Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os 9 melhores pianistas do mundo

De Marcia, publicado dia 17/07/2018 Blog > Música > Piano > Tocar piano trouxe fama e reconhecimento a alguns artistas

Muitas pessoas despertam o desejo de tocar piano a partir de uma inspiração. Quando um artista, um cantor ou um grupo que admiramos tem determinado talento, muitas vezes nos identificamos e queremos desenvolver o nosso.

Diversos cantores conhecidos são também pianistas. Isso faz com que sejam capazes de compor canções para si e também para os outros.

Hard rock, jazz, pop, blues, reggae… o piano é um instrumento no qual se pode tocar diversos gêneros musicais. É isso que faz com que ele seja o preferido de tantas pessoas, sejam elas famosas ou não.

Elton John, Michel Berger e Ray Charles são apenas alguns exemplos de artistas que se renderam aos encantos das teclas.

1. John Lennon e os Beatles

John Winston Ono Lennon é, sem dúvidas, uma das maiores lendas da música. Como deixá-lo de fora de uma lista de cantores que também são pianistas?

Uma verdadeira estrela na história dos Beatles, além de pianista e cantor, John Lennon também foi um compositor de mãos cheias.

Desde os tempos da vitrola Gerações e gerações ouvem as músicas de John Lennon.

Acompanhado por Paul McCartney, ele realmente teve um papel marcante na vida de muitos fãs. Tanto que, mesmo após o término da banda, continuou a compor a partir do seu piano.

Sua maior fonte de inspiração para isso era a sua amada: a japonesa Yoko Ono, tanto que o casal também se tornou conhecido no mundo da música, mesmo após algumas gerações.

E como a maior parte das belas histórias, John Lennon também teve um final trágico. Sua morte aconteceu em 8 de dezembro de 1980, assassinado por um fã.

2.Elton John: o ídolo dos jovens

Elton John foi, sem dúvidas, um dos cantores favoritos das crianças da sua época. Arriscaria dizer que assim o é até os dias atuais.

A música que foi tema do clássico infantil “O Rei Leão”, composta por ele, emocionou pessoas de diversas partes do mundo. Entitulada de “Can you feel the love tonight”, ela foi traduzida para o português como “Nesta noite o amor chegou” e conquistou também nossas crianças (e adultos).

Esse episódio rendeu-lhe mais um Oscar, dentre os 41 prêmios conquistados em sua carreira. Mas, antes disso, ele já era bem conhecido, afinal também fez parte dos Beatles no período de 1962 a 1963.

Sempre acompanhado de seu velho e bom piano, é praticamente impossível pensar nele sem o instrumento. Afinal, foi graças a ele que  mais de 200 milhões de álbuns foram vendidos no mundo, contendo suas criações, tornando-o assim um verdadeiro símbolo da música pop inglesa.

Elton John também é membro da Royal Academy of Music, de Londres e considerado oficial de artes e letras na França. Por essas razões, tornou-se fonte de inspiração para artistas do mundo todo.

O álbum “Wonderful Crazy Night”, seu 33º foi lançado em 2016 e reúne seus maiores sucessos, prova viva de que ele não está pronto para simplesmente cair no esquecimento.

3.Ray Charles

Falecido em 2004, podemos dizer que Ray Charles, de certa forma, marcou a história da música. Cantor, compositor e pianista, ele tornou-se um grande representante da cena musical afro-americana.

Sua infância não foi fácil: Ray Charles perdeu a visão quando tinha apenas 7 anos de idade, por causas que até hoje não são totalmente conhecidas. Esse episódio, entretanto, não apagou sua vontade de aprender a tocar. Prova disso é que começou a ter aulas de piano muito cedo.

Ray Charles e a fama A fama de Ray Charles é mundial e rende até estátuas em homenagem ao artista.

Rapidamente, tornou-se uma estrela dos blues e é reconhecido pelos seus títulos “Georgia on my mind” e “Hit the old Jack”, que se difundiram pelo mundo.

Outro fator de reconhecimento foi a sua versatilidade, afinal Ray passou por diversas fases, com diferentes estilos musicais durante sua carreira.

  • jazz;
  • gospel;
  • blues.

Foi graças à isso e ao seu carisma, que tornou-se também um grande inspirador para outros artistas, como Elvis Presley, Aretha Franklin, James Brown, Stevie Wonder e Amy Winehouse.

Falecido em 2004, Ray foi homenageado no mesmo ano com um filme que leva o seu nome. Se você deseja conhecer mais sobre a vida do músico, não pode deixar de assistir a essa verdadeira obra prima do cinema.

4.Aretha Franklin, a lenda

Um grande nome no mundo da música, Aretha Franklin é, sem dúvidas, uma das mulheres mais influentes do mundo.

Atualmente aos 76 anos, sabe lidar com o piano melhor que ninguém. Gospel, jazz, rhythm, blues… ela parece capaz de dominar todos os estilos musicais na ponta dos dedos. Não é a toa que vendeu cerca de 75 milhões de discos e conquistou 18 premiações no Grammy.

Seu nome foi atribuído até mesmo a um asteróide. Quem não gostaria de tornar-se tão importante?

E para deleite dos seus ouvidos, seguem seus principais singles:

  • “I never loved a man (the way I love you)” – Em português: “Nunca amei um homem (como eu te amo)”;
  • “I say a little prayer” – Em português: “Faço uma pequena prece”;
  • “I knew you were waiting (for me)” – Em português: “Eu sei que você estava esperando (por mim)”, gravada com George Michael.

Além disso, foram diversos filmes e uma estrela na calçada da fama de Hollywood, tratamento digno de uma verdadeira diva.

5. Stevie Wonder, o multi-instrumentista

Sua voz e suas causas sociais certamente o fazem ser reconhecido entre multidões. Nascido em Michigan, nos Estados Unidos, Stevie Wonder se envolveu com a música desde muito cedo.

A cegueira o acompanhou desde os primeiros instantes de vida, quando recebeu oxigênio demais na incubadora, por ter nascido prematuro. Entretanto, ela não foi impedimento nenhum para seu talento. Prova disso foi que, ainda na infância, aprendeu a tocar piano e gaita.

Tornou-se então um dos maiores pianistas ao redor do mundo. Autor, compositor e cantor, sua carreira é marcada por grandes conquistas.

Foram 23 álbuns de estúdio, 3 álbuns temas de filmes, 4 álbuns ao vivo, 98 singles, 22 prêmios Grammy, 100 milhões de álbuns vendidos e um Óscar de “melhor canção”.

Estima-se que pelo menos 49 de suas músicas já estiveram no top 40 dos Estados Unidos, o suficiente para impressionar qualquer músico amador (ou mesmo profissional).

6. Alícia Keys, a voz perfeita

Além de uma excelente pianista, Alícia Keys é também uma típica nova-iorquina, representante da cultura dessa conhecida cidade estadunidense.

Com uma voz extraordinária, ela conquistou um nome e uma carreira. Muitas de suas canções foram compostas a partir do piano, instrumento que ela toca desde os 7 anos de idade, quando realizou um treinamento de música clássica: foi paixão à primeira vista.

A famosa cantora e pianista A carreira de Alícia Keys envolve diversos singles e álbuns.

Rhythm e blues, jazz e soul… seu piano é capaz de passar por várias vertentes musicais. Essa mistura pode ser traduzida em seus álbuns “The diary of Alicia Keys” (Em português: O diário de Alícia Keys) e Songs in A minor” (Em português: Canções em Lá menor).

Certamente será impossível, ouví-los uma vez só!

7.Norah Jones, a virtuosa

Nascida em Nova Iorque, Estados Unidos, Norah Jones é filha de um importante sitarista indiano (Davi Shankar) e uma produtora americana (Sue Jones).

Mergulhada no universo musical praticamente desde o nascimento, ela inseriu-se em uma corrente de jazz bastante interessante. Acompanhada de seu piano, fez melodias capazes de encantar a pessoas do mundo inteiro, de diferentes credos e gostos.

Seu primeiro álbum, “Come away with me” (Em português: Venha embora comigo) vendeu mais de 20 milhões de cópias e rendeu a ela o Grammy de melhor artista novo, tornando-a um verdadeiro orgulho para sua família e seus fãs.

8. João Carlos Martins, o brasileiro

Não são só os pianistas internacionais que inspiram: o brasileiro João Carlos Martins é reconhecido mundialmente pelo seu talento com o piano.

Quando era ainda criança, seu pai comprou-lhe um piano e, após algumas aulas com uma reconhecida professora, inscreveu o garoto, então com 8 anos, em um concurso, do qual ele foi vencedor.

Aos 11 anos, começou a estudar no Liceu Pasteur, cumprindo uma jornada de seis horas diárias. Foi lá que conheceu José Kliass, um russo considerado o maior professor de piano da época. Foram essas raízes que lhe renderam outros prêmios em concursos e a oportunidade de tornar-se conhecido também no mercado da música norte-americana.

Graças à sua força de vontade e paixão pelo piano, superou acidentes e distúrbios nos ossos que o afastaram temporariamente do instrumento. Em 2012, inclusive, submeteu-se a uma cirurgia cerebral para recuperar os movimentos da mão esquerda, então atrofiada.

João Carlos Martins já recebeu homenagem da escola de samba “Vai-vai” e executou o hino nacional brasileiro durante a abertura dos jogos paraolímpicos de 2016. Sua biografia foi traduzida internacionalmente.

9. Bob Dylan, o comprometido

Como finalizar a lista sem incluir a Bob Dylan? Gigante na música popular norte-americana, sua canção “Knocking on Heaven’s door” (Em português: Batendo à porta do céu) tornou-se conhecida mundialmente.

Além de pianista e cantor, Bob Dylan é também pintor e poeta.

Nas canções “Blowing in the wind” (Em português: Soprando ao vento) e “The times they are a-changin” (Em português: Os tempos estão mudando), ele denuncia problemas dos anos 60, como a Guerra do Vietnã.

Os jovens da época seguiam de perto esse “símbolo de rebeldia”. E ele continua a impressionar gerações até hoje, sempre acompanhado de seu piano e seu violão.

Ele é sempre lembrado Bob Dylan tornou-se símbolo de luta à sua época.

Em seu repertório, podemos encontrar diversas canções conhecidas no mundo.

Que tal começar a tocar piano agora mesmo e tornar-se a próxima inspiração para o mundo?

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar