Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a língua portuguesa em websites

De Carolina, publicado dia 14/07/2019 Blog > Apoio Escolar > Português > 4 sites gratuitos para aprender português

Você tem ideia de quantos anos estudou a língua portuguesa na vida? Quantas horas, quantos professores passaram na sua trajetória escolar, quantas provas, quantos livros, quantos verbos, quantas palavras…

Mas tudo isso não foi o suficiente! A verdade é que a gente nunca vai aprender uma língua por completo de tão complexa e infinita que ela é! Qualquer língua é uma expressão viva de seu povo, sua cultura e seu legado. Portanto, nada mais natural do que ela seja viva, complexa e nunca acabada, isto é, nunca finalizada!

Seja o português, o inglês, o francês, o italiano, o russo, o japonês…

Porém, não se desanime! Ao contrário, pense que é sempre importante estudar português (online), assim como outras línguas estrangeiras!

Quantas vezes você olhou no “deus dos burros” (Google, pai dos burros é o dicionário!) depois de adulto o significado, a conjugação, a grafia de uma palavra?

O problema é que o Google mostra todos os tipos de resultado: páginas aleatórias que contêm a palavra em questão, sites mais ou menos credíveis…

A salvação, normalmente, vem de um link de um dicionário online com o significado da palavra.

Mas se sua dúvida é sobre alguma regra da gramática? Quais são os sites confiáveis com um bom conteúdo para aprender os segredos da língua portuguesa?

Estude o português através de sites gratuitos O computador tem uma infinidade de conteúdos sobre a língua portuguesa.

Vendo a necessidade de você, leitor do nosso blog, decidimos fazer uma seleção de sites gratuitos que disponibilizam um bom conteúdo sobre gramática, literatura, redação para você ficar craque na sua língua materna!

Não deixe de consultá-los regularmente para aprender cada vez mais e não cometer nenhum erro em emails importantes, textos pertinentes, concursos, etc.

A relevância da língua portuguesa

O contexto do profissional da língua portuguesa

O profissional da língua portuguesa, sabemos, deve ser alguém que goste, autenticamente, de se comunicar com outras pessoas – seja de forma escrita ou oral. Gostar de ler e escrever envolve a palavra escrita e falada.

Aqueles profissionais do idioma que gostam de aprender também sobre novas culturas e povos podem trabalhar com o ramo da tradução técnica. E podem também se tornarem intérpretes, realizadores de traduções para diversos eventos, como as traduções simultâneas ou consecutivas. Nas primeiras a tradução ocorre em tempo presente, junto à fala dos interlocutores participantes. Já na consecutiva ocorre uma espera onde os interlecutores do discurso aguardam a tradução de partes da fala do mesmo para prosseguirem em suas exposições.

Em qualquer que seja o ramo de trabalho, um bom profissional de português deve se manter sempre atualizado quanto às mudanças idiomáticas, ortográficas e gramaticais dos idiomas que domina. Além disso, é bom lembrar que o mesmo deve acompanhar e conhecer as novas expressões, as gírias e a evolução do léxico específico na área em que atua.

O atual crescente cenário da globalização econômica e social tem oferecido cada vez mais a realização de eventos e programas internacionais no Brasil, nos quais vários profissionais estrangeiros vêm ao país e muitos estudantes e trabalhadores brasileiros seguem para o exterior em busca de um ensino de melhor qualidade ou para dar início a uma carreira internacional.

De modo geral, os profissionais da língua portuguesa encontram oportunidade de atuarem como intérpretes em conferências, reuniões e congressos; traduzirem textos técnicos, científicos ou literários; revisarem e redigirem textos para publicação e até mesmo realizarem pesquisas teóricas nas áreas da Literatura ou da Linguística.

Uma das funções possíveis de um profissional da Língua Portuguesa é a de revisar e preparar textos para a publicação. Para isso, um afinado senso de organização e atenção aos detalhes e minúncias são habilidades fundamentais!

O contexto da língua portuguesa hoje

Você sabia que o dia 05 de maio é a data comemorativa do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona?

Essa data foi criada pela CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, uma organização constituída exclusivamente por países que falam o idioma e tem o propósito de unir e favorecer a cooperação entre tais nações.

Essa data celebrativa foi selecionada ainda em 2009, durante uma reunião de conselho dos países participantes da CPLP, em Cabo Verde. Durante esse evento, a importância cultural e a influência da língua portuguesa no mundo foi um tema amplamente discutido, no qual destacou-se a relevância do vínculo histórico com Portugal e a boa convivência entre os países integrantes.

Atualmente, o idioma português é a língua oficial em Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, na região de Goa, na Índia, em Macau, na China e no nosso país, claro!

Segundo o Wikipedia, a língua portuguesa é falada por cerca de 250 milhões de nativos, sendo o terceiro idioma mais falado no Ocidente e a sexta língua com mais falantes em todo o globo.

O surgimento da língua portuguesa

Há bastante antigamente, na Europa, falava-se apenas um idioma. Devido à grandes movimentos migratórios entre o que viriam a ser as nações, as línguas foram se transformando e originaram-se cinco grandes divisões: o românico, o helênico, o germânico, o céltico e, por fim, o eslavo.

Foi a partir da língua românica, também chamada latina, por ser proveniente do latim, vários idiomas se formaram: francês, italiano, espanhol, português e outros.

O latim clássico, praticado por classes mais abastadas e com acesso a uma educação melhor, ficou mais circunscrito aos ricos, instruídos e pessoas cultas na sociedade. Já o latim vulgar, soretudo praticado entre os soldados romanos, serviu para disseminar esse idioma pela Europa.

Falado pela maioria do povo comum, foi dele que surgiram novos dialetos até que a língua portuguesa foi estabelecida, sendo praticada em toda a faixa da península ibérica. Até hoje esse idioma, como qualquer outro, encontra-se em constante mudança e, progressivamente, vai passando por alterações linguísticas.

Em cada país onde é falada, a língua portuguesa apresenta um sotaque específico e expressões idiossincráticas características. Originado do galego-português, essa língua românica começou a ser falada no Reino da Galiza – situado ao noroeste da península ibérica – e no norte de Portugal.

Foi por meio da criação do Reino de Portugal, a primeira nação europeia a se unificar, em 1139, e da expansão para o sul através da Reconquista – a retomada da península pelos europeus – que o idioma se difundiu pelo território.

Tempos depois, os grandes descobrimentos abriu caminho para os europeus “descobrirem” o Brasil e algumas outras nações na África e também na Ásia – o que contribuiu significativamente para a disseminação do português.

Foi nesse período que o português também influenciou vários outros idiomas, já que ele era usado não apenas nas cidades conquistadas pelos portuguesas, mas também por muitas autoridades locais nos seus contatos com outros povos estrangeiros poderosos, como os franceses, ingleses, holandeses, etc.

Assim, durante a Era dos Descobrimentos, os navegadores portugueses levaram o seu idioma a lugares distantes. A exploração dessas “novas” terras, consequentemente levou à colonização das mesmas ou a muitas tentativas de se colonizá-las.

Note que Portugal e Brasil são os únicos dois países cuja língua primária é o português. Você já observou isso?

O português, como já dissemos, é a língua oficial de várias nações ao redor do mundo que foram colônias portuguesas em determinado período da história. Além das mais conhecidas, já citadas, em Damão e Diu (no estado de Gujarat, na Índia), Malaca (Malásia) e enclaves na ilha das Flores (Indonésia), Batticaloa (Sri Lanka) e nas ilhas ABC, no Caribe, fala-se português.

Você sabia que a língua portuguesa é a 5ª língua mais falada no mundo? E a terceira mais falada no Ocidente e a mais falada no Hemisfério Sul do planeta?

A língua portuguesa também é conhecida como a “última flor do Lácio” – região histórica da Itália Central onde a cidade de Roma foi fundada e se desenvolveu até tornar-se capital do Império Romano. Essa expressão “última flor do Lácio foi cunhada pelo poeta brasileiro Olavo Bilac, em seu soneto Língua Portuguesa.

Também conhecida como a língua de Camões, por razões mais que óbvias e conhecidas, em homenagem a Luís Vaz de Camões, o autor da grande obra Os Lusíadas, poema épico composto de dez cantos que descrevem a descoberta do caminho marítimo para a Índia, por Vasco da Gama tão bem como outros fatos históricos de Portugal.

Foi por meio do romance galaico-português, oriundo do latim falado, disseminado pelos soldados romanos, colonos e magistrados, que a língua portuguesa tem sua origem. E somente em 1297, com o témino da Reconquista, que um rei português, Dom Dinis I, adota o português como língua oficial no país, além de prosseguir com políticas de legislação e centralização do poder.

Importância do português no dia a dia

Em nossa realidade cotidiana, ter conhecimento da língua portuguesa é algo fundamental. Desde a realização de atividades corriqueiras, como ler e escrever, claro, até outras ações mais complexas, como obter uma especialização no meio profissional que destaque você dos demais candidatos.

Quaisquer que sejam as razões, dominar o idioma abrange a transmissão de ideias e de conteúdo, dentro de nossa comunicação e interações uns com os outros.

Observe que no meio profissional, o conhecimento gramatical e até mesmo coloquial, sobretudo em relação à norma culta da língua portuguesa, é algo essencial. Praticamente desde o jardim de infância até à especialização de um ensino superior, a língua portuguesa é  crucial para todos os que precisam interpretar temas, assuntos e questões dos mais variados.

Em outras palavras, elaborar uma boa redação ou redigir um bom texto é algo ligado, diretamente, a um bom aprendizado de uma forma geral – o que denota uma boa qualidade na educação, algo que nem sempre ocorre no nosso país.

No ambiene de trabalho, conhecer e estar-se familiarizado com o idioma é, também, essencial. Aqueles profissionais que se destacam e dominam a língua nativa estão aptos a se comunicarem com mais qualidade e desenvoltura. Sendo assim, eles podem elaborar melhor os seus currículos, criar ótimas cartas de apresentação, explicar com mais propriedade determinado assunto e, de forma geral, comunicarem-se de modo mais eficiente.

Gramática Online

O site foi idealizado pelo professor Dílson Catarino. A interface dele é bem simples e apresenta na sua home uma seção chamada o O bê-á-bá do blá-blá-blá com dicas imperdíveis sobre o português do dia a dia.

Podemos encontrar também o conteúdo de gramática de maneira clássica logo embaixo. Ele está dividido em: adjetivo, crase, predicação verbal, objeto direto e objeto indireto, verbos, pontuação, advérbio x adjunto e oração adverbiais, pronomes, teoria da comunicação, artigos definidos e indefinidos.

Toda vez que você entre em um link desses, você encontra vários posts explicando as normas gramaticais. Não se preocupe porque o conteúdo é escrito de maneira simples e sem frufrus! Fácil de entender!

Outra seção sobre regras é A língua do dia a dia: acentuação, concordância verbal, substantivos, estrutura e formação das palavras, pronomes, concordância nominal, preposição e conjunção, regência verbal e nominal, verbos, hífen.

Como para a outra seção anterior de gramática, cada tema funciona como um link. Quando você clica nele, é direcionado para uma outra página com vários posts sobre o assunto.

Já no Dúvidas mais frequentes: , você encontra um resumo das questões tratadas antes, mas em forma de tira-teima. Os assuntos são: adjetivos, colocação pronominal, fonética, preposição, substantivos, crase, estrutura e formação das palavras, hífen, verbos, concordância nominal e verbal.

Você pode fazer alguns exercícios para saber se está mandando bem nas regras de português na parte Teste seus conhecimentos. Lá você encontra provas de vestibulares de todo o Brasil, classes de palavras, verbos, estrutura e formação de palavras…

E não acaba por aqui! Dílson Catarino tem um quadro no programa local Ver Mais de Londrina de uma antena do canal Record na cidade.

Ele disponibiliza os vídeos de suas participações no programa no seu site.

Você pode ficar craque na língua portuguesa estudando online O dicionário, a enciclopédia, os livros didáticas são coisas do passado?

Quem disse que era só isso? Ele apresenta um quadro também na rádio CBN Londrina chamado Gramática na CBN com Dílson Catarino. Você também pode encontrar os áudios de seus programas em seu site.

Não é demais? Assim, você poderá escutar as dicas do professor de português em qualquer lugar no seu smartphone, tablet, computador…

Os temas são bem diversos e, com certeza, você tem muito que aprender com o professor! Aliás, todos nós temos porque o conteúdo da língua portuguesa é infinito!

Dicas de português do site da Exame

A revista Exame especializada em economia e business dedica uma parte do seu site para as dicas de português.

O interessante das matérias sobre português do site da Exame é que elas são direcionadas para o ambiente de trabalho.

Muitas também falam sobre assuntos que caem em provas de concurso público. Como matérias que falam especificamente do concurso mais atual, como foi o do Tribunal de Justiça. Saiba como encontrar boas aulas de portugues para concurso!

Há também algumas questões referentes a setores específicos de trabalho. Eles analisam algumas expressões típicas de advogados do ponto de vista da língua e de outras profissões.

Por exemplo, tem uma matéria muito boa explicando os 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho.

Essa matéria explica várias coisas erradas que as pessoas costumam escrever em emails direcionados a colegas, chefes e clientes.

Como, por exemplo:

“São suficientes” / “É suficiente”
Erro: Cento e cinquenta dólares são suficientes para as diárias no exterior.
Forma correta: Cento e cinquenta dólares é suficiente para as diárias no exterior.
Explicação: O verbo ser é invariável quando indicar quantidade, peso, medida ou preço.

“Maiores informações” / “Mais informações”
Erro: Para maiores informações, entre em contato com a Central de Atendimento.
Forma correta: Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento.
Explicação: “Maior” é comparativo, portanto não se aplica a esse caso.

“Onde” / “Em que”
Erro: Participei da reunião onde foram tomadas várias decisões sobre os benefícios dos trabalhadores.
Forma correta: Participei da reunião em que (ou na qual) foram tomadas várias decisões sobre os benefícios dos trabalhadores.
Explicação: A palavra onde é um advérbio de lugar e, portanto, só deve ser usada referindo-se a lugar. Em outros sentidos, utilize a expressão em que ou no/a qual.

Aprenda português em casa: confira curso de portugues online!

Portal Gramaticando

Se você teve a oportunidade de ler nosso post sobre os blogs e colunas para se aprender português, você já deve conhecer o blog Gramaticando.

Estude muito e passe na prova do concurso do idioma O conteúdo da língua portuguesa pode ser infinito, mas é importante persistir (mesmo se a frase está em inglês)

Pois é, o formato e o bom conteúdo fizeram sucesso e o professor Vinícius Souza (Peter Ensi) ampliou o blog e o transformou em um portal com o conteúdo de todos os seus blogs e incluindo novos conteúdos, claro! Assim, surgiu o Portal Gramaticando.

As vantagens do blog continuam no portal: os conteúdos são bem organizados e as matérias explicadas de forma muito didática. A marca registrada de Peter Ensi também está aqui: seu senso de humor! Afinal, é sempre melhor aprender de forma divertida que quadradona…

Além disso, a interface do portal é moderna e de fácil utilização.

Quando você entra na home do site, ele te encaminha por meio da pergunta: “ESCOLHA O QUE VOCÊ QUER ESTUDAR”. Você tem três opções: gramática, redação e literatura.

Quando você clica em gramática, por exemplo, o portal propõe três modos para você aprender o conteúdo:

  • Modo 1: estilo “padrão” através da nova gramática online
  • Modo 2: estilo “inovador” através do método do blog Gramaticando
  • Modo 3: tira-dúvidas

Depois da escolha do método, você é encaminhado para o conteúdo das matérias.

Já a parte de redação, o professor ensina a fazer um tipo de texto argumentativo-dissertativo cobrado no Enem, nos vestibulares e nos concursos públicos.

Você pode optar pelo como escrever, como escrever melhor e o SOS Redação. Vamos detalhar cada um deles aqui de acordo com as explicações do próprio site:

  • Como escrever: Conceitos Iniciais, Interpretação Adequada do Tema, Formulação da Tese, Parágrafo de Introdução, Parágrafo de Desenvolvimento, Parágrafo de Conclusão, Proposta de Intervenção (ENEM), Técnicas Argumentativas.
  • Como escrever melhor: Dicas de Redação, Erros Clássicos, Montando a Estratégia da Redação, o que fazer se “der branco” (como arranjar as ideias), o que fazer antes de escrever, coesão, coerência, originalidade, clichê, caligrafia.
  • SOS Redação: uma série de videoaulas gratuitas estrategicamente editadas para ensinar métodos práticos de redação de uma forma rápida, porém profunda.

Os estudos de literatura passam pelas Escolas Literárias. Você entra nessa página e é encaminhado para uma outra com todas as escolas da literatura brasileira. É só clicar naquela que te interessa e ler!

Só Português

Aqui você encontra praticamente tudo sobre a língua portuguesa! Eles têm todos os tipos de material sobre gramática, exercícios, provas online, provas de vestibular, concurso e muito mais!

Aprenda português para passar no vestibular Você pode ler no computador e fazer suas anotações estudar à moda antiga!

O diferencial do site é que ele tem um fórum para os alunos tirarem suas dúvidas sobre o português! Assim, se não achar em nenhum lugar a resposta para a sua pergunta, você pode recorrer ao fórum!

O conteúdo do site é organizado como:

  • Material de apoio: Sobre a Gramática, Morfologia, Sintaxe, Fonologia, Semântica, Estilística, Redação.
  • Pratique: Exercícios Resolvidos, Provas de Vestibular, Provas Online.
  • Ajuda: Dúvidas Frequentes, Conjugador de Verbos, Qual é o Gênero?, Dicas de Português, Comunidade, Fórum de discussão, Área dos Professores, Laifis de Português.
  • Entretenimento: Jogos, Maltratando a Língua, Fala Popular, Qual é a Expressão?, Expr. Redundantes, Pérolas Gramaticais, Trava-Línguas, Humor na Língua.
  • Produtos/Serviços (que são pagos): Shopping Líng. Portug., Videoaulas em DVD, Softwares em CD.
  • Diversos: Portuguesinho, Português na História, Português no Mundo, Formação da Líng. Port., Curiosidades, Estrangeirismos, Neologismos e Gírias, Abreviaturas e Siglas, Expressões Idiomáticas, Origem das Expressões, Reforma Ortográfica, Glossário, Notícias, Artigos e Reportagens, Indicação de Livros e Fale Conosco.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre a origem, a contextualização e a relevância da língua portuguesa no mundo, que tal você considerar, de verdade, se aprofundar nessa língua tão rica?

Também aqui estão os principais sites mencionados! E aí, você se sente agora pronto para começar sua aula de portugues?

Esperamos que sim! Essa é uma língua, como certa vez disse Miguel de Cervantes, o autor do magistral Don Quixote, de características doces e agradáveis. Quaisquer que tenham sido os sentidos que ele atribuiu a isso, o que importa mais é você avaliar a sua relação com a língua e quais seriam as vantagens em conhecê-la mais a fundo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 5 votos)
Loading...
avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Guilherme HenriqueRayssaLara katllen firme fernandesAmandaJaelson de Sousa Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
ana paula
Convidado
ana paula

gostei

ana paula
Convidado
ana paula

gostei foi muito bom as dicas

Jaelson de Sousa
Convidado
Jaelson de Sousa

Ótimo artigo, parabéns.

Amanda
Convidado
Amanda

me ajudou bastante!!!

Lara katllen firme fernandes
Convidado
Lara katllen firme fernandes

Quero estudar para prova de portugues do quarto ano

Rayssa
Convidado
Rayssa

O que é linguagem denotativa e conotativa?

Guilherme Henrique
Convidado
Guilherme Henrique

Muito bom!