após o encerramento de suas atividades no portal, o conteúdo está disponível no Uol para quem quiser consultá-lo!

Agora, o professor tem uma coluna na BBC Brasil, o Leitor pergunta e professor Pasquale explica.

Diferente dos outros formatos, o Leitor pergunta e professor Pasquale explica é feito em vídeo. O conteúdo dele é transcrito na mesma página em que se encontra para os que preferem lê-lo.

O professor não mudou em nada seu jeito de se expressar! Ele se diferencia da grande parte dos colunistas por ter uma postura muito séria.

Mas de tão séria, ela fica engraçada! Os exemplos que Pasquale utiliza também são inusitados e interessantes!

Vale a pena ver os vídeos de Pasquale para relembrar as propagandas do MC Donalds e aprender mais sobre nossa língua!

 

Aprender português online com a Superprof !

Você deseja melhorar seu nível de português, aprender mais ou um precisa de um reforço na língua portuguesa ? Temos o endereço perfeito para você !

 

Com mais de 7 mil professores disponíveis na plataforma, a Superprof ajuda todo tipo de perfil de aluno: crianças, jovens, estrangeiros, adultos, pessoas com dificuldades em um tema especifico, etc. Você vai encontrar o professor perfeito para você no site !
Além dos blog que citamos acima, existem várias vantagens para você contar com um professor particular online:

  • Custo menos elevado
  • Estudar sem sair de casa
  • Conteúdo desenvolvido para responder todas suas dúvidas e dificuldades
  • Horários flexíveis

Falando em custos, sabemos que as aulas por webcam custam, em média, 20% mais baratas que as aulas físicas. Essa baixa de custos não quer dizer que essas aulas são menos didáticas ou de menor qualidade e sim, que como o professor não necessita se deslocar, ele pode oferecer um valor mais justo, pois o horário e deslocamento ele usa para da uma outra aula e pode assim otimizar bastante seu tempo e preparo de suas aulas.

A modernidade ajuda muito também nas aulas, hoje você pode aprender via webcam, Skype, WhatsApp e mesmo o Facebook... Não é preciso nem de um computador para ter suas aulas, você pode usar seu próprio telefone e aprender onde estiver !

Usar skype pelo celular é uma alternativa para aulas
Uma das melhores vantagens: você pode ter aulas onde estiver !

Uma outra vantagem é que a maioria dos professores na Superprof oferecem sua primeira aula gratuita, você pode conhecer o professor, a metodologia, explicar suas dificuldades e anseios e planejar um plano de aulas que atende 100% suas necessidades, um diferencial muito interessante para que você possa conhecer e ver se o feeling com seu superprofessor bate ou não. (:

Além disso, os professores que lecionam online possuem várias dicas de sites, canais no youtube, aplicativos, etc. para ajudar seus alunos a progredirem junto com o conteúdo abordado nas aulas. A vantagem do professor particular online é a possibilidade de desenvolver aulas precisas, de tópico único como aulas de escrita, de gramática, de redação... Ou aulas globais, tudo fica muito a critério do aluno, todos os detalhes das aulas fica por sua conta decidir e isso pode te ajudar a evoluir muito mais rápido.

Eles costumam acompanhar testar bastante novas ferramentas on-line que podem agregar o dia a dia dos alunos no seu aprendizado. Tem professor que desenvolve seus próprios apps, videoaulas e jogos para seus alunos, uma maneira de aprender, se divertir e testar seu conhecimento ao mesmo tempo !

E você, já experimentou fazer aulas online? Gostou ? Conte pra gente sua experiência !

Precisando de um professor de Português ?

Você curtiu esse artigo?

3,67/5 - 3 nota(s)
Loading...

Carolina

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais, mestre pela Sorbonne (França) em turismo, patrimônio e meio-ambiente. Minha formação em diferentes áreas permite que eu escreva com liberdade e interesse.