Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são as melhores universidades brasileiras de artes?

De Marcia, publicado dia 05/09/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como se tornar um artista com curso universitário?

“A arte é um esforço para criar, ao lado do mundo real, um mundo mais humano.” – André Maurois

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) reconhece hoje os cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Desenho de Moda, Desenho Industrial, Design, Design de Interiores e Design de Produto. Isso é suficiente para você acreditar que o seu sonho de se tornar artista faz sentido, afinal trata-se de uma profissão oficialmente reconhecida.

Mas se você ainda não sabe onde estudar, continue lendo. Neste artigo, você vai descobrir quais as melhores escolas de arte no Brasil.

Belas Artes: aprendendo todas as formas de arte

As escolas de Belas Artes diferem das demais universidades que oferecem cursos ligados ao assunto por sua especificidade. Trata-se de um modelo de instituição de ensino que está presente no Brasil e no mundo todo. Há estudantes brasileiros que partem para o exterior em busca de uma dessas escolas, mas é possível acessá-las aqui mesmo no Brasil.

As escolas de belas artes estão presentes em diversos Estados e oferecem oportunidades de formação.

Centro Universitário de Belas Artes – SP

Quando pensamos em estudos superiores em arte, a primeira escola a vir à mente é frequentemente o Centro Universitário Belas Artes. Localizado em São Paulo, o instituto oferece algumas opções de formação superior em artes:

  • Arquitetura e urbanismo;
  • Artes cênicas;
  • Artes visuais;
  • Design de games;
  • Design gráfico;
  • Design de interiores;
  • Design de moda;
  • Design de produtos
  • Entre outros.

Os interessados podem ingressar na Universidade de Belas Artes a partir do vestibular. Portanto, se você tem o sonho de seguir uma dessas carreiras artísticas, aproveite que estamos em época de inscrições para o vestibular na instituição e vá em frente. Alunos que não iniciaram seus estudos superiores logo após o ensino médio ou que não se sentem preparados para ingressar em um curso superior também podem estudar na universidade.

O Centro Universitário de Belas Artes oferece também cursos livres na área de artes e design. Isso permite que você adquira alguns conhecimentos e aprenda o básico das técnicas de desenho. No entanto, esses cursos não têm peso de formação superior, sendo apenas um “plus” em seu currículo.O Centro Universitário de Belas Artes oferece também alguns cursos de pós-graduação. Assim, o aluno pode se preparar a partir de estudos mais específicos e direcionados.

Quando pensamos em graduação, o primeiro ano é bastante geral, pois o objetivo é que cada aluno possa descobrir as disciplinas artísticas disponíveis antes de se especializar na vertente escolhida. Nos anos que seguem, os alunos costumam desenvolver alguns projetos em grupo, preparar seminários e entrar em contato com o universo da arte de maneira mais próxima. Ao final, se o aluno desejar exercer uma profissão ainda mais específica, ligada aos seus estudos artísticos, ele pode ingressar na pós-graduação.

Vale lembrar que é importante fazer estágios durante os anos de graduação, para adquirir uma vivência real do mercado de trabalho escolhido. Alguns podem ainda aproveitar as férias para frequentar cursos de extensão em escolas internacionais e enriquecer ainda mais o seu currículo.

Escola de Belas Artes – UFRJ

Dentro da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), localiza-se a Escola de Belas Artes do Estado. É como se estivéssemos falando de uma universidade dentro de outra. Essa, mais específica, visa formar os alunos nos cursos de:

Quem mora no Rio de Janeiro pode estudar artes na Universidade Federal do Estado.

  • Artes cênicas;
  • Design de interiores;
  • Paisagismo;
  • Comunicação visual/design;
  • Conservação e restauração;
  • Desenho industrial;
  • Gravura;
  • História da arte;
  • Educação artística;
  • Pintura.

Escola de Belas Artes – UFMG

Na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), também se localiza uma escola especializada em belas artes. Ela existe desde 1957, tendo sido primeiro um departamento da Faculdade de Arquitetura, para depois tornar-se Unidade Acadêmica integrada ao sistema universitário da UFMG.

Dentre os cursos oferecidos, podemos citar:

  • Artes visuais;
  • Cinema;
  • Design;
  • Design de moda.

Há ainda as opções de pós-graduação, para formar o aluno em setores ainda mais específicos.

Escola de Música e Belas Artes do Paraná

A EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) é uma instituição pública que se destina à formação de músicos e artistas visuais. Localizada em Curitiba, capital do Estado, ela oferece, além dos cursos superiores, também algumas modalidades de extensão.

Além disso, há oportunidades para os alunos de participar de orquestras sinfônicas, corais e bandas internas. Estamos falando de uma verdadeira oficina, importantíssima na formação do artista.

O grande sucesso para quem curte artes visuais é a licenciatura e bacharelado no tema. Além disso, há um curso bem peculiar que é oferecido: museologia. A partir dessa formação, você pode atuar em museus, seja como guia ou mesmo administrador.

Reconhecida pelo Conselho Federal da Educação desde 1954, a universidade conta hoje com cerca de 1250 alunos e tem ainda algumas opções de formação que tornam o aluno habilitado a tornar-se professor em determinadas vertentes artísticas. Vale a pena consultar a programação.

Outras universidades de artes

Embora os cursos ligados à arte estejam presentes na maioria das universidades brasileiras, existem algumas específicas no ramo. Elas são muito famosas no mundo da arte. Alunos que desejam se formar em uma instituição de renome, normalmente tendem a procurá-las.

Sem entrarmos no mérito da qualidade do curso (sim, existem excelentes formações de artes em universidades de assuntos gerais), há alunos que preferem ter contato com esse universo de maneira mais restritiva. Dessa forma, costumam procurar por faculdades especializadas em formar artistas.

Os níveis de formação abrangem o bacharelado, a licenciatura e até mesmo a formação de professores, em algumas instituições. Os alunos podem aprender o design artístico adaptado a diferentes ramos: design de produto, comunicação, design de interiores, moda, gráficos, etc.

A entrada nessas escolas é feita através do vestibular. Portanto, um bom desempenho nas matérias escolares pode ajudar você a dar os primeiros passos na construção da sua carreira artística.

Entretanto, se você ainda não tem certeza de qual vertente profissional deseja seguir, talvez o melhor a fazer seja iniciar algumas aulas de desenho para começar a entrar em contato e sentir a sua afinidade com esse universo.

FPA – Faculdade Paulista de Artes

Criada em 1998, a FPA é filiada ao MEC desde 2015. Isso significa que a sua formação superior será oficialmente reconhecida.

Hoje, ela busca manter os padrões de qualidade no ensino e conta com 12 cursos de graduação e 8 de pós-graduação, além dos programas específicos, como a formação de docentes. Dentre os principais estudos, podemos citar:

  • Design de moda;
  • Arquitetura;
  • Publicidade e propaganda;
  • Artes visuais;
  • Dança;
  • Música;
  • Teatro.

Percebeu como ela pode ser o lugar certo para você se tornar artista?

Centro de Artes – Universidade Federal do Espírito Santo

Em Vitória, capital do Espírito Santo, mais precisamente no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Estado, está localizado o Centro de Artes, com opções de graduação em várias vertentes ligadas ao tema.

Seu antecedente, o Instituto de Belas Artes do Estado, teve apenas um pequeno período de atuação (de 1909 a 1916). Em seguida, vieram outras versões da instituição, mas sempre as atividades eram encerradas por questões políticas ou estruturais.

Mas foi em 1971 que o CAr veio para ficar, oferecendo opções de graduação, pós-graduação e o curso de extensão de arte e pesquisa. Algumas das formações, inclusive, podem ser realizadas na modalidade EaD (ensino à distância).

Hoje em dia, já existe a oportunidade de estudar artes à distância.

O incentivo aos alunos é premissa básica da universidade que oferece até mesmo a possibilidade de uma ajuda de custo para a realização de certas pesquisas e trabalhos de campo.

Centro de Artes – UDESC

Fundado em 1985, dentro da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), o Ceart (Centro de Artes) oferece formação superior aos alunos, além de algumas opções de mestrado e doutorado.

Seu diferencial fica por conta do oferecimento de vivências que se assemelham ao mercado de trabalho. Os alunos de Design de moda, por exemplo, têm a oportunidade de participar de uma oficina na empresa júnior de design e moda do centro universitário.

De acordo com o curso, os alunos podem ainda participar de treinos esportivos, apresentações de teatro e recitais, tudo como forma de preparar essas pessoas para o mercado e suas diversas vertentes e oportunidades.

Quantos aos cursos oferecidos, podemos destacar:

  • Artes visuais;
  • Moda;
  • Música;
  • Teatro;
  • Design gráfico;
  • Design industrial.

Também há as opções de pós-graduação.

Faculdade de Artes no Distrito Federal: Dulcina de Moraes

Mantida pela Fundação Brasileira de Teatro (FBT), a faculdade de Artes Dulcina de Moraes, de Brasília, foi criada a partir de um sonho da atriz homônima. Fundada em 1982, a princípio a instituição oferecia apenas cursos de Educação Artística, Artes Cênicas e Música.

Sua principal missão é estimular a criatividade do aluno que descobriu seu talento para a arte e oferecer meios de qualidade para que essas habilidades possam ser desenvolvidas em todo o seu potencial.

Hoje em dia, o curso de Artes Plástica também faz parte do rol de formações oferecidas, sem contar os cursos de extensão, e eventos culturais, como a mostra Dulcina de Moraes, ocorrida em dezembro do ano passado.

Há alunos que partem para a Europa em busca de conhecer escolas de belas artes.

Como se pode ver, as formações em artes estão por toda parte do nosso país e você pode acessá-la procurando uma universidade especializada em seu Estado (ou pode até mudar de Estado se concluir que vale a pena). Além disso, você pode viajar para a Europa para conhecer famosas escolas de belas artes pelo mundo.

E tudo isso pode começar com uma aula de desenho. Que tal começar a procurar pelo seu professor agora mesmo?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar