Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os 11 melhores filmes para os apaixonados por piano

De Marcia, publicado dia 24/07/2018 Blog > Música > Piano > Que tal buscar inspiração no cinema para ser pianista?

O cinema, mais que qualquer arte, dá a ilusão de que é permissível espionar os outros. Pianistas, professores de piano, aspirantes à músico… os filmes trazem a oportunidade e de conhecer várias histórias com os mais diferentes enredos e desfechos.

E, convenhamos, o piano é, muitas vezes, o cenário de casos bem comoventes. Independentemente de o seu objetivo ser tornar-se um pianista famoso ou tocar por mera diversão, pode preparar a pipoca e ficar à vontade para inspirar-se nessas belas histórias.

A partir delas, pode surgir a oportunidade de conhecer técnicas de aprendizagem e arriscar-se a tocar seus primeiros acordes, além de enriquecer-se de conhecimentos culturais sobre a o instrumento… uma ótima oportunidade de descobrir todas as maravilhas dessa arte.

Para ajudá-lo, preparamos uma lista de filmes que apaixonados por piano não podem deixar de assistir.

1. O piano (1993)

Diretor: Jane Campion

Principais atores: Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill, Anna Paquin e Kerry Walker.

Bem mais precioso Em “O Piano”, Ada entra em uma enrascada por causa de seu piano de cauda.

Sinopse: Ada e sua filha de 9 anos, Flora começam uma nova vida, quando Ada arranja um marido e uma nova casa na Nova Zelândia, recém colonizada à época. Entretanto, há algo de estranho nessa história de amor: ela sequer conhece o homem com o qual vai se casar. Ao chegar, descobre que ele não permitirá que ela transporte todos os seus bens. Sua mais preciosa propriedade, um piano de cauda, não é aceita pelo novo marido, que decide negociá-lo com um administrador da região, Baines. Este, por sua vez, sente-se atraído por Ada e aceita guardar o instrumento em troca de algumas aulas. Porém, com o passar do tempo, essas “aulas” se tornam encontros sexuais, que se intensificam a cada vez mais, até acabar em sérias consequências.

2. O pianista (2002)

Diretor / Produtor: Roman Polanski

Principais atores: Adrien Brody, Thomas Kretschmann e Emilia Fox.

Sinopse: Em plena Segunda Guerra Mundial, Wladyslaw Szpilman, um grande pianista judeu polonês consegue fugir do Gueto da Varsóvia. Á época, o regime nazista construía muros para erradicar os judeus, o que levou ao envio da sua família para campos de concentração. Para sobreviver, Szpilman conta com a ajuda de um oficial alemão, que se encanta com seu talento musical. Entretanto, mal sabe ele que essa ajuda poderá custar-lhe muito caro.

Depois de se recusar a filmar “A Lista de Schindler”, Roman Polanski finalmente concorda em trabalhar nesta verdadeira obra histórica. Este filme lhe renderia seu primeiro Oscar.

3. Piano no Mori

Diretor / Produtor: Masayuki Kojima

Principais atores: Mayuko Fukuda, Chizuru Ikewaki e Hiroyuki Amano.

Sinopse: Amamiya Shuuhei é um garoto bem criado que acaba de mudar-se de Tóquio com sua família, motivados pela doença da avó. Seu pai é um grande pianista e portanto, ele tomava aulas do instrumento em casa desde muito cedo. Seus novos amigos da escola contam então a história de um piano amaldiçoado que se encontra na floresta e o desafiam a tocá-lo (diz-se que, por melhor que seja o pianista, dele não sai nenhum som). Intrigado com a história, o jovem aceita o desafio.

O enredo do filme remete a uma verdadeira poesia. Temos a oportunidade de ver crianças apaixonadas por músicas e metodologias de aprendizagem bem diferentes. Trata-se de uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais de cinema e piano, em momentos de descontração com sua família.

4. De tanto bater, meu coração parou (2005)

Diretor: Jacques Audiard

Principais atores: Romain Duris, Niels Arestrup, Emmanuelle Devos.

Sinopse: Aos 28 anos, Tom ainda sonha em conquistar uma carreira profissional, já que até então tem vivido seguindo os passos do pai no mercado imobiliário. Entretanto, seu pai é um homem de falcatruas e praticamente o obriga a tomar o mesmo caminho. Seu grande sonho, entretanto, é tornar-se pianista como a mãe, que teve uma morte prematura. Um encontro com o empresário da falecida, torna esse desejo ainda mais forte. Porém, ele terá que conciliar o desenvolvimento desse talento com as pressões do seu trabalho diário.

5. Um lugar na plateia (2006)

Diretor: Danièle Thompson

Principais atores: Cécile de France, Albert Dupontel e Valérie Lemercier.

Sinopse: Uma atriz cômica, um colecionador de artes e um pianista em crise se encontram em um pequeno café de Paris, no qual trabalha uma jovem que acabara de migrar do interior. Ali, encontram uma oportunidade de compartilhar suas dúvidas, sonhos e medos com pessoas completamente desconhecidas.

Destino entre desconhecidos O piano une pessoas pelo amor à arte.

Trata-se de uma grande obra do cinema francês que teve grande sucesso nos Estados Unidos. Um tanto peculiar, ela traz a saga de um talentoso pianista que deseja mostrar seu trabalho à um público totalmente desprovido de talento e sensibilidade musical.

O pianista François-René Duchâble aconselhou a equipe de filmagem sobre assuntos relacionados à música clássica. Ele também tocou os acordes de piano da trilha sonora.

6. Amadeus (1984)

Diretor: Milos Forman

Principais atores: Tom Hulce, Murray F. Abraham e Elizabeth Berridge.

Sinopse: Em 1871, um jovem talento musical chega a Viena. Seu nome é Wolfgang Amadeus Mozart e ele é reconhecido como um dos melhores do seu tempo. Tal fato desperta a inveja de Antonio Salieri, compositor oficial da corte, um homem dedicado totalmente a Deus e à música, acreditando que ambos são “uma coisa só”. Seu principal objetivo a partir daí, será eliminar o jovem Mozart do mundo da música. A história é narrada três décadas mais tarde, pelos olhos do próprio Mozart, então em um manicômio.

Mais do que uma biografia, este é um filme sobre a vida de Mozartembelezado com um enredo real. Para que sua interpretação fosse a mais fiel possível, o ator Tom Hulce praticava quatro horas de piano por dia .

7. Quatro minutos (2008)

Diretor: Chris Kraus

Principais atores: Monica Bleibtreu, Hannah Herzsprung, Sven Pippig.

Sinopse: Traude Krüger é um professor de piano como jamais se viu outro igual. Já idoso, ele ensina dentro de uma penitenciária alemã. Uma jovem detenta, em especial, chama a sua atenção por seu talento musical. O professor sugere então inscrevê-la em um concurso e com isso se tornam mais próximos. Assim, ele tem a oportunidade de conhecer a história trágica e autodestrutiva da jovem.

Uma história dramática “Quatro minutos” fará você se apaixonar ainda mais pela arte do piano.

O diretor Chris Kraus levou oito anos para lançar este filme. Sua inspiração veio a partir de uma foto de uma senhora tocando piano em uma cela. O filme foi indicado a 46 prêmios, vencendo 9.

8. Ao lado da pianista (2006)

Diretor: Denis Dercourt

Principais atores: Catherine Frot, Déborah François, Pascal Greggory.

Sinopse: Mélanie, uma garota provinciana de 10 anos, tem talento para o piano. Ela se inscreve para a prova de um dos mais requisitados conservatórios musicais da França. Só que ela não contava com a reprovação, que representou um grande choque emocional. Anos mais tarde, prestes a ser admitida como estagiária em  uma empresa de advocacia, ela conhece a Sra. Fouchécourt, pianista de mãos cheias e esposa do CEO da empresa. Seu talento vem a tona novamente, mas ela precisará superar o trauma da experiência anterior.

9. Vitus (2008)

Diretor: Fredi M. Murer

Principais atores: Fabrizio Borsani, Teo Gheorghiu, Julika Jenkins.

Sinopse: Vitus é um garoto superdotado, cheio de conhecimentos advindos do gosto pela leitura e com um ouvido musical de impressionar. Seus pais decidem que ele deve preparar-se para ser um grande pianista, devido à sua desenvoltura com o instrumento. Certo dia, ele finalmente toma as rédeas da própria vida e dedicar-se ao trabalho na carpintaria de seu avô, uma atividade que não é aceita de forma alguma pelos pais.

O filme levanta muitas questões sobre a relação entre a orientação das crianças e o desejo dos pais. Além disso, dessa vez, o personagem principal não é um aficionado por piano. Uma visão bastante diferente.

10. Ray (2004)

Diretor / Produtor: Taylor Hackford

Principais atores: Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King.

Sinopse: Qualquer músico que se preze, especialmente os que se dedicam ao piano conhecem o grande Ray Charles, um dos maiores talentos quando pensamos em arte e piano. Mas será que realmente conhecemos o homem por trás de seus óculos escuros? Além da história de talento e sucesso que todos já sabemos, o famoso Ray Charles precisou superar muitas dificuldades ao longo da vida. A deficiência visual, o estereótipo do negro na música, o vício em heroína, a culpa pela morte do seu irmão e seu histórico de infidelidades marcam a vida íntima do ídolo, em uma esfera bem distante dos holofotes.

Esta biografia musical é provavelmente uma das adaptações mais bem sucedidas e incríveis de filmes relacionados ao piano e suas vertentes, tanto na composição do roteiro quanto no desempenho dos atores envolvidos.

11. Minha amada imortal (1994)

Diretor: Bernard Rose

Principais atores: Gary Oldman, Isabella Rossellini, Jeroen Krabbe

Sinopse: Após a morte de Ludwig Von Beethoven, seu grande amigo Anton Felix Schindler assume uma missão. Ele toma conhecimento de cartas de amor escritas pelo famoso pianista, endereçados à sua musa inspiradora, a quem ele se refere como “amada imortal”. Entretanto, o nome dessa mulher não é citado no documento e Anton decide procurá-la. Em sua jornada, encontra um retrato até então desconhecido do ídolo.

Uma vida de superação Assista “Minha amada imortal” e conheça um pouco mais sobre o famoso artista Beethoven.

O filme é uma grande oportunidade de conhecer o contraste entre o grande talento para composição musical e a deficiência auditiva de Beethoven, uma verdadeira lição de superação.

E você? Já assistiu a algum filme sobre piano e gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário abaixo.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar