Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quem são os 10 maiores talentos do piano?

De Marcia, publicado dia 12/03/2019 Blog > Música > Piano > Os melhores pianistas da história

“A música de Mozart é tão pura e bela que reflete a beleza do universo.” Albert Einstein

Provavelmente, você conheça alguém que toca piano. Isso não significa que essa pessoa tenha chegado ao patamar de viver de sua arte.

Ao longo da história, há quem se tornou conhecido por sua arte. A maioria desses melhores pianistas faz parte do repertório clássico da música. Das magníficas sonatas de Ludwig Van Beethoven aos concertos de piano de Rachmaninoff, o virtuosismo está sempre presente.

Os grandes talentos Franz Liszt, Robert Schumann, Mendelssohn, Schubert, Brahms, Tchaikovsky e Prokofiev também tiveram sua colaboração na herança deixada à música. E o que dizer de Wolfgang Amadeus Mozart, prodígio entre os prodígios?

Além disso, você sabia que, se podemos nos divertir com este instrumento, devemos isso a um homem. O nome dele é Bartolomeo Cristofori, o inventor do piano!

Descubra os 10 maiores talentos do piano neste artigo!

Fréderic Chopin

Entre as obras faraônicas que Chopin nos deixou, haverá concertos, numerosas valsas e prelúdios. Quando falamos de piano clássico, este é inevitavelmente o primeiro nome que nos vem à mente e claramente isso não é uma coincidência.

Chopin e seu piano Chopin é homenageado até hoje com um grande símbolo do piano clássico.

Um ouvinte do pianista franco-polonês dirá um dia que “ouvir a mesma música tocada duas vezes por Chopin, é o mesmo que ouvir duas músicas diferentes” .

De fato, Chopin se destacou por uma musicalidade diferente e um conhecimento quase científico do piano.

Seu toque no piano e seu conhecimento da essência dos sons que poderiam ser emanados de cada dedo da mão inevitavelmente fazem dele o melhor. E isso sem mencionar sua capacidade bem acima da média de improvisar.

Sugestão de música: As quatro baladas

Ludwig van Beethoven

Atingido pela surdez aos 27 anos, Beethoven ainda é um dos maiores pianistas de todos os tempos. O trabalho por trás de sua fama é considerável. Por exemplo, ele criou 35 sonatas para piano e 9 sinfonias, das quais a quinta permanece até hoje como a mais conhecida de todas.

Beethoven é um representante do classicismo vienense, ao lado de outros compositores famosos como Haydn, Gluck e Mozart.

Seu estilo é caracterizado em particular por um tema (melodia) simplificado, em oposição à música barroca que inclui uma nuance muito mais complexa para ser assimilada pelo ouvinte. A harmonia geral da música também é muito mais respeitada.

Na escola clássica, Beethoven representa para alguns o compositor inacessível. Sua vertente também é caracterizada por uma música de contraste capaz de despertar diferentes emoções, que podem transcrever as mudanças de instrumento.

Sugestão de música: Für Elise

Wolfgang Amadeus Mozart

Como não falar do mais famoso compositor clássico de todos os tempos? Considerado o mais talentoso por alguns, podemos dizer que há um consenso: Mozart era um prodígio, de violino e piano.

Como Beethoven, ele é um dos principais representantes da escola clássica vienense. Seu trabalho é também um dos mais densos do repertório clássico. De fato, o catálogo da Köchel lista 626 cmposições diferentes.

A vida do jovem Mozart permite-lhe desde cedo conhecer instrumentistas e compositores de todas as origens e, assim, ter muitas influências. Ele é originalmente um talento imitador, copiando e potencializando tudo o que ouve.

Sugestão de música: Sinfonia número 41,  “Jupiter”

Claude Debussy

Alguns conservadores vão chorar chauvinismo, preferindo outros grandes compositores como Bach ou Rachmaninov, mas Claude Debussy é claramente uma referência quando se fala de talento no piano.

Para alguns, talvez seja o pianista clássico favorito e essa classificação inevitavelmente tem uma certa subjetividade!

André Boucourechliev dirá que ele encarna a verdadeira revolução musical do século XX. Debussy permanece inclassificável, já que a maior parte de seu trabalho não é convencional.

Embora fosse especialista em técnica de piano, Debussy alcançou sucesso ao longo de sua vida para coexistir o sentimento de criatividade total. De certa forma, ele define as regras do trabalho que ele cria.

Sugestão de música: Preludio a tarde de um fauno

Martha Argerich

Eu poderia ter prestado homenagem a quase todos os autores clássicos, mas parece-me importante destacar alguns artistas contemporâneos que reproduziram brilhantemente as criações de ilustres de compositores clássicos. Martha Argerich é uma dessas.

Uma verdadeira personificação da precocidade, Martha iniciou-se no piano aos dois anos e meio. Sua mãe dizia a ela que ela tinha habilidade desde a infância para tocar oitavas como quem aprende notas simples.

Aos 8 anos, ela já tocava o concerto número 1 em dó maior de Beethoven.

Aos 14, emigra para a Europa, onde esbarraria em grandes mestres do instrumento, o que mudaria completamente a sua progressão no piano.

Ela ganhou, com apenas 16 anos, duas competições de prestígio no espaço de duas semanas: a competição internacional de performance musical em Genebra e o concurso Busoni.

Sugestão de música: Ravel

Tatum Art

Quando se fala em virtuosos do piano, os compositores clássicos são representados em maior número. Mas isso não significa que não podemos mudar o estilo e citar alguns pianistas de jazz, por exemplo.

Pianista não clássico Tatum Art é um exemplo de pianista de jazz.

Art Tatum é, segundo a opinião de muitos, o maior pianista de jazz da história e um dos maiores pianistas dentre os vários estilos existentes.

Meio cego, Art Tatum usava braile para aprender piano e tinha um ouvido musical absolutamente fabuloso. Uma noite, enquanto estava tocando e Art Tatum estava na sala, o pianista Thomas Waller disse: “Estou tocando esta noite, mas Deus está conosco no salão” .

Com uma técnica e velocidade fora do comum e uma energia no instrumento inenarrável,  Art Tatum deslumbrou seus contemporâneos a partir de suas performances.

Outra “fofoca”: Lester William Pol lsfuss, mais conhecido pelo nome Les Paul queria começar sua carreira como pianista de jazz. Depois de ouvir Art Tatum ao piano, ele decidiu se dedicar ao violão, convencido de que nunca poderia superar esse Deus.

Sugestão de música: Got Rhythm

Sonya Belousova

Pianista americana de origem russa, Sonya foi rapidamente classificada na categoria de crianças prodígio.

Na verdade, ela começou a tocar piano aos cinco anos de idade, e teve suas primeiras composições aos dez anos, tendo sido condecorada aos 13 pelo Ministério da Cultura da Rússia por seu excepcional talento.

Embora seja conhecida por suas criações e composições artísticas, ela também está muito acima da média dos pianistas em termos de improvisação.

Seu talento permite que trabalhe com artistas ou produções conhecidas mundialmente. Além de suas próprias criações, ela trabalha na composição musical de alguns dos balés mais prestigiados dos Estados Unidos.

Mas também é conhecida por suas obras de videogames genéricos como Tetris; ou filmes como Star Wars e a série Game of Thrones.

A cuidadosa encenação de seus videoclipes também contribui para a beleza da arte desse jovem talento.

Sugestão de música: Street Fighter

Yiruma

Conhecido em grande escala por sua canção Kiss the Rain, mas especialmente River Flows in You, o compositor sul-coreano é um talentoso pianista contemporâneo.

Devemos dizer que tudo começou em uma idade precoce. De fato, o jovem Yiruma toca piano desde os 5 anos de idade e se formou em duas escolas de música inglesa: Purcell School em 1997 e King’s CollegeLondon em 2000.

Seu estilo musical poderia ser comparado ao movimento clássico contemporâneo que começou em meados da década de 1970.

Sugestão de música: River flows in you

Yann Tiersen

Mundialmente famoso pela sua composição da trilha sonora do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain, Yann Tiersen é um autor, compositor e intérprete francês.

Evidenciada por seu sucesso, a trilha sonora do filme de Jean Pierre Jeunet vendeu mais de um milhão de cópias. Quando ouvimos sobre esse filme hoje, ainda é comum elogiar os méritos da trilha sonora.

Esse é um dos pontos fortes do trabalho de Yann Tiersen, músico talentoso, já que também é um violinista virtuoso e um bom guitarrista, é a emoção que suas composições transmitem. Música tocante, vibrante, imensamente humana e atemporal.

Seu álbum de estréia, Waltz of Monsters, muito menos conhecido que a trilha sonora de Amelie Poulain, é uma montagem de 11 obras escritas para dois trabalhos diferentes. A canção Comptine d’un autre été tornou-se conhecida no Brasil durante a exibição da novela Morde e Assopra. Flávia Alessandra interpretava uma robô que a tocava em um piano.

Flavia Alessandra piano A canção Comptine D’un Autre Été fez parte da novela Morde e Assopra.

Sugestão de música: Comptine d’un autre été para os novatos ou A valsa dos monstros para os mais curiosos.

Peter Bence

Se por um lado, o seu estilo musical é indefinível (o artista se especializou em covers de músicas conhecidas mundialmente), por outro é inegável que o talento está presente.

Mas quem é esse famoso pianista?

Peter Bence é um autor, compositor e produtor musical húngaro. Ele é conhecido por ter sido considerado o pianista mais rápido do mundo, um Recorde da Guinness Records, concretizado de 2012 a 2017.

O resultado? 765 acessos em um minuto.

Aconselhamos você a fazer um tour em sua página no Facebook ou em seu canal no Youtube para ouvir covers de música pop / rock clássica de todos os tempos, inclusive atuais.

Sugestão de música: Bad – Michael Jackson Cover

Definições para “grandes pianistas”

O que é o pedal do piano?

Trata-se da peça que bloqueia o martelo para evitar um fenômeno de reboot.

O que é o teclado?

Nada mais que o conjunto de teclas de piano.

Teclas do piano Teclado é o conjunto de teclas do piano.

E você? Já acompanha o trabalho de algum desses músicos? Deixe seu comentário e compartilhe conosco.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar