Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Seja bilíngue japonês português!

De Carolina, publicado em 19/03/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Brasileiros podem ser fluentes na língua japonesa?

O alfabeto japonês é muitas vezes visto como um freio ao aprender essa língua rica e culturalmente interessante.

Mas você não deve parar por causa disso, nem desanimar se quer aprender japones. Sem mais desculpas, começamos. O japonês é falado por 130 milhões de falantes, por que não você?

E se a gente disser para você que nenhum idioma é mais difícil que outra para aprender?

Melhor, que o japonês é realmente fácil de aprender?

Pronto para a partida?

Falar japonês fluente, o que isso significa?

Você planeja ir trabalhar ou estudar no Japão? Melhor dizer desde o início: não falar japonês será provavelmente um grande obstáculo. Parece que na década de 1990 e início de 2000, as empresas japonesas não se importavam muito com o nível de japonês de seus empregados estrangeiros. Porém, as coisas mudaram.

O Japão implementou um visto especial de alto valor agregado para estrangeiros que vêm trabalhar na terra do sol nascente.

Se há 15 anos, era super fácil para um estrangeiro vir trabalhar no Japão, hoje é necessário saber falar fluentemente japonês (veja os melhores métodos), a menos que você seja  anglófono nativo ou fez uma boa universidade com excelentes resultados…

Não deixe de provar as maravilhas do Japão Os pratos japoneses são uma atração por si

Então, como aprender a falar japonês (veja algumas dicas) rapidamente? Se você quer encontrar um emprego no Japão, é melhor saber como falar o idioma!

E, novamente, uma vez lá, você terá que falar o idioma. É por isso que é absolutamente necessário conhecer a língua japonesa, seu kanji, hiragana e katakana para morar no Japão e trabalhar lá.

Vamos dar uma definição. O que significa falar fluentemente uma língua estrangeira?

É ser capaz de se comunicar diariamente com colegas, clientes, amigos, etc.

Basicamente, você deve ser capaz de responder às perguntas que lhe são feitas e perguntar também.

Sabendo que em português usamos poucas palavras para se comunicar diariamente. Pense que você não terá que saber todas as palavras do vocabulário japonês. Até porque isso é quase impossível para uma língua!

E, novamente, as 600 palavras mais frequentes representariam 90% dos textos em português. Então, com cerca de 1000 palavras de vocabulário em japonês, você pode se considerar “fluente”. Claro, aprender um idioma não é somente conhecer uma lista de palavras. Você tem que aprender gramática, conjugação e cultura japonesa, mas isso é bastante encorajador, não é?

Fazer ou não fazer o seu JLPT?

O JLPT, Japanese-Language Proficiency Test – Teste de Proficiência da Língua Japonesa, certifica seu nível na língua japonesa. Existem dois certificados:

  • JLPT 1: o nível mais alto,
  • O JLPT 2.

Muitas pessoas pensam que, para ser fluentes em japonês, é preciso ter o JLPT 1. No entanto, os dois diplomas ainda têm suas imperfeições.

O JLPT é um exame de audição, leitura e compreensão. Em nenhum momento você fala japonês. Ouvir, entender e ler são suficientes para passar no exame. Agora, todos sabemos que falar é a parte mais difícil quando aprendemos um idioma. Mas poucos certificados de proficiência avaliam a fala em uma língua estrangeira…

Ou seja, a maioria é um diploma que atesta seu nível na língua escrita: leitura, escrita e compreensão.

Quanto ao grau do certificado, algumas ofertas de trabalho podem exigir JLPT 1 ou 2. Mas isso não é uma obrigação em si. Durante uma consulta telefônica ou uma entrevista, você deve ser capaz de responder às perguntas feitas e descrever seu percurso e as razões que o levaram ao Japão. E para isso, o JLPT, infelizmente, não vai ajudá-lo.

Japonês não é mais difícil que outra língua estrangeira

Mas de onde vem essa ideia: é difícil falar japonês? Falar japonês (como aprender?) não é mais difícil que aprender outro idioma.

Aprender japonês é muito mais fácil que aprender os caracteres chineses para um lusófono. Falar é fácil, escrever é mais complicado, mas não impossível. Isso é apenas mais uma desculpa para não seguir em frente com as aulas de japonês…

Falar japonês é fácil quando a gente sabe por onde começar.

Suponha que nenhum idioma seja mais difícil que outro para aprender. Costuma-se dizer que o português é uma língua muito complicada. Tudo depende do ponto de vista, não é? As letras são fáceis de memorizar, mas a gramática, a conjugação e a leitura são uma verdadeira dor de cabeça. A pronúncia também será complicada para alguns, especialmente os asiáticos.

Falar é o primeiro passo para saber o idioma do Japão Você quer aprender japonês? Tem que escrever também

O chinês também é conhecido por sua dificuldade, especialmente devido ao seu número infinito de caracteres para memorizar, mas eles têm uma pronúncia única ao contrário dos caracteres japoneses. A gramática chinesa também é extremamente simples. A principal dificuldade reside na pronúncia dos 4 tons possíveis em chinês.

E onde fica o japonês nessa história?

É uma língua difícil de escrever e ler. Todos os kanjis e suas diferentes pronúncias ON e Kun tornam a aprendizagem tediosa. Mas falar japonês é simples, ainda mais simples que o inglês provavelmente.

Pode-se usar um dicionário japonês – japonês para aprender vocabulário. Siga o exemplo das crianças para facilitar o aprendizado: elas aprendem a falar antes de escreverem!

Comece aprendendo a falar. É muito mais gratificante, mais útil e mais motivador para aprender a escrever. E é uma lógica implacável! Todos aprendemos a falar antes de aprendermos a escrever. Imagine um japonês chegando no Brasil, sabendo escrever perfeitamente o português, mas não sabendo expressar oralmente? Complicado para encontrar um emprego, certo? Enquanto o contrário é bastante viável.

5 dicas para aprender japonês facilmente

  • Esteja motivado: quando aprendemos um idioma, a motivação é o fator mais importante. Por que você quer aprender japonês? Para uma viagem ao Japão? Para trabalhar em Kyoto? Para impressionar seus amigos com suas palavras japonesas? Seja qual for o seu objetivo, ele deve estar suficientemente implicado para motivá-lo a longo prazo. Porque sim, um idioma não pode ser aprendido em algumas semanas e requer trabalho, rigor e consistência. Se você não conseguir liberar um tempo para estudar a língua, é melhor não começar.
  • Exponha-se ao máximo à língua: vamos partir do princípio que você não tem um pai japonês, se sim, será muito mais fácil! Mas você certamente tem tudo o que precisa para mergulhar na língua japonesa todos os dias. Mangás, dramas, bangumis, videogame, música, há muitas opções!
  • Mesmo que você não entenda tudo no início, a escuta é a palavra-chave da aprendizagem. Seu ouvido vai gradualmente acostumar-se aos sons, tons, musicalidade do idioma, a sintaxe e as palavras utilizadas frequentemente. Na linguística, isso é chamado INPUT. Essa é a fase de aprendizagem em que as informações são armazenadas. Quanto mais tempo você passar nessa fase, mais fácil será fazer o OUTPUT, ou seja, dizer o que você lembrou e assimilou.
  • Encontre um professor de japonês: de preferência, um japonês nativo que pode guiá-lo e ajudá-lo durante seu curso de japones e em suas discussões na língua. Claro, se é um brasileiro que aprendeu japonês também funciona. Ele pode acompanhá-lo e ajudá-lo a entender melhor os códigos de cortesia, por exemplo, frases e nuances que você não conhece.
  • Falar, falar, falar: o OUTPUT é essencial para a fase de aprendizagem. Ao aprender qualquer idioma, ouvir e ler não são suficientes. É absolutamente necessário falar! Mesmo que cometa erros, não importa. É melhor que repetir uma frase em sua cabeça e nunca dizer isso por medo de cometer um erro gramatical. E se você não fala, quem vai corrigi-lo? Não devemos esperar para ser perfeitamente bilíngue para ousar falar. Cometer erros, esquecer o vocabulário, brincar de quebra-cabeça com as palavras é parte integrante do processo de aprendizagem, você não vai perder nada com isso, ao contrário.
  • Conhecendo o kana na ponta dos dedos: os kanas (hiragana katakana) são a base do japonês escrito. Se você quer ir à fase escrita, é essencial conhecê-los de cor para poder escrever e ler sem pensar. Estudar japonês escrito só pode ser feito uma vez que essa fase tenha sido adquirida.

Não perca tudo o que o Japão tem para te oferecer

Como é a vida no Japão? Encontre um mentor para entender melhor os códigos culturais do japonês.

Então, é possível para um lusófono?

Obviamente! Com estudos. E a melhor maneira ainda é aprender com um falante nativo.

O japonês é considerado um isolado linguístico, ou seja, não compartilha raízes comuns com qualquer outro idioma. Isso pode parecer complicado de aprender, mas nem mais nem menos que sua língua materna.

Fazer aulas de japones pode ser útil pelo menos inicialmente, desde que, claro, o professor esteja a sua escuta.

Se, como recomendamos, você prefere fazer aulas de japones para iniciantes ou curso de japonês online, você deve encontrar um professor disposto ou uma escola de idiomas. A ênfase é muitas vezes na palavra escrita, mas não é assim que sabemos como falar um idioma.

Lembre-se de suas aulas de inglês ou espanhol na faculdade. Você sabe falar com fluência? Não, porque a ênfase estava na palavra escrita e não na palavra falada, mas essencial para uma língua viva.

Faça curso de japonês para ir ao país Quer entender o que está escrito nas placas das lojas japonesas?

Em síntese:

  • A escrita japonesa não deve ser um obstáculo para aprender a língua japonesa. O idioma japonês é muito mais fácil que muitos idiomas.
  • Para um lusófono, não é mais complicado que para um aluno de outra nacionalidade. A língua japonesa é fácil de pronunciar e o acordo gramatical é muito mais simples que o do português.
Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar