Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua italiana e sua beleza inigualável!

De Carolina, publicado dia 19/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Italiano é a língua mais bonita do mundo?

Você gosta das letras e de literatura? As línguas estrangeiras são uma verdadeira paixão para você?

Então, por que você não aprende italiano?

Fazer aulas de italiano online, em casa ou em uma escola de idiomas é muito mais que uma linha para adicionar no seu currículo. É uma questão de estudar e descobrir uma cultura notável do continente europeu.

Essa aprendizagem vai abrir para você um rico mundo cultural entre o cinema italiano, as aulas de culinária e a história da arte. Tudo o que você precisa é uma estadia na Itália. O contexto perfeito para aprender a se expressar e reter algumas frases dessa bela linguagem românica…

Mas quando você é iniciante, podem surgir dificuldades e a ajuda de um professor pode ser necessária. Ele vai lhe ensinar a linguística e a pronunciação para que você possa manter uma conversa e se comunicar sempre que quiser.

Aprenda italiano e descubra a cultura italiana O país também é conhecido pelas suas obras desde sempre

Mas antes de invadir seu apartamento com post-it de vocabulário (palavras italianas, expressão, frase do cotidiano…), aproveite o tempo para descobrir a pequena pesquisa que fizemos neste blog do Superprof sobre as origens e as características dessa bela língua que é o italiano… e não se esqueça que a culinária italiana é famosa no mundo inteiro…

Resumo sobre a construção e as origens da língua italiana

“A Itália é acima de tudo uma língua”, disse Umberto Eco.

E que idioma!

Os italianos e as italianas muitas vezes nos fazem sonhar com seu sotaque cantado! Principalmente quando estamos em uma de suas lindas paisagens ensolaradas!

Mas você sabe de onde vem essa língua e qual é a história dela?

O italiano, a língua materna de mais de 70 milhões de pessoas, nem sempre foi unânime em seu país. Era acima de tudo uma língua vernácula. Em outras palavras, um idioma falado por uma comunidade e não por um país inteiro.

Para entender essa evolução linguística, é necessário voltar para a antiguidade. Um momento em que o Império Romano dominou grande parte da Europa e onde o latim estava no auge. Para o italiano é acima de tudo um descendente do latim.

Considerado agora uma língua morta, essa língua indo-européia foi usada por todo o Império Romano e depois pela Igreja Católica para seus escritos. Mas era necessário distinguir dois tipos de latim. Enquanto o latino vulgar era usado pela comunicação das pessoas, o latim ilustrado era reservado para as ciências e a literatura.

Após a queda do Império Romano, as invasões bárbaras separaram a Itália em várias regiões distintas. Um pouco na imagem da Torre de Babel, a evolução da língua latina vulgar foi também compartimentada. Os códigos linguísticos são transformados em cada uma das regiões criando, assim, vários dialetos em todo o país.

Foi somente em 1861 que a Itália finalmente se reuniu e proclamou o nascimento do Reino da Itália. A fim de reunir cada região do país, os líderes decidiram eleger um dialeto como língua oficial.

No centro da Itália, a Toscana chamou a atenção. Um verdadeiro centro cultural e econômico, seu dialeto, o toscano, foi escolhido para representar o país.

Então, a partir de 1859, a escola italiana tornou-se livre. As crianças seguem suas aulas em italiano.

Por quase dois séculos, a língua de Florença se espalhou para se tornar a primeira língua oficial do país. Mas a Itália ainda é um país jovem. Embora essa linguagem tenha se tornado oficial, algumas famílias continuam a usar seus dialetos. Uma maneira para famílias no sul da Itália manter suas diferenças culturais e históricas…

Por que o italiano é o símbolo da língua romântica?

O francês é geralmente considerado a língua mais romântica do mundo. Mas o italiano também não fica atrás em matéria de sedução.

Então, por que ficamos todos derretidos com o sotaque encantador dos italianos?

A língua de Dante Alighieri é sobretudo muito rica em vocabulário. E ainda mais quando se trata de encontrar apelidos para seu querido.

O país do vinho, pizza e beleza! A Itália também tem as cidades mais belas do mundo

Amore, caro, tesoro, … as expressões italianas não faltam quando se trata de falar sobre o amor.

E por uma boa razão, os italianos são freqüentemente considerados pelos brasileiros como belos oradores. Talvez por que são extrovertidos, naturais como nós! Eles sempre falam sobre qualquer coisa com um grande sorriso e com vários gestos!

Rico e encantador, a língua italiana também é muitas vezes percebida como uma linguagem quente e sensual. Basta ouvir um italiano falar e você já é levado imediatamente para suas terras, próximo ao Mediterrâneo…

Os sons da língua são muito ardente e especialmente graças à acentuação das palavras. No ouvido, a língua italiana canta com o “R” enrolado e as consoantes duplas que se batem.

E o romantismo não termina. Pois é na Itália que se desenvolve a maior história de amor da literatura.

Claro que falo do famoso casal Romeu e Julieta.

Ambos os moradores de Verona no nordeste da Itália, os dois adolescentes tentam desesperadamente fazer ouvir seu amor às famílias que se odiavam. Um trágico, mas simbólico destino de amor em todo o mundo.

Assim como a bela cidade de Veneza.

Capital do amor, casais de todo o mundo vêm passar umas férias para uma noite de núpcias, para um aniversário de relacionamento ou simplesmente para celebrar o amor.

Muitas pesquisas classificam Veneza como uma das cidades favoritas dos casais no mundo. Sem esquecer, é claro, outras cidades esplêndidas como Florença, Siena, Pisa, Turim…

Você sabia que o italiano é o idioma da música?

Foco no sotaque e na pronúncia italiana

O progresso em italiano é bastante fácil quando você já fala português, espanhol ou francês. O alfabeto italiano é quase semelhante ao nosso. As palavras tendem a se assemelhar umas às outras e, de fato, todas essas línguas têm o latim em comum.

Vá para a cidade mais importante da Itália Nada melhor que aprender a língua e conhecer as belezas romanas!

No entanto, a pronuncia do idioma e sua fonética pode ser mais difícil que o esperado.

Mas por que?

A dificuldade de saber onde e como colocar ênfase nas sílabas tônicas das palavras ou os sons que a gente não têm no português e nas outras línguas que a gente sabe falar.

Como brasileiros, não temos tanta dificuldade com relação as sílabas tônicas porque as regras do italiano se parecem com as nossas para isso.

Na gramática italiana, o acento tônico é essencial. Para a grande maioria das palavras, ele está na penúltima sílaba, como acontece no português.

Às vezes, a última sílaba pode ser enfatizada, mas isso é indicado na palavra com um acento. Como, por exemplo, para a palavra papà.

Já quando a ênfase é feita na penúltima sílaba, ela não é indicada – mais uma semelhança com o português.

Ok, sabemos que estamos simplificando as coisas porque há milhões de regras que determinam a sílaba tônica de cada palavra. Tanto o português como o italiano têm suas regras e suas exceções.

Mas saiba que a ênfase é importante para a compreensão. A má pronúncia pode alterar o significado da palavra que você usa. Por exemplo, papá (pai) sem pronunciar o sotaque pode rapidamente se tornar o Papa.

Minha dica é treinar onde quer que você vá. Não basta fazer algumas horas por semana para tirar o som da sua boca. Alguns chegarão lá pela primeira vez, mas para outros será mais difícil.

Faça o exercício de manhã levantando-se, na rua ou indo para o trabalho.

Acredite, você se sentirá um pouco ridículo por um tempo. Mas depois, vai poder se orgulhar de pronunciar o italiano perfeitamente.

Embaixadores da língua italiana em todo o mundo

Conhecido em todo o mundo, a língua italiana pode contar com muitas personalidades para defendê-la. Quer sejam escritores, atores ou cantores, muitos promoveram sua língua materna além de suas fronteiras.

No campo da literatura, é impossível não falar de Umberto Eco. Autor do romance medieval “O Nome da Rosa“, ele foi traduzido para 47 idiomas. Mais de 30 milhões de cópias foram vendidas do livro no mundo todo desde 1980. O que leva Umberto Eco ao ranking dos melhores embaixadores da língua italiana.

Porém, para aprender a língua italiana é mais fácil começar a entender uma música de Laura Pausini que traduzir um romance de Umberto Eco…

Na verdade, muitos cantores italianos foram exportados ao redor do mundo e se tornaram verdadeiras estrelas internacionais. Entre os nomes da grande lista, estão os de Zucchero e Eros Ramazzotti, não esquecendo da famosa música Ti Amo de Umberto Tozzi.

E a mulher mais bonita do mundo?

Porque sim, Monica Bellucci está sempre nas melhores classificações das mulheres mais bonitas do mundo. Originalmente da Umbria, no centro da Itália, o modelo teve a oportunidade de fazer vários filmes. Ela assumiu o papel de James Bond Girl em 2015. Ela faz todo mundo enquanto mostra a beleza italiana.

Monica somente para citar um exemplo atual. O que dizer de Sophia Loren, Claudia Cardinale, Ornella Muti…

Não deixe de visitar as belezas da capital italiana Marcelo Mastroianni e Anita Ekberg imortalizaram esta fonte no filme La Dolce Vita

E o homem mais bonito e charmoso do mundo?

Porque sim, Marcelo Mastroianni foi um dos homens mais sedutores e bonitos do século XX! Quem nunca se derreteu a escutá-lo falar italiano em um filme com Sophia Loren? Sem contar que ele também foi um dos melhores atores de todos os tempos.

Os grandes embaixadores da língua de Dante são também as incríveis marcas de prêt-à-porter que todos conhecemos, como Gucci, Armani, Doce e Gabbana. Então, por que não aprender italiano e trabalhar na moda?

Falar italiano também é evocar uma cultura única no mundo!

Você acabou de cair sob o feitiço da língua italiana?

Talvez você esteja pensando em fazer curso italiano presencial ou cursos de italiano online, por exemplo?

Você tem que saber que aprender italiano também é descobrir uma cultura.

Por sua história e vocabulário, a língua de Dante Alighieri evoca uma cultura artística invejada do mundo inteiro. Patria de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio, Itália é exposta como uma grande capital artística. É impossível perder isso ao estudar a história da arte.

Um verdadeiro centro artístico europeu, a Itália revolucionou a cultura europeia durante o Renascimento.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar