Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conheça 10 celebridades japonesas

De Marcia, publicado dia 22/05/2019 Blog > Idiomas > Japonês > Quem são os famosos do arquipélago japonês?

A terra do sol nascente é famosa pela sua tecnologia, mangás e comidas típicas. No entanto, não é só dessas questões que se faz a cultura japonesa: ela também envolve grandes embaixadores, que fizeram a glória do arquipélago!

De Kyoto a Osaka, passando por Kamakura; artistas, criadores, políticos e atletas vêm de toda a ilha para mostrar sua arte ao Japão, mas também internacionalmente e especialmente entre os ocidentais.

Sejam eles nativos, expatriados ou cidadãos de dupla nacionalidade, essas celebridades fazem o Japão brilhar em todo o mundo!

O Superprof oferece-lhe aqui uma lista relativamente breve de personalidades japonesas conhecidas em todo o mundo e que nos trazem o melhor da sociedade japonesa. Aqui, você não vai encontrar nenhum samurai, apenas celebridades contemporâneas que certamente lhe darão o desejo de ter aulas de japonês para melhor entendê-las!

Vamos entrar nessa cultura popular agora com essas mulheres e homens que fazem a história do Japão ser tão misteriosa e surpreendente até hoje!

Hayao Miyazaki, designer, diretor e produtor japonês

Embora Miyazaki fosse virtualmente desconhecido para o público ocidental até o lançamento de seu filme Princesa Mononoke, em 1999, agora é impossível falar sobre o Japão (especialmente no que diz respeito à arte) sem mencionar o seu nome.

Ele é o co-fundador do Ghibli Studios, juntamente com o diretor Isao Takahata, a máquina de produção dos maiores filmes de animação japoneses.

Entre suas obras, podemos citar algumas das mais famosas (cronologicamente):

  • O Castelo no Céu;
  • Meu amigo Totoro;
  • Porco Rosso: o último herói romântico;
  • Princesa Mononoke;
  • A viagem de Chihiro;
  • O Castelo animado.

Hoje, Miyazaki tem 77 anos e está oficialmente aposentado, mas continua trabalhando à sombra em grandes obras-primas… Para o prazer e deleite dos fãs.

Shigeru Miyamoto, criador e produtor de videogames japoneses

Impossível que você nunca tenha jogado um videogame criado ou produzido por Shigeru Miyamoto!

Jogos no Japão Quem gosta de video-games certamente vai se interessar por essa personalidade.

Na verdade, o japonês de 66 anos é o diretor da Nintendo, um dos maiores designers de videogames do mundo. De Super Mario a The Legend of Zelda , Miyamoto foi co-criador dessas e outras grandes franquias e agora mantém a liderança da empresa japonesa.

Seu sucesso está ligado à sua criatividade e seu talento. Sua visão do mundo dos videogames é inovadora:

“Os videogames são ruins para você. Lembre-se que disseram o mesmo sobre o rock-n-roll “- Shigeru Miyamoto

Um grande homem a quem devemos muitos dos melhores jogos de todos os tempos e muito mais ainda pode estar por vir!

Que tal fazer aulas de japonês para entender melhor essa cultura?

Yoko Ono, artista experimental do Japão

Se o nome dela é frequentemente associado ao de John Lennon devido ao casal que ela formou com o ex-Beatles, Yoko Ono é muito mais que isso!

Esposa de John Lennon Impossível pensar em Beatles sem se lembrar de Yoko Ono.

O “artista desconhecida mais famosa do mundo”, como Lennon a chamou, teve múltiplos talentos:

  • artista;
  • poetisa;
  • cantora;
  • música;
  • compositora;
  • cineasta;
  • escritora;
  • atriz.

Muitas atividades que fazem de um japonês, um artista atípico!

Para o público em geral, Yoko Ono é especialmente uma velha hippie. E isso não está errado! Mas com mais de 16 álbuns contendo o seu crédito, é impossível não reconhecer o talento da artista.

Akihito e Hirohito, os imperadores japoneses

Entre as pessoas mais famosas da terra do sol, os dois últimos líderes do Império podem ser considerados grandes exemplos.

Hirohito (1901-1989) e Akihito (nascido em 1933) são pai e filho, mas seus modos de governar são muito diferentes. Enquanto o reinado do primeiro foi severamente prejudicado pela Segunda Guerra Mundial (lembre-se de Hiroshima e Nagasaki) e os desejos de possuir expansão do poder militar, o segundo, o seu descendente direto, aposta na carta de “novo Japão”, uma promoção da cultura japonesa no mundo, a fim de ampliar o conhecimento sobre o país.

Akihito é muito popular em seu país por causa do apaziguamento que ele trouxe. A era do seu reinado é também chamada Heisei, que pode ser literalmente traduzido como “conquista da paz”.

Por outro lado, preste atenção! Você nunca deve chamar um imperador japonês pelo seu primeiro nome. Seria uma falta grave de respeito! Melhor chamá-lo de Tennō Heikasua majestade, o imperador.

Akira Toriyama, o criador de mangás mais famoso de todos os tempos

Akira Toriyama nasceu em 1955 em Nagoya, no Japão. Se você não sabe o nome dele (se você não é um otaku), você provavelmente conhece suas criações.

Ele está na origem de um dos maiores mangás de todos os tempos: Dragon Ball!

Quadrinhos no Japão Os mangás são grandes símbolos da arte e cultura japonesas.

E sua trajetória não se limita aos super guerreiros. Ele também está por trás do mangá Dr. Slump, Blue Dragon e é o desenhista oficial da saga dos videogames Dragon Quest.

Este grande cavalheiro retomou o trabalho em 2015 com Dragon Ball Super, uma sequência que foi ansiosamente aguardada pelos fãs.

Assistir a esta obra-prima da animação japonesa que é a história de Son Goku e Vegeta pode ajudá-lo a começar a aprender japonês, antes mesmo de tomar as primeiras aulas do idioma.

Yoshiki, cantor e compositor de música japonesa

Yoshiki Hayashi é um conhecido músico japonês, co-fundador e líder do grupo Visual Kei (um gênero musical próximo ao gótico), X Japan, uma das bandas mais famosas do Japão.

Seja atrás de um piano ou de uma bateria, Yoshiki levou o X Japan ao sucesso internacional ao reviver a canção do sol nascente! Ele é um dos artistas mais apreciados em todo o Japão!

Antes de iniciar uma carreira solo sem o restante do grupo que integrou, ele disse:

“X Japão foi a minha vida” – Yoshiki

Yoshiki é, portanto, um apaixonado, uma grande estrela da música e um excelente músico!

Ken Watanabe, ator na terra do sol nascente

Ao vê-lo tocar em filmes americanos, podemos pensar que Ken Watanabe tem dupla nacionalidade. No entanto, este não é o caso: o ator de cinema nasceu em Koide, uma pequena cidade japonesa que agora se tornou Uonuma.

Ele começou sua carreira como ator de teatro aos 24 anos, antes de ingressar na telinha em 1982 e se tornar sucesso em 1984. Ele era predominantemente samurai.

Ken Watanabe é revelado no cenário internacional graças ao filme “O último Samurai”, de 2003, no qual ele compartilha o sucesso com Tom Cruise!

Desde então, temos visto o artista em muitos filmes:

  • Batman begins;
  • Memórias de uma gueixa;
  • A origem;
  • Godzilla;
  • Alguns da série Transformers.

Em 2019, ele vai atuar no novo filme do Pokémon, uma ótima forma de  homenagear uma grande personalidade no que diz respeito ao videogame em seu país natal!

Shinzō Abe, atual primeiro-ministro do arquipélago japonês

Você provavelmente o conhece por causa de suas viagens pelo mundo e, mais especificamente, pelo Ocidente: Shinzō Abe é o primeiro-ministro do Estado do Japão. Ele é o chefe do governo japonês.

Nascido em Nagato, Yamagushi, Japão, o político vem de uma das famílias políticas mais influentes do país. Ele assumiu o cargo em 2006 como presidente do Partido Liberal Democrata, mas deixou essa posição no ano seguinte após a derrota de sua facção.

Ele retornou em 2012 após as eleições parlamentares e desde então manteve sua posição, rica em popularidade nacional e internacional e mais forte que a oposição.

É importante notar que ele foi o mais jovem chefe de governo no Japão por quase 65 anos!

Rumiko Takahashi, designer de mangá no Japão

Rumiko Takahashi é uma criadora de mangás japonesa nascida em 1957 em Nigata, na ilha de Honshu, no Japão. Sua carreira como designer é muito longa visto que ela começou a fazer mangás nos anos 70 e realizou seu  último trabalho em 2017.

Se você assistiu o Clube Dorothée nos anos 90, você deve ter visto as obras das quais foi ela que deu a origem. Foi daí que vieram os primeiros desenhos animados japoneses que se espalharam pelo mundo!

Aqui está a lista de seus mangás mais famosos:

  • Urusei Yatsura;
  • Casa Ikkoku;
  • Ranma;
  • Inuyasha;
  • Rinne.

Esses mangás geralmente falam de amor, vida no Japão e muitas vezes se inspiram na cultura e nas tradições japonesas. Suas criações lhe renderam grandes prêmios e ela pode se orgulhar de ser uma das criadoras de mangá mais conhecidas do arquipélago!

Naomi Osaka, uma grande tenista profissional japonesa

Quando os Estados Unidos e o Japão criam uma criança, ela só pode resultar em Naomi Osaka, uma grande tenista que já ganhou dois importantes títulos com apenas 21 anos!

De um pai haitiano e uma mãe japonesa, Osaka nasceu em… Osaka. Coincidência, não é mesmo?

Jogadora japonesa famosa O Japão também tem grandes esportistas.

Se ela atualmente vive na América, é importante lembrar que ainda representa o Japão, sua terra natal, em competições. Um grande mérito para o arquipélago japonês!

Em qualquer caso, o Japão pode se gabar por ela ter vencido Serena Williams em uma final nos Estados Unidos. Isso definitivamente não é para qualquer jogadora.

Gostou da nossa lista de personalidades japonesas para você se inspirar? Pode ser que ela tenha despertado em você a vontade de viajar ao Japão ou aprender a língua japonesa. Se assim for, você ainda está no lugar certo! Acesse a nossa plataforma Superprof e comece a procurar agora mesmo por um professor particular de japonês. Entender um pouco da língua e cultura locais antes de visitar o país fará da sua viagem uma experiência muito mais enriquecedora.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar