Vivemos no presente e planejamos o futuro. De alguma forma, vai contra nossos instintos humanos se preocupar com o passado. É por isso que a História foi inventada: para estudar o passado (não para insistir nele). Considerando todas as nossas preocupações diárias com universidade, família, dinheiro e assim por diante, por que nos preocupar com o que está feito e acabado?

Qualquer campo de estudo precisa de uma razão. Todo estudioso da historiografia deve explicar por que vale a pena a atenção, visto que públicos que são menos atraídos instintivamente por esse assunto específico, e são mais céticos sobre por que se preocupar, precisam saber qual é o propósito.

Estudar história não salva vidas, não melhora seu trajeto para o trabalho ou captura criminosos. Mas existem algumas razões pelas quais o estudo da história continua sendo um dos pilares de qualquer educação completa:

  • A história nos ajuda a compreender pessoas e sociedades;
  • A história contribui para a compreensão da moral;
  • A história fornece identidade.

Estudar história é essencial para uma boa cidadania.

O estudo da história começa na escola primária e, geralmente, continua até você chegar à universidade. Por meio dessa educação, sua percepção do mundo e, portanto, sua interação com ele, é moldada, muitas vezes para melhor.

Tendo em vista a importância de se estudar história, Superprof preparou um guia para te auxiliar nesta jornada de aprender a disciplina, seja sozinho ou com um professor particular.

Quais profissões para quem faz um curso de história?

Desenho foto diploma no porta-retratos
Existem vários cursos de historia online para serem feitos de maneira inteiramente gratuita!

Abaixo, listamos alguns dos empregos mais populares dos historiadores para os quais você pode se inscrever depois de obter seu diploma em uma faculdade de história.

Arquivista: organizando e guardando os periodos da história

Se preservar a história é uma de suas paixões, então você pode encontrar sua vocação como arquivista. Tornar-se arquivista é um trabalho diretamente relacionado a alguém com formação em história.

Como arquivista, você administrará e manterá documentos históricos como:

  • livros,
  • papéis,
  • mapas,
  • fotografias,
  • filmes,
  • registros,
  • etc.

Museólogo: contando a historia dentro do museu

Qualquer museu que você visite, seja de arte, cultural, de história natural ou nacional, é rico em história e você se sente como se realmente tivesse voltado no tempo.

Se você ainda está na universidade e estudando para obter o seu diploma de historiador, trabalhar ou ser voluntário em um museu é o melhor tipo de experiência que você pode receber.

Arqueólogo: desenterrando história geral

Como arqueólogo, você pode ser responsável ou participar do gerenciamento de escavações na esperança de encontrar artefatos ou locais antigos, assim como examinar áreas antigas para aprender mais sobre o passado.

Ser arqueólogo não significa apenas que você estará cavando e analisando regiões. Existem outras oportunidades de trabalho, como trabalhar com museus para ajudar na preservação, conservação e exibição de artefatos.

Professor de história: ensinando o que é história

Se você tem paixão por história e ensino, que tal combinar os dois e seguir uma carreira como educador? Se você deseja focar apenas em história, você pode querer continuar sendo um professor de ensino básico, de cursos particulares ou até mesmo de ensino superior.

Como professor do ensino médio, algumas de suas responsabilidades podem incluir o planejamento de aulas que estão de acordo com os requisitos do currículo escolar, pois eles devem estar atualizados com os desenvolvimentos históricos, métodos e atualidades que se aplicam aos tópicos que você está ensinando.

Advogado: aplicando a historia do Brasil

Para se tornar um advogado, definitivamente será necessário um estudo extra na faculdade de direito, mas os formados em história se graduam com as habilidades necessárias, como pesquisa e análise, para se tornarem advogados de sucesso.

Se se tornar um advogado é o que você almeja enquanto ainda conclui seu bacharelado em história, pode ser uma boa ideia fazer um estágio em um escritório de advocacia antes de se formar.

Quanto custa uma aula de historia?

Lupa pesquisando dinheiro dentro da carteira.
Ainda não está seguro de quanto vale a hora de aula de história?

São diversos os aspectos que devemos levar em consideração ao fazer a escolha de como estudar história e quanto isso vai custar. Vamos mergulhar em exemplos mais específicos.

Aprender historia geral com um estudante universitário

De acordo com o RUF 2019 (Ranking Universitário Folha), os 10 melhores cursos de graduação história são:

  1. UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)
  2. USP (Universidade de São Paulo)
  3. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  4. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
  5. UFF (Universidade Federal Fluminense)
  6. UNB (Universidade de Brasília)
  7. PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  8. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  9. UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
  10. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)

Como podemos ver acima, a grande maioria das instituições de ensino superior dentro do top 10 dos melhores cursos de história do Brasil são públicas. Isso quer dizer que o aluno não precisa pagar praticamente nada para estudar nessas escolas (apenas taxas de inscrições semestrais ou anuais)!

Curso de história online

Desde história da arte, passando por história geral até história específica do Brasil: são várias as opções de cursos disponíveis online para quem se interessa por esses assuntos.

A grande vantagem deste tipo de curso é que o céu é o limite. Isso porque você pode escolher cursos pagos que forneçam certificados, cursos ligados à uma escola ou universidade específicas, cursos distribuídos em vários vídeos no youtube e até mesmo cursos inteiramente gratuitos com materiais igualmente grátis também disponíveis na web.

História do Brasil e historia enem com um professor particular

Você pode ficar intrigado com o que temos a dizer sobre esse assunto, mas como encontrar um desses tutores?

Superprof é uma comunidade online espalhados por todo o país. No nosso site você pode encontrar facilmente um educador que possua as características que você procura perto de você!

Uma das muitas vantagens de contratar um tutor de história via Superprof é que a maioria deles oferece a primeira aula gratuita!

Dependendo da cidade e do nível de conhecimento demandado (história para vestibular, história para ensino fundamental, história para ensino médio, etc.), o valor da hora de aula no Superprof pode variar de preço. A hora da aula de história em São Paulo, por exemplo, varia de 20,00 reais a 100,00 reais!

Quais os tipos de aula de historia?

Vários quadros na parede de um museu.
Existem várias áreas que podem ser estudadas dentro da história, o que contribui para entendermos o mundo em que vivemos.

Chegou a hora de apresentar alguns dos tipos mais comuns de aulas de história oferecidas tanto em cursos avulsos quanto em cadeiras na universidade. Esperamos que, depois de ler isto, você compreenda melhor que tipo de aula de história deseje fazer.

Arqueologia

Este campo estuda a história humana analisando sua atividade, como o estudo de artefatos encontrados, as primeiras ferramentas e sites como Stonehenge.

Antropologia

A antropologia é o estudo dos humanos, do comportamento humano e das sociedades do passado e do presente.

Os antropólogos estudam o desenvolvimento humano, a cultura e até mesmo como nossa linguagem pode influenciar nossa vida social.

Arte

Se você estiver interessado em aprender mais sobre a história por trás de suas pinturas ou esculturas favoritas, então história da arte é um tipo de aula em que você pode querer se inscrever.

A história da arte pode explicar muito sobre os diferentes períodos de tempo da história.

Quando os historiadores da arte estudam pinturas, esculturas, móveis ou cerâmicas, eles estão tentando aprender momentos cruciais da história e compreender as experiências dessa linha do tempo.

Religiões mundiais

A religião é muito mais do que apenas um rótulo para suas crenças espirituais; ela pode moldar a moral, os costumes, as tradições, as crenças e os comportamentos das pessoas.

Para entender melhor a história de um país, é necessário ter uma compreensão geral de suas crenças religiosas. É aqui que entra a história da religião.

História do Brasil

O Brasil ser considerado um país muito jovem, mas isso não significa que falte história. Mesmo antes dele se tornar o país que é hoje, a terra tinha uma história própria.

Este país viu um grande número de pessoas, como os povos indígenas que ocupavam suas terras antes da chegada dos colonizadores portugueses.

Mas por que você gostaria de aprender sobre a história do Brasil? Para começar, se você é brasileiro e mora no Brasil, aprender sobre seu país pode ser um motivo bom o suficiente.

Em segundo lugar, por que não? Como mencionamos antes, a história nos dá uma melhor compreensão das pessoas e do mundo em que vivemos hoje.

Benefícios do curso de história

Sociedades inteiras, e os indivíduos dentro delas, se beneficiam de uma compreensão mais profunda da história. Aqui estão alguns benefícios que o estudo da disciplina de história traz, não só para os grandes, mas também para os pequenos que a estudam desde os primeiros anos na escola:

  • Desenvolvimento de uma compreensão do mundo;
  • Formação de pessoas para melhorar a humanidade;
  • Tornar pessoas mais completas e mais bem preparadas para aprender em todas as suas disciplinas acadêmicas.

Curso de historia: como encontrar um bom professor

Livros antigos empilhados.
Existem várias maneiras de se estudar historia; elas vão muito além dos livros!

Pesquisamos algumas das melhores maneiras de encontrar a aula de história ou o tutor perfeito, e estamos aqui para compartilhar nossas descobertas.

Fazer aula de história em uma instituição

Se você é o tipo de pessoa que aprende melhor tendo aulas presenciais, então você pode querer se inscrever para aulas de história que acontecem em locais específicos dedicados a ela. Algumas aulas presenciais podem acontecer em uma faculdade ou universidade da sua cidade ou região.

Algumas instituições podem permitir que você se inscreva em algumas aulas, mesmo que você não esteja fazendo um programa completo. A vantagem de se inscrever em uma faculdade é que você terá muitas opções de diferentes tipos de aulas de história.

Curso de historia com professor particular

Se fazer aulas particulares é mais o seu estilo, você pode contratar um professor particular de história para ajudá-lo com a aprender conceito de historia, o que é historia, periodos da historia...

Talvez você esteja procurando um professor de história para seu filho, que precisa de ajuda para a prova de historia enem. Pois bem, é aqui que o Superprof entra em jogo.

Superprof é uma comunidade online de professores que dão aula de absolutamente tudo, incluindo história.

Aprender história em clubes, grupos ou encontros

Se você deseja ter uma abordagem mais casual para as aulas de história, que tal verificar as bibliotecas, museus e plataformas sociais online mais próximas?

As bibliotecas já estão repletas de livros e papéis de história que podem levá-lo de volta no tempo e a qualquer lugar do mundo. Como os recursos estão todos lá, algumas bibliotecas têm programas especiais de história dos quais você pode ingressar ou participar.

Uma última maneira de aprender mais sobre história de uma forma casual e divertida é ingressando em grupos formados em redes sociais dentro de sua cidade.

Sites como Facebook e Meetup têm grupos que atendem a pessoas com interesses semelhantes em história. Alguns grupos se juntam para happy hour ou em lanchonetes para discutir seu amor pela história e compartilhar ideias.

Precisando de um professor de História ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.