Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais estudos seguir para dar aula de chinês?

De Carolina, publicado dia 26/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > O que fazer para ser professor de mandarim?

Você sonha em ensinar mandarim, a língua oficial da China?

Essa é uma escolha de carreira promissora, dado o crescente interesse de muitas pessoas com essa língua há vários anos!

O chinês mandarim é a língua mais falada no mundo, com 850 milhões de falantes. A China também é o 2º poder econômico mundial (alguns dirão 1º, e eles não necessariamente estarão errados, considerando que Pequim é o principal credor de Washington), a China é o coração do comércio.

O interesse de falar chinês é óbvio! E como Confúcio disse:

“Escolha um emprego que você ama e você não terá que trabalhar um único dia da sua vida.”

Você é apaixonado com a língua e a cultura chinesa? Já pensou em dedicar a sua vida profissional para o ensino do mandarim? Um longo caminho de aprendizado espera por você. Aqui estão os passos essenciais…

Falar a língua chinesa é essencial para os negócios O mandarim é sem dúvida uma das línguas mais importantes para o business

Chinês já no colégio?

O chinês não é a opção de idioma que atrai espontaneamente os alunos. No colégio, geralmente procuramos por inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão. O difícil é encontrar uma escola que dê aulas de qualidade desses idiomas em seu currículo. O jeito é encontrar uma escola especializada em idiomas para aprender as línguas da melhor maneira possível.

A escolha da primeira ou segunda língua a ser aprendida ao longo do curso de sua vida escolar depende muito da motivação e da condição financeira dos pais. Nem sempre é possível fazer aulas de idiomas fora do currículo escolar tradicional por causa dos altos custos das mensalidades das aulas.

Aqueles pais que têm condições (infelizmente… seria melhor se todos tivessem chances iguais) e procuram maximizar as chances de seus filhos acessarem escolas de prestígio optam por incentivar ao máximo o aprendizado das línguas. Quarenta anos atrás, era o francês a língua mais importante a ser aprendida. Hoje, claro, não há nem discussão, o inglês está no páreo e é quase indispensável para uma vida profissional de sucesse.

Resumindo, tudo isso para dizer que as tendências estão mudando e que, hoje, o chinês é uma língua essencial. Tornou-se a linguagem do futuro. Os pais acreditam que:

  • Ser capaz de mencionar essa habilidade em um currículo é a chave para reivindicar uma carreira internacional,
  • Aprender chinês dá ao filho acesso a aulas de elite.

Em termos concretos, o número de escolas que oferecem educação chinesa está aumentando. Em 10 anos, o mandarim se tornou um idioma muito importante para a o mercado internacional.

Aprender chinês é bem específico, requer trabalho regular. Muitos estudantes, portanto, começam o chinês já no colégio.

Vítima do seu sucesso, muitos alunos não conseguem acessar os cursos de chinês no colégio ou no ensino médio. As vagas em escolas de idiomas e horários de professores particulares são disputados! Mesmo se esses lugares são caros e poucas pessoas têm acesso a esse privilégio…

Hoje, o Instituto Confúcio e outras escolas dão aulas de chinês para pessoas de todas as idades. Então, se quiser praticar a língua desde muito jovem, é possível. Afinal, conhecimento nunca é demais, principalmente quando se quer trabalhar com ele, no caso, a língua chinesa.

Chinês e preparação para curso superior

O mandarim é uma linguagem complexa e exige um estudo sério. Para aprender os caracteres chineses, você precisa ser rigoroso e perseverante.

Para se envolver em uma carreira de ensino de línguas, é importante fazer um curso superior de Letras com habilitação na língua desejada!

O mundo oriental guarda muitas surpresas A cultura da China é muito rica e interessante

De fato, depois de obter a aprovação no vestibular, o curso de Letras é quase a única saída. Então, para se tornar um professor de chinês (sem formação?), pense em tentar um curso superior na língua.

Com sua entrada na universidade, você tem a certeza de que o número de horas de ensino de idiomas permitirá que você obtenha um bom nível. Independente do fato de você já saber chinês, o nível esperado no final é o avançado, no mínimo.

O aprendizado da escrita chinesa passa pelo conhecimento de caracteres chineses. Como lembrete, existem dezenas de milhares. Há tantos que seu número exato está sujeito a controvérsias. No geral, pode ser estimado entre 40 mil e 60 mil. Pode ter certeza, até mesmo os chineses não os conhecem todos!

Normalmente, nos contentamos em aprender pelo menos mil! Isso pode não parecer muito em termos da riqueza da língua, mas já requer aprendizado regular para dominá-los!

Para impulsionar o aprendizado do chinês desde o ensino médio, é sempre bom fazer aulas de mandarim em uma escola especializada ou com um professor particular. Assim, quanto mais cedo aprender, melhor! Você chegará mais rápido ao bilinguismo!

A peculiaridade do ensino dessas seções?

Um mergulho no coração da língua é benéfico para progredir rapidamente!

A seleção na entrada das seções de línguas orientais varia de acordo com a instituição (entrevista, testes de língua, vestibular, Enem…). Também é baseado nos resultados da escola, no nível da língua, mas também na motivação do aluno e nas suas aptidões.

Curso de Letras habilitação mandarim

Quais universidades tentar vestibular e Enem para fazer o curso de Letras com habilitação em mandarim?

Qual será a universidade capaz de realizar esse sonho? Ela se situa na minha cidade ou próxima?

Vamos ver um exemplo de curso de chinês em uma das principais universidades do Brasil, a USP, que oferecem curso de Letras com habilitação em mandarim.

Esse cursos permitirão que você se forme para a profissão de professor de chinês (como?).

Além da língua, você vai estudar a civilização chinesa, sua cultura, literatura (se você já não os conhece!).

Não se esqueça que aprender mandarim também significa descobrir uma cultura e herança, como aqui, a Grande Muralha da China.

A escolha entre o bacharelado e a licenciatura

A maioria das universidades de Letras oferecem dois percursos possíveis para seus alunos: o bacharelado e a licenciatura.

Cada um tem suas particularidades e a escolha por um ou por outro vai depender do objetivo profissional do estudante.

O Bacharelado, por exemplo, é mais voltado para a experiência profissional em empresas, editoras, jornais, no caso de estudantes em Letras. Eles poderão optar pela tradução, edição e outras vertentes da língua no mercado.

Já a Licenciatura é voltada para a educação e tem várias matérias específicas para desenvolver a profissão no ensino da melhor maneira possível.

Faça aulas de mandarim para conhecer o país Conheça a Ásia como nunca viajando!

Menos focado na formação profissional, é acima de tudo uma oportunidade para adquirir conhecimentos básicos de línguas e estudar em profundidade sua formação e particularidades.

Além disso, os alunos vão estudar pedagogia, metodologia do ensino, didática, psicologia e outras disciplinas voltadas ao aprendizado.

Outra especificidade da maioria dos cursos de Letras é a escolha por duas línguas. Em algumas universidades, você estuda duas línguas, mas pode escolher somente uma. O português é obrigatório.

Em outras, você pode de escolher (como fazer para encontrar seu professor  chinês?) as duas línguas ou somente uma.

Para o chinês, o aluno terá que ser capaz de falar, escrever e traduzir em chinês, mas também em inglês, por exemplo. Focando o aprendizado não somente em um idioma, mas em dois (ou até três em alguns casos, já que é possível escolher uma opção de terceiro idioma).

Departamento de Letras Orientais – USP

A Universidade de São Paulo (USP) possui um departamento em sua Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas específico em Letras Orientais.

Além do chinês, você pode aprender árabe, armênio,  coreano, hebraico, japonês e russo nesse departamento.

Para a habilitação chinês, você pode seguir seus estudos em: graduação, pós-Graduação, pesquisa e extensão.

Eles oferecem 15 vagas todos os semestres para alunos que queiram cursar Letras com habilitação em chinês.

Já para a pós-graduação e pesquisa, as linhas de pesquisa em chinês são:

“A. Questões de tradução

  • Tradução de textos clássicos (Livro de Mêncio, Mozi, Zhongyong);
  • Estudo do Léxico;

B. Língua e gramática chinesa

  • Comparação das gramáticas do português/chinês;

C. Estudos sobre a relação língua/pensamento

  • A estrutura do chinês clássico / forma de pensamento;
  • Etimologia da escrita chinesa;

D. Pensamento chinês clássico

  • O pensamento confuciano;
  • O pensamento taoísta
  • O pensamento de Mozi;
  • O pensamento de Wang Yang-Ming;

E. Literatura em chinês moderno

  • Literatura contemporânea;”

Se você é apaixonado pela cultura chinesa e seu desejo de aprender é ilimitado, o curso de Letras com habilitação em chinês é o caminho certo para você. Ele trará a você os conhecimentos essenciais para projetar você em seu futuro papel de professor.

Além de um comando perfeito da língua, você poderá compartilhar com seus alunos toda a riqueza da cultura chinesa. Uma das qualidades essenciais para ensinar mandarim!

Não desanime nos estudos de língua chinesa Vamos escrever e falar mandarim?

Um intercâmbio na China, quase uma obrigação!

Quando alguém quer se tornar perfeitamente bilíngue, costuma-se dizer que não há nada melhor que viver em um país estrangeiro. Isso é especialmente verdadeiro para os chineses, por várias razões, incluindo:

  • A cultura chinesa está a quilômetros de distância da nossa cultura ocidental
  • Mandarim é uma linguagem tonal, para dominá-lo perfeitamente, você tem que falar chinês com falantes nativos,
  • Descobrir o modo de vida chinês não é aprendido nos livros, é vivido diariamente.
  • Descobrir a cultura chinesa e seu povo é uma experiência gratificante.

Como este provérbio chinês diz:

“O ensino que só entra nos olhos e ouvidos é como uma refeição em um sonho.”

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar