Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As faixas de teclado mais conhecidas no mundo

De Marcia, publicado dia 14/03/2019 Blog > Música > Piano > Músicas mais famosas do piano

“Um homem culto parece uma caixinha de música. Ele tem duas ou três pequenas canções gravadas em seu interior”. Emile-Auguste Chartier

Você já parou para pensar que, salvo os talentos descobertos desde a infância, a trajetória dos pianistas mais famosos começou na primeira aula do instrumento.

Quando você começa a aprender piano, geralmente é capaz de reproduzir músicas ouvidas no rádio, vistas na TV ou em shows.

Como disse Oscar Wilde: “Desde que seja sobre o piano, confio inteiramente no sentimento”. Aqueles que começaram ou que estão começando a aprender a tocar piano o fazem porque são tocados pelos sons do instrumento e pelas maravilhas da composição que ele pode criar.

Algumas músicas são perfeitas para a iniciação de piano e as primeiras lições do curso, enquanto outras são mais mais complexas. Essas últimas costumam ser estudadas na preparação para competições de piano!

Sintetizador, piano digital, piano de cauda ou piano vertical, ou até mesmo cravo… em uma visão geral de todos os estilos de músicas de piano mais conhecidas, podemos citar algumas das principais, capazes de ser identificadas desde a primeira nota.

Marcha turca, de Mozart

Derivada da Sonata Número 11, de Wolfgang Amadeus Mozart, a Marcha Turca é um dos exemplos do grande talento do compositor austríaco.

Monumento a Mozart Mozart tornou-se famoso por suas canções, das quais a principal é a Marcha turca.

Posso até apostar que mesmo quem não a conhece pelo nome, vai reconhecer pelo menos os acordes. Um básico da música clássica!

Em termos de dificuldade, saiba que é necessário um certo nível de piano e algumas aulas particulares para poder enfrentá-la seriamente. Talvez isso seja apenas para que você se sinta mais seguro. A partitura pode ser encontrada em várias páginas da internet e ela não requer necessariamente conhecimento de teoria musical.

Für Elise, de Beethoven

Tal como acontece com a Marcha turca de Mozart, Für Elise também requer um certo nível de piano, mas está longe de ser uma das músicas mais complicadas do piano clássico.

Essa canção é parte da história da música e suas primeiras notas são frequentemente ensinadas nas primeiras horas de aula de piano.

Beethoven é certamente um pianista virtuoso, de talento raro, e Für Elise é certamente sua mais famosa contribuição à música clássica. Assim como a Marcha turca, se o nome faz você se lembrar de nada, a melodia é conhecida por todos e reconhecível a partir dos primeiros acordes tocados.

Mistral gagnant, de Renaud

Aqui temos uma mudança radical no estilo, mas piano não é apenas música clássica, ele também se estende a outras vertentes musicais.

Repetidamente a música favorita dos franceses, Mistral gagnant é uma canção rara que atravessa gerações com a sua magnífica introdução ao piano. Não é música de câmara, mas sim música contemporânea.

A combinação das notas, o instrumental e a melancolia impelem uma certa emoção a ela, e contribuem para o amor incondicional que o público detém até hoje por essa canção de piano.

Para comprovar, observe o número de artistas que já a reproduziram: Lara Fabian, Florent Pagny, Louane, Jean Louis Aubert…

Definitivamente um clássico da música francesa!

Divenire, de Ludovico Einaudi

Ludovico Einaudi é um artista que gosta de compor e improvisar.

Aqui, eu poderia ter escolhido outras obras como Primavera ou Canon, mas meu coração é um pouco mais para Divenire.

Muitas vezes um ritmo lento pode ser muito mais cativante, e ainda que você não aprecie músicas lentas, há uma boa chance de você já ter ouvido (e gostado de) uma passagem desta famosa canção.

Hit the Road Jack, de Ray Charles

Vamos a uma mudança de estilo de música, com Hit the Road Jack!

Impossível de falar sobre músicas famosas de piano de jazz / soul sem mencionar Ray Charles. Provavelmente sua composição mais conhecida, essa faixa nos remete a uma cena familiar entre uma mulher e seu marido.

Nós nem sempre sabemos, mas a música foi escrita por Percy Mayfield em 1960. No entanto, é a versão de Ray Charles, gravada no ano seguinte, que a tornará popular.

Hold the line, de Toto

Junto com África, Hold the line é provavelmente a música mais famosa dessa banda de rock americana.

Embora o ritmo da música seja bastante forte, ela permanece relativamente acessível, tecnicamente falando, até para os pianistas iniciantes. Tanto que você poderá começar a trabalhar nas primeiras lições em casa.

A única dificuldade é ser capaz de avançar, incluindo as notas tocadas com a mão direita, em coordenação com a esquerda.

Se você se sentir desafiado a tentar, encontramos a partitura de piano facilmente na internet. 

Changes, de Tupac

Os amantes do rap vão sorrir agora!

Se alguém é adepto a esse tipo de música (ou mesmo que não o seja), é preciso reconhecer que essa partitura tocada no piano é admirável e cheia de talento.

Essa música foi lançada postumamente em 1998. Ela mostra os problemas do racismo, da violência de gangues e das drogas, onipresentes nos guetos americanos.

Rapper famoso 2pac Changes, “mudanças” de Tupac foi lançada postumamente.

Para tocá-la no piano, o enredo é bastante complexo para um iniciante, com muitas mudanças de ritmo, mas a introdução permanece imbatível! 

If I ain’t got you, de Alicia Keys

Alicia Keys, é uma talentosa pianista. Sua canção de 2004, If I ain’t got you, contribuiu para a ascensão da prática instrumental do piano entre os jovens da época.

Como evidenciado por seu sucesso, a música recebeu vários prêmios diferentes, como um Grammy Award de Melhor Performance Vocal Feminina e um Prêmio de Música como Canção do Ano do Hip Hop.

Em um nível artístico, a música condena a atitude daqueles que não vivem por amor, mas por causas muito menos nobres, como dinheiro ou poder.

Nada muito inovador, mas juramos para você e para quem não a conhece ainda, que a música e o ritmo do piano são lindos!

New soul, de Yael Naim

Os mais experientes reconhecerão a música tema da marca Apple no final dos anos 2000; os amantes do piano já reconhecerão Yael Naim.

A composição da música veio depois de um longo período de dúvida do artista, e marcou uma mudança em sua maneira de pensar o mundo e até mesmo sua própria carreira.

Além disso, quando temos a audácia de lançar um título feliz como este em pleno inverno, o sucesso está inevitavelmente no caminho! 

Someone like you, de Adele

Assistida mais de um bilhão de vezes no Youtube, há uma boa chance de que essa melodia no piano fale com você, ainda que não seja fã do universo da cantora Adele.

Nesse estilo pop, também poderíamos falar sobre Skinny love, de Birdy. 

Comptine d’un autre été, de Yann Tiersen

Ao ouvir trilhas sonoras de filmes ao piano, há uma boa chance de encontrar o famoso repertório de Yann Tiersen.

Poderíamos também citar La valse d’Amélie, mas Comptine d’un autre été é mundialmente famosa, graças em grande parte ao filme O fabuloso destino de Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet.

No Brasil, ela estava presente na trilha sonora da novela Morde e Assopra e era tocada no piano por uma das personagens.

Somente o trailer do filme vendeu mais de um milhão de cópias!

É fato que todos nós lembramos da melancolia da canção e de um ar reconhecível entre as primeiras notas. Simples e hipnotizante, a melodia de Yann Tiersen nos transporta.

Imagine, de John Lennon

Uma canção obviamente conhecida no mundo por sua melodia. A presença sóbria, mas notável do piano e um texto  utópico e melancólico são a combinação perfeita.

Imagine there's no heaven Uma das mais conhecidas mundialmente, Imagine de John Lenon fez história na trajetória da música.

Lançada em 1971, a canção é um verdadeiro hino à paz mundial, e tornou-se ainda mais simbólica após os ataques a Paris em 13 de novembro de 2015.

As letras das músicas do autor são, em grande parte, inspiradas em poemas da esposa de John Lennon: Yoko Ono.

Os acordes de Imagine são relativamente acessíveis aos pianistas iniciantes, mas também fazem parte do repertório de grandes pianistas, como um verdadeiro treinamento musical, composto por vários instrumentos, que transmitem sofisticação em sua simplicidade.

River flows in you,  de Yiruma

O compositor coreano Yiruma é conhecido mundialmente por esta canção.

O sucesso deveria ter acontecido antes, mas foi mantido pelos fãs de Crepúsculo, em sua primeira parte, como a canção de ninar de Bella, um pedido para o qual a produção não teve acesso, optando por Carter Burwell, mais acessível.

É finalmente após o lançamento da quarta obra de Crepúsculo que a composição de Yiruma conheceu o sucesso que perdura até hoje.

A canção é interessante porque os ritmos, são às vezes muito lentos, às vezes muito mais enérgicos. Uma verdadeira melancolia emerge de seus acordes.

Bônus: algumas outras canções do clássico

Poderíamos também mencionar o Prelúdio em dó maior, de Bach, também cantado pelo falecido Maurane. Uma linda música para tocar em instrumentos de teclas, como o piano.

Para os amantes do clássico, as faixas seguintes soarão como verdadeiros símbolos do piano.

Para os novatos, são uma oportunidade para expandir sua cultura musical:

  • Clair de lune, de Claude Debussy;
  • Nocturne Op 9 No 2, de Chopin;
  • Sonata em ré menor; de Wagner;
  • La Campanella, de Franz Liszt.

Elas podem servir como idéias para aqueles que desejam iniciar o piano com um dos nossos professores de piano!

Definições de “música de piano”

Harmônica, sinfonia, recital … Você conhece o significado dessas palavras do vasto vocabulário musical?

O que é uma sonata?

É uma composição projetada para um ou dois instrumentos em três ou quatro movimentos.

O que é um concerto?

É uma composição do tipo sonata associada a uma orquestra e um instrumento solo.

Piano em grandes doses Um concerto está associado a um instrumento solo.

E você, já se arriscou a tocar alguma dessas canções? Deixe seu comentário e nos conte como foi a sua experiência.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar