Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Belas frases para motivá-lo a aprender piano

De Marcia, publicado dia 19/07/2018 Blog > Música > Piano > Conheça 14 famosas citações de artistas e pianistas
Índice

Já dizia o alemão Richard Wagner: “A música começa onde o poder das palavras acaba.” Na história da música, diversos compositores adicionaram seu toque pessoal: Schubert, Schumann, Chopin e Tchaikovsky são exemplos de referências do piano.

Se pararmos para pensar, veremos que cada um deles tem um ensinamento especial para nos transmitir.

Sendo assim, para ajudá-lo em seu aprendizado de piano e pelo prazer de ouvir a grandes pianistas e intelectuais, listamos abaixo algumas citações relacionadas ao tema.

1. “No que diz respeito ao piano, confio inteiramente no sentimento. Eu não confio é na vida.” – Oscar Wilde

Oscar Wilde (1854-1900) é um escritor conhecido no mundo literário. Ele é o autor de muitas citações como por exemplo: “As loucuras são as únicas coisas que você nunca vai se arrepender”.

Então, se a sua “loucura” é tocar piano, por que não começar agora mesmo?

Faça o que desejar Se a sua loucura é tocar piano, vá em frente com ela.

Quando falamos em piano, Oscar Wilde acredita que é essencial seguir a seus sentimentos. De fato, você já deve ter ouvido dizer que a música pode ser definida como um verdadeiro reflexo da alma.

Normalmente, os músicos executam suas melhores músicas quando estão tristes, apaixonados ou zangados. Uma dica para não viver apenas de emoções rasas.

2. “O que identifica um grande pianista é não ignorar a técnica, mas esquecê-la.” – Alfred Cortot

Grande pianista de seu tempo, Alfred Cortot (1877-1962) nos dá aqui um precioso conselho. A técnica é, sem dúvidas, uma verdadeira raiz para quem está iniciando seus primeiros acordes no piano.

A coordenação das mãos, o ritmo, as nuances e as notas precisam ser aprendidas e pode ser que você leve vários anos para desenvolvê-las de forma satisfatória.

Há pianistas que realmente se mantêm focados enquanto tocam e isso pode ser facilmente sentido por quem os ouve.

Ou será que você alguma vez imaginou que seria fácil aprender a tocar piano após ver algum pianista reconhecido tocar?

Se isso já aconteceu com você, pode ter certeza de que o profissional é realmente admirável, já que foi capaz de fazê-lo se esquecer da técnica e concentrar-se apenas na música.

3. “Assim como tocar violino ou piano, pensar requer uma prática diária.” – Charlie Chaplin

Quem nunca ouviu falar de Charlie Chaplin?

Um verdadeiro palhaço, ator e denunciante social, Charlie Chaplin (1889 -1977) tornou-se conhecido no mundo todo. É por isso que, quando ele fala, nós paramos para ouví-lo.

Nesta frase, Charlie Chaplin compara a prática do piano ao reflexo do pensamento. De fato, para progredir no piano, é importante trabalhar regularmente as lições. Não basta frequentar aulas ou receber semanalmente um professor particular: é importante dedicar-se aos estudos também nos demais dias, manter-se interessado e pesquisar o tema.

Essa prática pode ser estimulada também por vídeos, filmes e ferramentas online: tudo pode ser usado a seu favor quando o assunto é aprender piano.

Do pensamento vem o talento Pensar é uma prática necessária ao bom pianista.

Entretanto, é importante não abrir mão de momentos de reflexão, afinal, nada funciona sem o pensamento.

4. “Quando simplesmente assistimos as batatas cozinhando, isso ocorre muito lentamente. Quando vamos tocar piano nesse meio tempo, eles cozinham bem mais rápido.” – Thierry Midy

Tocar piano é uma atividade que nos envolve por inteiro.

Nossa mente pode ser atraída rapidamente pelo desejo de aprender a tocar determinada canção, apenas como motivação para entreter seus familiares e amigos na próxima festa de família.

Essa citação, com pitadas de humor, busca demonstrar o interesse do pianista (profissional ou não) pelo instrumento.

Para quem é apaixonado pelo teclado, o tempo passa muito rápido, numa proporção que é até difícil perceber, quando começam a dedilhar as teclas.

5. “Quando o pianista se vai, não há um único piano no mundo que relembre o recital tocado.” – Stephen King

Do famoso “The Green Mile” (Em português: À espera de um milagre), filmado por Frank Darabont em 1999, esta citação mostra a importância do papel do pianista.

Apenas o músico dá elegância às canções. Não é a qualidade do piano que fará de você um bom músico. Não há necessidade de gastar uma fortuna para se tornar o próximo Mozart.

O resultado vem da pessoa que toca e não do instrumento. Se não fosse assim, aulas de piano seriam desnecessárias: bastaria comprar um piano que pertenceu a um grande compositor e simplesmente começar a tocá-lo.

O filme conta uma linda história pelos olhos do diretor de uma penitenciária. Já idoso e internado em um asilo, o homem relembra seus tempos de trabalho, quando conheceu um prisioneiro que parecia possuir um dom mágico. O destino do homem, condenado então à morte, estaria em suas mãos.

6. “Um piano deve ser um amigo, isto é, um confidente que atenua nossas fúrias.” – Félix Leclerc

Félix Leclerc (1914-1988) é um autor, compositor e intérprete francês. Para ele, o piano tornou-se um verdadeiro confidente.

Conheça seu instrumento Desenvolver uma relação de confiança com seu piano é saudável.

A música é feita para nos libertar de todas as preocupações e transcrevê-las através de canções. O piano também está lá para nos consolar, já que a música suaviza sentimentos de agressividade.

Então vá em frente! Confie no seu piano!

7. “Eu não sei ler música, não toco nenhum instrumento, exceto o piano com dois dedos para compor minhas peças… Eu sou a prova viva de que você pode fazer música sem ser músico!” – Kavinsky

O artista de música eletrônica nos encoraja a pensar em um problema real: Podemos tocar música sem saber o básico?

Aprender teoria musical é às vezes chato. Muitos músicos acreditam que é possível simplesmente pular essa etapa para ir diretamente para a prática. Foi assim que nasceram as partituras.

Mas podemos realmente fazer música sem saber nada sobre isso? Kavinsky deseja provar que sim.

Segundo ele, com um ouvido musical apurado (ou nem tanto), é sempre possível tocar o piano sem conhecer as notas . Basta sintonizar para a esquerda e para a direita e criar uma melodia apenas para o ouvido.

8. “A técnica do piano é realmente muito simples, mas leva-se anos para dominá-la.” – Glenn Gould

Ler uma partitura, coordenar ambas as mãos, tocar no ritmo certo, encontrar as nuances corretas: interpretar uma canção nem sempre é fácil.

Os grandes pianistas como Glenn Gould (1932-1982) muitas vezes levaram anos para adquirir a técnica musical impecável que exibem ao público.

No entanto, essa parte teórica não é tão complicada de entender. Trata-se de algo muito simples. Nosso cérebro é capaz de aprender os mecanismos do piano em pouco tempo. Entretanto, tocar de forma efetiva exige uma série de informações e estar apto a colocá-las em prática de forma quase que automática.

E para isso leva-se anos.

9. “Um músico de verdade é julgado por sua capacidade de tocar acordes lentos.” – Aldo Ciccolini

Tocar canções com um ritmo lento permite que os iniciantes entendam completamente todas as nuances da música. No entanto, o pianista Aldo Ciccolini (1925-2015) também nos diz que é difícil aprender a tocar devagar, talvez muito mais do que incorporar acordes mais rápidos.

De fato, pianistas experientes tendem a querer apresentar canções mais rápidas para mostrar suas técnicas e habilidades.

Entretanto, saber tocar músicas lentas também é uma prova de talento . De fato, devemos ser capazes de respeitar todas as notas e ritmos. O verdadeiro músico toca com maestria, tanto os acordes mais rápidos, que exigem habilidades nos dedos, quanto os mais lentos, que demandam concentração e precisão.

10. “A desvantagem do piano é que toda boa nota está localizada entre duas más.” – Arthur Schnabel

Muito bem, Sr. Schnabel!

Embora esta frase possa parecer um pouco estranha, ela fala da importância das teclas do piano. Você precisa conhecer bem cada nota e saber onde elas estão no teclado para obter uma boa melodia.

E isso só pode ser trabalhado com os estudos e a prática. Com o tempo, as mãos dos pianistas acabam se acostumando com a lacuna entre uma e outra tecla.

 11. “Ganhar a vida tocando piano é para poucos.” – Darry Cowl

Ganhar a vida quando você é um artista é mais complicado do que costumamos imaginar. Isso porque é necessário conseguir notoriedade suficiente para encher os assentos de um teatro.

E o segredo, muitas vezes, não está apenas no talento e na dedicação. Há músicos que dedicam-se a outras atividades, como dar aulas e fazer apresentações em eventos fechados, o que lhes garante uma renda durante todo o ano.

Outros têm a sorte de fazer carreira em grandes orquestras.

É claro que a dedicação é importante mas, muitas vezes, é necessário contar com uma pitada de sorte.

12. “A técnica nasce do espírito.” – Franz Liszt

A técnica do piano é reinventada todos os dias.

Não foi uma entidade superior que um dia decidiu criar e impor regras para tocar piano. São os músicos ao longo do tempo que foram aprimorando as técnicas, de acordo com sua experiência.

A técnica pode sempre se reinventar.

 13. “Um ator é como um piano. Deve estar bem sintonizado.” – Monica Bellucci

Esta pequena frase da bela atriz Monica Bellucci pode não fazer você progredir no aprendizado do piano, mas certamente fará você sorrir.

De fato, os pianos são instrumentos relativamente frágeis. Embora possam absorver toda a raiva dos músicos, não devemos esquecer de tratá-los bem. Afiná-los e limpá-los faz parte da manutenção do seu talento.

14. “Eu sempre tento fazer o que não sei, é assim que espero aprender algo novo.” – Pablo Picasso

Nem precisamos dizer nada, não é mesmo?

A arte está no sangue Até o famoso artista Pablo Picasso fala sobre a arte do piano.

E você? O que acha de inspirar-se nesses pensamentos para aprender a tocar piano?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Marcia PassoniLaranja Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Laranja
Convidado
Laranja

Richard Wagner é (era) alemão nascido em Leipzig e não italiano, como descrito no artigo.