Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Pianistas excepcionais de todos os tempos

De Marcia, publicado dia 13/03/2019 Blog > Música > Piano > Os nomes mais emblemáticos do piano

Como disse o romancista húngaro Arthur Koestler, a criatividade verdadeira geralmente começa onde a linguagem termina”. Sábias palavras!

O piano é, sem dúvida, uma grande prova disso. Afinal, o que seria melhor que a arte para emocionar, comunicar e despertar sentimentos nas pessoas?

A associação de idéias entre a composição e o piano invariavelmente retorna à música clássica ou romântica. De Haydn a Mendelssohn, de Franz Liszt e Hector Barlioz, compositores talentosos clássicos ou românticos compõem importantes legados e não vai influenciar apenas os seus contemporâneos, mas várias gerações de artistas, incluindo os músicos da atualidade.

Afinal, o que pode ser mais bonito que um piano ou um sintetizador para expressar criatividade e emoção?

Pensando nisso, preparamos abaixo uma lista com os principais compositores do piano de todos os tempos. Você provavelmente já ouviu falar na maioria deles… são pessoas com grandes dons natos, ou simplesmente alguém como eu e você, mas que tiveram a coragem de deixar o seu talento fluir.

Johannes Brahms

Brahms foi um compositor, pianista e maestro durante o período romântico. Ele deixou, depois de toda a sua carreira musical, uma marca indelével na história do clássico e uma obra faraônica: 122 obras originais, incluindo 17 de piano, um diretório que ainda pode parecer meio irrisório se comparado a outros compositores de renome como Schumann ou Chopin.

Brahms é mais conhecido por sua abordagem heteróclita da música e, além de seu trabalho com o piano, há alguns prelúdios de órgão,além de um número impressionante de composições de música, que poderiam ser associadas a uma pequena orquestra. .

Inspirado declaradamente em Beethoven, Brahms nunca aceitou de fato a comparação. No entanto, ela fazia todo o sentido, já que a primeira sinfonia de Brahms seria irônicamente considerada parecidíssima com a décima de Beethoven.

Ludwig van Beethoven

Por falar em Beethoven, ele compôs 3 tempos com apenas 12 anos. Aos 26, começou a ser privado do sentido mais importante para um compositor: a audição.

Sinfonias de Beethoven Beethoven tornou-se conhecido por seu talento musical, que perdurou mesmo após a perda da audição.

Passou então, a focar na emoção que pode ser transmitida através da música. A sonata clair de lune (sonata número 14) também é um reflexo dos sentimentos negativos e da dor que ele sente por sua surdez.

As composições de Beethoven são extremamente interessantes, já que o artista teve uma carreira que perdurou a transição entre a era clássica e a era romântica.

Desde os primeiros trabalhos inspirados na escola vienense (Mozart e Haydn na liderança) até as influências que ele próprio teria sobre outros artistas como Brahms, seu trabalho evolui à medida que a música muda.

Sua atuação como compositor também é colossal: música clássica, música sacra, cenas de música e, claro, uma grande obra sinfônica conhecida e reconhecida no mundo todo.

Sua quinta sinfonia permanecerá para sempre como a mais completa ou pelo menos a mais famosa.

A nona sinfonia de Beethoven, conhecida hoje como o hino da União Européia, é também incrivelmente virtuosa. Mais tarde, ela seria qualificada como “a maior sinfonia ocidental de todos os tempos”.

Esta nona sinfonia, entretanto, também é infame por ser o início da maldição da nona sinfonia, uma superstição que diz que cada compositor vai morrer depois de compor sua nona sinfonia.

Quer exemplos? Antonin Dvorak, Franz Schubert e Gustav Mahler.

Joseph Haydn

Membro da famosa “trindade clássica vienense” ao lado de Beethoven e Mozart, temos Haydn compositor de grande talento, que terá um impacto e uma grande influência sobre o próprio Mozart.

Como Beethoven, ele foi uma força motriz na transição do barroco para o romantismo .

O compositor permanecerá globalmente reconhecido como um mestre do quarteto sinfônico e corda, alguns especialistas concedem-lhe o título de Pai da Sinfonia” ou “Pai do Quarteto de Cordas”.

O debate está aberto!

Uma coisa é certa: é apoiando-se nas suas sinfonias que se entende melhor a evolução de Haydn. As 106 obras estão espalhadas por mais de 40 anos e a sinfonia é definitivamente sua marca registrada.

Na verdade, ao contrário do quarteto de cordas (do qual é provavelmente o inventor), ele iria tocá-lo com moderação ao longo de sua vida, já que a sinfonia é a única arte em que ele se manteve continuamente focado.

Wolfgang Amadeus Mozart

Uma criança prodígio! A influência de Mozart é colossal! Não só na música clássica, mas também por tudo o que ele representava. Na linguagem cotidiana, seu nome é associado por todos à precocidade e genialidade.

Mozart e seu piano Mozart tornou-se referência desde muito cedo, por seu talento musical.

Morto aos 35 anos, o compositor deixa para trás um trabalho de mais de 600 composições. Com apenas 24 anos, Haydn sempre considerou Mozart o maior compositor que já viu. Vindo de um artista que é mestre em compor sinfonias, o elogio é bastante lisonjeiro.

É especialmente no estilo do concerto, da sinfonia (Mozart continua sendo um herdeiro de Haydn) e da sonata que o gênio faria suas melhores composições, elevando quase à perfeição essas três formas do clássico. 

Robert Schumann

Schumann tem seu lugar entre os maiores compositores da história. Sua obra é reconhecida como a culminação do período romântico na música, em oposição ao período clássico em que o universalismo era uma das maiores formas de expressão.

Com Brahms e Schubert, ele é uma das pontas de lança do ramo do romantismo que consiste em recriar poemas musicalmente. Este estilo foi particularmente apreciado pelos ouvintes alemães.

O compositor alemão,  ao longo de sua carreira compôs, muitos estilos diferentes que vão desde sinfônico à música de câmara, passando pelo concerto (que envolve o violino, o piano, o violoncelo).

Para muitas de suas criações, ele foi inspirado pelo legado de Beethoven, especialmente no que diz respeito à música sinfônica.

Frédéric Chopin

Costumamos falar sobre Chopin como um virtuoso pianista, o que é inegável, mas muitas vezes esquecemos de falar sobre o compositor Chopin.

Ele segue a linhagem de Liszt, o pai da técnica moderna, e sua influência sobre outros compositores é quase inatingível. Para você ter uma ideia, podemos mencionar Maurice Ravel, Claude Debussy e Sergei Rachmaninov.

Inspiração em pessoa Chopin tinha suas ideias súbitas e as desenvolvia posteriormente.

Pessoas Chopin dirão que ele foi um criativo espontâneo, que a faísca da ideia poderia surgir a qualquer momento (especialmente no verão), mas esse era simplesmente o primeiro sinal de um trabalho duro, que levaria tempo… semanas!

Sua esposa, George Sand, disse que ele era capaz de se trancar em seu quarto, deixando sentimentos ambivalentes como tristeza, raiva, loucura ou alegria crescerem enquanto sua composição progredia. George Sand define sua atuação como uma “perseverança minuciosa e desesperada” .

Pyotr Ilich Tchaikovsky

É normal prestar homenagem à escola russa quando falamos sobre a composição artística. Poderíamos também ter falado sobre Igor Stravinsky, Dmitry Shostakovich, ou ainda Prokofiev e Rachmaninov para ilustrar o talentoso reservatório de compositores russos.

Tchaikovsky teve o mérito de abrir o caminho para futuros compositores russos. Ele permanece como o pilar do romantismo russo. Sua obra é importante em quantidade, mas se distingue sobretudo pelo seu ecletismo .

Foi autor de oito sinfonias, quatro suítes para orquestra, cinco concertos, três balés, onze óperas, além de mais de 100 melodias e outras cem canções para piano.

Seu legado permanece para sempre associado em especial com a sinfonia ou a música orquestral, onde seus talentos melódicos poderiam se expressar com mais facilidade.

A nível estilístico, o compositor era conhecido pela sua mistura de cultura musical europeia com elementos folclóricos russos, dando à sua música um tom reconhecível.

Giuseppe Verdi

Assim como a escola russa, que nos deu tantos grandes compositores, temos que homenagear a escola italiana, com compositores como Puccini e Rossini como seus primeiros talentos. Como muitos compositores italianos, é na ópera que Giuseppe Verdi compõe seus trabalhos.

Um contemporâneo de Wagner, já que este terá grande influência ao longo da carreira do compositor italiano. Entre seus maiores êxitos operísticos estão Otello, Rigoletto, Nabucco e La Traviatta, óperas em três a quatro atos.

Opera de Verdi Apreciadores da ópera certamente elegem Verdi como uma das suas principais inspirações.

Mas Verdi também ilustrou, embora com menos sucesso, outros estilos como música sacra e música instrumental. Mais de um século após sua morte, as obras de Verdi permanecem obviamente clássicas e essenciais na história da ópera. 

Ludovico Einaudi

Como também há espaço para autores mais contemporâneos, vamos mencionar Ludovico Einaudi, um dos compositores mais famosos do nosso tempo.

As composições de Einaudi são considerados como melodiosas e traduzem o cruzamento de dois mundos em uma mistura sutil de pop clássico e contemporâneo, o que explica a incrível diversidade do público que fez o movimento de ir vê-lo tocar ao vivo.

Para os especialistas em piano, ele é considerado um compositor minimalista, ou seja, os temas musicais determinados são apenas desenvolvidos, mas ligeiramente modificados por uma transformação harmônica.

Em sua composição, os talentos do artista são ainda mais visíveis: ele alcança um sucesso incrível no cinema e na televisão, evidenciado pelo uso de suas composições para marcas como Sony ou Lancôme.

A composição das trilhas sonoras dos filmes Intocáveis, de Olivier Nakache, e Mommy, de Xavier Dolan, certamente foi um trampolim para o desenvolvimento de sua carreira.

Definições para “compositores de piano”

O que é nota fundamental?

Trata-se da principal nota de um acorde.

O que significa grupetto?

É um grupo de notas correndo rapidamente ao redor da nota principal.

Que tal se inspirar nesses nomes que fizeram história para começar de uma vez as suas aulas de piano?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar