Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a língua portuguesa em websites

De Carolina, publicado dia 19/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > 4 sites gratuitos para aprender português

Você tem ideia de quantos anos estudou a língua portuguesa na vida? Quantas horas, quantos professores passaram na sua trajetória escolar, quantas provas, quantos livros, quantos verbos, quantas palavras…

Mas tudo isso não foi o suficiente! A verdade é que a gente nunca vai aprender uma língua por completo de tão complexa e infinita que ela é! Seja o português, o inglês, o francês, o italiano, o russo, o japonês…

Porém, não se desanime! Ao contrário, pense que é sempre importante estudar português (online) e outras línguas estrangeiras!

Quantas vezes você olhou no “deus dos burros” (Google, pai dos burros é o dicionário!) depois de adulto o significado, a conjugação, a grafia de uma palavra?

O problema é que o Google mostra todos os tipos de resultado: páginas aleatórias que contêm a palavra em questão, sites mais ou menos credíveis…

A salvação, normalmente, vem de um link de um dicionário online com o significado da palavra.

Mas se sua dúvida é sobre alguma regra da gramática? Quais são os sites confiáveis com um bom conteúdo para aprender os segredos da língua portuguesa?

Estude o português através de sites gratuitos O computador tem uma infinidade de conteúdos sobre a língua portuguesa

Vendo a necessidade de você, leitor do nosso blog, decidimos fazer uma seleção de sites gratuitos que disponibilizam um bom conteúdo sobre gramática, literatura, redação para você ficar craque na sua língua materna!

Não deixe de consultá-los regularmente para aprender cada vez mais e não cometer nenhum erro em emails, textos, concursos…

Gramática Online

O site foi idealizado pelo professor Dílson Catarino. A interface dele é bem simples e apresenta na sua home uma seção chamada o O bê-á-bá do blá-blá-blá com dicas imperdíveis sobre o português do dia a dia.

Podemos encontrar também o conteúdo de gramática de maneira clássica logo embaixo. Ele está dividido em: adjetivo, crase, predicação verbal, objeto direto e objeto indireto, verbos, pontuação, advérbio x adjunto e oração adverbiais, pronomes, teoria da comunicação, artigos definidos e indefinidos.

Toda vez que você entre em um link desses, você encontra vários posts explicando as normas gramaticais. Não se preocupe porque o conteúdo é escrito de maneira simples e sem frufrus! Fácil de entender!

Outra seção sobre regras é A língua do dia a dia: acentuação, concordância verbal, substantivos, estrutura e formação das palavras, pronomes, concordância nominal, preposição e conjunção, regência verbal e nominal, verbos, hífen.

Como para a outra seção anterior de gramática, cada tema funciona como um link. Quando você clica nele, é direcionado para uma outra página com vários posts sobre o assunto.

Já no Dúvidas mais frequentes: , você encontra um resumo das questões tratadas antes, mas em forma de tira-teima. Os assuntos são: adjetivos, colocação pronominal, fonética, preposição, substantivos, crase, estrutura e formação das palavras, hífen, verbos, concordância nominal e verbal.

Você pode fazer alguns exercícios para saber se está mandando bem nas regras de português na parte Teste seus conhecimentos. Lá você encontra provas de vestibulares de todo o Brasil, classes de palavras, verbos, estrutura e formação de palavras…

E não acaba por aqui! Dílson Catarino tem um quadro no programa local Ver Mais de Londrina de uma antena do canal Record na cidade.

Ele disponibiliza os vídeos de suas participações no programa no seu site.

Você pode ficar craque na língua portuguesa estudando online O dicionário, a enciclopédia, os livros didáticas são coisas do passado?

Quem disse que era só isso? Ele apresenta um quadro também na rádio CBN Londrina chamado Gramática na CBN com Dílson Catarino. Você também pode encontrar os áudios de seus programas em seu site.

Não é demais? Assim, você poderá escutar as dicas do professor de português em qualquer lugar no seu smartphone, tablet, computador…

Os temas são bem diversos e, com certeza, você tem muito que aprender com o professor! Aliás, todos nós temos porque o conteúdo da língua portuguesa é infinito!

Dicas de português do site da Exame

A revista Exame especializada em economia e business dedica uma parte do seu site para as dicas de português.

O interessante das matérias sobre português do site da Exame é que elas são direcionadas para o ambiente de trabalho.

Muitas também falam sobre assuntos que caem em provas de concurso público. Como matérias que falam especificamente do concurso mais atual, como foi o do Tribunal de Justiça. Saiba como encontrar boas aulas de portugues para concurso!

Há também algumas questões referentes a setores específicos de trabalho. Eles analisam algumas expressões típicas de advogados do ponto de vista da língua e de outras profissões.

Por exemplo, tem uma matéria muito boa explicando os 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho.

Essa matéria explica várias coisas erradas que as pessoas costumam escrever em emails direcionados a colegas, chefes e clientes.

Como, por exemplo:

“São suficientes” / “É suficiente”
Erro: Cento e cinquenta dólares são suficientes para as diárias no exterior.
Forma correta: Cento e cinquenta dólares é suficiente para as diárias no exterior.
Explicação: O verbo ser é invariável quando indicar quantidade, peso, medida ou preço.

“Maiores informações” / “Mais informações”
Erro: Para maiores informações, entre em contato com a Central de Atendimento.
Forma correta: Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento.
Explicação: “Maior” é comparativo, portanto não se aplica a esse caso.

“Onde” / “Em que”
Erro: Participei da reunião onde foram tomadas várias decisões sobre os benefícios dos trabalhadores.
Forma correta: Participei da reunião em que (ou na qual) foram tomadas várias decisões sobre os benefícios dos trabalhadores.
Explicação: A palavra onde é um advérbio de lugar e, portanto, só deve ser usada referindo-se a lugar. Em outros sentidos, utilize a expressão em que ou no/a qual.

Portal Gramaticando

Se você teve a oportunidade de ler nosso post sobre os blogs e colunas para se aprender português, você já deve conhecer o blog Gramaticando.

Estude muito e passe na prova do concurso do idioma O conteúdo da língua portuguesa pode ser infinito, mas é importante persistir (mesmo se a frase está em inglês)

Pois é, o formato e o bom conteúdo fizeram sucesso e o professor Vinícius Souza (Peter Ensi) ampliou o blog e o transformou em um portal com o conteúdo de todos os seus blogs e incluindo novos conteúdos, claro! Assim, surgiu o Portal Gramaticando.

As vantagens do blog continuam no portal: os conteúdos são bem organizados e as matérias explicadas de forma muito didática. A marca registrada de Peter Ensi também está aqui: seu senso de humor! Afinal, é sempre melhor aprender de forma divertida que quadradona…

Além disso, a interface do portal é moderna e de fácil utilização.

Quando você entra na home do site, ele te encaminha por meio da pergunta: “ESCOLHA O QUE VOCÊ QUER ESTUDAR”. Você tem três opções: gramática, redação e literatura.

Quando você clica em gramática, por exemplo, o portal propõe três modos para você aprender o conteúdo:

  • Modo 1: estilo “padrão” através da nova gramática online
  • Modo 2: estilo “inovador” através do método do blog Gramaticando
  • Modo 3: tira-dúvidas

Depois da escolha do método, você é encaminhado para o conteúdo das matérias.

Já a parte de redação, o professor ensina a fazer um tipo de texto argumentativo-dissertativo cobrado no Enem, nos vestibulares e nos concursos públicos.

Você pode optar pelo como escrever, como escrever melhor e o SOS Redação. Vamos detalhar cada um deles aqui de acordo com as explicações do próprio site:

  • Como escrever: Conceitos Iniciais, Interpretação Adequada do Tema, Formulação da Tese, Parágrafo de Introdução, Parágrafo de Desenvolvimento, Parágrafo de Conclusão, Proposta de Intervenção (ENEM), Técnicas Argumentativas.
  • Como escrever melhor: Dicas de Redação, Erros Clássicos, Montando a Estratégia da Redação, o que fazer se “der branco” (como arranjar as ideias), o que fazer antes de escrever, coesão, coerência, originalidade, clichê, caligrafia.
  • SOS Redação: uma série de videoaulas gratuitas estrategicamente editadas para ensinar métodos práticos de redação de uma forma rápida, porém profunda.

Os estudos de literatura passam pelas Escolas Literárias. Você entra nessa página e é encaminhado para uma outra com todas as escolas da literatura brasileira. É só clicar naquela que te interessa e ler!

Só Português

Aqui você encontra praticamente tudo sobre a língua portuguesa! Eles têm todos os tipos de material sobre gramática, exercícios, provas online, provas de vestibular, concurso e muito mais!

Aprenda português para passar no vestibular Você pode ler no computador e fazer suas anotações estudar à moda antiga!

O diferencial do site é que ele tem um fórum para os alunos tirarem suas dúvidas sobre o português! Assim, se não achar em nenhum lugar a resposta para a sua pergunta, você pode recorrer ao fórum!

O conteúdo do site é organizado como:

  • Material de apoio: Sobre a Gramática, Morfologia, Sintaxe, Fonologia, Semântica, Estilística, Redação
  • Pratique: Exercícios Resolvidos, Provas de Vestibular, Provas Online
  • Ajuda: Dúvidas Frequentes, Conjugador de Verbos, Qual é o Gênero?, Dicas de Português, Comunidade, Fórum de discussão, Área dos Professores, Laifis de Português
  • Entretenimento: Jogos, Maltratando a Língua, Fala Popular, Qual é a Expressão?, Expr. Redundantes, Pérolas Gramaticais, Trava-Línguas, Humor na Língua
  • Produtos/Serviços (que são pagos): Shopping Líng. Portug., Videoaulas em DVD, Softwares em CD
  • Diversos: Portuguesinho, Português na História, Português no Mundo, Formação da Líng. Port., Curiosidades, Estrangeirismos, Neologismos e Gírias, Abreviaturas e Siglas, Expressões Idiomáticas, Origem das Expressões, Reforma Ortográfica, Glossário, Notícias, Artigos e Reportagens, Indicação de Livros e Fale Conosco

Agora que você conhece os sites, está pronto para começar sua aula de portugues?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

7
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Guilherme HenriqueRayssaLara katllen firme fernandesAmandaJaelson de Sousa Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
ana paula
Convidado
ana paula

gostei

ana paula
Convidado
ana paula

gostei foi muito bom as dicas

Jaelson de Sousa
Convidado
Jaelson de Sousa

Ótimo artigo, parabéns.

Amanda
Convidado
Amanda

me ajudou bastante!!!

Lara katllen firme fernandes
Convidado
Lara katllen firme fernandes

Quero estudar para prova de portugues do quarto ano

Rayssa
Convidado
Rayssa

O que é linguagem denotativa e conotativa?

Guilherme Henrique
Convidado
Guilherme Henrique

Muito bom!