Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo o que você precisa saber sobre a formação em arte

De Marcia, publicado dia 15/09/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenho > O que estudar para se tornar artista?

“Desenho é a honestidade da arte. Não há possibilidade de trapaça. Ele é bom ou ruim.” Salvador Dali

Você é apaixonado por arte contemporânea, design gráfico ou desenho animado? Dos primeiros anos escolares ao Ensino Superior, por meio de uma aula preparatória, é possível criar todo um currículo artístico. As escolas de arte recebem centenas de estudantes todos os anos para treiná-los para se tornarem ilustradores, designers, desenhistas, etc.

Oportunidades, conselhos para escolhas profissionais… encontre a seguir todas as informações que você precisa para se tornar um artista talentoso.

Como aprender desenho no Ensino Médio?

Seja para se divertir ou ingressar em uma escola de arte para fazer uma carreira artística, ter aulas de desenho no Ensino Médio é uma maneira de ter os primeiros contatos com o mundo artístico.

Várias possibilidades estão abertas para os alunos que terminam a escola convencional já com algumas noções no tema.

Suas primeiras aulas de arte podem acontecer no Ensino Médio.

Os estudantes que desejam continuar seus estudos no Ensino Superior podem decidir seguir as “artes plásticas”, por exemplo. De fato, as aulas de arte tomadas em período escolar comum não são suficientes para desenvolver o seu senso artístico. Trata-se de uma prévia, uma porta pela qual o aluno entra para começar a trilhar esse caminho.

Muitas vezes, é em um trabalho de arte visual que o aluno terá um insight para seguir carreira nessa vertente. Ou então, ele já sonha com isso desde criança e encontrou na escola apenas o respaldo para seguir sua linha de interesse.

As técnicas artísticas são ensinadas para que os alunos possam usá-las em áreas de atividade profissional, como arquitetura, design, ilustração, comunicação, etc. Assim, podemos considerar que as aulas convencionais de arte servem como ponto de partida para diversas profissões que têm as habilidades em desenho como seu ponto central.

Além de preparar o profissional para atuar no mercado da arte, os cursos universitários que estão ligados a ela permitem que os alunos continuem a desenvolver uma cultura geral, bem como a cultura artística necessária, ainda que a vertente escolhida seja o artesanato. Sim, quanto mais conhecimentos culturais você tiver, mais bem sucedido será em sua arte. Os estudos são um complemento ao talento.

Hoje em dia, muitos decidem se tornar designer. Além da formação superior, há cursos especializados para que você seja um verdadeiro destaque em sua área, em um futuro próximo.

Propostos com mais frequência em escolas particulares tecnológicas e profissionais de nível médio, algumas opções de matérias fornecem as bases para uma escolha profissional mais consciente e o desenvolvimento de técnicas realmente efetivas.

Fazer um curso técnico também é uma boa maneira de entrar no mundo profissional da arte. Com este diploma, é possível continuar seus estudos e já conquistar o seu primeiro emprego na área em que deseja se especializar.

Faça um curso de desenho tecnico!

Diplomas oficiais para se tornar um artista!

Podemos dizer que não faltam formações artísticas para satisfazer os artistas aprendizes. Para se tornar ilustrador, designer, artista gráfico, pintor ou designer industrial, é importante estudar a técnica. Cada diploma para se tornar desenhista é muito específico e oferece menções e opções para agradar a todos.

Hoje em dia, muitos estudantes escolhem o curso de Designer em Comunicação Gráfica. Embora ele seja, muitas vezes, insuficiente para reivindicar uma carreira, este diploma possibilita continuar seus estudos em direção a uma formação superior.

Você sabia que é possível graduar e pós-graduar em algumas vertentes da arte?

Estudar design geral e artes aplicadas é uma solução para estudantes que desejam obter um bacharelado enquanto preparam suas disciplinas artísticas. Mas isso não significa que seja a única opção para você que sonha em se tornar artista profissional.

Após a universidade, há ainda outros possíveis diplomas que permitem continuar a treinar nas artes. Há quem opte por fazer uma pós-graduação para trabalhar em moda, design ou comunicação visual. Trata-se de formas de se tornar um profissional completo.

Os alunos que desejam continuar seu treinamento podem passar para diferentes graus de especialização:

  • Cursos livres ou técnicos;
  • Ensino Superior;
  • Pós-graduação.

E para os mais motivados, por que não pleitear uma vaga para estudar em uma Escola de Belas Artes?

Cada escola particular tem seus meios de formar profissionais qualificados e ajudar o aluno a encontrar seu caminho dentro da vertente artística. Cada aluno deve escolher sua escola de acordo com suas afinidades, sua ambição profissional, seu orçamento e o tempo de estudo desejado.

Mas o diploma não é um pré-requisito para uma carreira como desenhista. Ele é principalmente uma ajuda, já que o treinamento oferece aos futuros designers as ferramentas necessárias para atender às expectativas profissionais do mercado.

No entanto, muitos ilustradores e cartunistas são lançados a cada ano sem a exigência do diploma. Acima de tudo, trata-se de ter uma identidade artística e uma técnica suficiente para atender às solicitações dos diferentes clientes.

Mas tudo isso pode começar a ser desenvolvido em sua primeira aula de desenho.

Quais são as maiores escolas de desenho do Brasil?

Para concluir um treinamento artístico completo e obter um dos diplomas mencionados acima, cada aluno deve começar escolhendo sua escola de arte superior. Privada ou pública, o importante é que a instituição escolhida ofereça um currículo e cursos alinhados ao seu projeto profissional.

Algumas escolas, mais do que outras, são particularmente reconhecidas e apreciadas no mundo profissional. Aqui está uma lista não exaustiva dessas escolas presentes em nosso país:

  • Escola de Belas Artes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e outros Estados;
  • Faculdade Paulista de Artes;
  • Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo;
  • Centro de Artes da UDESC;
  • Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Mas como reconhecer uma boa escola de arte?

O fato de a escola ser pública ou privada não afeta a qualidade das aulas oferecidas. Para ajudar os alunos a escolher a escola certa, algumas delas podem solicitar o reconhecimento do Estado. Para obter esse reconhecimento, a escola deve respeitar algumas regras operacionais, especialmente em ofertas de treinamento. Ao ser reconhecida pelo Estado, a instituição pode oferecer certificados oficiais e opções de bolsas aos seus alunos.

Durante os estudos, vá criando o seu portfólio.

Algumas escolas também são reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Todas as principais escolas de arte do Brasil são altamente cobiçadas pelos formandos do Ensino Médio que desejam seguir carreira artística. Para ser bem sucedido nos cursos oferecidos por elas, os alunos podem participar de concursos de artes e práticas artísticas ou apresentar um portfólio com trabalhos artísticos pessoais. Às vezes, o histórico escolar é solicitado para ingresso. Há escolas que também levam em conta a motivação dos candidatos às suas vagas.

Uma vez admitido em uma escola especializada, é aconselhável fazer o máximo para ter sucesso em todo o curso até conquistar o diploma!

Nossas dicas para estudos de design bem-sucedidos!

O primeiro conselho, antes de iniciar seus estudos e ter sucesso em seu currículo artístico é, obviamente, fazer a escolha certa quanto ao estabelecimento da educação artística. Uma má orientação pode fazer você perder a motivação para desenhar e o interesse pela arte em geral. Não participe de um curso de desenho animado, se você ainda não fez uma história em quadrinhos, a menos que a área também lhe interesse.

Muitas pessoas acabam desistindo da carreira dos seus sonhos devido a más experiências em cursos e falta de sensibilidade de certos professores. Isso porque os estudos de arte exigem muita motivação e investimento pessoal. É quase impossível seguir esse treinamento sem ser apaixonado por ele. Ninguém é artista só pelo dinheiro!

Uma vez admitido em uma dessas formações, o primeiro objetivo é fazer de tudo para se preparar bem para a sua saída. Sim, é porque é após a passagem pela escola que começa verdadeiramente a sua carreira. O real objetivo de uma escola de arte não é que você seja um grande destaque. O ensino artístico superior visa dar aos jovens artistas as chaves para iniciar uma carreira profissional, independente ou assalariada.

É necessário, então, montar um portfólio, diferente daquele que você usou para as admissões, para se fazer conhecer no mercado e mostrar do que você é capaz. Este acervo é realizado ao longo da carreira escolar. É por isso que você não deve hesitar em testar novos estilos e novas técnicas. Depois, é só escolher seus melhores trabalhos para mostrá-los ao mundo.

A escola de arte é o lugar perfeito para testar, errar e procurar conselhos de profissionais. Uma vez fora dela, você terá que estar pronto para trabalhar, então aproveite seus estudos para cometer todos os erros possíveis e aprender com eles.

Aproveite a oportunidade de visitar exposições e criar uma cultura artística essencial para um artista, especialmente na história da arte. Em um grupo com seus colegas de classe, os passeios culturais também são uma boa maneira de criar novas amizades e apoiar-se mutuamente em tempos difíceis. Além disso, podem ser o início da sua rede de networking.

Aproveite a época de estudos para visitar museus e exposições.

Ventilar o cérebro e descansar também é a melhor maneira de tornar-se mais disponível para momentos de necessidade. Não se esqueça de relaxar e aproveitar esses belos anos de estudante.

E você? Já começou a se preparar para a sua carreira artística? Ainda não? Então que tal encontrar agora mesmo o seu professor particular de desenho na plataforma Superprof?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar