Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua portuguesa na formação de bons profissionais

De Joseane, publicado dia 10/10/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > A importância do português na faculdade de Letras

Quem faz Letras só pode ser professor!

Garanto que você já ouviu essa frase.

A realidade é que ao longo dos anos criou-se essa visão  de que todo estudante de Letras almeja trabalhar em sala de aula. Nessa perspectiva, o curso desperta o interesse das pessoas pela possibilidade de concursar uma vaga para professor e ter férias duas vezes ao ano.

No entanto, essa visão um tanto quanto limitada sobre a faculdade Letras vem perdendo força e, a cada dia, mais estudantes despertam o interesse de atuar no mercado não só como professor de sala de aula, mais como tradutor, revisor, redator…

A faculdade de Letras é mais ampla do que muitos acreditam.

Seja qual for a sua escolha profissional, aprender português é importante em todos os âmbitos acadêmicos!

Qual a importância de ter domínio da Norma Culta?

Você sabia que muitas pessoas que entram na faculdade têm dificuldade com a Norma Culta da Língua Portuguesa? Acredita que até mesmo os alunos do curso de Letras precisam de auxílio para ter um excelente desempenho nas disciplinas?

Isso se deve a pouca valorização do ensino de língua portuguesa  no Brasil do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, isso faz com que o aluno chegue às universidades com deficit de aprendizado em conteúdos básicos da língua.

Como resolver?

Não é à toa que diversas faculdades contemplam a língua de Camões como disciplina obrigatória no início da faculdade, com a finalidade de diminuir os problemas na hora de entregar avaliações, relatórios e monografia.

Não vai querer ser derrubado pelo seu próprio idioma, vai?

Se está querendo obter um bom desempenho nas provas, a aula de reforço é o caminho mais acertado para você ir bem nas avaliações da faculdade. Seja no curso de Letras ou em outras faculdades, aprender português é importante para ter sucesso profissional e pessoal.

Veja aqui aula de portugues com professor particular!

Como funciona a faculdade de letras

No geral, a faculdade de letras é uma formação voltada para quem é apaixonado por linguagem e cultura. O curso oferece a você um mergulho no estudo da língua, seja ela a língua portuguesa ou línguas estrangeiras.

Não se esqueça de estudar todos os dias Não acumule matéria, dê um plus na sua formação estudando português todos os dias.

A formação profissional volta-se para o estudo de regras gramaticais, dialetos, literatura, história da língua, cultura e política, entre outras coisas.  A única diferença é o mercado de trabalho que o aluno deseja ingressar.

Existem dois tipos de graduação: a licenciatura e o bacharelado

Licenciatura

Quem opta pela licenciatura na graduação de Letras tem interesse em aprender a ensinar seu ofício, ou seja, estará habilitado a dar aulas em escolas, cursinhos, faculdades. E de acordo com suas qualificações e experiência profissionais, terá um leque maior de oportunidades.

Bacharelado

Os alunos do bacharelado estarão habilitados a atuar de forma mais ampla no mercado, o bacharel pode trabalhar em áreas mais diversas, só não pode dar aulas. A não ser que faça matérias ligadas à formação docente.  Em resumo, o bacharel é aquele que compreende mais afundo a língua portuguesa, um  verdadeiro pesquisador.

Licenciatura x Bacharelado

Segundo profissionais mais antigos na área, a licenciatura é opção mais procurada pelos estudantes que desejam atuar na área de Letras. Acredita-se que aproximadamente 80% dos alunos procuram a licenciatura. Os vestibulandos que escolhem bacharelado desejam o funcionalismo público. Esses alunos buscam gabaritar as provas de concursos com o seu domínio na língua portuguesa

Convenhamos, passar nos concursos públicos fica muito mais fácil quando você tem pleno domínio na língua portuguesa.

O que se estuda no Curso de Letras?

A faculdade de Letras busca ampliar os horizontes do ensino de línguas, priorizando o estudo de conceitos gramaticais, a história da língua e analisando diferentes produções literárias.

O que faz o aluno de Letras? Um profissional formado em Letras pode dar aulas de português, redação, literatura e idioma estrangeiro.

A matriz curricular do curso é composto por disciplinas que almejam capacitar o estudante de Letras a ler, interpretar e produzir textos. Confira as principais disciplinas:

Linguística

A disciplina apresenta um estudo científico da linguagem, sua origem,  diversidade, funções, preconceitos linguísticos e a relação com o nossa sociedade.

Sociolinguística

É o ramo da linguística que estuda as relações entre língua e sociedade, isto é, trabalha a linguagem no contexto social, avaliando variações e mudanças. Com a sociolinguística você vai estudar entre outros temas:  o conceito de idioma e dialeto, transformações fonéticas, empréstimos e interferências de outros idiomas…

Leitura e produção de texto

Provavelmente você não verá a matéria com esse título, mas pode ver com alguns de seus temas como tipos de textos (descritivo, argumentativo, narrativos entre outros), estruturação de frases e pontuação, recursos de argumentação,  mecanismos de produção textual, etc.

Tudo isso tem por objetivo capacitar o aluno a criar estratégias de leitura e produção textual, com estilo de escrita própria.

Fonética e Fonologia

Resumidamente, a fonética e a fonologia são áreas complementares da linguísticas, elas têm como um dos objetivos estudar e investigar os sons da fala, ou melhor, estudam a construção sonora das palavras, o nosso aparelho fonador e os sons que somos capazes de produzir.

Ao iniciar seus estudos na disciplina, você vai aprender desde conceitos mais básicos de fonética e fonologia até o estudo de entonação, formação de fonemas, processos fonológicos e as diferentes variações em um mesmo idioma…

Morfologia e Sintaxe

Entre tantos objetivos da morfologia e da sintaxe, o principal é capacitar o aluno a compreender a formação, estrutura e classificação dos vocábulos, assim como o papel que desempenha dentro da frase.

São objetos dessa matéria o estudo das classes gramaticais que são elas: pronome, artigo, substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, preposição, numeral, conjunção, interjeições. E a sintaxe se preocupa em estudar o papel que cada palavra desempenha na construção de frases nas línguas naturais.

Semântica

Explora o significado das palavras ou expressões em um determinado contexto. Estuda também os fatores como o espaço geográfico e o tempo no processo de mudanças que acontecem no sentido das expressões ou palavras.

Teoria da Literatura

E o ramo que analisa criticamente os textos literários, trazendo argumentos científicos ou filosóficos. Tem a função de comparar a relação entre a obra e a cultura, sendo ela atual ou da época em que os textos foram produzidos. Em síntese, a teoria da literatura aborda a natureza do discurso literário e o conceito de literatura.

Literatura Brasileira e Literatura Ocidental

A disciplina de Literatura Brasileira estuda a origem e as transformações da nossa literatura, do momento em que fomos descobertos e colonizados até a contemporaneidade.

Na Literatura ocidental, são estudadas obras de diferentes épocas e estilos, sempre promovendo a leitura e a discussão dessas obras. O objetivo é verificar e analisar a evolução desses diferentes gêneros literários e o seu legado ao longo do tempo.

Se assustou com a grade da faculdade língua portuguesa? Com o apoio de um professor de reforço, você irá rapidamente progredir e se tornar fera em português.

Português para área de humanas? Aqui!

Dicas para se tornar fera em português

Na universidade você vai encontrar diferentes perfis de professores, do excelente ao nem tão bom assim (pasmem!). Profissionais que ministram aulas maravilhosas, de forma clara e objetiva a professores cheio de títulos que não sabem explicar a matéria.

Nunca é tarde para melhorar sua própria língua. Deslizes no ensino de português são inconcebíveis para um profissional de língua portuguesa.

Mas nada disso é motivo para desânimo, esses profissionais que quase deixam os alunos desmotivados não pode ser uma barreira no seu aprendizado.

O seu futuro depende de você!

Fique atento as recomendações de alunos mais antigos e pegue dicas de professores que demostram mais didática para ensinar.

E se ligue nas dicas que separamos para você!

  • Mantenha o estudo em dia!
  • Mantenha um acervo de livros de gramática solicitado por seu professor
  • Tenha à mão a xérox, os livros, os resumos da aula na hora de estudar
  • Tenha um bom dicionário atualizado
  • Redija diariamente um resumo sobre o que você compreendeu da aula ou que acabou de estudar.
  • Faça semanalmente redações dissertativo-argumentativo. Pode ser sobre os mais diferentes temas do ENEM. Lembre-se que futuramente estará avaliando redações de seus alunos.
  • Assista palestras, debates, aulas presencias ou online sobre língua portuguesa
  • Aprimore seu conhecimento literários com boas leituras.
  • Desperte interesse em diferentes tipos de arte.
  • Leia artigos referentes a matéria
  • Procure por boas referências bibliográficas
  • Algumas faculdades oferecem monitores para tirar dúvidas, vá ao departamento da disciplina que você está com dificuldade e se inscreve na monitoria

Veja  também os principais  livros de gramática para quem precisa estudar português:

  1. Nova gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha. Editora: L&PM
  2. Gramática Normativa da Língua Portuguesa, Carlos Henrique da Rocha Lima. Editora Jose Olympio.
  3. Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara. Editora Lucerna
  4. Gramática Completa para Concursos e Vestibulares, Nilson Texeira de Almeida. Editora Saraiva

Queridos estudantes, dê preferência para os livros que estão de acordo com a nova reforma ortográfica.

Hashtag fica a dica!

Leia aqui sobre a importância de estudar português para ingressar nos cursos de exatas!

A faculdade de letras dá futuro?

Como em toda profissão que se almeja seguir, a faculdade de letras oferece ao estudante uma gama de possibilidades, mas o que faz o profissional recém formado ser bem remunerado é o profissionalismo, a seriedade, a determinação e muita vontade de vencer.

Expanda seu horizonte ensinando português Transforme seu amor pela língua portuguesa em um futuro promissor

Já ouviu dizer que camarão que dorme a onda leva?

O sucesso profissional só é conquistado por profissionais que estão em constante mudança. Isso mesmo, não adianta ficar parado esperando as coisas acontecerem, o profissional de letras é aquela pessoa apaixonada que está sempre se atualizando, fazendo curso de capacitação , indo à palestras, à simpósios, à debates, se reciclando.

O português é uma língua viva!

Respondendo a pergunta, o bom profissional de Letras não fica desempregado.

Dependendo da disponibilidade do profissional, ele pode ganhar um salário bem superior ao estabelecido pelo mercado, dando aulas de reforço, cursinhos para vestibulandos,  ministrando aulas por skype e/ou fazendo traduções.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar